31 outubro 2017

Camilo e Eunício em mais um encontro



O governador Camilo Santana não esconde mais de ninguém que tem intensificado as conversas com presidente do Senado,  senador Eunício Oliveira. Perguntado sobre um jantar entre os dois no sábado,  Camilo confirmou o encontro. “Estou conversando com todo mundo, isso é bom para o Ceará”, disse Camilo descartando pauta política. Os encontros entre Camilo e Eunício tem apresentado resultados para o Ceará com a farta liberação de recursos para as áreas da saúde, educação, recursos hídricos.

Fonte: Roberto Moreira
VIA BLOG DO CRATO


Governador anuncia compra do prédio do SESI ( Crato ) para a URCA - Acontece que a notícia já tinha sido veiculada em MAIO.


Camilo Santana nesta terça-feira (31), durante bate-papo ao vivo em sua página no Facebook anunciou série de investimentos para a região do Cariri. Um deles é a construção de mais um campus da Universidade Regional do Cariri (Urca). “Acabamos de negociar a compra do antigo Serviço Social da Industria (SESI) , na entrada do município de Crato, para que a Urca possa fazer um projeto de recuperação (do espaço), para que seja mais um campus da universidade”, afirmou. Além disso, o governador abordou a criação de um centro cultural na região. “Estamos negociando a compra do antigo Hospital São Francisco, na saída de Crato, para fazer a reforma”. O teatro Rachel de Queiroz, também localizado no município, confirma Camilo Santana, está sendo avaliado para ser integrado aos equipamentos culturais do Estado.

A MESMA NOTÍCIA DE MAIO DE 2017

A manchete do dia 04 de Maio no site da URCA: Governador anuncia compra do prédio do antigo SESI para a URCA

O Governador do Estado do Ceará anunciou, durante abertura da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Crato, na última terça-feira, dia 2, a compra do prédio onde funcionou o SESI, no bairro São Miguel, para a Universidade Regional do Cariri (URCA). Ele destacou as reivindicações realizadas pelo Reitor Patrício Melo, para abrigar no local cursos da Universidade.

A busca de melhor infraestrutura da instituição tem sido uma das lutas da gestão. A reivindicação junto ao Governo é efetiva desde a gestão anterior da Universidade. O Governo destacou a sua alegria de atender a URCA e afirmou que a negociação para garantir o novo prédio está praticamente concluída para o repasse à instituição. Há alguns anos a Universidade chegou a manter parceria com o SESI, para a realização de jogos no espaço, possibilitando melhores condições de formação para os estudantes do curso de Educação Física. É importante destacar as reivindicações e luta dos professores e estudantes do curso, por melhores acomodações. O prédio que por décadas abrigou o SESI possui complexo esportivo e salas de aula, com grande estrutura, piscinas olímpicas, quadras esportivas, amplo estacionamento, entre outros espaços que garantirão oferta para o funcionamento de cursos e departamentos da Instituição.

Fonte da primeira notícia: Flávio Pinto, do Facebook do governador
Fonte da segunda notícia ( Maio de 2017 ) - URCA

VIA BLOG DO CRATO


Ministro do STJ mantém prisão de Joesley e Wesley Batista


O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Rogério Schietti Cruz, negou hoje (31) pedido de liberdade feito pela defesa dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da J&F. Os dois estão presos preventivamente por uma decisão da Justiça Federal em São Paulo.

No processo, os acusados respondem pelo crime de insider trading (informação privilegiada), sob a suspeita de usarem informações obtidas por meio de seus acordos de delação premiada para venderem e comprarem ações da JBS no mercado financeiro. Na decisão, o ministro entendeu que a prisão preventiva dos acusados é necessária para assegurar o prosseguimento das investigações. Segundo Schietti, mesmo assinando acordo de delação premiada, Joesley e Wesley continuaram a praticas atividades ilícitas. Além do processo sobre a venda das ações, Joesley tem outro mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em setembro, a prisão por tempo indeterminado foi requerida pelo ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, após a anulação da imunidade penal que foi concedida por ele. O procurador concluiu que Joesley omitiu informações da Procuradoria-Geral da República (PGR) durante o processo de assinatura do acordo de delação premiada.

