08 novembro 2017

A lenda de São Cristóvão - Por: Emerson Monteiro

Vivia às margens de rio de intensa correnteza em que auxiliava a transportar pessoas durante a travessia perigosa. Ele, de estatura além da média e que conhecia os trechos das águas, merecia a confiança dos viajores. Nalgumas situações, havia de transportá-los às costas. Sempre demonstrava dedicação ao seu trabalho e cumpria com abnegação a tarefa de servir às populações daquele lugar, nas terras do Império Romano à época do imperador Décio.

Lá um dia, num final de tarde em Cristóvão acabava de realizar seus afazeres, se viu chamado a cruzar mais uma vez o rio, porquanto na outra margem havia uma criança que precisava chegar ao outro lado das águas turbulentas.

Desprender largos esforços no movimento daquele dia, e considerava já ter cumprido o que a ele coubera fazer. Ainda assim, gritos insistiam em que cruzasse de novo a correnteza e fosse buscar o menino que aguardava o valioso auxílio de alguém lhe carregar às costas no difícil trecho da viagem.

Nada que dissesse serviria para acalmar os chamados persistentes que ouvira. Nenhum argumento, nenhuma desculpa. E Cristóvão fez da fraqueza a força e resolveu atender ao pedido. Rumou à outra margem do rio e avistou garoto que o aguardava esperançoso.

Aproximadamente no centro das águas, que surpresa aguardava Cristóvão ao ouvir da criança ser ela o Criador e Redentor do mundo, o Menino Jesus, e que vieira a ele trazer a Salvação, vindo daí o seu nome, aquele que transportou o Cristo.

Ao chegar na terra firme, a criança ordenou a Cristóvão que fixasse seu bastão ao solo, daí nascendo de imediato um palmeira frondosa, o que muitos presenciaram e consideraram milagre de Deus. Nisso várias das testemunhas se converteriam à fé cristã. No entanto, a fama do operário chegaria aos poderosos de então, que perseguiam seguidores de Jesus. Por tal motivo, Cristóvão seria martirizado. Eram os primeiros tempos do Cristianismo.

Governo do Ceará lança aplicativo para dar celeridade às medidas protetivas



O sistema foi desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça. O AMIGAVV é um instrumento de prevenção à violência e em breve será disponibilizado em todo o Ceará

Para dar mais segurança a mulher, garantindo mais força e eficácia para as Medidas Protetivas, o Governo do Ceará lançou, nesta terça-feira (07), no Tribunal de Justiça do Ceará, o Aplicativo de Monitoramento Intensivo, Guarnição e Acompanhamento a Vítimas da Violência (AMIGAVV). Além de fazer valer a decisão judicial, por intervenção policial especializada, integrando e fortalecendo as ações por um Ceará Pacífico, o gabinete da Vice-Governadoria articulou o desenvolvimento do aplicativo junto ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.

“O aplicativo é importante porque às vezes a gente está diante do agressor e não tem reação de pegar o telefone e ligar para a polícia. Tive um relacionamento por 10 anos, e nos últimos anos do casamento meu ex-marido começou a voltar para casa tarde da noite, sempre gritando muito. Foi quando descobri que ele tinha se envolvido com drogas. Em uma noite ele me empurrou contra a porta e foi quando eu acionei a polícia e pedi a medida protetiva. Só acho uma pena que as mulheres ainda fiquem submissas a essa violência e não tenham coragem de denunciar”, explicou a professora E.N., vítima de violência doméstica.

A vice-governadora Izolda Cela explica que o AMIGAVV é um instrumento de prevenção à violência e em breve será disponibilizado em todo o Ceará. “O aplicativo é uma ferramenta, a mais, no combate à violência contra a mulher e a violência doméstica. Ele compõe um conjunto de ações voltadas para ajudar as mulheres na sua reorganização de vida, já dentro do acompanhamento feito pela Guarnição e Acompanhamento a Vítimas da Violência (GAVV). Fizemos esta articulação com o TJ e com a SSPDS em prol de um bom serviço de prevenção e a expectativa que temos é de acompanhar e avaliar os resultados e, em breve, expandir a ação do aplicativo nos territórios do Ceará Pacífico, depois Sobral e Juazeiro do Norte e, posteriormente, para todo o Estado”, detalha a vice-governadora.

