02 novembro 2017

Atitudes de fé - Por: Emerson Monteiro

Os quais procedimentos de quem resolve aceitar que existe um trilho que liberta e permite meios outros de tocar em frente as vidas aqui iniciadas; são ações de fé, as práticas e os procedimentos que oferecem normas de achar a  consistência do outro lado das palavras e crenças. Porquanto quase todos admitem sofrer na medida em que o tempo evoluiu. Adiante, por vezes, desistem de sonhar, quando os apetites pesam e nem de longe mais os controla.

A tal pressa em sobreviver aos caprichos e prazeres fáceis determina exigências mil. E provocados pelas dores do desespero vadio, permitem que momentos destruam toda e qualquer chance de nutrir convicções, nas lidas deste chão. Seriam séculos a fim de largar de vez hábitos nocivos em favor dos Céus e da Felicidade, face à fome do desejo. Comer, beber, gozar. Braços dados nos artifícios, mergulham destarte nas ondas do inútil, abraçados a sargaços e rochedos, alimárias da desesperança, portas adentro do sabor e dos instintos.

Bem isto, pois, de exercitar a coerência entre pensar e fazer. Oferecer à convicção certezas do que virá. No entanto quem larga, pois, ao vento do passado os impulsos de satisfazer os apetites da vontade em nome de um Ser soberano? Raros, raríssimos, só alienígenas contrários à razão vulgar, exóticos personagens das ficções, meros andarilhos de sagas imaginárias, cavaleiros andantes das madrugadas insones, que ainda arrastam ferros nas galés da solidão...

Há que decidir, mesmo assim. Coragem romântica dos místicos acelerados que rasgaram as vestes da ilusão e abandonaram o senso do estabelecido aos furacões e às feras do mistério. Trituradoras de sonhos, nesse meio tempo, deixam nascer das horas, pelas gretas do Coração, planos maiores de
paz na Consciência.

FIQUE POR DENTRO ! - Por Maria Otilia

O Governo do Estado do Ceará, através da SEDUC/CE e das CREDES, vem desenvolvendo diversas ações para que todos os alunos que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio, possam fazer as provas do ENEM, com segurança e todo o apoio logístico necessário.Além de oferecer a todos estes estudantes, acompanhamento pedagógico,  com diversos projetos tais como: ENEM  Não Tira Férias, FDS ENEM  aos finais de semana, aulas de campo, simulados, oficinas de redação,  concursos ,etc.
Ressaltamos que o Secretário de Educação do Estado, Idilvan Alencar vem se destacando nesta pasta, por seu árduo trabalho em prol da melhoria da qualidade da educação pública no Estado do Ceará. Bem como grandes investimentos em políticas públicas de inclusão, principalmente dos programas e projetos voltados para o Ensino Médio. E em relação ao ENEM, a CREDE 18, Coordenada pela professora Luciana Brito juntamente com a sua equipe e  gestores das escolas, vem desenvolvendo ações  de preparação para o #partiuenem. Esta ação tem como objetivo acolher todos os estudantes nos  dois dias de provas. Por isso está sendo preparados em todos os  municípios polos, em especial o Crato, tendas com todo o apoio logístico  para receber os estudantes oriundos das diversas localidades dos distritos e sítios mais distantes da sede. 
Neste ano de 2017, o ponto de acolhimento será na Praça da Sé.Os estudantes serão recebidos com muita música, lanche, água, entrega de canetas,etc, e serão encaminhados para os locais de provas com o apoio da Secretaria de Educação do Município, que em parceria com a CREDE 18, que fez a cessão dos motoristas e ônibus escolares.Com certeza, esta ação será um sucesso, pois toda esta logística tem como finalidade maior ,propiciar  aos estudantes da rede estadual , igualdade de condições do acesso e sucesso  no ENEM 2017.

Réquiem* para uma "ré-pública" -- 1ª Parte -- por Armando Lopes Rafael

* Cantochão ou música do ofício de defuntos

Após o golpe militar de 15 de novembro de 1889, era assim que os republicanos imaginavam o futuro do Brasil: até as famílias mais humildes iriam venerar os "bons frutos" da República. Deu no que deu.
  
