26 outubro 2017

Incêndio de grandes proporções atinge loja na cidade de Nova Olinda ( CE ) na noite desta quinta-feira ( 26 )


Um incêndio de grandes proporções atingiu uma loja de móveis na cidade de Nova Olinda, localizada no sul do ceará. A loja Casa Amorim foi completamente destruída pelo fogo, que começou no início da noite, segundo testemunhas, e por pouco não atingiu outros predios da vizinhança. Alguns moradores ainda tentaram apagar o fogo, porém sem sucesso. As chamas tomaram conta do prédio rapidamente, e o corpo de bombeiros de Crato teve que ser acionado, já que a cidade não dispõe de sua própria equipe ede combate a incêndios. 

No fechamento desta edição, fomos informados que a cidade de Nova Olinda encontra-se sem energia elétrica devido ao fogo haver atingido a rede de distribuição elétrica. A cidade de Nova Olinda localiza-se no Sul do Ceará, distando aproximadamente 44,5 Km de Crato e 55Km de Juazeiro do Norte.

Colaborou: Marcos Carvalho
Fotos das redes sociais
VIA BLOG DO CRATO







Maiores informações, logo mais no Blog do Crato - www.blogdocrato.com


A flor atirada - Por: Emerson Monteiro

A história de místico árabe conta que enquanto se via apedrejado em sacrifício das práticas religiosas que professava, contrárias que foram à tradição dos poderosos, ele observou cair aos seus pés bela flor atirada junto com as pedras da turba ensandecida. Até ali resistira com altivez aos gestos rudes da multidão formada de criaturas ignorantes no trato com a mensagem salvadora que oferecera.

Nessa hora, contudo, sentiu fraquejarem as forças, e viu-se rendido, dominado de pranto convulso. Daqueles despreparados, que exercitavam instintos vingativos, outra atitude jamais esperaria além de jogarem pedras para ferir corpos e eliminarem existências físicas. De quem jogava a flor, porém, que, então, demonstrou conhecer algo mais a propósito dos ensinos e das práticas fiéis, aguardava mais sinceridade, no mínimo saindo em defesa dos ideais superiores. Negara, fraquejara, no momento extremo do testemunho.

Às vezes, sentimentos de nostalgia sujeitam atingir pessoas que sentem a força da autenticidade, ainda que distingam o tanto que lhes resta de chegar às relíquias sagradas, assunto dos religiosos.

Existem situações em que discípulos deixam de lado a prática do Amor para aceitar fugas de prazeres, esportes, vícios e acomodação. Nisso, esquecem a coerência e os pressupostos que adotariam em nome de Deus, demonstração do abandono e da pouca sinceridade interior que deixam transparecer.

Aquele que jogou a flor no instante no martírio do árabe lapidado, mesmo que pretendesse cumprir, no gesto, solidariedade e reconhecimento na hora extrema do testemunho, permaneceu vinculado às sombras da covardia, sabedor dos conceitos, no entanto sem praticá-los de verdade.

Não poucos agem de qual jeito, motivo, inclusive, da parábola do festim de bodas contada por Jesus, dos muitos chamados e poucos os escolhidos. Chamados às hostes do Bem todos somos. Raros, talvez raríssimos, exercitam a feliz oportunidade, razão das dores de saber o quanto adiante ainda sofrerão presos às malhas pegajosas dos transes imediatos.

Invés de jogar flores nas homenagens tardias, caberá, isto sim, cultivá-las no íntimo coração e exalar o justo perfume através dos campos do dever superior.

Receita Federal enviará carta a 350 mil contribuintes que caíram na malha fina


Até o fim deste mês, a Receita Federal estará enviando cartas a 340 mil contribuintes cujas declarações do Imposto de Renda 2017 (ano-base 2016) já estão retidas na malha fina. São declarações que apresentam indícios de inconsistências que podem resultar em autuações futuras. Segundo a Receita, as cartas serão enviadas apenas para os contribuintes que podem se autorregularizar, ou seja, ainda não foram intimados nem notificados pelo órgão. O contribuinte que receber a correspondência e não corrigir a declaração poderá ser autuado, além de ficar sujeito ao pagamento de multa de no mínimo 75% do imposto devido, além de juros. Segundo a Receita, a declaração retida em malha apresenta sempre mensagem de “pendência”. Junto com a pendência, são fornecidas orientações de como regularizar a situação. A regularização pode ser feita por meio de um envio de declaração retificadora. Após receber intimação, não será mais possível fazer qualquer correção na declaração. Se o contribuinte avaliar que os dados estão corretos, é preciso marcar um horário para ser atendido pessoalmente em um posto da Receita. No dia do atendimento, o contribuinte deve levar todos os documentos que comprovam as informações da declaração enviada para a Receita.

SERVIÇO

*Para saber a situação da declaração, basta consultar o serviço “Extrato” no site da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br/). É preciso ter um código de acesso ou certificado digital.

