25 outubro 2017

O anjo de mármore - Por: Emerson Monteiro

Esta história a ouvi de meu pai. Dá conta de familiar nosso, João Augusto Bezerra, médico em Crato nos princípios do século passado, que aqui desenvolveria a clínica geral. Casado com Maria Prisce Augusta Bezerra, tiveram um filho, Aloysio, que, criança de quatro anos, seria acometida por doença rara, vindo a falecer a 11 de novembro de 1911. Os pais, perdidamente lacerados com a triste perda, nem quiseram permanecer no Cariri e buscarem outro destino. Contudo, no auge do sofrimento, antes de partir providenciariam, ao filho desaparecido, a lembrança de bem cuidado mausoléu encimado por pequena estátua de um anjo de mármore branco, peça bem trabalhada, de exímio artista, que deixaram a constituir decoração na sepultura do filho amado.

Adiante, isto décadas passadas, comerciante vinculado a famílias cratenses, que vivia na Capital paulista, negociante de objetos artísticos, imagens de santos e relíquias sacras das igrejas, soube da existência da raridade estética do anjo e tratou de revertê-la ao comércio dos colecionadores.

Contou meu pai que desde o momento em que o anjinho de mármore pousou no estoque do santeiro que desandaram os acontecimentos no meio das raridades sacras; não só na vida pessoal dos proprietários, quanto na suas vidas profissionais, nada dando certo no empreendimento do dito homem. Aos primórdios, nem de longe desconfiou das causas daquilo tudo. No entanto, lá numa noite, em sonho, lhe seria determinado que devolvesse a escultura, repondo-a na real localização, o que logo tratou de fazer sem maiores adiamentos.

Durante algum tempo, o monumento permaneceu encostado perto do altar da capela do cemitério, onde avistei em várias ocasiões. Quase esquecido desse assunto, recente avistei o anjo já na composição de um dos mausoléus do Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, em Crato. E juntamente com meu amigo Huberto Tavares (Bebeto), a quem narrei os acontecidos, graças ao anjinho de mármore, visível sem esforço, identificamos o túmulo de Aloysio. Está logo na entrada à esquerda de quem chega, posto no alto da construção, ainda com uma das asas danificadas, talvez cicatriz da viagem distante a que teve de se submeter às terras do Sudeste, na tal jornada clandestina, mas que ao término bem sucedida.

O artigo do Prof. Armando Rafael sobre a "ideologia de gênero" está "bombando" nas redes sociais...


O artigo recém-publicado aqui no Blog do Crato, de autoria do Prof. Armando Rafael está servindo de combustível para as acirradas opiniões e debates sobre a polêmica ideologia de gênero. Basta dizer que na página do Blog do Crato no Facebook, o referido artigo já ultrapassou 15 mil visualizações, e lá, eu aproveitei para adicionar também uma foto do Armando, que a essa altura, deve estar sendo parabenizado ( Ou odiado ) aí pelas ruas do Crato. Rsrs

Mas o que importa mesmo é a discussão do tema. Um tema esdrúxulo, uma coisa sem nexo que querem empurrar goela abaixo dos Cratenses, uma coisa que inclusive é rejeitada pelo Estado e pelo Governo Federal. Ao meu ver, o artigo do Armando ficou excelente. Em linguagem simples, direta, do tipo que o povo entende e gosta de ler. Jogo rápido, sem arrodeios poéticos nem leriados. Acho que exatamente pela linguagem atual, que muito se adapta às redes sociais, aliado ao tema polêmico, está causando esse enorme impacto. Aliás, devo dizer que os comentários são os melhores possíveis, de solidariedade.

Parabéns, Armando Rafael. Com sua arma poderosa, com apenas uma bala na agulha, você acertou e derrubou uma fileira inteira. E as visualizações continuam.

Visitem a página do Blog do Crato no Facebook:


Por: Dihelson Mendonça


O interesse do brasileiro pela Monarquia

Segundo o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, em cada brasileiro (a) existe um monarquista adormecido. “Não há um brasileiro que não considere Dom Pedro II o melhor chefe de Estado que nós tivemos. Você não encontra um brasileiro que diga de boca cheia que a República deu certo. A índole do povo brasileiro é monárquica, porque a ordem natural das coisas é monárquica”.
Dom Bertrand tem razão. É por isso que o feriado da “proclamação” da república (proclamação que nunca houve, pois Deodoro gritou foi: “Viva o Imperador”) nunca foi comemorado. Por uma razão simples: O Brasil deu certo na Monarquia. Não deu certo na República. Ademais, as crianças nascem monarquistas porque a primeira influência que recebem é dos pais. Depois vão sendo corrompidas pelas escolas (está aí a “Ideologia de gênero” para provar) pelos meios de comunicação, pela decadência moral da sociedade, pelo falso ideologismo e ficam republicanas. Mas o interessante é que hoje no Brasil de 2017, o sonho monárquico está muito mais vivo do que estava em 1993, quando houve o plebiscito. Em toda parte do Brasil, de norte a sul, o sentimento monárquico está renascendo na juventude.
Aliás, o interesse pela monarquia aumenta em escala mundial. Quando o Príncipe de Gales, herdeiro da Coroa Britânica, casou-se com Lady Diana Spencer, em julho de 1981, 750 milhões de pessoas, nos cinco continentes, acompanharam atentamente a cerimônia, pela televisão. Quase um quinto da população da terra!
No Brasil, a cerimônia foi transmitida ao vivo pela televisão, às 7h da manhã. Tantas foram as pessoas que, desde os dias anteriores, solicitaram ao serviço de despertar da Companhia Telefônica de São Paulo que as acordasse na hora da transmissão, que esse serviço – pela primeira e única vez desde que foi instituído – não conseguiu atender a todos pontualmente.
Já às 5h30 da manhã, a TELESP começou a telefonar para muitos lares, desculpando-se por estar telefonando tão cedo. Mas, se não começasse a chamar muito cedo, não conseguiria acordar a todos...

