23 outubro 2017

As histórias sufi - Por: Emerson Monteiro

Muitas, muitas, tão preciosas quanto as estrelas do céu e os minérios escondidos nas profundezas do mar, são as histórias sufi. Sufismo, vertente mística existente dentro do Islamismo. Baseia-se na ideia de que o espírito humano é uma emanação do espírito divino. (www.namu.com.br/filosofia/sufismo/o-que-e). 

A supor o que sejam essas histórias, se saiba que As mil e um noites são histórias originariamente vindas através do Sufismo. Prenhes da riqueza inigualável da imaginação oriental, trazem consigo a plena oralidade dos países do Crescente, preservada assim da voragem dos tempos. Desde criança, busco minerar os contos do Oriente, que mantêm vivo meu gosto pelas descobertas constantes dos sonhos literários.

Nem de longe, talvez, a gente avalie que essas narrativas hajam vindo pelas caravanas do deserto, varridas pelo vento dos sete mares, penetrado os rincões sertanejos da colonização portuguesa e adentrado a literatura oral sobretudo no Nordeste. Estão nos versos improvisados, danças e folguedos, crenças e seitas dos interiores. Já hoje, diante dos dotes industriais, dormem nos livros abandonados às traças, nos altares silenciosos das igrejas, nos benditos das festas populares, nos terreiros escuros das casas perdidas nos sítios lá distantes. 

A literatura árabe, persa, afegã, teve seu apogeu durante a dominação junto a Península Ibérica por volta de seis séculos. Nisso ganhou expansão ao Norte da África, influenciando as culturas portuguesa, italiana e espanhola, às margens do Mediterrâneo. Elas estão aqui ainda hoje; vale procurar nas ruas, nos becos. Quais o capital, as forças vivas da cultura jamais desaparecem, apenas mudam de lugar.

A propósito, transcrevo aqui duas dessas historinhas simples e cheias de ciência mística: 

-  História de uma gota de chuva: Uma gota de chuva caiu de uma nuvem de primavera e, vendo a grande extensão do mar, sentiu vergonha. Onde está o mar e onde estou eu?, refletiu. Comparada com ele, na verdade, eu não existo. Enquanto se julgava assim, com desdém, uma ostra a tomou em seu regaço e o Destino lhe deu forma em sua trajetória de maneira que uma gota de chuva se converteu, finalmente, em uma famosa pérola real.

Foi exaltada porque foi humilde. Chamando à porta da extinção, tornou-se existente.

(Saadi de Shiraz, Al-Bustan)

- Ilusão ou realidade: Um quitandeiro tinha um aprendiz que, por ser vesgo, via tudo duplo. Certo dia, o quitandeiro lhe disse: Quero que vás ao depósito e tragas a jarra de azeite que está na estante. O aprendiz foi e retornou dizendo: Há duas jarras, qual trago?

O quitandeiro enfadou-se e disse com sarcasmo: Rompa uma e traga a outra!

O aprendiz fez o ordenado, mas quando rompeu uma, a outra desapareceu.

(Farid ud-Din Attar) 

(www.gnosisonline.org/teologia-gnostica/contos-sufis-de-sabedoria/).

Escola Dom Vicente desenvolve projeto Caminhos para a Aprendizagem


Incentivo, cuidado e aprendizagem. E com essas valorosas ferramentas, que a escola Dom Vicente, localizada no bairro Ossean Araripe, vem promovendo projetos que envolvem a participação do corpo docente, dos pais, e dos alunos, com o propósito de despertar o interesse por parte de todos para os cuidados com a escola.

Dentre vários projetos, um vem se destacando bastante, é o Caminhos para a Aprendizagem, onde acontece de forma permanente, e envolve questões disciplinares de conteúdo e ambientais.

Inicialmente, o aluno percebe o sentimento de pertencimento ao lugar, revitalizando os espaços da escola e dando-os responsabilidades. Semanalmente, é verificada a frequência do aluno e o conteúdo visto em sala. Aliado a esse projeto, tem reforço escolar Mais Educação e Mais Cultura.

Segundo a gestora da escola, Silvia Brito, a unidade escolar vem trabalhando diversos projetos, como por exemplo, o protagonismo juvenil, onde são realizadas reuniões com os líderes de sala; para a área do conhecimento tem a Gincana Cultural; Reuniões diagnósticas de aprendizagem com professores, pais e alunos; Revitalização, por parte dos estudantes, das salas de aula como tarefa da gincana na área de ciências da natureza; entre vários outros projetos.

Fonte: PMC
VIA BLOG DO CRATO


Prefeito do Crato realiza entrega de mais de 700 títulos de propriedade para produtores rurais


O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, entregou na manhã do último sábado, 21, na quadra Bicentenário, mais de 700 títulos de terra a produtores rurais do município concedidos pelo do Governo do Estado e pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará – IDACE, através da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário. 