Fonte: Agência Brasil
VIA BLOG DO CRATO
Leia mais no Blog do Crato - www.blogdocrato.com



Tabagismo passivo é terceira maior causa de morte evitável



O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. O fumo passivo é a inalação da fumaça de derivados do tabaco (cigarro, charutos, cachimbos, entre os outros). O ar poluído contém em média, três vezes mais nicotina e monóxido de carbono e até cinquenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela a boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro.

O tabaco está relacionado a mais de 50 doenças sendo responsável pelo câncer de boca,  câncer de pulmão, doença do coração, bronquite e enfisema e ainda pelo derrame cerebral. Anualmente mais de seis milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro. Os números para o tabagismo passivo, também são alarmantes, 600 mil, sendo que 165 mil são crianças.

Pesquisas mostram que alguns componentes da fumaça do cigarro são irritantes e tóxicos para a mucosa respiratória, podendo causar lesão inflamatória ou morte das células pelo contato contínuo da fumaça com as vias aéreas. No Brasil, o tabagismo é o responsável por 12,6 % de todas as mortes que ocorrem no país em pessoas maiores de 35 anos. Se o cenário se mantiver como o atual, estão previstas mais de 8 milhões de mortes por ano a partir de 2030, sendo que mais de 80% dessas mortes devem atingir pessoas que vivem em países de baixa e média renda.

Fonte: Cnews
VIA BLOG DO CRATO



Coreia do Norte: teste nuclear terá feito mais de 200 mortos após colapso de túnel




A televisão japonesa TV Asahi avançou esta terça-feira que o último teste nuclear norte-coreano terá levado ao colapso de um túnel e provocado a morte a mais de 200 pessoas.

De acordo com a televisão japonesa, cerca de 100 pessoas que trabalhavam nas instalações nucleares de Punggye-ri morreram depois do colapso do túnel, que terá ficado bastante fragilizado após a explosão de 3 de setembro. O túnel colapsou alguns dias depois deste ensaio. Um segundo colapso no mesmo túnel terá acontecido mais tarde quando estavam em curso operações de socorro, o que, diz a TV Asahi, terá aumentado o número de vítimas mortais para cerca de duzentas. Esta notícia parece confirmar informações avançadas na altura do teste nuclear, o maior alguma vez realizado pela Coreia do Norte, de que o abalo teria afetado de forma considerável as instalações militares do país.

Desde o dia 3 de setembro que Pyongyang não realiza testes nucleares.

Fonte: RTP
VIA BLOG DO CRATO



HUB: Ceará receberá 1,5 milhão de passageiros domésticos e 70 mil estrangeiros por ano




A operação do hub Air France-KLM e GOL em Fortaleza trará grande impacto inicial no fluxo do turismo no Estado. A expectativa é que, a partir de maio de 2018, o centro de conexões seja responsável por 50% dos passageiros domésticos e 23% de estrangeiros que chegam ao Ceará. Uma movimentação de 1,5 milhão de turistas ao ano através de voos nacionais e 70 mil visitantes vindos de voos internacionais. A informação foi divulgada pelo Governo do Ceará nesta segunda-feira (30), em cerimônia realizada na Residência Oficial. O projeto para concretização dos números positivos foi apresentado pelo governador Camilo Santana, pelo prefeito Roberto Cláudio e pelo diretor geral da Air France-KLM na América Latina, Jean-Marc Pouchol, e o presidente da GOL Linhas Aéreas Inteligentes, Paulo Kakinoff.

Com o hub, o Aeroporto Internacional Pinto Martins, na Capital, será centro de conexões aéreas internacional, com voos diretos para Paris (França) e Amsterdã (Holanda). Conforme apresentado no evento, serão 26 voos ofertados a mais do que atualmente no Ceará, sendo 21 da GOL diariamente e cinco do Grupo Air France-KLM por semana. Três destas viagens terão como destino Amsterdã, operados pela KLM, e dois à cidade de Paris, operados pela Joon, nova empresa da Air France. Para atender efetivamente aos voos da Air France-KLM em Fortaleza, a malha aérea da GOL em Natal, Recife, Salvador, Belém e Manaus será adaptada. Os voos conectados entre o grupo franco-holandês e a parceira brasileira estarão disponíveis para compra nos sites da Air France e da KLM a partir da primeira semana de novembro. A expectativa é que aumente o número de destinos brasileiros servidos pelas empresas por meio de Fortaleza.