DETALHE – No Ceará, 7.391 contribuintes deverão receber carta.
Fonte: Eliomar de Lima
VIA BLOG DO CRATO


CRATO - Relembrando a nossa história - O relógio da Catedral de Crato -- por Armando Lopes Rafael (*)


O relógio existente na torre do lado sul da catedral de Crato foi adquirido na fábrica Ungerer & Frères , localizada em Estrasburgo (França), e assentado na então Matriz de Nossa Senhora da Penha, no dia 21 de janeiro de 1863, pelo artesão Vicente Ferreira da Silva. O relógio foi oficialmente entregue à população de Crato, no dia 12 de outubro daquele ano, por ocasião da primeira visita pastoral feita ao Cariri pelo primeiro bispo do Ceará, dom Antônio Luís dos Santos.
A iniciativa da compra desse relógio coube ao vigário colado da freguesia, padre Manuel Joaquim Aires do Nascimento, que o adquiriu por intermédio do Dr. Marcos Antônio de Macedo. Consoante informação do historiador Irineu Pinheiro, o relógio da Matriz de Crato foi considerado, “naqueles tempos, um dos melhores do Império”.
Decorridos quase 150 anos da sua instalação, o velho relógio da Sé de Crato ainda marca as horas com exatidão. Em 2003, o ex-Cura da Catedral, monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo, atual reitor do Santuário Eucarístico Diocesano, escreveu à fábrica de relógios Ungerer solicitando informações sobre o equipamento adquirido para a Paróquia de Nossa Senhora da Penha, no terceiro quartel do século XIX.

Acima, Theodore Ungerer, construtor do Relógio da Catedral de Crato, Cfe. site: http://phaffans.com/wp/?tag=equation-du-temps
Transcrevemos abaixo a correspondência recebida – e traduzida – por monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo:Estrasburgo, 6-11-2003

A Mons. João Bosco Cartaxo Esmeraldo
Vigário Geral da Diocese de Crato-CE

Monsenhor,

Queirais perdoar o atraso desta resposta à vossa simpática mensagem de 21 de janeiro de 2003 e vossa carta de 7 de maio ao Vigário Geral de Estrasburgo, que me chegaram, há algumas semanas, somente após três meses de ausência.
Eu sou filho caçula de Thédore Ungerer (1894-1935) construtor do relógio Astronômico de Messina (Sicília) (1933), o maior do mundo com 50 autômatos, dos quais 48 desenhados por meu pai.
Para responder à vossa questão se há ainda a fábrica em Estrasburgo, eu anexo a esta carta um texto do Sr. Yann Cablot, dos Arquivos Departamentais do Baixo Reno.
Eu concluo que a firma Ungerer, fundada em junho de 1858, cessou definitivamente sua atividade, em janeiro de 1989.
Eu encontrei talvez traços de vosso relógio, no repertório dos Grandes Livros Ungerer, nos Arquivos Departamentais (73J45 pag.91, anexo) onde se encontra um pagamento de 1.130 Fr, em 27 de abril de 1860, “para o Brasil” (talvez uma conta (parcela?).
Em nome dos meus ancestrais, eu vos agradeço, Monsenhor, por vossa mensagem cordial e por vossas bênçãos e vos dirijo minhas saudações respeitosas e cordiais.
B.Ungerer

Teríeis a gentileza de me enviar uma foto da torre da Catedral, com o relógio Ungerer, para os Arquivos Departamentais? Obrigado antecipado.

Verificando o anexo que acompanhou a carta do Sr. Bernard Ungerer ao monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo, lemos uma relação manuscrita referente a 1860, onde constam as encomendas feitas à fábrica Ungerer & Frères, naquele ano. Na relação, uma anotação registra: “avril, 27 Caisse 1 – pour Le Brésil –37– 1.130 Fr (abreviatura da moeda francesa, o Franco)”
Donde se conclui que o atual relógio, ainda batendo as horas na Sé de Crato, foi adquirido por Dr. Marcos Antônio Macedo, em Estrasburgo, no dia 27 de abril de 1860, fato comprovado pelo cineasta Jackson Bantim, que fotografou a máquina do equipamento e lá consta o ano da fabricação: 1860. Este relógio – segundo pesquisa de Irineu Pinheiro – foi instalado na torre do lado sul da Catedral de Nossa Senhora da Penha no dia 21 de janeiro de 1863, pelo artesão Vicente Ferreira da Silva.

(*) Armando Lopes Rafael é historiador. Sócio do Instituto Cultural do Cariri e Membro Correspondente da Academia de Letras e Artes “Mater Salvatoris”, de Salvador (BA).

Armando Rafael é administrador do BLOG DO CRATO - www.blogdocrato.com
Todos os direitos reservados.