   Em 1834, quando o tenente João da Rocha Moreira – também conhecido pelo apelido de Peso Duro – conduzia preso e algemado, de Fortaleza para Crato, o caudilho Pinto Madeira, fez uma parada na Vila de Icó. “Peso Duro”, numa conversa com o tabelião de Icó, apontou para Pinto e Madeira e proferiu, com empáfia:
   – Já está fedendo a cadáver!
    O fato é real. Está registrado no livro História do Cariri, volume III, de J. de Figueiredo Filho, edição da Faculdade de Filosofia do Crato, 1966, página 40. Fato que culminou, na Vila Real do Crato, com a condenação à morte de Pinto Madeira, num simulacro de um Tribunal do Júri, composto por jurados facciosos, escolhidos a dedo entre os inimigos do réu. Uma “representação” apenas para dar a aparência legal a um veredicto previamente decidido.
       Reporto-me ao fato acima para, “Pensando aqui com meus botões", concluir que a estrutura oficial da atual República Federativa Brasileira também “está fedendo a cadáver”. No retorno de mais uma rotineira viagem a Belo Horizonte, embarco com um camalhaço de jornais. “Quem lê tantas notícias?”, como dizia Caetano Veloso. Aliás, o velho compositor baiano atualmente posa de defensor dos “Sem Teto”. Que fim, hein Caetano?
         Mas voltemos aos estertores da República brasileira. Vou lendo e assinalando as notícias do mundo oficial. O caos da segurança pública: Em 2016 foram registrados no Brasil 61.619 mortes violentas intencionais. Para o leitor comparar: 58 mil americanos morreram em toda a Guerra do Vietnã. Leio uma carta de um defensor do atual Presidente da República, onde consta esta frase: “Temer pode até ter comprado o Congresso, só que Lula vendeu a Nação para financiar seu projeto de poder”.
         Viro a página. Leio nova manchete: o ministro Gilmar Mendes (aquele que “age a seu bel prazer", conforme disse seu colega Luís Roberto Barroso em recente e triste bate boca na mais alta corte da Justiça republicana), pois bem, Gilmar Mendes concedeu habeas corpus ao megacorrupto ex-governador Sérgio Cabral, livrando este último de uma prisão de segurança máxima. Gilmar Mendes é o ministro do STF que o ex-Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, iniciou um pedido de impeachment, alegando que contra ele pesa a acusação de favorecer aos réus de “colarinho branco”.
           Aliás, como diz um dito popular: Até um relógio parado marca a hora certa duas vezes ao dia. É do ministro Gilmar Mendes esta frase que bem define as decisões da mais alta Corte da Justiça Republicana: "De vez em quando nós somos esse tipo de Corte que proíbe a “vaquejada” e permite o aborto".
           O tempora, o mores! (locução latina que significa "ó tempos! ó costumes!").  
           Para que o artigo não fique longo, voltarei com novas reflexões, sobre esta nauseabunda república na próxima postagem.