O aplicativo foi criado com o objetivo de dar celeridade à execução das medidas protetivas ao melhorar o processo de solicitação de cautelares de proteção às vítimas, garantir a celeridade do início do registro da ocorrência pela vítima à execução da medida protetiva. O presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes, afirmou que o Judiciário aceitou prontamente a parceria com a Vice-Governadoria do Estado, que criou o aplicativo. “Todas essas ações que envolvem questões sociais, são interesse do Tribunal. O Poder Judiciário atua diretamente na prestação jurisdicional de atendimento a essas vítimas. Se elas chegam brevemente após o acontecimento, é óbvio que o atendimento também será breve”, ressaltou.

Governo do Estado do Ceará
VIA BLOG DO CRATO



Compras pela internet devem superar as feitas em lojas físicas neste Natal


As vendas pela internet devem crescer neste ano, tornando o comércio virtual o principal meio de compras do Natal de 2017, segundo pesquisa divulgada hoje (8) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O levantamento feito nas 27 capitais brasileiras indicou que 40% dos consumidores pretendem adquirir presentes pela rede. Desses, 54% disseram que pretendem comprar mais da metade das lembranças de fim de ano dessa forma. O número indica que as compras pela internet devem superar as feitas em centros comerciais, estimadas para este ano em 37%. Em 2016, os centros comerciais, como os shoppings centers, responderam por 41% das vendas de Natal, enquanto o comércio eletrônico correspondeu a 32%. Em 2017, 37% dos consumidores ainda que pretendem ir a lojas de departamento, 26% a lojas de bairro e 13% a shoppings populares. Sobre a escolha dos locais de compra, 58% dos consumidores  disseram que escolhem o local pelo preço, 50% pelas ofertas e promoções, 27% pela diversidade de produtos e 20% pelo atendimento.

Para a economista-chefe do SPC, Marcela Kwauti, o crescimento do comércio eletrônico é uma tendência que deve, inclusive, pressionar as lojas físicas a disputar a preferência dos consumidores. “Isso em algum momento ia acontecer, por conta da crise ou mesmo que a gente não tivesse tido a crise. A internet vem ganhando espaço e isso não tem volta”, enfatizou.

Dentro do comércio virtual, as páginas de grandes empresas são a opção de 68% dos compradores, seguida pelos sites de classificados de compra e venda (42%) e os especializados em roupas, calçados e acessórios (34%).

Agência Brasil
VIA BLOG DO CRATO



13 cidades cearenses recebem shows musicais da Mostra Sesc Cariri de Culturas



A Mostra Sesc Cariri de Culturas tem como uma de suas missões promover uma programação cultural ampla e diversificada para variados públicos. Com o propósito de descentralizar o acesso às atividades, o Sesc*, braço social do sistema Fecomércio-CE, leva, através da Mostra, inúmeros shows de artistas consagrados na região e no país para cidades mais afastadas das cidades polo. Além dos shows de Lenine, Erasmo Carlos e Paralamas do Sucesso, que acontecem em Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte, respectivamente, os artistas Waldonys, Chico Pessoa, Fabio Carneirinho e Luiz Fidelis percorrem mais 10 cidades do interior cearense. As apresentações são gratuitas e acontecem entre os dias 10 e 14 de novembro. A programação completa está disponível no site www.mostracariri.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Sesc Cariri”, disponível para Android e iOS.

O sanfoneiro Waldonys se apresenta dia 10/11 na cidade de Jardim, 11/11 em Abaiara, 12/11 em Altaneira e 14/11 no município de Mauriti. Waldonys é acordeonista cearense e leva por onde passa suas canções autorais e interpretações do tradicional forró de Luiz Gonzaga e outros grandes nomes da música. O sanfoneiro deve mostrar as novidades de seu novo trabalho nas cidades caririenses em que passar. Chico Pessoa realiza show no dia 10/11 em Aurora, 11/11 em Campos Sales, 12/11 em Caririaçu e dia 14/11 na cidade de Farias Brito. O cantor paraibano escolheu o Ceará para desenvolver sua carreira, que se iniciou há mais de 25 anos e leva o legítimo forró de raiz para o publico.