Trinta anos mais tarde, em abril de 2011, quando o primogênito do casal, o Príncipe William, Duque de Cambridge, desposou a jovem Catherine Middleton, as projeções indicaram que um total de dois bilhões de pessoas – um terço da população mundial! – acompanhou a cerimônia, ao vivo, pela televisão. No Brasil, as pessoas acordaram antes do sol nascer para assistir ao início da cobertura, com o Ibope registrando um aumento de 48% na audiência da TV aberta entre as 6 e às 9h da manhã naquele dia.
Príncipe William, Duque de Cambridge, no dia do casamento com Catherine Middleton
As ruas de Londres nunca estiveram tão cheias pelo povo  como no dia do casamento do
Príncipe William com Catherine Middleton

Esses fatos são bem significativos para demonstrar o quanto, até hoje, tudo o que diz respeito à Monarquia desperta interesse em larguíssimas faixas da opinião pública. Tal não ocorre apenas nos países que conservam essa forma de governo; mas também em países que há muito a aboliram – é bem esse o caso do Brasil –, e até mesmo em países que sempre foram Repúblicas.

- Estas observações são baseadas em trecho do livro “Parlamentarismo, sim! Mas à brasileira, com Monarca e Poder Moderador eficaz e paternal”, do Prof. Armando Alexandre dos Santos.
Postado por Armando Lopes Rafael

Governo quer retomar negociações da Previdência após votação de denúncia



O governo pretende retomar as negociações para a realização da reforma da Previdência ainda nesta semana, após o desfecho da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, que deve ser votada na Câmara nesta quarta (25).

A afirmação é do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, que compareceu nesta terça-feira (24) ao jantar oferecido pelo vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho (PMDB-MG), a deputados governistas, ministros e ao próprio Temer. "Tem que se fazer a reforma ideal. A ideal não sendo possível, tem que se fazer a possível", afirmou Padilha na saída da residência na Asa Sul de Brasília. Segundo o ministro, fazer a reforma "não interessa ao governo", mas sim ao país. "Já temos [o governo] o ano de 2018 com relativa tranquilidade. O Brasil não pode entrar 2019 sem uma reforma", disse. Apesar disso, mesmo lideranças governistas afirmam que será difícil para o governo aprovar qualquer coisa de reforma que não a idade mínima. Parlamentares ouvidos pela Folha avaliam que o custo político e o impacto eleitoral a menos de um ano do pleito de 2018 já é muito alto, e que o governo deve ter dificuldade para angariar 308 votos para passar uma emenda à Constituição.

A Câmara decidirá nesta quarta se dá prosseguimento ou não à denúncia que acusa o presidente de obstrução de Justiça e organização criminosa. É a segunda peça apresentada contra o peemedebista pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Padilha, que também é alvo da denúncia, afirmou que a expectativa do governo é de conseguir entre 260 e 270 votos para que o caso não vá adiante. Na primeira votação, Temer angariou o apoio de 263 deputados, contra 227 favoráveis. Tanto governistas como oposicionistas projetam uma vitória do peemedebista. Por isso, a oposição diz que tentará adiar a deliberação não dando quorum para a sessão. São necessários 342 deputados registrados em plenário para que a matéria possa ser votada, de acordo com o rito definido pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O jantar

Conhecido na capital pelos jantares com comida mineira e muita bebida que oferece a parlamentares com regularidade, é a segunda vez que o deputado Fábio Ramalho oferece um rega-bofe às vésperas da votação da denúncia. Nesta terça, o presidente Michel Temer chegou à casa de Ramalho por volta das 22h45, duas horas depois do início do jantar, esperando conseguir uma quantidade considerável de parlamentares na residência antes de sair do Planalto. Veio acompanhado de Padilha. Outros ministros, como Torquato Jardim (Justiça) e Helder Barbalho (Integração Nacional), chegaram antes do presidente. Lá, Temer encontrou figuras como o deputados Wladimir Costa (SD-PA), que ganhou notoriedade na primeira votação por ter tatuado o nome do presidente no braço (com henna). Além dele, outros deputados do baixo clero e da tropa de choque do presidente, como Carlos Marun (PMDB-RS), e Hildo Rocha (PMDB-MA), participaram da festa cujo cardápio incluiu costelinha, feijão tropeiro, linguiça, torresmo, galinhada e leitoa à pururuca. Para beber, cachaça mineira, vinho e uísque. O oposicionista Zeca Dirceu (PT-PR) também entrou no hall do elevador que dá na casa do vice da Câmara, mas logo desfez a confusão: mora no mesmo prédio que Ramalho. Mesmo com a sessão de votação marcada para as 9h de quarta, até as 23h40 o jantar seguia com alto quorum de parlamentares e seguiu madrugada adentro. O presidente deixou o apartamento por volta da meia-noite. Segundo presentes, Temer discursou por cerca de dez minutos e fez referências veladas ao ex-procurador-geral Rodrigo Janot, afirmando que a denúncia era fruto de uma conspiração contra si.