CRATO - Relembrando a História - Monsenhor Joviniano Barreto, o Mártir do Dever - Armando Lopes Rafael






O ano de 1950 começou promissor para Juazeiro do Norte. A comunidade católica daquela cidade preparava-se para comemorar – no mês de março – os 15 anos do profícuo paroquiato de Monsenhor Joviniano Barreto. Este, por sua vez, após ajudar, meses antes, na instalação da Congregação Salesiana em Juazeiro do Norte, aguardava o dia 6 de janeiro, data marcada para o lançamento da pedra fundamental do Convento e Seminário dos Capuchinhos, frades recém-chegados a Juazeiro do Norte, após pacientes negociações feitas entre o Bispo de Crato, Dom Francisco de Assis Pires – com decisiva participação do Monsenhor Joviniano Barreto – e a Província Franciscana.

A quase totalidade da população ordeira e humilde de Juazeiro do Norte professava a religião católica. E, como ocorre em toda cidade em fase de grande crescimento, Juazeiro do Norte abrigava alguns portadores de paranoias esquizofrênias. Um deles, Manoel Pedro da Silva, natural de Açu, Rio Grande do Norte, vinha, nos últimos meses, insistindo (junto a monsenhor Joviniano) para que o vigário o casasse com uma senhora já casada. Em vão o sacerdote explicou ao desequilibrado homem que a Igreja Católica proibia a realização desse matrimônio. Consta que, por algumas vezes – por vingança ante a recusa do sacerdote em realizar o ilegal casamento – Manoel Pedro procurou assassinar Monsenhor Joviniano. Uma dessas tentativas teria sido planejada para a Missa de Natal. E só não foi concretizada, pois, na hora prevista, faltou coragem a Manoel Pedro para praticar o homicídio.

Mas, no início da fatídica noite de 6 de janeiro de 1950, após a solenidade de lançamento da pedra fundamental do convento dos capuchinhos, Manoel Pedro veio na direção de Monsenhor Joviniano e lhe desferiu profunda facada no coração, matando-o na hora. A pedra fundamental do convento dos capuchinhos foi, assim, regada pelo sangue desse servo bom e fiel, um “Mártir do Dever”.

Monsenhor Joviniano Barreto nasceu no município de Tauá, no Sertão dos Inhamuns, em 05 de maio de 1889. Oriundo de família de sólida formação católica era afilhado de crisma do segundo bispo do Ceará, Dom Joaquim José Vieira. Estudou no Seminário da Prainha, em Fortaleza, onde recebeu ordenação sacerdotal em 22 de dezembro de 1911, aos 22 anos. Enquanto aguardava a idade canônica para receber a ordem do presbiterato lecionou naquele Seminário, entre 1908 e 1909 e no Colégio São José de Crato, entre 1910 e 1911.

A criação da Diocese de Crato veio encontrar o então Padre Joviniano Barreto como vigário-cooperador de Lavras da Mangabeira. Posteriormente, ele foi Cura da Catedral de Crato, Secretário do Bispado, professor e reitor do Seminário Diocesano São José, vice-presidente do Banco do Cariri (pertencente à diocese) e diretor do Ginásio, hoje Colégio Diocesano.

Segundo o escritor Mário Bem Filho: “Na administração episcopal de Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, primeiro bispo de Crato, Monsenhor Joviniano Barreto era o padre de maior projeção da diocese. Homem apostólico, dedicado, trabalhador, inteligente e culto. Tinha um caráter forte e uma personalidade marcante. Contava com a amizade e estima de todo o clero diocesano. Impôs-se pela bondade. No governo do segundo bispo, Dom Francisco de Assis Pires, Monsenhor Joviniano era depositário de toda a confiança do pastor diocesano que o tinha como conselheiro. Dom Francisco mandava-o chamar frequentemente, ao Palácio Episcopal, para ouvi-lo”.

Com a morte de Monsenhor Esmeraldo, vigário de Juazeiro do Norte, ocorrida em outubro de 1934, aquela paróquia ficou novamente vaga e o Bispo de Crato encontrava dificuldades junto aos seus padres para que um deles assumisse aquela jurisdição paroquial. Um grupo de senhoras de Juazeiro do Norte veio, certa vez, ao Seminário São José, em Crato, pedir monsenhor Joviniano para aceitar a missão de pastor dos juazeirenses. Ele respondeu negativamente ao pedido. Dias depois, sem que ninguém soubesse o motivo da mudança, Monsenhor Joviniano procurou Dom Francisco e disse que aceitava a nomeação para Vigário de Juazeiro do Norte, uma função que representava, àquela época, um grande desafio. Assumiu a Paróquia de Nossa Senhora das Dores em 26 de março de 1935. Durante 15 anos reorganizou a vida paroquial. Dinamizou as associações religiosas. Reformou totalmente a igreja-matriz – hoje Basílica Menor – deixando-a com o aspecto como está hoje. Ajudou na evolução social da Terra do Padre Cícero, participando de todas as iniciativas que representavam progresso para Juazeiro do Norte. Foi professor da Escola Normal Rural e concluiu sua profícua missão pastoral em 6 de janeiro de 1950, passando à história como “O Mártir do Dever”.