Réquiem para uma "ré-pública" -- 2ª Parte -- por Armando Lopes Rafael


        Continuando a leitura do camalhaço de jornais, fiz uma pausa, no artigo anterior, no bate-boca entre suas excelências do Supremo Tribunal Federal. Sua Excelência (como este tratamento tornou-se vulgar!) o ministro Luís Roberto Barroso disse a respeito do ministro Gilmar Mendes, cara-a-cara: "Vossa Excelência vai mudando a jurisprudência de acordo com o réu. Isso não é Estado de Direito. Isso é Estado de compadrio". Pois é, salvo raras exceções, o que temos visto no supremo (Com S minúsculo) é o Estado de compadrio. Triste!
          Aliás, a presidente (ela exige que se diga “presidenta”) do PT, senadora Gleisi Hoffmann, acabou achando um bode expiatório para a exposição das enfermas vísceras republicanas. Para Gleisi (ela também é acusada de corrupta na Operação Lava Jato), cumpre encobrir os desacertos desses treze anos dos (des)governos esquerdistas do PT, partido eivado de uma mentalidade pré-histórica da era troglodita.
           Afirmou dona Gleisi: “Quando o PT voltar ao poder, todas essas denúncias vão desaparecer”. Como, senadora? “A culpa é toda da mídia”, disse a presidente do PT. “E quando voltarmos ao comando do Brasil, a grande mídia será regulamentada". Pronto. Ficará proibido  divulgar o caos que a petralha deixou.  Não é a primeira vez que os petistas ameaçam a liberdade de expressão. Lula também anda prometendo mudar a legislação da mídia caso ganhe a eleição em 2018. Aliás, a bancada troglodita se esmerou semana passada: O PT votou contra o projeto anti-Uber, na esperança de manter o Brasil onde impera os grotões da miséria e do atraso. Este é o palco do cenário de luta deles. É nesses grotões que está a sustentação da esquerda jurássica brasileira.
              Esquerda que é a responsável pelos descalabros econômicos dos 13 anos de seus governos. Que resultou num Brasil caótico, campeão mundial da corrupção, com o retorno da inflação, da demagogia e da mentira. Defenestrados do poder, pelos milhões de brasileiros que saíram às ruas, principalmente na Avenida Paulista, hoje a esquerda é contrária à reforma da Previdência, essencial para a recuperação da economia, e de quebra luta por medidas primárias, como o projeto Uber, hoje já adotado em todas as nações civilizadas do mundo. Ô raça!

Transcendência - Por: Emerson Monteiro

Nas batalhas entre exércitos que combatem, no campo de manobras resta margem de respiração, no meio dos dois territórios. Aquela faixa recebe o nome de Terra de Ninguém. Zona intermediária por demais importante, exige de ambos os lados condições mínimas de respeito, a título da segurança das tropas.

Assim, nos humanos. De um aspecto, o mundo ilusório. Do outro, a transcendência do Ser. Qual fruto em fase de amadurecimento, a existência permanece o tempo inevitável de, um dia, cruzar fronteiras e unir a divisão dos dois eus na fase de elaborar o sonho da Salvação.

Presos ao Chão daqui, estamos nessa época de cruzar terras
de ninguém e desvendar os bosques da libertação na individualidade. Disso, a busca da Luz da espiritualidade. Largar os apegos da matéria e conduzir o barco aos oceanos do Infinito, razões principais da Consciência. Permitir ao barco do Ser navegar as águas da Perfeição.

Nessa epopeia da realização, o trilho há de iluminar a alma da gente. Primeiro, saber disso. Desvendar o primor da possibilidade. Admitir o senso da procura e caminhar rumo de sua concretização. Trabalhar em si os meios de querer e dar os primeiros passos. Exercitar o conhecimento através dos meandros por vezes escuros daquela zona de luta de nós conosco próprios.

Transcender, eis o nome que resume as ações de vencer montanhas e precipícios da zona desmilitarizada dentro do campo de batalha que somos nós. Converter a permanência em impermanência e deixar margem a transpor o espaço das contradições, até revelar ao ser interior o mistério da superação. Isto bem significa o transcorrer da busca imortal.

Ausentes disso, dessa condição determinada nas leis eternas, fora daquele território neutro, antes só impera a inexistência, as cavernas da ilusão. Requer, por isso, a coragem vencer fronteiras nos céus e chegar aos braços eternos do Amor, fonte da Vida.

Crato - Previsão do tempo para hoje, 02 de Novembro de 2017 - Dia de Finados


Bom dia, Crato !


Segundo os principais serviços de meteorologia do país, hoje será um dia de sol com apenas algumas núvens e não chove no período. Temperatura máxima de 35 graus e mínima de 23, que são as mais comuns para essa época do ano. E aproveitamos para deixar aqui o nosso registro de respeito e consideração a todos os amigos e parentes mortos, que hoje serão homenageados. Aos mortos, o nosso respeito, e a nossa imorredoura saudade. Os que foram, deixaram lacunas imensas, mas ao mesmo tempo, puderam ter uma vida nesta terra, provar do sabor da vida, e deixaram no mundo a sua marca e o seu legado, que hão de ser seguidos pelas gerações que ainda virão.