Fabio Carneirinho faz show em Campos Sales, no dia 11/11; em Altaneira, no dia 12/11 e em Brejo Santo e Mauriti, no dia 14/11. Natural de Juazeiro do Norte, Carneirinho é músico desde os 12 anos de idade. Atualmente, é cantor e compositor e durante sua vida artística teve influências da MPB e de artistas como Luis Gonzaga, Fagner, Dominguinhos, Flávio José, entre outros.
O músico Luiz Fidelis se apresenta no dia 10/11 em Aurora e 12/11 no município de Abaiara, com o legítimo forró nordestino. Além de músico, Luiz Fidelis é cantor e compositor e já atuou também como produtor musical. Ele já compôs para vários artistas brasileiros, entre eles: Elba Ramalho, Dominguinhos, Fagner, Quinteto Violado e Frank Aguiar. Luiz possui um repertório de mais de 200 canções e quase 30 anos de carreira.

Sobre a Mostra Sesc Cariri de Culturas

Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, a Mostra Sesc Cariri de Culturas é palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. Realizada no Cariri, a Mostra se transforma em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, circo, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo. Os artistas que chegam de todas as regiões do Brasil veem no projeto uma forma de fortalecer as múltiplas linguagens artísticas, bem como promover o intercâmbio e beber na rica fonte cultural caririense. Em 2017, cerca de 2.500 artistas integram uma programação com mais de 260 atividades culturais gratuitas, distribuídas em 28 cidades da região Sul do Ceará, com expectativa de público de mais de 200 mil pessoas. Com a programação, o Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc, cumpre sua missão de contribuir com o desenvolvimento da sociedade, oferecendo a oportunidade para o povo caririense conferir de perto manifestações culturais e artísticas, de forma gratuita e para todas as idades.

Fonte: SESC
VIA BLOG DO CRATO



CRATO - Mercado Walter Peixoto passa por dedetização e higienização


Com o objetivo de assegurar a boa qualidade dos produtos comercializados, segurança e cuidados com a saúde dos comerciantes e clientes que frequentam os boxes do Mercado Público Walter Peixoto, todo o estabelecimento passou por um processo de dedetização e higienização. 

Segundo o gerente do mercado, Juliano Antero, a qualidade dos serviços, a manutenção da limpeza e dedetização do equipamento, são atividades constantes pré-estabelecidas e sempre orientadas pelo prefeito Zé Ailton que acompanha de perto o funcionamento do mercado. “Precisamos seguir nosso direcionamento segundo as normas de higiene para comercialização de produtos, precisamos do apoio de todos os permissionários para que o trabalho seja verdadeiramente eficiente” disse Juliano, que orientou os permissionários sobre como fazer a higienização correta do local após a aplicação do inseticida. Essa ação faz parte de prevenção no serviço de controle e erradicação de pragas e é realizado em parceria com o a equipe de limpeza pública. 

Para o permissionário Francisco Onório, 69 anos, que mantem seu comercio no mercado Walter Peixoto, foi uma dedetização e limpeza muito importante para os comerciantes. “Acompanhei todo o processo, foi colocado um produto muito bom e com ótimo resultado. O maior problema no mercado é que ainda tem um pessoal não colabora em preparar os boxes, assim dificulta o trabalho”, comenta.

O comerciante Jose Barbosa, há 10 anos trabalhando com frutas e verduras, reconhece a importância desse serviço para preservar a qualidade dos produtos vendidos. “A dedetização é muito importante, agradecemos ao prefeito Zé Ailton por ter esse cuidado, assim as pessoas se estimulam a comprar mais nossos produtos” afirma O funcionamento do mercado é de segunda a sexta de 4h às 17h, no sábado e domingo de 4h ao meio dia.