Camilo Santana destacou que o investimento a ser executado no Estado trará mais campo de capacitação e oportunidades de negócio para os cearenses. O governador disse ainda que HUB será um aliado para que o Ceará avance ainda mais no desenvolvimento econômico, através da ampliação das atividades turísticas. “A grande economia do Ceará é o turismo. O Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza vão investir fortemente em promoção do Estado. Vamos divulgar o Ceará lá fora, na Europa, na Ásia. Poucos conhecem o Nordeste brasileiro. É importante divulgar. Quando mostramos as nossas belezas, nossas praias, as oportunidades, todos ficam encantados. Portanto é um forte investimento que estamos fazendo, e vamos fazer ainda mais para atrair turistas”, disse o chefe do Executivo.

Conquista

A Residência Oficial foi preparada de maneira especial para o evento desta segunda-feira. Uma sala de embarque e uma cabine de avião, que comportou 800 pessoas, receberam empresários e autoridades do Estado para celebrar o novo campo de oportunidades que será aberto através da operação do hub. Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio agradeceu à GOL, KLM e Air France por acreditarem que haveria, do poder público, uma resposta qualificada ao investimento financeiro destinado à Cidade. O gestor municipal ressaltou que o Estado passa por momento histórico de avanço no setor e ganhará novo porte econômico e turístico após o início das conexões internacionais.


“Toda a atenção e a prioridade estão sendo dadas para este hub. É algo extraordinário o que está sendo visto no Ceará, mas que não caiu do céu. Foi um produto de luta política, de conquista, de uma competição que foi travada de forma respeitosa por capitais brasileiras”, completou o prefeito. Camilo Santana também chamou atenção para a contribuição social a ser proporcionada pelos investimentos impulsionados após instalação do centro de conexões. “Esse projeto tem um impacto econômico muito forte. Não queremos o Ceará apenas como o Estado mais equilibrado fiscalmente no Brasil. Queremos o Ceará que esteja em primeiro lugar na Educação, com mais justiça social. Que esses projetos econômicos tragam oportunidade para as pessoas mais pobres. Vamos capacitar a juventude, gerar mais oportunidade de emprego, de conhecimento, trazer parceiros para Fortaleza e crescer”.

Nova realidade

O CEO da GOL Linhas Aéreas Inteligentes, Paulo Kakinoff, garantiu que os executivos das companhias envolvidas na operação do equipamento em Fortaleza estão seguras de que o Ceará se tornará referência de sucesso no fluxo de voos nacionais e internacionais, pelo potencial turístico e também pela constante de investimentos captados por seus gestores. “Nenhum outro lugar do mundo consegue oferecer essa paisagem que nós vemos aqui, a culinária, a hospitalidade. O que estamos fazendo é reforçar o exemplo positivo para transformar o Estado numa potência do Turismo”, apontou. O dirigente da empresa brasileira revelou que a GOL também está ampliando suas operações de 38 movimentos diários para 50 movimentos diários no Aeroporto de Fortaleza. “Isso significa 2 mil assentos a mais por dia para a Cidade. Levando e trazendo pessoas para movimentar a economia do Ceará, que colhe hoje, graças às últimas gerações de seus gestores, resultados que estão acima da média nacional”. Diretor geral da Air France-KLM na América do Sul, Jean-Marc Pouchol apontou o hub no Ceará como uma expectativa inédita para a companhia, e que abrirá portas para mais de 300 destinos no mundo inteiro. “Todo o foco do grupo está para Fortaleza hoje. Para nós esse é um projeto crucial, graças a sua magnitude. É a primeira vez que vamos lançar, na história do grupo, um destino com as duas companhias ao mesmo tempo e também com um parceiro brasileiro. Isso mostra a importância do mercado no País e neste Estado”, discursou.