Representando o governador Camilo Santana, o secretário adjunto do gabinete, Fernando Santana, agradeceu a receptividade costumeira do prefeito Zé Ailton, e enalteceu essa ação que, segundo ele traz um simbolismo muito grande, “Agora mulheres e homens da agricultura familiar podem dizer "a terra é minha", poderão investir na terra, pedir crédito e auxiliar no processo de aposentadoria, muito gratificante poder ouvir os relatos de felicidade” destacou. O Secretário de Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira ressaltou que já são 70 mil títulos entregues e que 73% da área de todo o território cearense se encontra referenciado e, em fase de regularização. 

O produtor rural Ademir Macedo do Sitio Cajazeiras, distrito de Campo Alegre, foi um dos beneficiados e falou acerca da importância dos títulos de terra, que facilitam a vida do agricultor junto aos bancos. “O título de terra é importante principalmente para as pessoas mais jovens que vão poder se aposentar com mais facilidade. Desde 2012 que espero por esse título” comemora. A agricultora, Francisca de Brito Gomes, 65 anos, também comemora seu título. “Depois de 8 anos de espera agora posso produzir e descansar na minha terra”, celebra. 

Na oportunidade, o memorialista Huberto Cabral, apresentou uma exposição de fotos da primeira entrega de títulos rurais da região “A primeira solenidade de entrega de títulos de propriedade rural do Cariri, aconteceu em 9 de maio de 1982, pelo Governador Virgílio Távora e o então prefeito do Crato Ariovaldo Carvalho, na ocasião foi inaugurado o Centro Regional Agropecuário da Secretaria de Agricultura e o Estádio Mirandão, reunindo várias autoridades e cerca de 30 mil pessoas, num amistoso entre os times, Bangu do Rio de Janeiro e Ceara Esporte Clube”, comenta. Para o secretário de Desenvolvimento Agrário do Crato, Zilcélio Alves, esse é um dia histórico para os agricultores familiares do município, que agora vão poder regularizar sua terra e assim, ter acesso a todas as linhas de créditos com esse documento. “Para o município do Crato é uma grande vitória, com essa contista vamos trabalhar para em 2018 aumentar o programa do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar PRONAF, o programa de horta nas escolas e principalmente o Programa de Aquisição de Alimentos PAA, aumentando a produção de alimentos saudáveis no nosso município” comenta.

O prefeito Zé Ailton Brasil, deixou clara a satisfação de estar participando desse grande momento para os pequenos agricultores do município, destacando que esta é mais uma grande parceria entre o Governo do Estado e o Crato. “Agradeço ao Governador Camilo Santana o empenho constante para poder estar realizando o sonho desses pequenos produtores, 35 anos depois da primeira entrega de títulos no Crato. Hoje. Aqui estou, como filho de agricultor, vivenciando a felicidade de poder conferir para mais de 700 famílias esses títulos tão merecidos”. Também presentes na ocasião, O vice-prefeito do Crato, André Barreto, o deputado José Guimarães, o reitor da Universidade Regional do Cariri, Patrício Melo, representantes do poder legislativo dentre outras autoridades.

Fonte: PMC - Crato
VIA BLOG DO CRATO


CRATO - Previsão do tempo para hoje, 23 de outubro de 2017


Bom dia, Crato !

Eis a previsão do tempo para hoje, dia 23 de outubro de 2017. Como sempre acontece no período, dia de muito sol, com poucas núvens e certamente...não chove. Tenham todos um bom dia.


VIA BLOG DO CRATO
Desde 2005 registrando todo dia a história do Crato para a posteridade.



Dep. Ely Aguiar entra no debate sobre sexualidade



Ao apresentar emenda aditiva, aprovada pela Assembléia e sancionadas pelo governador Camilo Santana, dentro do Plano Estadual de Educação, que proíbe a “IMPOSIÇÃO” da ideologia de gênero nas escolas estaduais, o deputado Ely Aguiar criou um dispositivo legal, com apoio do governo, por entender que a “ideologia de gênero” não deve ser levada para escolas de crianças. São criaturas puras, que não devem ser despertadas para a sexualidade. Estão em fase de formação. Para o parlamentar o debate é importante desde que tratado por psicólogos, sociólogos, educadores, médicos, religiosos e etc. As crianças não estão preparadas para tal. A orientação sexual é totalmente pessoal e deve ser respeitada e não imposta.