Última Hora
VIA BLOG DO CRATO



Polícia divulga retrato falado de homem que ejaculou em mulher dentro de ônibus


A Polícia Civil do Estado do Ceará segue à procura do homem acusado de ejacular em uma mulher dentro de um ônibus da linha Parangaba/Papicu, no último dia 6 de outubro, em Fortaleza. Buscando o auxílio da população nas investigações, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que é responsável pelo caso, divulgou nesta quarta-feira (25) o retrato falado do suspeito, que conseguiu fugir após cometer o abuso. 

A imagem, produzida pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), foi feita com base no relato da vítima, que só se deu conta do abuso quando foi alarmada por outras passageiras. Na ocasião, os passageiros reagiram e tentaram capturar o homem, mas ele escapou. Além do depoimento da mulher violentada, a Pefoce também está analisando o vestido que ela usava durante a ação criminosa, com objetivo de colher o material genético do criminoso.

"Um inquérito policial foi instaurdo na unidade policial por possível prática prevista no artigo 215 do Código Penal (ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com alguém, mediante fraude ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vítima)", informou a delegada Érika Moura, titular da DDM de Fortaleza. A pena para o crime é de dois a seis anos de reclusão.

Como denunciar

Caso alguém reconheça o rosto retratado, a Polícia Civil pede para que informações sejam repassadas diretamente pelo telefone da DDM de Fortaleza, pelo número (85) 3101.2495, ou pelo 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Conforme as autoridades, o sigilo é garantido.

Portal Verdes Mares
VIA BLOG DO CRATO


Temer deve receber alta ainda nesta quarta, diz Planalto


O presidente Michel Temer, internado no Hospital do Exécito de Brasília nesta quarta-feira (25), receberá alta ainda hoje.

Em nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Temer foi submetido a uma sondagem por vesical de alívio e seus estado de saúde é estável.

Confira nota:

Na tarde de hoje, o Presidente da República foi submetido a uma sondagem vesical de alívio por vídeo. O Presidente está em repouso, passa bem e deverá ter alta ainda hoje. O Presidente Michel Temer teve um desconforto no fim da manhã e foi consultado no próprio departamento médico do Palácio do Planalto. O médico de plantão constatou uma obstrução urológica e recomendou que fosse avaliado no Hospital do Exército. Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República.

Agência Brasil
VIA BLOG DO CRATO


Polícia desarticula bando que pretendia executar chacina em Milagres-CE


Segundo informações do repórter Marcos Carvalho, advindas do Tenente George Freitas:





"Informo que os 7 indivíduos presos (6 homens e 1 mulher) estavam arquitetando uma chacina em Milagres motivada por disputa de território (tráfico). Eis os integrantes da quadrilha: Carlos, Herles, Kaio, João Paulo, todos do Juazeiro; Cícero (v. "Chiquita"), de Mauriti; Jaqueline ("Kelinha") e Anderson, ambos de Milagres. O sistema continua bruto e pesado!"

Tenente Georges Freitas
Marcos Carvalho
VIA BLOG DO CRATO


Temer usa a mesma tática do Lula - "Denúncia contra Temer não apresenta provas das acusações"


Esse é esperto !

Câmara vota 2ª denúncia contra o presidente Michel Temer

O deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), relator da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, apresentou nesta quarta (25) seu parecer no plenário da Câmara. Andrada votou pela inadmissibilidade da acusação feita pela PGR (Procuradoria-Geral da República) contra Temer e os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco. As informações são da Agência Brasil.

Temer é acusado pelos crimes de obstrução da Justiça e liderança de organização criminosa. Contra Padilha e Franco é imputada a acusação de integrar a organização liderada por Temer e outros parlamentares do PMDB. O relator voltou a contestar o conceito de organização criminosa elaborado pela Procuradoria. Andrada resumiu os argumentos apresentados na peça acusatória, “A organização criminosa proposta pela PGR como objeto de denúncia não tem nenhum fundamento, são apenas afirmações de quem está na oposição e a PGR não tem que fazer oposição”, declarou Andrada. O deputado criticou os fatos apontados pela acusação como prova. Para Andrada, a denúncia não apresenta nenhum documento ou fato que comprove as acusações relatadas e se baseia somente em delações que já foram contestadas e que não provam a ocorrência das condutas graves imputadas no processo. “Essa tese se refere aos casos de Joesley [Batista], acrescidos de [Lúcio] Funaro, essa questão já foi debatida na primeira denúncia; não tem muita significação jurídica. (


) A delação só tem vigor e validade quando se vincula a fatos concretos que trazem consigo o fato criminoso. Delação sozinha, isolada não tem nenhum valor jurídico. Conclui-se que todos os itens da denúncia da PGR contra presidente Temer e seus ministros são itens sem base jurídica”, argumentou Andrada. O relator afirmou que a denúncia é “mentirosa, vazia, falsa” e que fere a credibilidade do Ministério Público Federal. Andrada disse ainda que o documento elaborado pelo ex-procurador geral da República, Rodrigo Janot, deixa explícito o interesse político em derrubar o presidente Michel Temer. Bonifácio conclamou o plenário a não autorizar o prosseguimento da denúncia perante à Justiça. “De fato, nos deixa demonstrar que a PGR está agindo politicamente contra o presidente, tentando enfraquecê-lo e afastá-lo do poder. (


.) Essa rejeição à denúncia será a demonstração inequívoca de que a Câmara dos Deputados estará cumprindo seus deveres”, disse. A leitura do parecer começou pouco depois da abertura da ordem do dia pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Em seguida, se manifestam os advogados de defesa dos acusados.