Na segunda foto acima, sentado à direita de Dom Quintino, monsenhor Jovianiano Barreto. Acima, em pé, da esquerda para a direita: monsenhor Francisco Assis Feitosa o cônego Manoel Feitosa.

(*) Armando Lopes Rafael é historiador, administrador do BLOG DO CRATO


FOGO! SOCORRO! ACUDAM! -- por Dom Fernando Arêas Rifan (*)

         Junto com a divulgação da imoralidade fantasiada de arte e a propaganda maciça do homossexualismo travestido de respeito à diversidade, reaparece a doutrinação da Ideologia de Gênero, também com ares de liberdade e de orientação sexual. São Paulo já advertia: “Fostes chamados à liberdade. Porém, não façais da liberdade um pretexto para servirdes à carne” (Gl 5, 13). A família está sendo alvo de ataques que visam a sua destruição. Se a crise social, política e familiar por que passamos é, sobretudo, moral, essa propaganda em nada a faz diminuir, mas, pelo contrário, aumenta-a rompendo todas as barreiras éticas que deveriam pautar o comportamento humano. Os bons ficam acuados. A família perde seus direitos na educação dos seus filhos, que se tornam alvo fácil da propaganda destruidora da moral. E os meios de comunicação, através de novelas e entrevistas direcionadas, vão divulgando essa mentalidade de modo bem orquestrado.
            É preciso dar um basta! É preciso que as forças morais de toda a humanidade se levantem e deem o seu brado de inconformidade com tudo isso. É hora de gritar com São Luiz Maria Grignion de Montfort: “Fogo! fogo! fogo! Socorro! socorro! socorro!... Socorro, que assassinam nosso irmão! Socorro, que degolam nossos filhos!...”.
           A Igreja levanta a sua voz de repúdio a tudo isso: sua doutrina clara já condena esses erros. É preciso que os católicos sejam lógicos e coerentes com o que a Igreja lhes ensina.
            É hora, principalmente de os leigos agirem. Não fiquem se perguntando: o que a Igreja vai falar ou fazer sobre isso? Vocês também são a Igreja. A pergunta deve ser: o que nós estamos fazendo contra tudo isso? Não fiquem esperando pelos pastores. As ovelhas têm o direito de se defenderem dos lobos que as atacam. Falem, protestem, escrevam, alertem os filhos, os amigos. Gritem nas redes sociais! Pais de família, reajam! É preciso que o mundo escute a voz dos bons e saiba que ainda existem famílias corretas, pessoas de bem e de coragem que não concordam com a imposição dessas ideologias.
            Dom Prosper Guérranger (L’Année Liturgique), sobre o episódio em que um leigo, Eusébio, levantou-se em meio à multidão contra a impiedade de Nestório, salvando assim a fé de Bizâncio, comenta: “Há no tesouro da Revelação pontos essenciais, cujo conhecimento necessário e guarda vigilante todo cristão deve possuir, em virtude de seu título de cristão. O princípio não muda, quer se trate de crença ou procedimento, de moral ou de dogma. Traições como a de Nestório são raras na Igreja; não assim o silêncio de certos Pastores que, por uma ou outra causa, não ousam falar, quando a Religião está engajada.  Os verdadeiros fiéis são homens que extraem de seu Batismo, em tais circunstâncias, a inspiração de uma linha de conduta; não os pusilânimes que, sob pretexto especioso de submissão aos poderes estabelecidos, esperam, pra afugentar o inimigo, ou para se opor a suas empresas, um programa que não é necessário, que não lhes deve ser dado”.

(*) Dom Fernando Arêas Rifan é  Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney

"Só Deus" e o dilúvio da pedra da batateira -- por Rosemberg Cariry (*)