Fonte: PMC
VIA BLOG DO CRATO



Gasolina e diesel ainda mais caros no país



A partir da meia-noite desta quarta-feira, 8 de novembro, a gasolina e o diesel estarão ainda mais caros para os consumidores brasileiros. Desta vez, os reajustes serão de 2,5% para o diesel e 0,6% para a gasolina. Este será o segundo reajuste de preços dos combustíveis só nesta semana. Segundo a Petrobras, “o reajuste foi causado principalmente pelo aumento das cotações dos produtos e do petróleo no mercado exterior, influenciado pela geopolítica internacional, assim como pela continuidade da política de contenção da oferta pela Organização dos Países Produtores de Petróleo, a Opep”. Nesta terça-feira, o valor dos combustíveis já havia sofrido reajuste. Quem foi abastecer, encontrou a gasolina 2,3% mais cara e o diesel a 1,9% acima do preço.

Fonte: Roberto Moreira
VIA BLOG DO CRATO


Temer se reúne com Rodrigo Maia para discutir Reforma da Previdência



O presidente Michel Temer está reunido com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e relator da reforma da Previdência na Câmara, Arthur Maia (PPS-BA), para discutir a reforma que aguarda votação na Casa. Também participam da reunião o secretário de previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, e o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), que presidiu a comissão especial que analisou o tema.

Em vídeo divulgado na noite de ontem (7) no Twitter, o presidente Michel Temer pediu apoio aos cidadãos do país para aprovar a reforma. Depois de reuniões com líderes da base aliada da Câmara dos Deputados na segunda (6), e do Senado, ontem (7), o governo já admite mudanças no texto da reforma para que, pelo menos, parte dela seja aprovada ainda este ano. Como se trata de emenda Constitucional, para aprovar a reforma na Câmara serão necessários, pelo menos, 308 votos favoráveis.

Na segunda-feira, ao discursar na abertura da reunião com os líderes da Câmara, Temer disse que, mesmo que não se consiga fazer tudo o que for necessário na reforma, é importante avançar para que quem vier depois possa fazer uma revisão na Previdência. “A reforma da Previdência é a continuação importante, fundamental para fecho das reformas que estamos fazendo. Continuarei empenhando nela, trabalharei muito por ela. Por mais que não se consiga fazer tudo, se permita que quem venha depois, mais adiante, que possa fazer uma nova revisão da Previdência Social”.

Ontem (7), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que a reforma da Previdência não é mais uma opção. “A reforma não é uma questão de escolha, ela terá que ser feita em algum momento, é uma questão fiscal, numérica”. Ele comentou a declaração dada na segunda-feira (6) por Temer sobre as dificuldades para a aprovação da reforma da Previdência.

“O presidente reconheceu as dificuldades, é um processo controverso em qualquer lugar do mundo, não há dúvida. O presidente reconheceu esse fato para as lideranças partidárias que ali estavam expressando as suas preocupações”, afirmou o ministro.

(Agência Brasil)

VIA BLOG DO CRATO

Casos de chikungunya já são quase cem mil



O número de casos confirmados de febre chikungunya no Ceará em 2017 já chega a 95.820. Deste total, 130 evoluíram para óbitos. Os dados constam no boletim epidemiológico mais recente da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa-CE), que faz referência até o dia 28 de outubro.

Conforme a Sesa-CE, 55.985 casos foram registrados em Fortaleza, o que representa 58,4% do total e a cidade com os maiores registros. Em segundo, porém com uma diferença considerável, está Caucaia, localizada na Região Metropolitana com 4.427 casos confirmados. Em 2017, a partir do fim de fevereiro, observa-se predominância da chikungunya, com aumento na confirmação dos casos de forma crescente e significativa, se comparado às demais arboviroses e ao mesmo período no ano de 2016. Das 130 mortes, 99 foram em Fortaleza. As demais aconteceram nos municípios de Caucaia (5), Maracanaú (3), Maranguape (3), Aracati (3), Acopiara (3), Senador Pompeu (2), Beberibe (2), Itapagé (2), Pacajus (1), Trairi (1), Umirim (1), Jaguaretama (1), Morada Nova (1), Piquet Carneiro (1), Marco (1) e Viçosa (1). Devem ser consideradas como casos suspeitos de febre chikungunya, segundo o Ministério da Saúde, todas as pessoas que apresentarem febre de início súbito maior de 38,5ºC e artralgia (dor articular) ou artrite intensa com início agudo e que tenham histórico recente de viagem às áreas nas quais o vírus circula de forma contínua. Outra arbovirose que continua assustando o Estado é a dengue. Conforme o mesmo boletim da Sesa-CE, a doença já fez 23.738 vítimas, com 14 mortes confirmadas.