Fonte: Yahoo Notícias - SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) 
VIA BLOG DO CRATO




Aeroporto Regional do Cariri poderá ser privatizado ainda no governo Temer



Saiu no Diário Oficial da União decreto do presidente Michel Temer incluindo o Aeroporto Regional de Juazeiro do Norte (Região do Cariri) no Programa Nacional de Desestatização (PND). Com isso, o terminal, hoje gerido pela Infraero, entra no rol dos que terão concessão oferecida ao setor privado. Além do aeroporto caririense, a portaria traz mais 12 terminais aeroportuários. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de acordo com a portaria, será responsável pelo acompanhamento dos leilões. Os aeroportos poderão ser concedidos individualmente ou em blocos. Caberá à Infraero encaminhar todas as informações técnicas a respeito desses aeroportos para o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e à Anac, que conduzirão estudos e subsídios para a modelagem da desestatização.

Lista dos Aeroportos para Concessão:

Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, de Vitória (ES)
Aeroporto Gilberto Freire, do Recife (PE)
Aeroporto Marechal Rondon, de Várzea Grande (MT)
Aeroporto de Macaé, no Rio de Janeiro
Aeroporto Presidente Castro Pinto, de Bayeux, na Paraíba
Aeroporto Santa Maria, em Aracaju (SE)
Aeroporto Presidente João Suasuna, de Campina Grande (PB)
Aeroporto Zumbi dos Palmares, de Maceió (AL)
Aeroporto Maestro Marinho Franco, de Rondonópolis (MT)
Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, de Sinop (MT)
Aeroporto Piloto Oswaldo Marques Dias, de Alta Floresta  (MT)
Aeroporto Barra das Garças, de Barra das Garças (MT)

(Foto – Divulgação)
Fonte: Eliomar de Lima
VIA BLOG DO CRATO


Meteorologista afirma que seca acabou e 2018 tará inverno regular ou acima da média



O meteorologista Gilmar Bistrot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), anunciou que, segundo sua análise, o ciclo de seis anos de seca no Nordeste chegou ao fim e deverá haver inverno com chuvas regulares ou acima da média em 2018. Ainda segundo Bistrot, 2018 deverá abrir uma sequência de nove anos com baixa possibilidade de secas repetidas, fenômeno que não deve se repetir na próxima década.

Fonte: Ceará News
VIA BLOG DO CRATO


Ativista utiliza o rádio para disseminar informações sobre a Aids, em Juazeiro



Na praça Padre Cícero, no centro de Juazeiro do Norte, Ceará, uma mulher se prostra embaixo de uma árvore. Acima dela, um cartaz preso ao tronco escrito em letras garrafais: “Eu sou HIV positivo! Toque em mim!”. 

Silene Santos decidiu que assumiria sua sorologia assim que recebeu o laudo médico. “Quando vi o resultado reagente sabia que seria ativista. Sabia que era só o começo.”
Nem se quisesse poderia esconder. Silene trabalhava com o povo. Locutora de rádio, ainda é conhecida em toda a cidade. Em 2010, quando o exame confirmou a infecção que mudaria o resto de sua vida, a cidade inteira já sabia. A dona da voz popular estava internada há 17 dias com uma “doença desconhecida”. Só se sabia que ela vomitava muito, febre alta, uma gripe a cada mês, infecções urinárias, o cabelo caía e perdia peso dia após dia. Suspeitaram de tudo. De virose à leucemia. Com tantos exames negativos, restava uma única opção. Um médico de Recife foi atendê-la e pediu o exame de HIV. No outro dia Silene já estava no Serviço de Assistência Especializada (SAE) para começar o tratamento contra aids.

A fama que hoje é usada por Silene para conscientizar e falar sobre prevenção para toda a sua região é a mesma que, segundo ela, lhe deu tantas oportunidades de “levar uma vida com muita irresponsabilidade”. “Eu fui muito irresponsável. Quando falo ainda me arrepio, porque eu tive chance de fazer a coisa certa, saía pra curtir e era a primeira a não usar camisinha. Serviu de lição. Mas se pudesse voltar, faria tudo diferente”.

A voz que chega pelo rádio a toda a região de Juazeiro do Norte é firme e convicta. Não apenas enquanto trabalha, mas, também, nas horas triviais do dia. Não é para menos, e Silene sabe bem o motivo. “É preciso ter força e coragem pra mostrar a cara assim como fiz, principalmente no interior do nordeste, onde tem muitas pessoas tradicionais e religiosas.”

A ativista tinha apenas dois medos. A reação da mãe e a reação do filho. “Eu já estava com laudo, quando meu filho foi me visitar e disse ‘você é minha mãe do mesmo jeito, vou te ajudar”. Matheus chegou a levar os amigos para participar de algumas campanhas. A mãe de Silene, Dona Elizabeth, de 73 anos de idade, surprendeu ela e disse “você é minha filha do mesmo jeito”.

Silene adotou a postura de contar a todos que conhece, ainda que pelas redes sociais. “Infelizmente as pessoas têm medo de mostrar a cara. Mudar o status no facebook para relacionamento sério comigo é também se expor, mas conto sobre o HIV pra qualquer pessoa com quem me relaciono, mesmo que seja virtual... já peço pra entrar no meu facebook e ver as postagens que faço sobre HIV.” Esse é mais um dos momentos em que Silene lida diretamente com o preconceito. “Algumas pessoas depois de saberem que tenho HIV dizem, ‘ te admiro, mas vamos deixar como está’ e o relacionamento nem começa, mas isso não é mais problema pra mim. Os amores da minha vida já me aceitaram. Minha mãe e meu filho.”