Tido como louco, nós, jovens do Crato, o chamávamos de “Só Deus”. Nada sabíamos da sua vida, a não ser que não era da região e que uma tragédia não esclarecida o empurrara da sua terra para as lonjuras do mundo. Resolvera estacionar no Crato, no topo da ladeira de Joquinha, sob o abrigo de uma pequena latada de estacas tortas, coberta de palha de buriti. O seu único ofício era o de passar os dias esculpindo em pedras, com uma pequena faca (que logo se desgastava e era substituída). Ao seu redor, ele amontoava dezenas de pedras cheias de estranhos hieróglifos e símbolos.
O poeta Geraldo Urano dizia que o velho eremita cifrava os segredos da Civilização Atlântica. Difícil saber. Diante da nossa curiosidade juvenil, para qualquer pergunta, a sua resposta era a mesma: “Só Deus”. Daí seu nome: “Só Deus”. Achava ele que só Deus poderia resolver o grande problema que era o homem e dar solução para as infindáveis mazelas do mundo. Falava que em breve chegariam as três noites de escuridão, anunciadas por três estrondos. Ele referia-se à lenda da Pedra que represava a nascente da Batateira (a serpente de água adormecida no seio da serra do Araripe) e rolaria, fazendo com que todo o Cariri virasse um mar de águas turvas e justiceiras, afogando os maus e lavando os pecados do mundo. Dies Irae.
Nesse dilúvio, uma baleia que dorme no rio subterrâneo, que fica sob o altar da matriz do Crato, flutuará com Nossa Senhora do Belo Amor no dorso (a madona cristã aqui representa a Iara). Baixadas as águas, os índios voltariam para repovoar o paraíso. A mesma lenda foi retomada pelos romeiros do Padre Cícero. Eles acreditam que, nos fins do tempo, quando o sertão virar mar e as águas lavarem as iniquidades do mundo, os romeiros voltarão para repovoar o paraíso, representada pela Nova Jerusalém–da Segunda Aliança, selada pela hóstia que se transformou em sangue na boca da beata Maria de Araújo. Será a plenitude da Terceira Era do Espírito Santo– um tempo regido pela vida comunitária e solidariedade, pela justiça e igualdade, pela sabedoria e espiritualidade.
Voltemos a “Só Deus”, com sua barraca no topo da ladeira, onde as águas do segundo dilúvio não poderiam alcançá-lo, gravando nas pedras estranhos signos, como se ali colocasse, de forma cifrada, todos os conhecimentos da civilização passada, para que a civilização futura, pós-dilúvio da Pedra da Batateira, pudesse decifrá-las em pós-modernidades tardias.
Hoje, não preciso de muito esforço para imaginar que as três noites de escuridão já se instalaram no Brasil e os três estrondos se dão com o desfazimento moral dos três poderes republicanos, num mar de lama que toma conta da nação brasileira. Quando a lama baixar não me perguntem o que restará e o que será possível reconstruir. Talvez os signos gravados na pedra pelo velho “Só Deus” possam nos dar pistas para a reconstrução de nova civilização. No entanto, a chave desses símbolos “Só Deus” possui. E ele está morto.


(*) Rosemberg Cariry -- E-mail: ar.moura@uol.com.br

Ação da PF prende 3 e faz operação no Ministério do Turismo



Um dos presos é funcionário do Ministério do Turismo. Investigação é desdobramento de ação que levou ex-ministro Henrique Eduardo Alves à prisão.

Polícia Federal prendeu três pessoas nesta quinta-feira (26) em operação contra a lavagem de dinheiro no Rio Grande do Norte. Um dos detidos é funcionário do Ministério do Turismo. A ação, batizada de Lavat, é um desdobramento da operação Manus - investigação que levou Henrique Eduardo Alves, ex-titular da pasta, à prisão. Segundo a PF, a palavra Lavat vem do provérbio latino “Manus Manum Fricat, Et Manus Manus Lavat”, cujo significado é: "uma mão esfrega a outra; uma mão lava a outra". O provérbio também serviu como inspiração para denominar a operação Manus. Cerca de 110 policiais federais cumpriram 27 mandados judiciais, sendo 22 mandados de busca e apreensão, 3 de prisão temporária e 2 de condução coercitiva em Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, São José de Mipibu e Angicos, todas cidades potiguares.

Foram presos:

Aluísio Henrique Dutra de Almeida (assessor de Henrique Alves)
José Geraldo Moura Fonseca Júnior
Norton Domingues Masera (chefe da assessoria parlamentar do Ministério do Turismo)
Foram alvos de condução coercitiva (quando o investigado é levado até a delegacia para prestar depoimento):
Domiciniano Fernandes da Silva
Fernando Leitão de Moraes Júnior

G1 - VIA BLOG DO CRATO


Com denúncia rejeitada, governo quer aprovar reforma da Previdência ainda neste ano, diz Padilha



Câmara rejeitou nesta quarta enviar ao STF a denúncia contra Temer, Padilha e Moreira. Reforma foi enviada em 2016 e já foi aprovada por uma comissão. Falta votação no plenário.

Depois de barrar no plenário da Câmara o prosseguimento da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, o governo retomará as articulações em torno da reforma da Previdência, informou o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, que era um dos alvos da acusação da Procuradoria Geral da República (PGR). Aliado mais próximo do presidente Michel Temer, Padilha afirmou ao G1 que o objetivo do Palácio do Planalto é aprovar ainda neste ano no Congresso Nacional as mudanças nas regras previdenciárias. A reforma foi enviada pelo governo em dezembro do ano passado. As mudanças já foram aprovadas por uma comissão da Câmara, mas o plenário da Casa ainda precisa analisar as propostas. Em seguida, caberá ao Senado discutir a reforma da Previdência. "Queremos aprovar a reforma da Previdência ainda em 2017", afirmou Eliseu Padilha ao G1, logo após a Câmara rejeitar a denúncia.

Mas o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já avaliou, nesta quarta, que Temer precisa refletir e avaliar como "restabelecer" a base e conseguir aprovar os projetos de intesse.