Roberto Moreira
VIA BLOG DO CRATO


Lula diz que, se eleito, fará referendo para revogar medidas de Temer



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista ao jornal espanhol El Mundo, que vai propor um referendo revogatório de "muitas das medidas aprovadas" pelo governo de Michel Temer, como uma proposta para recuperar o País caso seja eleito presidente em 2018. "É criminoso ter uma lei que limite durante 20 anos o investimento do Estado. No Brasil, ainda faltam coisas básicas, como saneamento, tratamento de água, casas", disse.

Questionado sobre a boa repercussão no mercado do governo Michel Temer, Lula disse que isso é claro, uma vez que querem privatizar o País. Na entrevista, ele disse que quer voltar a ser presidente para mostrar ao mundo que o País pode funcionar. "Não há ninguém que saiba governar o povo mais necessitado como eu faço", afirmou. O ex-presidente creditou a crise vivida no País à perda de credibilidade, algo que, segundo ele, foi efeito das manifestações iniciadas em junho de 2013.

JC Online
VIA BLOG DO CRATO


Casal é assassinado e neta baleada em Juazeiro no Norte




Um casal foi assassinado e uma criança baleada na manhã deste domingo (22), em Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará. De acordo com a polícia, Erialdo Feitosa, de 46 anos, e a mulher, Jussara Maria Feitosa, de 44 anos, foram alvejados quando estavam no Bairro Campo Alegre. A neta deles, de três anos, foi atingida por tiros no abdômen e encaminhada para o Hospital Regional do Cariri, onde recebeu o primeiro atendimento. Na sequência, foi transferida para o Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, onde segue internada.

Segundo informações da polícia, o casal teria ido – na companhia de duas netas, uma de três anos e outra de seis – cobrar uma dívida referente à venda de um imóvel no Bairro Campo Alegre, quando foram surpreendidos com tiros ao chegar ao local. A menina de seis anos conseguiu escapar. Quando a polícia chegou encontrou o casal morto e a neta mais nova sendo socorrida. Não há informações sobre os autores e a motivação do crime.

Fonte: Agência Miséria
VIA BLOG DO CRATO



Temer adia novo leilão; Juazeiro do Norte incluído


A agenda econômica do País voltou a ser paralisada por conta dos eventos políticos que envolvem a alta cúpula do governo federal. Desta vez, o presidente Michel Temer adiou para 2019 a realização da próxima rodada de concessões para 14 aeroportos e abriu mão de realizar o leilão durante o seu mandato. Dentro de um dos pacotes está o Aeroporto de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense.

O motivo para de adiar o cronograma do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), segundo publicou o jornal O Globo durante o fim de semana, é a segunda denúncia do Ministério Público contra Temer, que está prestes a ser votada no plenário da Câmara. De acordo com a publicação, evitar que os 14 aeroportos fossem para as mãos de empresas seria a contrapartida do presidente negociada com o deputado Valdemar Costa Neto, de São Paulo, para garantir o apoio do Partido da República (PR), que ele preside. Isso porque a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra todos os terminais, é controlada pelo PR, e as concessões diminuirão a influência o órgão.

Prazos e pacotes

No cronograma inicial, o edital para o leilão dos aeroportos seria lançado no segundo semestre de 2018, sendo efetivado em 2019, quando Temer já não estivesse mais no Planalto. Agora, com o recuo do presidente, o lançamento do edital será lançado em 19 de novembro de 2018, mas poderá ser revisto pelo presidente que assumir em janeiro de 2019. Estão nesta nova lista de concessões dois blocos. O primeiro é todo no Nordeste e inclui terminais em Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE), Campina Grande (PB) e Recife (PE). O segundo bloco listado no leilão pela PPI tem os terminais localizados em Mato Grosso (Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta, Barra do Garças) e os aeroporto de Vitória e de Macaé. Congonhas, o mais lucrativo da rede da Infraero, também estava na lista.

Recursos a menos

Sem os leilões, os cofres do governo federal devem ficar com uma receita já prevista cerca de R$ 8 bilhões a R$ 10 bilhões menor, e com certeza, não devem ajudar a amortizar a dívida pública em 2018, como previsto anteriormente. As concessões de Temer ao PR ainda devem incluir, conforme O Globo, a saída de Congonhas dos pacotes de concessão e a abertura do Aeroporto de Pampulha, ainda administrado pela Infraero, para operações com jatos, prejudicando o Aeroporto de Confins, que já encontra-se sob administração de uma concessionária privada.

Portal Verdes Mares - Cnews
VIA BLOG DO CRATO


NEUROCIENTISTA BRASILEIRA RECEBIDA COM TAPETE VERMELHO NOS ESTADOS UNIDOS


Suzana Herculano-Houzel escreveu artigo - “Bye, bye Brasil” - , no qual a neurocientista explica os motivos pelos quais está trocando o Brasil pelos Estados Unidos. O país abençoado por Deus não incentiva a pesquisa e as universidades não valorizam o esforço criativo, diferenciado, optando por igualar todos (talentosos e medíocres ganham a mesma coisa). Não há dinheiro, mesmo o básico, e sequer espaço para laboratórios.