Quando bate a melancolia Silene se sacode. Levanta. Coloca música. Liga pra alguém.
É por isso  que se sente grata aos tantos amigos que tem. Um deles, em especial, fez Silene voltar ao mercado de trabalho depois que foi demitida pelo preconceito. “As pessoas têm medo de terem algum tipo de problema por manterem alguém com HIV trabalhando na empresa”, diz ela enquanto busca encontrar justificativas.

Cieldo Silva é o nome do amigo que montou um portal de notícias para que Silene pudesse trabalhar novamente. O estúdio de rádio fica na casa dele. E o resultado extrapolou as fronteiras de Juazeiro do Norte. Hoje, a voz de Silene chega, não apenas ao povo do Ceará, mas para pessoas do mundo inteiro, através da internet. O portal Colina Web Rádio já tem 3 anos de idade.

Além disso, ela alterna as poucas horas livres entre atividades da Pastoral da Aids, da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP+Brasil), nos trabalhos da Movimento Nacional Rede Cidadãs Posithivas, ou simplesmente em rodas de conversas que ela organiza para falar sobre prevenção. “Fazer parte de tudo isso me transformou como mãe, filha e como mulher. O HIV é um companheiro, mesmo eu tendo carga indetectável. Hoje, me olho com mais amor.”

Silene encontrou, na dor, motivo para mudar de vida. “Minha bandeira é essa. É possível viver com HIV, mas não é fácil. Principalmente pelo preconceito que precisamos enfrentar.” É por isso que a radialista fala tanto sobre prevenção. “Pra não acontecer com eles o que aconteceu comigo. Muita gente na minha região correu pra laboratório pra fazer o teste depois que me conheceu.” Só em Juazeiro do Norte são de 4 a 5 casos diagnosticados por semana.

Por isso, Silene sabe que, quando se coloca embaixo de uma árvore em pleno centro da cidade, cada pessoa que decide não tocá-la mostra que a luta está apenas no início. “Eu tenho 7 anos de HIV, 7 anos de vida nova.” E Silene sabe que sua voz precisa chegar a mais lugares. Está apenas começando.

Fonte: agenciaaisd.com.br
VIA BLOG DO CRATO


CRATO é vergonha nacional. Time perde por 10 a 0 para o União, pela série C do Campeonato Cearense e é notícia no site G1




No CE, jogo acaba mais cedo em "comum acordo" após 10 a 0 e causa polêmica: "A regra não permite" União e Crato se enfrentaram no sábado (21), em Juazeiro do Norte, pela Série C do Campeonato Cearense. Partida tem sido motivo de controvérsia entre times e arbitragem.

SÚMULA:
Informo que o jogo foi encerrado aos 40 minutos do segundo tempo, em comum acordo com os capitães de ambas as partes” - súmula de Crato x União, pela Série C do Cearense

Na Série C do Campeonato Cearense, o jogo entre Crato e União terminou de forma inusitada. Com o placar de 10 a 0, o capitão da equipe mandante, em comum acordo com o do time adversário, dirigiu-se ao árbitro e pediu o fim da partida. O jogo, no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, foi válido pela 5ª rodada do Grupo A2. O árbitro Renato Pinheiro, da Federação Cearense de Futebol (FCF), teria acatado o pedido e, assim, finalizou o jogo aos 40 minutos do 2º tempo. O feito foi registrado em súmula.

"Informo também que o capitão da equipe do Crato veio falar comigo junto com o capitão do União solicitando que encerrasse o jogo, pois sua equipe já estava perdendo por 10 a 0"
Com apenas 11 jogadores relacionados e atuando, o Crato não tinha banco de reservas. Aos 35 da etapa final, a equipe caririense já perdia por 10 a 0. Com um expulso, outro contundido e com grande desvantagem no placar, o zagueiro Neném teria pedido para encerrar a partida, segundo a súmula disponível no site da FCF.

+ Com cinco atletas e carro empenhado, Crato estreia com W.O. na Série B

- Chamei o árbitro aqui na Federação para ele relatar o que houve. Na súmula, não está muito claro. Uma equipe se recusou a continuar jogando, no caso, a equipe que estava perdendo. Se uma equipe X se recusa a jogar, a outra não tem como continuar o jogo. Então, realmente, o juiz dá como encerrado. O árbitro conversou com os capitães, mas não relatou em súmula. Não deixou isso claro - disse Paulo Silvio, presidente da Comissão de Arbitragem do Ceará.

Ainda de acordo com o documento, a decisão partiu do capitão da equipe do Crato, Neném, no caso. Procurado pela reportagem, o zagueiro disse que não ficou com a braçadeira, e sim, Gabriel (que usa o nome de jogador Borel), embora o jogador tenha sido expulso aos 25 do 2º tempo. A súmula da partida relata, inclusive, que Neném (Antônio Carlos S. Clementino) recebeu a braçadeira do expulso Borel. Pois bem, o então capitão, junto a Anderson Cícero, capitão do União, teria se dirigido ao árbitro Renato Pinheiro para fazer o pedido. A justificativa era de que a equipe já estava perdendo por 10 a 0.

Fonte: G1


Contradição? Bolsonaro é segunda opção de eleitores de Lula, mostra Datafolha


No Brasil, nunca souberam mesmo o que é direita e nem esquerda !