Por: Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato
Desde 2005 registrando todo dia a história do Crato para a posteridade




PRF inicia ‘Operação Finados’ que seguirá até o próximo domingo



A Operação Finados 2017 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) começou a 0h de quarta-feira (1º) e segue até a meia-noite do domingo (5). Segundo o assessor de Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal (PRF), inspetor Diego Brandão, todas as rodovias do país já estão sendo fiscalizadas. Diego informou que é necessário cuidar de vários detalhes antes de pegar a estrada e redobrar a atenção ao volante, já que o movimento no feriado se intensifica. “Só no último feriado, em 12 de outubro, nós flagramos mais de 5.600 ultrapassagens irregulares. Essas ultrapassagens, hoje, respondem por uma boa parcela do número de acidentes”, alertou. A PRF dispõe do telefone nº 191 para informações, comunicação de acidentes e denúncias. A ligação é gratuita e atende 24 horas em todo País.

Ceará deverá receber 51 mil turistas no feriadão

Cerca de 51 mil turistas virão ao Ceará neste feriadão (2 a 5 de novembro). O número é 9,5% maior que o registrado no mesmo feriado de 2016. O impacto gerado pela receita dos visitantes deve ser de R$ 57,6 milhões, um aumento de 12,5% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur).

Agência Brasil
VIA BLOG DO CRATO


Autor de atentado em Nova York é formalmente acusado de terrorismo


O imigrante uzbeque que ontem atropelou e matou oito pessoas em Nova York foi formalmente acusado nesta quarta-feira (1º) de fornecer recursos e material de apoio ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI), segundo a Justiça dos Estados Unidos. O responsável pelo atentado terrorista é Sayfullo Saipov, que chegou aos EUA em março de 2010, favorecido por um programa de concessão de vistos a cidadãos de países com baixo histórico de emigrantes para o país norte-americano. De acordo com os documentos divulgados pela Procuradoria Federal do distrito sul de Nova York e apresentados à juíza responsável pelo caso, Barbara C. Moses, Saipov também é acusado de violência e destruição com veículo. As acusações, descritas pela agente do FBI Amber Tyree, sustentam que Saipov, depois de cometer o atentado, saiu do veículo que conduzia gritando “Alá é grande”, em árabe. Perto do local, e dentro de uma bolsa preta, foram encontradas uma carteira de motorista do estado da Flórida em nome de Saipov e três armas brancas.

Dentro do veículo havia dois telefones celulares que Saipov supostamente utilizou, e perto da caminhonete um documento com um texto em árabe e em inglês, que inclui termos que as autoridades atribuem aos usados por seguidores do EI. Nas declarações que fez à polícia, Saipov disse que seus atos foram inspirados por vídeos do EI e acrescentou que estava há cerca de um ano planejando um ataque nos EUA. Há dois meses, segundo o documento, ele “decidiu usar uma caminhonete para causar um dano máximo contra civis”. O documento também indica que Saipov escolheu a data de 31 de outubro pensando em causar um maior número de vítimas devido ao tradicional desfile de Halloween que acontece em Nova York.

“Durante o interrogatório, Saipov pediu que fosse colocada uma bandeira do EI no quarto do hospital onde está e afirmou que sentia-se bem pelo que tinha feito”. Um dos telefones celulares apreendidos contém vídeos distribuídos pelo EI, assim como 3.800 imagens, muitas das quais parecem ser propaganda desse grupo terrorista.

Fonte: Agência Brasil
VIA BLOG DO CRATO





Mais de mil professores foram ameaçados em 2016 no Ceará, aponta pesquisa



Conforme os dados divulgados na 11ª Edição do Fórum Brasileiro de Segurança. No ano passado, mais de mil professores cearenses foram ameaçados por estudantes. De acordo com a pesquisa, 255 docentes foram vítimas de atentado à vida. O estudo ouviu 13,3 mil professores em todo o Ceará, e os dados do Fórum são referentes a 2016. Em todo o Brasil, 6.421 professores informaram ter sofrido atentado à vida, e 29.088 foram ameaçados. Uma pesquisa feita em 34 países, coloca o Brasil no topo do ranking mundial de violência contra professores.