Fonte: G1
VIA BLOG DO CRATO


Legalização da maconha registra apoio recorde nos EUA (pesquisa)


A legalização da maconha registrou um apoio recorde nos Estados Unidos, com 64% de opiniões favoráveis, segundo uma pesquisa da empresa Gallup, divulgada na quarta-feira (25).

"Este é o nível mais alto de apoio público à proposta em quase meio século de medições", disse a Gallup em um comunicado. Apenas 12% dos americanos apoiavam a legalização do consumo da maconha em 1969, quando a Gallup fez a primeira pesquisa sobre o tema. O apoio mais que dobrou dez anos depois, mas se manteve em torno de 25% nos anos 1980 e 1990. Em 2001, um terço dos americanos se declaravam a favor de legalizar a maconha, e o apoio foi aumentando desde então. Em 2013, a iniciativa já contava com o respaldo da maioria dos americanos, indicou a Gallup, que lembrou que em 2016 a proposta recebeu 60% de adesões em todas as faixas etárias.

Historicamente, a legalização do consumo da maconha teve maior apoio entre os seguidores do Partido Democrata e os independentes, mas neste ano, pela primeira vez, a maioria dos eleitores do Partido Republicano se declarou a favor. Embora o consumo de maconha com fins recreativos seja ilegal no país em nível federal, oito estados e o distrito capital o autorizam: Colorado e Washington, desde 2012; Alasca, Oregon e Washington DC, desde 2014; Califórnia, Maine, Massachusetts e Nevada, desde 2016. Um de cada cinco americanos mora atualmente em um estado onde pode consumir cannabis legalmente, ressaltou a Gallup. "O Departamento de Justiça sob a atual administração republicana foi percebido como hostil à legalização em nível estatal. Mas o procurador-geral, Jeff Sessions, poderia estar fora de sintonia com seu próprio partido se as tendências atuais se mantiverem", alertou a Gallup. A pesquisa foi realizada mediante entrevistas telefônicas entre 5 e 11 de outubro, com 1.028 adultos maiores de 18 anos residentes em todo o país.

AFP - Yahoo Notícias
VIA BLOG DO CRATO




PSDB de Tasso vota contra Temer e derrota grupo de Aécio



Quase três meses depois, a bancada do PSDB na Câmara Federal inverteu a votação no processo de denúncias contra o presidente Michel Temer. No início de agosto último, os tucanos haviam votado a favor do presidente, por 22 votos a 21. Na noite desta quinta-feira (25), a bancada votou pelo encaminhamento das denúncias de obstrução de Justiça e formação de quadrilha ao Supremo Tribunal Federal (STF), por 23 votos a 20. Para os tucanos, a inversão está diretamente relacionada à disputa entre os grupos dos senadores Tasso Jereissati (CE) e Aécio Neves (MG). Presidente em exercício do PSDB, Tasso é a favor da apuração das denúncias pelo STF. Já o grupo do senador mineiro votou pelo arquivamento. Uma situação inusitada foi a do deputado federal Raimundo Gomes de Matos, que na primeira votação “sumiu” do plenário, momentos antes da votação. Nesta noite, o parlamentar cearense voltou a deixar o plenário, mas retornou para votar a favor de Temer.

DETALHE – O resultado final da votação na Câmara dos Deputados negou o prosseguimento da segunda denúncia contra Temer, com 251 votos favoráveis ao presidente e 233 contrários.

Eliomar de Lima
VIA BLOG DO CRATO


Ceará ultrapassa médias do Nordeste e do Brasil em Leitura, Escrita e Matemática



O governador Camilo Santana e o secretário da Educação Idilvan Alencar participaram da divulgação dos dados, nesta quarta-feira (25), em Brasília, pelo Ministério da Educação

O Ceará superou a média brasileira em Leitura, Escrita e Matemática das crianças que estavam matriculadas no 3º ano do ensino fundamental da rede pública. Além disso, o Estado obteve os melhores resultados do Nordeste. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (25), com base nos resultados finais da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) 2016.

Na escala de Escrita, o Ceará tem 70,7% das crianças no nível suficiente. Em 2014, esse número era de 61%. No Nordeste, o Estado ocupa o primeiro lugar. Em segundo, está o Rio Grande do Norte (59,16%) e, em terceiro, Pernambuco (48,19%). Conforme a avaliação realizada em 2016, a Região ficou com 49,1% e o Brasil, 66,15%. Em relação às competências de Leitura, por exemplo, 54,76% dos alunos cearenses estão em condições consideradas adequadas. O Nordeste alcançou 30,85% e o Brasil 45,27%.

O governador Camilo Santana e o secretário da Educação, Idilvan Alencar, acompanharam a divulgação, em Brasília. “O Ceará está acima da média brasileira. Isso é resultado do esforço de municípios, diretores, professores e alunos; de uma pactuação que foi construída no Ceará e que está trazendo resultados importantes”, comemorou o governador. E continuou: “É um orgulho para nós, cearenses, mas é claro que vamos avançar cada vez mais”.