Uma combinação improvável foi identificada pela última pesquisa Datafolha sobre intenções de voto para a eleição presidencial do ano que vem: o eleitor do ex-presidente Lula que votaria no deputado federal Jair Bolsonaro e vice-versa.

O petista apareceu na liderança de todos os cenários apresentados pela pesquisa, mas nas simulações em que não aparece, 6% dos seus apoiadores afirmam que escolheriam Bolsonaro. A migração é ainda maior no sentido contrário: até 13% dos eleitores que votariam no deputado (sem Lula na disputa) responderam que apoiariam o petista caso ele estivesse no páreo. O voto “Bolsolula” foi identificado numa reportagem do jornal O Globo. O que chama atenção é que o perfil dos eleitores médios do parlamentar e do ex-presidente são bastante diferentes. Enquanto Lula tem mais apoio entre os menos escolarizados e com renda mais baixa, Bolsonaro se sai bem entre os eleitores nas faixas de renda mais altas e mais escolarizados.

A maior parte dos eleitores do líder petista, no entanto, escolhem candidatos mais alinhados nos cenários em que ele não aparece como uma opção – o que de fato pode ocorrer se ele for condenado em segunda instância: Marina Silva (25%) e Ciro Gomes (14%), ambos ministros do governo Lula. Outros 29% dos eleitores do ex-presidente declaram que pretendem anular ou votar em branco se ele não estiver na disputa. Nessa hipótese, apenas 4% do eleitorado de Lula escolheria outro possível candidato do PT, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. O fato demonstra uma grande dor de cabeça para o partido na impossibilidade do ex-presidente concorrer.

AP Photo/Eraldo Peres – Denner William/Futura Press
VIA BLOG DO CRATO


Saiba como bloquear seu WhatsApp em caso de perda ou roubo do seu smartphone


Em caso de perda ou roubo do seu smartphone, é possível bloquear rapidamente seu WhatsApp, através de um e-mail, para que outras pessoas não invadam sua privacidade. As instruções podem ser encontradas no FAQ do aplicativo.

Basta enviar um e-mail para o endereço support@whatsapp.com. Em seguida, no campo assunto, escreva "Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta". O terceiro passo é escrever novamente, no corpo do e-mail, "Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta" e digitar seu número de telefone no formato internacional, com o +55, código do Brasil, e com o DDD de sua cidade. Vale pontuar que você pode utilizar um novo chip com o mesmo número de telefone para ativar o WhatsApp em um novo aparelho. Esta é a maneira mais rápida de desativar uma conta em um aparelho roubado ou perdido, já que o WhatsApp pode apenas estar ativo em um número de telefone em um aparelho de cada vez.

Antes mesmo de mandar o e-mail para o suporte do WhatsApp, o recomendado é que você ligue para a sua operadora de celular o quanto antes para bloquear o seu chip. Desta forma, não será possível verificar a conta no telefone, já que será preciso enviar e receber SMS ou ligações para verificar a conta.

Fonte: ÚLTIMA HORA
VIA BLOG DO CRATO


Segurança Pública - Governo do Ceará articula implantação do Pacto por um Ceará Pacífico em Juazeiro do Norte


Na ultima terça-feira (24), a vice-governadora Izolda Cela recebeu o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra para tratar do processo de implantação do Pacto por um Ceará Pacífico no município.

O processo de implementação das ações territoriais começou a ser construído no primeiro semestre deste ano. Para a vice-governadora Izolda Cela, esta experiência no Município pode ser muito rica e gerar boas influências para a Região. “Juazeiro é um município polo do interior sul do Ceará que abraçou o projeto e vai implantar um território prioritário, em uma experiência piloto. Juntamente com uma nova modelagem de policiamento agregam-se outras ações de fortalecimento da comunidade, tanto melhorias urbanas, quanto a melhoria e articulação dos serviços sociais no território. Dessa forma, acreditamos que há melhores perspectivas no enfrentamento da violência. Para sermos capazes de ganhar, pouco a pouco, esta batalha, é necessário que haja articulação entre o Governo do Ceará e os municípios. Izolda Cela explicou para o prefeito Arnon Bezerra e a equipe técnica de Juazeiro do Norte todo o processo de atuação das Unidades Integradas de Segurança, além de destacar as várias ações da Uniseg e a relação com a comunidade dos territórios do Ceará Pacífico. De acordo com o prefeito Arnon Bezerra, “Saímos felizes desta reunião, pois vemos no Ceará Pacífico uma maneira elegante e incisiva de se tratar o problema da violência, sem ser agressivo. É um problema que atinge toda uma sociedade e queremos, tanto governo estadual, quanto governo municipal, prepararmos um modelo que possa possibilitar a passos largos andarmos e resolvermos essa questão”.

Participaram da reunião o secretário chefe de gabinete da Vice-Governadoria, Fernando Oliveira, a secretária Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro, Isabela Bezerra, o secretário de cultura do município, Arlemberg Quindins, além de técnicos da equipe do Ceará Pacífico.

Governo do Estado do Ceará
VIA BLOG DO CRATO


População se une para tentar salvar Chapada dos Veadeiros das chamas



União é a palavra da vez. Em meio a grande catástrofe que a Chapada dos Veadeiros (GO) enfrenta, membros da sociedade civil dão as mãos como podem para combater os incêndios intencionais que há muitos dias assolam a região. A demora do decreto de estado de emergência pelo governo local, que aconteceu apenas no último dia 23, e as condições restritas da brigada de incêndio impulsionaram a população a se organizar em rede para pedir ajuda.