Depois de muito relutar, a notável Suzana Herculano-Houzel aceitou convite para ser pesquisadora e professora associada dos departamentos de Psicologia e de Ciências Biológicas da Universidade Vanderbilt, que “abrigarão” seu laboratório.

“Terei escritórios amplos em ambos os prédios. Minha carga de aulas não precisa ser mais do que trinta horas por semestre. Com estabilidade e salário mais do que confortável, poderei dedicar todo o resto do tempo à minha pesquisa.” Em Harvard, Suzana Herculano-Houzel foi recebida com tapete vermelho. Um chefe de departamento disse-lhe: “Harvard só se interessa por pessoas que estão mudando o mundo - como você”.

No Brasil, como faz pesquisa a sério, mas não é militante política, especialmente de esquerda, a cientista é tratada praticamente como pária. Pior para o país e melhor para os Estados Unidos.

Fonte : Jornal Opção
VIA BLOG DO CRATO


EUA aprovam terapia gênica para câncer linfático agressivo


A agência federal de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, a FDA, aprovou nesta quarta-feira a comercialização da segunda terapia gênica no mundo para tratar linfomas agressivos.

Este novo tipo de tratamento consiste em modificar geneticamente o sistema imunológico de um doente para combater as células cancerígenas. A FDA (Food and Drug Administration) havia autorizado em agosto a primeira terapia gênica, o Kymriah, do laboratório Novartis, para tratar uma forma muito agressiva de leucemia em crianças e adultos jovens. A Yescarta, aprovada esta semana, foi desenvolvida inicialmente pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos e a patente foi adquirida pela empresa Kite Pharma. Esta foi comprada recentemente pelo grupo Gilead por 11,9 bilhões de dólares. A terapia foi autorizada pela FDA para adultos que sofrem de uma forma agressiva de linfoma diferente da doença de Hodgkin, que não responderam a uma série de dois tratamentos de quimioterapia. Quase 3.500 pessoas por ano poderiam estar nesta condição nos Estados Unidos, de acordo com o grupo Gilead. Esta imunoterapia consiste em extrair células imunológicas do paciente para modificá-las geneticamente em laboratório e cultivá-las, antes de reinjetá-las em apenas uma dose. O custo do tratamento para uma pessoa é de 373.000 dólares, mais barato que o Kymriah, avaliado em 475.000 dólares. A Novartis, no entanto, informou em agosto que não cobraria dos pacientes que não respondessem ao tratamento no primeiro mês.

AFP - Yahoo Notícias
VIA BLOG DO CRATO


CIA: Pyongyang está perto de obter arma nuclear capaz de atingir EUA


Os Estados Unidos devem assumir que a Coreia do Norte está prestes a obter um míssil nuclear com capacidade de atingir alvos em território americano, razão pela qual devem trabalhar para evitá-lo, advertiu nesta quinta-feira (19) o diretor da CIA, Mike Pompeo.

Segundo Pompeo, o presidente americano, Donald Trump, está determinado a evitar que a Coreia do Norte alcance este objetivo, "seja na terça-feira ou um mês depois". No entanto, ele afirmou que a Casa Branca ainda prefere usar sanções e diplomacia para forçar Kim Jong-un a aceitar negociar um desarmamento. Os norte-coreanos "estão tão perto agora em sua capacidade que, da perspectiva da política americana, devemos agir como se estivessem à beira desse objetivo", expressou Pompeu durante coletiva de imprensa em Washington. Segundo o titular da CIA, os serviços americanos de Inteligência acompanharam de perto o programa de mísseis de Pyongyang no passado, mas sua perícia em matéria de mísseis aumentou muito rapidamente para se ter segurança de quando atingirão seus alvos. Trump "deixou muito claro que está preparado para garantir que Kim Jong-un não tenha capacidade de colocar os Estados Unidos em risco. Se necessário, mediante força militar", disse Pompeo.
Esta semana, o representante adjunto da Coreia do Norte na ONU declarou que seu país não porá seu arsenal nuclear, nem seu programa de mísseis na mesa de negociações a menos que Washington abandone sua "política hostil". O assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, general Herbert McMaster, afirmou que não se permitirá ao governo norte-coreano desenvolver armas que possam ameaçar os Estados Unidos. "Não é que não tenhamos mais tempo, mas o tempo está acabando", disse. Trump "não aceitará que este regime ameace os Estados Unidos com armas nucleares", destacou.

Fonte: Yahoo Notícias ( AFP )
VIA BLOG DO CRATO