Fonte: Ceará Agora
VIA BLOG DO CRATO


Em 9 meses, mortes por policiais em serviço passam de 800 no RJ



O total de homicídios decorrentes de oposição à intervenção policial no Estado do Rio chegou a 813 entre janeiro e setembro deste ano, contra 636 registrados no mesmo período de 2016 (alta de 27,83%), segundo divulgou nesta quarta-feira (1º) o ISP (Instituto de Segurança Pública). Estas estatísticas têm como fonte os registros de ocorrência feitos em delegacias, além de informações complementares da Polícia Militar, diz o instituto em seu site. Em paralelo, nos nove primeiros meses de 2017, o ISP informa que 27 policiais morreram em serviço no Estado --número igual ao registrado entre janeiro e setembro do ano passado. Esta cifra é bem menor do que o total de policiais assassinados no Estado este ano, que chegou nesta terça-feira (31) a 114

O critério do Instituto de Segurança Pública para medir o número de policiais mortos em serviço é o da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), que não abrange apenas policiais assassinados em confronto: "Total de policiais na ativa mortos durante horário de serviço no mês considerado, seja por ato criminal, confronto com civis, acidente com arma, acidente com veículo, suicídio ou qualquer outra causa nãonatural". A contagem é feita com base nos arquivos das polícias Militar e Civil.

Fonte: UOL
VIA BLOG DO CRATO




Uso de Omeprazol pode ter ligação com câncer de estômago, é o que mostra estudo feito pela Universidade de Hong Kong.


Um estudo liderado pela Universidade de Hong Kong, em parceria com o University College London, relaciona o uso prolongado de remédios da classe do Omeprazol, como o Lansoprazol, Pantoprazol, dentre outros, a um aumento no risco de desenvolver câncer no estômago. A pesquisa foi publicada pela revista científica "Gut" na última  terça-feira ( dia 31), mas causou polêmica. Especialistas explicam que, pela metodologia usada, não se trata de uma comprovação de que este tipo de medicamento em si, causariam câncer, mas os resultados podem servir de alerta para o uso crônico do remédio.

Os remédios do tipo do omeprazol são usados para diminuir a quantidade de ácido produzido pelo estômago e para tratar gastrite, refluxo e úlceras. Os cientistas analisaram 63.387 casos de pacientes de Hong Kong -- destes, 153 tiveram câncer de estômago (o que representa 0,24%). O acompanhamento ocorreu entre os anos de 2003 e 2012. Outros estudos já haviam apontado uma correlação entre esses medicamentos e câncer de estômago, mas nenhum havia excluído a influência da bactéria Helicobacter pylori, que também é uma das possíveis causas do câncer de estômago.

Neste estudo recente, os pesquisadores queriam eliminar a influência da bactéria nos resultados. Os autores citam que a erradicação da Helicobacter pylori mostrou uma redução no risco de câncer de estômago de até 47%, mas que uma boa parte dos indivíduos continuava a apresentar a doença. Eles selecionaram apenas pacientes já tratados com o antibiótico claritromicina e que estavam sem a bactéria no aparelho digestivo. Junto com o antibiótico, eles já ingeriam os medicamentos. Esse grupo foi comparado com pessoas que tomavam bloqueadores de histamina-2 , que causa um efeito similar ao omeprazol.

De acordo com os resultados do estudo, as pessoas que continuaram com o uso a longo prazo do medicamentos por mais de um ano, pelo menos uma vez por semana apresentaram uma alta de 2,4 vezes no risco de ter câncer de estômago. Aqueles que consumiram diariamente os remédios apresentaram um aumento de 4,55 nas chances. Os usuários dos bloqueadores de histamina-2 (H2RA) não apresentaram aumento do risco para a doença.