Quem pede ajuda é o Cerrado, considerado o berço das águas do Brasil e também a área natural com maior índice de destruição – três vezes maior que a Amazônia, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Muito do desmatamento ocorreu em benefício da agropecuária, que se desenvolve, muitas vezes, sem obedecer as normas de preservação ambiental.

CORRENTE DO BEM

Todos os anos os moradores da região costumam enfrentar focos de fogo, resultado da seca, altas temperaturas e incêndios intencionais e naturais. Esse ano a situação se agravou, e muito, quando focos de incêndio surgiram em pontos distintos simultaneamente.

Grupos de Whatsapp têm sido a principal arma da população para se comunicar ao menor sinal de fumaça já há três anos. Foi assim, inclusive, que nasceu a REDE contra FOGO, que lançou na última segunda-feira (23) uma campanha de arrecadação de fundos para o combate ao fogo na Chapada dos Veadeiros. Sem contar com verbas públicas, o grupo formado por moradores voluntários da região, tornou-se o único centro de apoio das operações e um dos porta-vozes da tragédia. “O que está acontecendo aqui é muito grave. O Cerrado exerce um papel fundamental na ecologia global. Esse é um problema de todos nós, cidadãos do mundo.”, ressalta Silvia Hennel, fundadora da REDE contra FOGO.

Em menos de 24 horas, a campanha já arrecadou 70% do que precisava para conter o fogo nos próximos 15 dias. Mas isso não é o suficiente. Essa é uma medida de emergência para poder comprar equipamentos necessários, combustível e alimento para brigadistas e voluntários.

Ao invés de esperar por soluções, a população assumiu a empreitada se organizando em turnos ao longo do dia. Na sede improvisada da REDE contra FOGO, que fica na casa de uma voluntária, homens e mulheres recebem doações, preparam lanches, organizam idas e vindas de voluntários e brigadistas para o combate ao fogo, apuram informações e levam para o mundo o grito de socorro.

BICHOS EM PERIGO

Enquanto alguns se mobilizam para cuidar do fogo, outro grupo voluntário está a frente do cuidado com os animais silvestres, agora fugitivos do próprio habitat. O grupo Veterinários na Estrada, especializado em resgate de animais silvestres, que atuou nos desastres de Mariana e Teresópolis, montou um centro de atendimento na Reserva Bacupari, no município de Cavalcante. O Jardim Zoológico de Brasília também mandou reforços que, além de buscar pelos animais atingidos pelo fogo está capacitando a população local para que possam ajudar no resgate. O apelo é para que todos dirijam em baixa velocidade nas estradas para evitar atropelamentos de animais que estejam correndo assustados dos incêndios.

Veterinários e grupos de apoio aos animais dos municípios que integram a Chapada dos Veadeiros se uniram à ação. Até mesmo um dos hostels da cidade de Alto Paraíso de Goiás ofereceu seu espaço como abrigo para os bichos fugitivos da queimada. Segundo a administradora Ana Marques, moradora do município e voluntária na ação, a união de tantas pessoas e de todas as idades têm sido a experiência mais forte dessa tragédia. “É lindo ver tanta gente empenhada em fazer o bem e cuidar do nosso patrimônio.

Foto: Flavia Vies
Por Nara Barros, direto de Chapada dos Veadeiros (GO)
VIA BLOG DO CRATO


Brasil assume sétima posição no ranking da geração eólica mundial



País ultrapassou recentemente o Canadá, que caiu para o oitavo lugar; Em termos de expansão de potência Brasil ocupa a quinta colocação

O Brasil subiu mais uma posição e assumiu o sétimo lugar entre os países com maior geração de energia eólica no mundo, ultrapassando o Canadá, que caiu para a oitava posição. Em termos de expansão de potência, o País mantém o quinto lugar, com 2,5 GW em 2016. Os dados são do “Boletim de Energia Eólica Brasil e Mundo – Base 2016”, produzido pelo Ministério e Minas e Energia (MME) e divulgado nesta terça-feira (24/10). A situação favorável da fonte eólica brasileira também é destaque no fator de capacidade (FC). De 2000 para 2016 o Brasil passou de um FC médio de 20% para 41,6%. No mundo, esses indicadores foram de 22% e 24,7%, respectivamente. Observa-se que de um FC abaixo do mundial em 2000, o Brasil evoluiu para um indicador 68% superior.

Dentre os estados brasileiros, o Rio Grande do Norte apresentou a maior proporção na geração eólica em 2016, com 34,7%, seguido do Ceará com 18,8%. No fator de capacidade, o Piauí teve o maior indicador (48,4%).

Fonte: Correio 24Hs
VIA BLOG DO CRATO


Crajubar registra 82 casos de sífilis em gestantes. Juazeiro concentra o maior número.


Juazeiro concentra o maior número de mulheres grávidas com a doença no Cariri. São 39 casos, desde o início do ano.

O Dia Nacional de Combate à sífilis aconteceu no último sábado (21) e movimentou secretarias de Saúde de todo o país, que realizaram ações acerca do tema. A doença, que é transmitida principalmente por relações sexuais e transfusão de sangue, também pode ser adquirida por meio do contato com o sangue contaminado e de mãe para o filho, durante a gestação. Em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, somente os casos de sífilis em gestante contabilizaram 82 casos desde primeiro de janeiro até o dia 18 de outubro. O número ultrapassa o de todo ano anterior, que registrou 80 casos, de acordo com informações da Secretaria de Saúde (Sesa) do Estado.