As empresas enxergaram como diferenciais de Fortaleza para instalação do hub fatores como proximidade com a Europa, sendo a Capital porta de entrada para o País; posição estratégica em relação às capitais do Norte e do Nordeste; potencial de desenvolvimento da Economia e do Turismo; modernização do Aeroporto Internacional Pinto Martins.

Fonte: Governo do Estado do Ceará
VIA BLOG DO CRATO



Desemprego recua para 12,4% em setembro, a menor taxa do ano




Em setembro, a população desocupada foi registrada entre 13 milhões de pessoas.

o terceiro trimestre, a taxa de desemprego no país chegou a 12,4% - a menor do ano, segundo dados da Pnad Contínua, divulgados nesta terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar dessa diminuição, a desocupação ainda atinge cerca de 13 milhões de brasileiros. No trimestre anterior, de junho a agosto, a taxa havia ficado em 13% e no mesmo período de 2016, de julho a setembro, o índice chegou a 11,8%. Nessa base de comparação, o índice de setembro é o mais elevado para o período. “O mercado de trabalho não está estático. Ele está se movimentando. Ainda não podemos dizer se essa movimentação é favorável ou não favorável. A gente tem um ponto favorável que é o aumento da ocupação, o aumento da massa de rendimento, mas no lado negativo temos a informalidade crescendo acima da população ocupada e você não vê movimentação alguma na carteira de trabalho”, disse Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE. Em setembro, a população desocupada foi registrada entre 13 milhões de pessoas. O número representa uma queda de 3,9% em relação ao trimestre anterior. Frente ao mesmo trimestre do ano anterior, o número de desocupados subiu 7,8%.


A maior queda partiu dos trabalhadores das áreas de agricultura e (menos 400 mil pessoas) e construção (menos 268 mil pessoas). Com a queda do desemprego, a população ocupada aumentou e chegou a 91,3 milhões, uma alta de 1,2% em relação ao trimestre anterior e de 1,6% sobre 2016. Mesmo assim, o número de empregados com carteira de trabalho assinada ficou estável em 33,3 milhões na comparação com o trimestre de abril a junho. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, o número caiu 2,4%, ou seja, cerca de 800 mil pessoas perderam o registro na carteira.

Fonte: G1
VIA BLOG DO CRATO


Polícia apreende 145 kg de maconha e 500 comprimidos de ecstasy com dupla em Caucaia



A Polícia Civil prendeu, no último sábado (28), em Caucaia, dois homens suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas. Com a dupla foram apreendidos 145 quilos de maconha, 500 comprimidos de ecstasy, mais de 40 frascos com uma substância para potencializar os efeitos da cocaína e ainda alguns pontos de LSD.

Conforme a titular da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), delegada Roberta Frota, a atuação da dupla em áreas turísticas do litoral cearense como Praia do Futuro, Jericoacoara e Canoa Quebrada já era investigada há cerca de três meses. Os dois presos foram identificados como Matheus Oliveira da Silva e Francisco Hélio Forte Viana Filho. O primeiro já havia passagem pelo Polícia por tráfico de drogas e estava com o mandado em aberto pelo mesmo crime. Não há informações sobre a atuação de mais envolvidos, porém a delegada Roberta Frota afirma que as diligências continuam. Além de policiais da Deprotur, atuaram também na investigação agentes do 15º Distrito Policial, da Cidade 2000.

DN Online
VIA BLOG DO CRATO


Sobem para 102 os municípios em emergência no Ceará



Mais 50 municípios cearenses tiveram situação de emergência decretada em nível estadual. Segundo a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec), agora são 102, incluindo a capital cearense. Dentro de 20 dias a nova lista deverá ser reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional, passando a contar também com auxílio federal no enfrentamento à estiagem prolongada.

No dia 19 de junho foram 38 e um mês depois, mais 12. A maioria tem o estado emergencial reconhecido até abril de 2018, mas outros, como Boa viagem e Quixeramobim, venceram neste mês. O prazo é de 180 dias.