Fonte: Governo do Estado do Ceará
VIA BLOG DO CRATO


SENAI Ceará está com matrículas abertas para cursos técnicos na capital e interior



O SENAI Ceará está com matrículas abertas para cursos técnicos em Fortaleza (Jacarecanga e Barra do Ceará), Horizonte, Maracanaú(Região Metropolitana) e Juazeiro do Norte. As áreas das qualificações são em administração, calçados, edificações, eletrotécnica, manutenção automotiva, mecânica mecatrônica, qualidade, rede de computadores, segurança do trabalho, entre outras. E o melhor: sem seleção ou prova. Estão sendo oferecidas mais de 200 vagas em 14 turmas. As aulas iniciam-se em outubro e novembro. Os interessados podem obter informações acessando AQUI o site do SENAI ou ligando para Central de Relacionamento do Sistema FIEC: 4009-6300.

Gerência de Comunicações - Sistema FIEC
VIA BLOG DO CRATO


Receita vai enviar cartas para 7.391 cearenses


Fortaleza/Brasília. A Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) enviará cartas a cerca de 340 mil contribuintes no Brasil que estão com indício de inconsistências na Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) exercício 2017, ano-calendário 2016. No Ceará, 7.391 contribuintes irão receber os documentos. Segundo a Receita, as inconsistências podem levar a atuações futuras. O envio das cartas começou esta semana e vai até o fim deste mês. "O Projeto Cartas 2017 é uma iniciativa da Receita Federal destinado a estimular os contribuintes a verificarem o processamento de suas DIRPF e providenciarem correção, caso constatem erro nas informações declaradas ao Fisco", explicou em nota a Receita Federal. O órgão esclarece que as cartas somente são enviadas aos contribuintes que podem se autorregularizar, isto é, contribuintes não intimados nem notificados. Não é necessário comparecer à Receita Federal.

Motivos

Por cruzamento de dados de diferentes fontes relacionadas a um mesmo CPF, a Receita Federal encontrou as inconsistências nas declarações relacionadas, principalmente, a rendimentos e despesas relacionadas a cartórios, instituições financeira, previdência privada, plano de saúde e educação. Outro motivo pelo qual o contribuinte pode receber a carta é por ter enviado alguma informação equivocada à Receita no ato da declaração.

Consulta

Para saber a situação da declaração apresentada ao Fisco, basta o contribuinte consultar as informações disponíveis no site da Receita Federal (idg.Receita.Fazenda.Gov.Br), serviço Extrato da DIRPF, utilizando código de acesso ou certificado digital. A Declaração retida em alguma malha da RFB apresenta sempre a mensagem pendência. Junto com a pendência, são fornecidas orientações de como proceder no caso de erro na Declaração apresentada. De acordo com o órgão, a carta enviada não possui dados pessoais do contribuintes. O motivo do recebimento da carta só será esclarecido com o acesso ao site da Receita Federal.

Acompanhamento

A sugestão para quem retificar a Declaração apresentada é acompanhar o seu processamento por meio do serviço disponível na internet: Extrato da DIRPF. Esta é a maneira mais rápida de saber o que ocorreu no processamento da Declaração e se há pendências que podem ser resolvidas pelo próprio contribuinte.

Intimação

A Receita Federal adverte que, caso o contribuinte não aproveite a oportunidade de se autorregularizar, poderá ser intimado formalmente para comprovação das divergências. Após receber intimação para a comprovação das divergências, não será mais possível fazer qualquer correção na Declaração e qualquer exigência de imposto pelo Fisco será acrescido de multa de ofício de, no mínimo, 75% do imposto que não foi pago pelo contribuinte, ou ainda que foi pago em valor menor do que o devido.

VIA BLOG DO CRATO


Bolsa sobe 0,4%; Dólar cai 0,2%



A Bolsa brasileira conseguiu se afastar do movimento de baixa dos mercados acionários dos Estados Unidos e da Europa e fechou em alta ontem (25), em dia de decisão da taxa básica de juros e votação, na Câmara dos Deputados, da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer. O Ibovespa, que reúne as ações mais negociadas, fechou em alta de 0,42%, para 76.671 pontos. O volume financeiro foi de R$ 8,7 bilhões, em linha com a média diária do ano (R$ 8,47 bilhões). O dólar comercial fechou estável em R$ 3,247. O dólar à vista recuou 0,24%, para R$ 3,246. As principais Bolsas mundiais fecharam em baixa nesta quarta.