Com informações do site G1
VIA BLOG DO CRATO


Armas compradas pelo governo de Goiás disparam sozinhas e provocam acidentes



Ministério do Trabalho proíbe uso de 2500 armas da Polícia Militar de Goiás. As armas estão disparando sozinhas e provocando acidentes. Segundo auditoria, as pistolas PT 24/7 PRO D da marca Taurus já causaram 23 acidentes com policiais. Por isso, órgão cobra a substituição do equipamento.

Os auditores exigem o recolhimento e a substituição por armas seguras. A fabricante Taurus informou, em nota, que não foi notificada formalmente sobre a decisão do Ministério do Trabalho. Ainda segundo a fabricante, "simplesmente não existem as supostas evidências de que o armamento seria inseguro ou defeituoso" 

BLOG DO CRATO



Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é reaberto após ser atingido pelo maior incêndio da história




O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi reaberto ao público na manhã desta quarta-feira (1º), depois de 21 dias fechado por conta do incêndio que devastou 28% da área da reserva e foi considerado por especialistas o maior da história da reserva. De acordo com o chefe do parque, Fernando Tatagiba, as visitações devem reaquecer o turismo na região, que foi diretamente afetado durante o fechamento.


Os primeiros focos do incêndio que levaram ao fechamento do parque começaram no dia 10 de outubro e as chamas foram controladas, mas novos focos surgiram no dia 17 do mesmo mês. Bombeiros, brigadistas do ICMBio e do Ibama e voluntários atuaram no combate ao fogo que destruiu 66 mil hectares da Chapada. A Força Aérea Brasileira (FAB) também contribuiu cedendo aviões. Uma chuva intensa na região da Chapada dos Veadeiros que começou no sábado (28) ajudou as equipes a terminarem de apagar o fogo. Mesmo após o controle das chamas, grupos seguiram na região para fazer o rescaldo e evitar novos focos do incêndio. Antes da reabertura da reserva, a região sofreu com expressiva queda no número de visitantes. No entanto, mesmo com o Parque Nacional fechado, várias atrações da região continuaram abertas.


Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade Os visitantes tem até 12h para entrar no parque, e devem sair da reserva até as 18h. O parque fica aberto de terça-feira a domingo. Nos meses de janeiro e julho o parque fica aberto todos os dias, por se tratar de férias escolares.
A visitação ao parque é limitada de acordo com a capacidade das trilhas. A Trilha dos Saltos pode receber até 250 visitantes por dia. Já a Trilha dos Cânions, 200. Para quem pretende visitar a Trilha da Seriema, é importante ficar atento pois são liberados apenas 30 visitantes por dia. Por último, a Travessia das Sete Quedas, que permite até 20 pessoas acampadas durante a noite.


Com informações do G1
Fotos: Wikimedia
VIA BLOG DO CRATO



Polícia prende 17 pessoas em Crato e Juazeiro do Norte por envolvimento com tráfico de drogas


A Polícia Civil realizou, na manhã da última quarta-feira (dia 01), o cumprimento do 17 mandados de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão em residências e pontos comerciais. Os suspeitos são de Crato e Juazeiro do Norte. Todos eles envolvidos com tráfico de drogas e falsificação de produtos. A ação faz parte Operação Medellín, que chega a sua quarta fase e desde janeiro do ano passado já realizou 77 prisões na região do Cariri. De acordo com o delegado Manuel Inácio Torres Neto, a ação contou com a participação de 120 policiais civis e 25 viaturas e conseguiu a apreender duas armas, munições, balança de precisão, computadores e discos rígidos. As máquinas eram utilizadas para falsificação de mídias e produção de CD’s e DVD’s piratas. Os suspeitos estão detidos na Delegacia Regional de Crato.

Operação Medellín do Cariri

A operação foi iniciada pelo delegado Giuliano Vieira Sena, quando estava a frente da Delegacia Regional de Crato. Na primeira ação, realizada no dia 7 de janeiro de 2016, foram capturadas 43 pessoas e 112 mandados de prisão, busca e apreensão foram cumpridos. Na segunda fase, deflagrada em julho do mesmo ano, a polícia apreendeu 20 armas de fogo e mais de 2,5 mil munições de calibres e nove pessoas foram presas por envolvimento no comércio e porte ilegal de armas. A terceira fase, realizada em setembro do ano passado, teve o cumprimento de 8 mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão.