Conforme o capitão Aluízio Freitas, representante da Cedec, na última sexta-feira o governo do Estado publicou a nova decretação da situação de emergência para 50 municípios. A medida já havia sido divulgada no Diário Oficial do Estado no dia 19 passado. Houve necessidade de uma correção, sendo então a medida republicada. Em nível nacional, o reconhecimento cabe à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), órgão vinculado ao Ministério da Integração, acrescenta.

Agravamento

Passados mais de 120 dias da quadra chuvosa no Estado, a falta de água começa a se agravar nas zonas rurais das regiões onde choveu menos no Estado. Sem recursos próprios suficientes, as prefeituras recorrem ao amparo financeiro Estadual e Federal. A decretação do estado de emergência é o caminho para garantir a assistência à população pelo fornecimento de água por carros-pipa, explica o coordenador da Defesa Civil de Quixeramobim, Paulo Gustavo da Silva. "Atualmente a Operação Carro-Pipa está atendendo 600 comunidades do nosso Município. A mais afetada delas é Belém, distante cerca de 23Km do Centro de Quixeramobim. As adjacências também estão passando pela mesma dificuldade. A água dos carros-pipa é a única garantia para centenas de famílias terem o mínimo de conforto. Por esses motivos solicitamos nova decretação de emergência. A última venceu no dia 10 passado", ressaltou o coordenador municipal da Defesa Civil.

Quadro crítico

Em Boa Viagem, um dos municípios mais afetados pela estiagem no Interior do Ceará, onde inclusive a população urbana é abastecida por carros-pipa há mais de ano, o quadro é crítico. A última decretação de emergência venceu no dia 14 de outubro. Foi solicitado novo auxílio emergencial, todavia, a assistência não está ocorrendo. "O jeito foi a Prefeitura custear sete carros-pipa para abastecerem os 70 chafarizes espalhados pelos bairros. O dinheiro do Município poderia ser empregado em outras prioridades, mas o abastecimento de água é a principal delas", disse o coordenador da Defesa Civil no Município, Ivandir Silva. Na zona rural, há a ameaça dos pipeiros paralisarem o abastecimento. O Exército Brasileiro, responsável pelo controle da Operação Pipa, modificou o manancial de abastecimento d'água dos caminhões, do Arneiroz II, nesse Município, para o Umari, em Madalena. Com a mudança, a frota foi reduzida de 85 para 30 caminhões, havendo também redução no valor pago pelas rotas. Os proprietários dos carros-pipa reclamam que R$ 9 mil mensais, para pagamento do óleo, não são suficientes para as despesas com a compra do óleo diesel e a manutenção dos veículos, completou Silva.

Situação dos açudes

Acerca dos açudes públicos espalhados pelo Estado, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) divulgou ontem (30) o último boletim de situação hídrica dos 155 monitorados. A bacia dos Sertões de Crateús está com apenas 0,41% da sua capacidade. É a mais crítica. Na região, estão concentrados mais de 200 mil habitantes. O Baixo Jaguaribe apresenta apenas 0,94%; e a bacia do Banabuiú, 2,69%. As 12 bacias hidrográficas, cuja capacidade total é de 18,64 bilhões m³, apresentam volume de 1,65 bilhões m³, o equivalente a 8,85%.

Sobre as chuvas no Estado do Ceará, o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz, explicou que as precipitações de 2017 atingiram principalmente a porção Norte do Estado, o Centro-Sul acabou sendo o mais afetado. A tendência é de piora no grau de severidade da seca em todas as regiões do Ceará até, pelo menos, a chegada das chuvas de Pré-Estação, em dezembro. "Essa é uma característica climática da nossa região", acrescenta Fritz.

No caso desse fenômeno natural, a seca, a decretação da situação de emergência é feita pelo governo municipal ou estadual com o fim de estabelecer uma situação jurídica especial para a execução das ações de assistência à população. A mais conhecida delas é a Operação Carro-Pipa. As obras e serviços, como a instalação de sistemas simplificados de abastecimento e a montagem de adutoras de engate rápido, são outros exemplos. O objetivo deles é garantir água para a população.