O índice Dow Jones recuou 0,48%. O S&P 500 teve queda de 0,47%, e o índice Nasdaq caiu 0,52%. Na Europa, a Bolsa de Londres caiu 1,05%, a de Paris recuou 0,37% e a de Frankfurt se desvalorizou 0,46%. Em Milão, a Bolsa recuou 0,81%, em Madri, caiu 0,51%, e em Lisboa, o mercado se desvalorizou 0,67%. Apesar do cenário ruim no exterior, a Bolsa brasileira conseguiu terminar a sessão no azul. Os investidores aguardavam o resultado da votação da segunda denúncia contra Temer na Câmara dos Deputados.

Das 59 ações do Ibovespa, 34 subiram e 25 caíram. A maior alta foi registrada pelas ações ordinárias da Eletrobras, que subiram 3,45%. As ações da JBS tiveram alta de 3,23%, enquanto a Natura se valorizou 3,16%. A ajuda com o impulso das ações da Petrobras, que subiram apesar da queda dos preços do petróleo nos Estados Unidos. O Brent subiu após a Arábia Saudita, principal exportadora de petróleo, reiterar sua determinação para acabar com um excedente de oferta que já dura três anos.

Última Hora
VIA BLOG DO CRATO


Governo do Crato promove aula inaugural do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde


Disponibilizar mais conhecimentos acerca da promoção e prevenção da saúde com competência, postura, ética profissional e pessoal, é o objetivo do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, ofertado pela Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Governo do Estado, junto a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP).

O curso, que teve sua aula inaugural realizada ontem 25, no auditório da Escola Profissionalizante Violeta Arraes, terá a participação de 171 agentes comunitários de saúde. O Crato, será o primeiro município da Região do Cariri a realizar o curso, que faz parte da Política Nacional de Educação Permanente e do Programa de Formação de Trabalhadores de Nível Médio (PROFAPS), do Ministério da Saúde.

O gestor da saúde do Crato, André Barreto, cumprimentou a todos, agradeceu a confiança dos profissionais, e ressaltou que o curso é de suma importância para a habilitação e crescimento dos profissionais; “Com a realização desse curso, nós teremos uma educação em saúde forte, de qualidade, e nossos agentes mais competências técnicas”.

“A lógica do curso é a integração entre os profissionais da saúde”, destacou o responsável pela Diretoria da Educação Profissional em Saúde, Caio Garcia. Segundo ele, o curso técnico em agente comunitário de saúde evidencia o trabalho em equipe, construindo ações que garantam um impacto positivo na atenção à saúde do usuário.

Na ocasião, foi realizada a entrega simbólica dos novos kits dos agentes comunitários de saúde, sendo este composto por uma mochila, camisa e calça. O curso terá início dia 23 de novembro, com aulas quinzenais nas quintas e sextas-feiras. Ao todo serão sete turmas que terão de 25 a 30 alunos.

Para a ACS Sara Polyanna Romão, receber o material e dar início a um curso que segundo ela, era desejado pela categoria, é mais do que um presente, é um sonho realizado. “Os ACS do Crato nunca participaram de uma formação tão completa como essa, rica em conhecimento e que vai ajudar no desenvolvimento do nosso trabalho”, disse.

A solenidade de abertura da aula inaugural contou também com a apresentação artística do grupo dos Irmãos Aniceto, animando os participantes do curso, e com uma palestra ministrada pela Professora doutora Maria do Socorro Vieira, da Universidade Regional do Cariri (URCA), que tratou sobre o surgimento da profissão das ACS no Ceará.

Também presentes na ocasião, a Secretária Adjunta da Saúde do Crato, Milenna Brasil; a Assessora Técnica da 20ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES); Marina Feitosa; a Coordenadora Técnica da Escola de Saúde Pública, Maria Janaína Norões; a Supervisora da Escola Pública de Saúde, Ana Xenofonte e o Secretário Adjunto do Gabinete, Felipe Correia.

PMC
VIA BLOG DO CRATO
  


Agentes de endemias do Crato recebem kit com novo material de trabalho



Em alusão ao Dia do Servidor, celebrado no dia 28 de outubro, o Governo do Crato, através da Secretaria de Saúde (SMS), realizou na manhã de ontem, quarta-feira, 25, no auditório do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), palestra com técnicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), onde falaram sobre riscos ambientais e a importância do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI). O público alvo foram os agentes de endemias.

Na ocasião, foi feita a entrega dos kits com o novo material de trabalho para a categoria, contendo camisa, blusa, calça, sapato, meia, boné, cinto e bolsa.

O titular da SMS, André Barreto, ressaltou a importância do trabalho realizado pelos agentes de saúde, e disse também que este é um serviço permanente de atenção à população. “Estou muito feliz em entregar esse material aos agentes de endemias, uma categoria que desenvolve um trabalho de grande relevância para a nossa cidade. Eu conto com o apoio de todos para que a saúde nossa cidade melhore cada vez mais”, frisou.

Também estavam presentes a Secretária Adjunta da Saúde, Milenna Brasil; a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio; e a Coordenadora do setor de RH da Secretaria de Saúde do Crato, Iracema Mariano.

PMC
VIA BLOG DO CRATO