O nome da operação “Medellín” é uma alusão ao Cartel de Medellín, que operou na década de 1980 e 1990 no tráfico internacional de drogas, principalmente com cocaína levada da Colômbia até os Estados Unidos. A rede de era chefiada pelo famoso narcotraficante Pablo Escobar.

Fonte: DN Online
VIA BLOG DO CRATO


Conta de luz vai ficar ainda mais cara; prepare seu orçamento





O consumidor mal teve tempo de "respirar" diante do aumento da bandeira vermelha patamar 2 (de R$ 3,50 para R$ 5 a cada 100 kWh), que vigora neste mês, e já tem de se preparar para mais altas na conta de energia. O governo cogita acionar usinas termelétricas que produzem energia a um preço mais caro que as atuais e também estuda manter esse tipo de usina em operação durante o período chuvoso para preservar os reservatórios das hidrelétricas.Além desses dois fatores, que podem pressionar a tarifa elétrica, os subsídios cobrados na conta de luz do próximo ano irão aumentar em relação aos praticados em 2017.

Bandeira deve ficar vermelha em outubro e taxa extra na conta de luz subir a R$ 3,50. Segundo fonte ouvida pelo G1, Aneel anuncia nesta sexta que cor da bandeira tarifária passará de amarela para vermelha patamar 2, o mais alto. Mudança se deve a estiagem que atinge hidrelétricas.



A estiagem e a necessidade de uso mais intenso das termelétricas vão pressionar as tarifas de energia a partir de outubro. O G1 apurou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anuncia nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária vai passar para vermelha patamar 2, o mais caro previsto, e a taxa extra cobrada nas contas de luz vai subir em outubro para R$ 3,50 a cada 100 kWh consumidos.
Seria a primeira vez desde 2015, quando o sistema de bandeiras foi criado, que a taxa extra de R$ 3,50 seria cobrada. No mês de setembro, vigorou a bandeira amarela, que aplica uma taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh de energia consumidos.

A Aneel marcou uma entrevista coletiva para a tarde desta sexta, quando a mudança na bandeira tarifária será oficializada. O G1 apurou que a agência vai aproveitar para pedir que os consumidores adotem medidas para reduzir o consumo de energia nesse momento. O sistema de bandeiras tarifárias começou a vigorar em janeiro de 2015 e foi criado para sinalizar aos consumidores o custo da produção de energia no país. O objetivo é permitir que os consumidores adotem medidas de economia para evitar que suas contas de luz fiquem mais caras nos momentos em que esse custo está em alta. A cor verde indica que o custo é baixo. A amarela, que ele subiu um pouco. A vermelha, patamar 1, que está alto. E a vermelha, patamar 2, que está muito alto.

Estiagem e termelétricas


O custo de geração de energia no país fica mais alto conforme aumenta o uso de usinas termelétricas. Isso acontece porque as termelétricas usam combustível (óleo, gás, carvão, biomassa) para gerar eletricidade que, por isso, é mais cara que a produzida pelas hidrelétricas.

Neste ano, o país enfrenta novamente uma forte estiagem, que reduziu o volume de água armazenado nos reservatórios das principais hidrelétricas do país. Devido à necessidade de poupar essa água, o governo aciona mais termelétricas para atender à demanda dos consumidores brasileiros. Recentemente, o governo também anunciou que aumentará a importação de energia do Uruguai e o início da importação da Argentina. Trata-se de mais uma medida para poupar água dos reservatórios das hidrelétricas brasileiras. A capacidade de importação, porém, não é alta. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), na quinta (28), dado mais recente, os reservatórios das hidrelétricas instaladas no Sudeste e no Centro-Oeste, responsáveis por cerca de 70% da capacidade de geração do país, estavam com armazenamento médio de 24,75%. Trata-se do mais baixo nível para este período pelo menos desde 2011, segundo dados do ONS. No Nordeste, o armazenamento médio era de 9,46%.

Fonte: G1
VIA BLOG DO CRATO