Mais informações:

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará
Fonte: Diário do Nordeste
VIA BLOG DO CRATO


CE quer um aeroporto a cada 100 quilômetros



Visando incrementar o turismo e os negócios no Estado do Ceará, o setor aeroportuário está em pauta para receber investimentos. Os valores ainda não foram definidos, nem o prazo para que algo seja realizado foi especificado, mas a meta já estabelecida pelo governo propõe que haja, a partir de qualquer ponto do Estado, um aeródromo homologado a um raio máximo de 100 quilômetros de distância.

Atualmente, de acordo com a página na internet do Departamento Estadual de Rodovias (DER), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), o Estado administra 14 aeroportos, sendo 10 com balizamento noturno. Eles recebem, em sua maioria, equipamentos da aviação geral, que incluem pequenos aviões de propriedade particular ou jatos executivos, helicópteros, balonismo, voos de treinamento e outras atividades aéreas.

O Ceará conta ainda com dois aeroportos sob responsabilidade da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em Fortaleza - que será administrado pela empresa alemã Fraport - e Juazeiro do Norte, além de outros 27 campos de pouso municipais. O último grande investimento no setor no Estado foi a inauguração do aeroporto de Jericoacoara, no município de Cruz, em junho. O equipamento, que custou R$ 74 milhões, já conta com voos semanais das empresas aéreas Gol e Azul. O próximo equipamento a ser homologado para voos comerciais será o de Aracati, conforme a Seinfra. Segundo o assessor de infraestrutura aeroportuária do DER, coronel Paulo Edson, o atual cenário está a 20% de completar a meta estabelecida pelo governo. Contudo, conforme explica Edson, eventuais intervenções ainda estão em discussão e sem qualquer previsão de quando, como e onde poderão ocorrer. "Tudo está em fase de estudos. Mas estamos com quase 80% dessa malha prevista, de uma pista a cada raio de 100 quilômetros. É só uma questão de fazer alguns ajustes. Já temos aeroportos em que possamos ampliar o que já existe, por exemplo", citou.

Administração

Conforme o DER, o Estado hoje administra os aeroportos e aeródromos de Aracati, Camocim, Campos Sales, Crateús, Iguatu, Jericoacoara, Limoeiro do Norte, Russas, São Benedito, Sobral, Tauá e Quixadá. Itapipoca e Canindé estão com projetos avançados para a implantação dos aeroportos mas ainda dependem de verba federal para entrar no projeto do Estado. Dentre as possibilidades de reestruturação, está o aeroporto de Limoeiro do Norte. Segundo Paulo Edson, ele, está apto a comportar a aviação regional nas atuais especificações que apresenta, faltando apenas alguns ajustes. Em Sobral, a projeção é a construção de um novo aeroporto, conforme o assessor.

Fonte: Portal Verdes Mares
Na foto, Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza
VIA BLOG DO CRATO



22% dos brasileiros vivem abaixo da linha da pobreza, diz estudo


Nova métrica que passou a ser usada neste mês pelo Banco Mundial para delimitar a quantidade de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza eleva de 8,9 milhões para 45,5 milhões o número de brasileiros considerados pobres –1/5 da população. A instituição decidiu complementar a linha de pobreza tradicional –que traça o corte em consumo diário inferior a US$ 1,90– com outras duas delimitações mais ajustadas às realidades de cada país. Uma nova linha passa a ser demarcada em US$ 3,20, representando a mediana das linhas para países de renda média baixa. A outra linha é de US$ 5,50 por dia, que corresponde à mediana das linhas de pobreza dos países de renda média alta, entre os quais se inclui o Brasil.

Fonte: Folha de S.Paulo
VIA BLOG DO CRATO



Homens invadem ônibus e matam 3 jovens dentro de ônibus escolar em Paraipaba


Na noite da última segunda-feira (30), a comunidade Cacimbão dos Tabosas, na cidade de Paraipaba, distante 100 quilômetros de Fortaleza, viveu momentos de terror e medo. Três jovens foram mortos dentro de ônibus escolar a caminho do centro da cidade. O coletivo estava indo em direção ao Centro, quando homens armados pararam o ônibus e entraram com um único objetivo: executar as três pessoas. Dois adolescentes e um adulto. Dois deles eram irmãos e, segundo testemunhas, o terceiro era um primo. Segundo informações da Polícia que esteve no local, as vítimas eram envolvidas com o tráfico de drogas na área e foram mortos por membros de outra facção, que está tentando dominar a região. Ainda de acordo com informações policias, os assassinos já foram identificados e estão sendo procurados pela polícia. 