Conforme relatório repassado pela Sesa, a maior quantidade de casos registrados no Cariri está em Juazeiro do Norte. Neste ano, foram verificados nove casos de sífilis adquirida, 39 em gestantes e 29 de sífilis congênita. Em seguida, Barbalha apresenta seis, 22 e 11 casos de sífilis adquirida, em gestante e congênita, respectivamente. Já Crato registrou, até o último dia 18, 21 casos de sífilis em gestantes e 11 congênitas.

De acordo com o médico infectologista José Maurício, a sífilis é uma doença infecciosa que pode, ou não, apresentar sintomas. Enquanto pacientes apresentam surgimento de feridas em regiões como órgãos genitais e até mesmo em lugares atípicos, como pálpebra e boca, outros podem passar décadas sem que possuam qualquer sintoma aparente. Através de um exame de sangue, que detecta a presença da bactéria causadora da doença, tem início o acompanhamento e tratamento médico, que tem a penicilina como o antibiótico usualmente escolhido para medicação.

No Ceará, a maior incidência de sífilis adquirida é na população com idade entre 15 e 24 anos. Do ano de 2010 ao início de outubro de 2017, as ocorrências saltaram de 39 para 358, o que representa aumento superior a 800%, segundo dados da Sesa. Como lembra José Maurício, o uso do preservativo é essencial no combate à sífilis. “A principal forma de prevenção é o uso do preservativo”, enfatiza o médico, ao mencionar que, todas aquelas pessoas que, em algum momento da vida, tiveram relação sexual sem preservativo ou tiveram algum tipo de vulnerabilidade como uso de drogas injetáveis, compartilhamento de material ou peça cortante, devem procurar o serviço para fazer o teste.               

Fonte: Jornal do Cariri
Foto: Serena Morais
VIA BLOG DO CRATO



COMO RESOLVER TODOS OS PROBLEMAS DA SUA VIDA - Por: Dihelson Mendonça



Olá, gostaria de fazer uma pergunta fundamental: Como tem sido a sua vida ? Sua vida tem sido um mar de rosas, onde só acontecem coisas boas, sem nenhum momento de tristeza, ou ela tem sido na verdade, um mar de problemas cada vez maiores, onde você não sabe mais como lidar com tudo que acontece ? Se esse é o seu caso, este texto foi feito para você. 

Inicialmente, é bom que você saiba que o único mundo onde não existem problemas, é o mundo de conto de fadas de algumas pessoas do Facebook: Vivem postando fotos de lugares onde foram passar um dia maravilhoso, e pagando por isso em 24 prestações; Alguns não tem nem o que comer, mas se deliciam fazer parecer que vivem na eterna riqueza; Já outros, postam a foto de uma mesa farta, de uma galinha que comeram 3 anos atrás numa ceia de domingo. Vivem de ilusões, e a tentar impressionar os outros iguais, numa espécie de competição de quem conta a mentira maior sobre suas vidas. No mundo real, no entanto, as coisas são muito diferentes: Todo mundo ( de carne e osso ), vive atormentado com zilhões de problemas. Muitos estão endividados, outros com depressão, ansiedade... outros, com graves doenças, alcoolismo na família, parentes viciados em drogas, filhos rebeldes que maltratam os pais...e por aí vai.

E como resolver os problemas da vida real ?

A resposta parece simples, mas exige uma completa reformulação da sua maneira de pensar. Enfrenta-se problemas com amadurecimento e compreensão, para saber lidar com a vida e as dificuldades que surgem de forma diferente a cada dia. Que tal, se ao invés de resolver um problema, aprendermos a solucionar todos de uma só vez ? Parece mágica ? Não. Na verdade, uma das grandes noções da Física, é que tudo depende de um referencial. Construímos no nosso mundo mental, paradigmas, maneiras únicas de ver o mundo, e passamos a vida tentando ajustar o mundo à esta visão, quando o que está errado é a nossa própria visão do mundo, ou seja, devemos mudar a maneira como encaramos as dificuldades, mudando a nossa atitude e a compreensão interiores. Quando mudamos o referencial, mudamos a nossa realidade interior.

Muitas vezes não temos poder sobre o que acontece. Mas cada um de nós é o único responsável pelo que decorre disso conosco. A grande maioria dos problemas só nos atinge, porque damos permissão para que estes nos atinjam. Talvez se começássemos a vigiar a nossa mente, observaremos que damos importância exagerada a medos de coisas que nunca aconteceram e provavelmente nunca acontecerão, bem como damos muita importância a problemas que já soubemos lidar antes. Portanto, problemas sempre existirão na vida, e é bom que nos acostumemos com isso, com tudo aquilo que não podemos evitar. O que importa é a sua reação diante deles, E em todo caso, você terá duas alternativas: Pode agir como um tolo e se desesperar, criando fantasias na sua mente ( E aumentando o problema ), ou escolher agir como uma pessoa sensata, e dentro da razão, ver que as coisas nunca são tão graves ou importantes quanto parecem. A gravidade da situação está na importância que você dá a ela. 

Afinal, lembremos do velho ditado: "A vida é breve. Não perca tempo com coisas sem importância". E ainda: "O grande erro da maioria das pessoas é não saber escolher as suas batalhas". Todos querem viver sem problemas, mas poucos estão dispostos a aprender a pensar de forma diferente. Ser feliz é antes de tudo, uma questão de decisão interior, de fazer as escolhas certas com base na razão e na sabedoria. Viva bem ! ( Dihelson Mendonça ).

Por: Dihelson Mendonça
Administrador do BLOG DO CRATO - www.blogdocrato.com