Portal Verdes Mares
VIA BLOG DO CRATO


Feirão Limpa Nome da Serasa: mais de 2 milhões buscam informações no 1º dia para renegociar dívidas


Site do feirão enfrentou problemas pelo número de acessos, segundo a Serasa; dívidas poderão ser renegociadas até 30 de novembro, apenas pela internet.

o primeiro dia do Feirão Limpa Nome da Serasa, 2,2 milhões de consumidores acessaram o site do programa para buscar informações sobre renegociação de dívidas. O feirão começou na segunda-feira (6) e vai até o dia 30 de novembro. A edição deste ano oferece apenas a versão online do feirão. Para renegociar suas dívidas, as pessoas com pagamentos em atraso devem acessar o site do Serasa Consumidor. No dia de estreia do feirão, os consumidores enfrentaram dificuldades para acessar o site. Segundo a Serasa Experian, o problema aconteceu pela grande quantidade de pessoas tentando abrir o endereço. As mulheres foram maioria entre as pessoas que procuraram o site do feirão no primeiro dia do programa, com 55% dos acessos. Os mais jovens também predominaram, com 43% dos acessos sendo feitos por pessoas com idade entre 25 e 34 anos. Já os consumidores de 35 a 44 anos representaram 24% dos acessos.

VIA BLOG DO CRATO
Desde 2005 registrando todo dia as notícias do Crato para a posteridade


Operação da PF desarticula organização criminosa que fraudava o Enem


Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (8) a Operação Adinamia, para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar concursos públicos e processos seletivos para ingresso no ensino superior, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016/2017, no Ceará e em outros estados da Federação.

“As formas da fraude consistiam na violação antecipada de lacres para acesso às provas do Enem e concursos e/ou utilização de candidato piloto e de ponto eletrônico, com a transmissão dos gabaritos. O curso de medicina é o principal alvo das fraudes e também o mais caro, sendo pago em torno de R$ 90 mil por vaga, sendo metade do valor pago antes do certame e metade depois de garantida a vaga”, diz a PF em nota. Cerca de 90 policiais federais cumprem 36 mandados, sendo 21 de busca e apreensão, quatro de prisão preventiva e 11 de condução coercitiva, nas cidades de Fortaleza, Juazeiro, Barbalha, Mauriti, Abaiara e Lavras da Mangabeira, no Ceará; São José de Piranhas e Cajazeiras, na Paraíba; e em Teresina, no Piauí.

Segundo a PF, o nome da operação, Adinamia, é uma referência à “fraqueza moral daqueles que fraudulentamente tentam burlar a concorrência de concursos públicos para cargos públicos e processos seletivos para ingresso em cursos superiores por meio do Enem”.

Agência Brasil
VIA BLOG DO CRATO
Desde 2005 registrando todo dia as notícias do Crato para a posteridade


Papa repreende padres e bispos que tiram fotos com celulares durante missas


O papa Francisco repreendeu nesta quarta-feira padres e bispos que tiram fotos com seus celulares durante missas, dizendo que, ao invés disso, deveriam se concentrar em Deus. "O padre diz 'elevem seus corações'. Ele não diz 'elevem seus celulares para tirar fotos'", disse Francisco a dezenas de milhares de pessoas em sua audiência semanal na Praça de São Pedro, referindo-se a uma prece de comunhão da missa da Igreja Católica. Nos comentários improvisados, ele classificou o uso de celulares durante missas de "uma coisa muito feia", acrescentando: "Fico muito triste quando celebro (a missa) aqui na piazza ou na basílica e vejo tantos celulares erguidos. Não só pelos fiéis, mas também por alguns padres e até bispos!" "A missa não é um espetáculo... então lembrem, nada de celulares", disse, provocando risadas e aplausos na multidão. Francisco, líder dos 1,2 bilhão de católicos do mundo, vem exortando os fiéis com frequência a serem mais espiritualizados, e seus padres e bispos a serem mais humildes. Pouco depois de sua eleição, em 2013, ele disse que lhe causava sofrimento ver padres dirigindo carros vistosos e ansiosos para usar o smartphone mais moderno. O papa é conduzido em um Ford Focus azul simples, e não foi visto usando um celular em público desde que foi eleito.