Fonte: Tribuna do CE
VIA BLOG DO CRATO


Governo do Crato inicia hoje minicurso de LIBRAS em unidade escolar do bairro Batateira



Objetivando a inclusão e difusão da Língua Brasileira de Sinais, o Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), juntamente com a Escola Maria Yara de Brito Gonçalves (Centro de Atenção Integral à Criança CAIC), localizada no bairro Batateira, inicia hoje, terça, dia 31 de outubro, um minicurso básico de LIBRAS.

Foram disponibilizadas 20 vagas para o curso, sendo 10 vagas destinadas aos alunos da escola e 10 vagas para as pessoas da comunidade da bairro. O curso acontecerá nas terças e quintas, das 16h às 17h. O intuito é levar a comunidade escolar a conhecer a Língua Brasileira de Sinais e a sua relevância na comunicação das pessoas surdas; compreender a importância de assegurar à pessoa surda o acesso à comunicação, à informação e à educação; e estabelecer diálogos em Libras em diversos contextos sociais, principalmente no âmbito escolar.

FONTE: PMC
VIA BLOG DO CRATO


Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, recebe prêmio como um dos melhores prefeitos do Ceará



A escolha de Zé Ailton Brasil entre os 35 melhores prefeitos do Ceará, em eleição realizada pela PPE Eventos foi feita em votação pela internet no site do responsável pela PPE Eventos, Roberto Farias  (http://robertofarias.com.br/), e também mediante análise de uma comissão julgadora formada por jornalistas, reitores de universidades, políticos de destaque nacional, profissionais liberais e diretores de instituições financeiras. São avaliados avanços nos indicadores sociais, transparência nas contas públicas, a correta aplicação dos recursos municipais, realização de obras de infraestrutura, execução de projetos de saúde e educação, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), meio ambiente, Selo Verde e Selo UNICEF com dados fornecidos por entidades oficiais.

O evento aconteceu na noite desta segunda-feira (30), no buffet La Maison, em Fortaleza. Além de Crato, também foram escolhidos os municípios de Fortaleza (o mais votado) Camocim, Solonópole, Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Campos Sales, Canindé, Cariré, Caucaia, Eusébio, Frecheirinha, Granja, Horizonte, Icó, Itatira, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Mombaça, Novo Oriente, Orós, Pacatuba, Pacujá, Parambu, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Redenção, Russas, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Umirim, Várzea Alegre e Cedro.

Um detalhe: Barbalha ficou de fora.

Fonte: Evanildo Souza
Edição: BLOG DO CRATO



Em Minas, Lula diz 'perdoar os golpistas'



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (30), em Belo Horizonte, que está "perdoando os golpistas", em referência aos políticos que apoiaram o processo de impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff no ano passado. "Toda as vezes em que a direita nesse País resolveu usurpar o poder, a primeira coisa que fez foi destruir moralmente seus adversários. Foi assim com Getúlio (Vargas), depois com Juscelino Kubitschek, depois com Jango (João Goulart). Sou mais paciente que Getúlio e João Goulart e talvez mais que JK, que tentaram tirar três vezes e ele sempre perdoou. Estou perdoando os golpistas desse País", afirmou o ex-presidente, em ato na Praça da Estação, na região central da capital mineira, durante o encerramento da caravana que percorreu 20 cidades do Estado.

Condenado pelo juiz federal Sérgio Moro, Lula disse ainda não saber se terá condições de disputar a eleição presidencial do ano que vem. O petista discursou ao lado de Dilma e do governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), que foi vaiado durante o ato. Lula afirmou ainda que uma das eleições vencidas pelo PT foi contra "um filhinho de papai aqui de Belo Horizonte", disse em alusão ao senador Aécio Neves (PSDB), que governou o Estado por dois mandatos e foi derrotado por Dilma em 2014.

Fonte: PORTAL VERDES MARES
VIA BLOG DO CRATO