G1
VIA BLOG DO CRATO
Desde 2005 registrando todo dia as notícias do Crato para a posteridade





A verdadeira história do Brasil: A “Proclamação” da República é uma fábula. Nunca aconteceu.


Quadro idealizado pelo pintor paulista Benedito Calixto denominado “A Proclamação da República”. A historiadora Lilia Schwarcz escreveu: "Ao que parece, a República não se proclamou ‘no berro’, nem deu Deodoro um grito”.O quadro é uma simulação.

    Os livros escolares, de diversos autores – divulgam uma “pseudo-historiografia” – apresentando a “proclamação” da República como um episódio cheio de glórias, com o heroísmo do Marechal Deodoro e o idealismo dos seus companheiros do golpe militar de 15 de novembro de 1889. Induzem os estudantes a supor que o velho Marechal foi ao Campo Santana, no Rio de Janeiro, para participar de uma feroz batalha em prol da liberdade, e em lá chegando, tirou o boné e gritou: “Viva a República!”. O povo aplaudiu e respondeu: Vivaaa! 
        Mentira Cabeluda!
       Mas o leitor há de perguntar: Se não houve essa proclamação, como foi implantada a República no Brasil?
     Antes de responder, voltemos alguns anos antes do fatídico 1889. Deodoro da Fonseca estava no Comando Militar do Rio Grande do Sul. O influente político Silveira Martins ocupava a Presidência da então Província, hoje Estado. Tanto Deodoro, como Silveira Martins disputavam os encantos e favores de uma viúva, chamada Adelaide. Esta deveria ser chamada “a heroína da República”, pois tudo se deve a ela.
     Parece que Adelaide preferiu o Silveira Martins, deixando Deodoro em segundo plano. Por consequência os dois senhores tornaram-se inimigos ferrenhos. Anos mais tarde, em 1889, foi isso que conduziu a conduta tresloucada do Marechal. Mas este nunca proclamou a república...
      A verdade dos fatos dizia que naquele 15 de novembro, tremendo de febre, o velho marechal foi ao Campo de Santana para destituir o ministério liderado pelo Visconde de Ouro Preto. O Marechal chegou, suando muito, com dor de cabeça e com a voz trêmula, falou o mais alto que conseguiu: "Viva o Imperador”.
       Depois voltou para casa. Para a cama. Deitado recebeu a visita alguns conspiradores republicanos. Estes tentaram fazer com que Deodoro assinasse um documento que viria a ser o Decreto Nº 1 da República. O velho militar se recusou: havia jurado fidelidade ao Imperador Pedro II. Deodoro não era republicano. Nunca foi. Havia mesmo escrito, poucos dias antes, a um de seus sobrinhos, o General Clodoaldo que "República no Brasil e desgraça completa são a mesma coisa".
     
  De má fé, os conspiradores disseram ao Marechal que o Visconde de Ouro Preto seria substituído por Silveira Martins. Sabiam da inimizade entre os dois. Deodoro nunca havia perdoado seu antigo rival na disputa pelos favores da Viúva Adelaide, à época que servira ao Exército em Porto Alegre (RS).
         Foi a gota d’água! Tresloucado, como sempre ficava quando se lembrava de sua antiga paixão, Deodoro disse textualmente: "Então me deixe assinar esta porcaria". A “porcaria” era o primeiro decreto instituindo um “governo provisório” constituído sem a aprovação do povo. Foi assim que a República foi implantada no Brasil. Na prática, a assinatura de Deodoro não representava coisa alguma. Mas os conspiradores a transformaram num golpe militar.

PS –  O decreto que o “proclamador” da República chamara de “porcaria”, começava assim: “Governo Provisório. Decreto no 1 (15 nov. 1889) – Proclama provisoriamente e decreta como forma de governo da Nação brasileira a República Federativa, e estabelece as normas pelas quais se devem reger os Estados federais”. Deu no que deu. Basta ver a que decadência chegou a atual República brasileira...


(Baseado em postagem feita no site: argumentário monárquico)