21 outubro 2017

Amigos e diamantes são eternos - Por: Emerson Monteiro

Há poucos dias, em João Pessoa, revi um grande amigo, Paulo Tasso Teixeira Mendes. As frações do tempo se perpetuam, sim, nos amigos. Quanta sobrevivência do Ser nesta oportunidade veio à tona dos sentimentos. Muitas lembranças de emoções e das situações, e localidades.

Paulo Tasso significa bem a época de minha vida em Crato quando, trabalhando em Brejo Santo, regressava aos pagos de antes, a fim de manter vivas experiências de recentes infância e adolescência. Ele viera de Roma trazendo na bagagem a atualidade europeia, de quando estudara Teologia no Colégio Pio Brasileiro. Sua monografia fora a propósito do Existencialismo. Eu, vidrado em Jean-Paul Sartre e Albert Camus, nele encontrava o que de melhor poderia haver à época que alimentasse meus estudos.

Juntamente com José Roberto França de Sá (Zé Roberto), formávamos trio constante nos passeios pelas encostas da Serra, nas noitadas do Telhado do Céu, no Bairro do Sossego, onde Paulo construíra seu refúgio. Mais Tarcísio Tavares e Lirismar Macedo, ali nutríamos de aventuras errantes os saraus das belas músicas e largas histórias.

Visitei um tanto de vezes sua residência à Rua Santos Dumont, quase objetivo persistente nas minhas vindas aos finais de semana cratenses. Tudo o que contava de Europa me fascinava, sobretudo no campo das ideias. Chegara perto de ser padre; um ano mais e celebraria sua primeira missa. No entanto concluíra pelo caminho dos leigos, sem, contudo, renunciar aos meios filosóficos e à cátedra. Durante o período quando viveu em Crato, naquela fase, seria Diretor do Colégio Madre Ana Couto, professor da Faculdade de Filosofia do Crato e participaria da Sociedade de Cultura Artística, sempre dotado de forte liderança e carisma, a influenciar toda a nossa geração, sendo de seus ídolos destacados.

Adiante, fixaria residência na Paraíba, titular da cadeira de Filosofia da Educação junto à Universidade Federal. No estado vizinho permanece até hoje. Profícuo e metódico, publicou recentemente o livro genealógico Famílias Alves Pequeno e Teixeira Mendes, obra de referência histórica de bem cuidado trato.

Sempre que advêm ocasiões, gosto de reencontrar meus amigos. Não são muitos. Digo aos meus filhos que os dedos de uma mão são suficientes a contar os amigos verdadeiros desta vida. Mas eles existem de verdade, e são eternos, quais eternos os diamantes.

O QUE OS CRATENSES ACHAM DA FALTA D´ÁGUA ? - CANAL DIRETO COM A POPULAÇÃO.


Consultamos a população Cratense, através do nosso espaço, a fim de saber como anda o problema da água na cidade e nos distritos, e ter um panorama real da questão. Muitas pessoas postaram as suas realidades. Este espaço se destina a ser um canal direto com a população, para que façam suas reivindicações, relatem seus problemas, façam suas denúncias. Escrevam nos comentários, ou envie sua mensagem para o nosso e-mail: blogdocrato@hotmail.com ou ainda INBOX pelo Facebook, ou nas mensagens da página do Blog do Crato.

BLOG DO CRATO - Desde 2005 registrando todo dia a história do Crato para a posteridade.
O QUE O POVO DO CRATO ACHA DA DISTRIBUIÇÃO E/OU FALTA DÁGUA ? Eis o que recebemos até agora, nas imagens:






Fonte: Página do Blog do Crato no Facebook.
www.facebook.com/blogcrato

BLOG DO CRATO - Desde 2005 registrando a história do Crato para a posteridade.



EUA pedem que ONU atue contra Irã antes que se torne outra Coreia do Norte


Os Estados Unidos exigiram nesta quarta-feira ao Conselho de Segurança da ONU que tome medidas contra o Irã e insistiu que, se não atuar, o mundo enfrentará uma nova situação como a da Coreia do Norte.

A embaixadora americana nas Nações Unidas, Nikki Haley, salientou que o mundo tem que olhar além do acordo nuclear com o Irã e responder às suas "violações flagrantes" da legalidade internacional. Em linha com as últimas mensagens da Casa Branca, Haley ressaltou que não se pode julgar o Irã apenas pelo seu respeito dos compromissos em matéria nuclear. "Isso ignora a verdadeira natureza da ameaça. O Irã deve ser julgado pela totalidade do seu comportamento agressivo, desestabilizador e ilegal", disse a diplomata, que acusou Teerã de "esconder-se" por trás do cumprimento "técnico" do acordo nuclear. "Nós permitimos tudo isso. Isso deve acabar", frisou.

A diplomata denunciou, entre outras coisas, a participação iraniana no conflito do Iêmen e suas transferências de armas a grupos como Hezbollah, que, em sua opinião, violam resoluções da ONU. Para Haley, em todo caso, a maior ameaça é representada pelos testes com mísseis balísticos feitos por Teerã. "Quando um regime pária envereda pelo caminho dos mísseis balísticos, está nos dizendo que logo teremos diante de nós outra Coreia do Norte", alertou. Haley garantiu que os EUA "não vão olhar para outro lado" e disse que o Conselho de Segurança tem agora a "oportunidade" de mudar sua política em relação ao Irã. "Sinceramente espero que use esta ocasião para defender, não só as suas resoluções, mas também a paz, a segurança e os direitos humanos no Irã", completou. Como já havia feito em outras ocasiões, Haley dedicou ao Irã a totalidade de seu discurso em um debate sobre o Oriente Médio, habitualmente centrado no conflito palestino-israelense. O representante de Israel, Danny Danon, fez o mesmo e aproveitou para agradecer ao presidente americano, Donald Trump, pela nova política do seu país para o Irã.

Danon pediu ao Conselho de Segurança que "assuma sua responsabilidade" e tome medidas contra Teerã, a quem acusou de querer destruir Israel, de patrocinar o terrorismo no mundo todo e de violar os direitos humanos dos seus próprios cidadãos.

Fonte: EFE


VIOLÊNCIA EM CRATO - Casal rouba moto de professora, e realiza outro assalto na Vilalta



Noite de sexta-feira movimentada na cidade de Crato. 
Um casal assaltou uma professora do colégio Estadual Wilson Gonçalves, e logo em seguida, a utilizou para realizar um outro assalto, na Rua Vicente Leite, na Vilalta. O crime foi flagrado por uma câmera de segurança, e a polícia foi logo acionada. Para a sorte da população, a polícia, de posse das imagens, conseguiu prender os meliantes ainda na mesma noite. Segundo uma amiga da professora, esta teria sido assaltada próximo à igreja São Vicente, no centro do Crato, enquanto conversava na calçada, quando os ladrões levaram a bolsa, o celular e a moto. 

Maiores informações, logo mais, aqui no Blog do Crato.

Na foto: Os assaltantes, postada nas redes sociais.
Com informações de Marcos Carvalho


Coreia do Norte diz que guerra nuclear é possível 'a qualquer hora'


O vice-embaixador da Coreia do Norte junto às Nações Unidas, Kim In-ryong, disse à ONU na segunda-feira (16) que a situação na península atingiu "um ponto muito arriscado" e que "uma guerra nuclear pode eclodir a qualquer momento".

Kim In-ryong falou diante de um comitê de desarmamento da organização, afirmando que "a Coreia do Norte apoia a eliminação total de armas nucleares e os esforços de desnuclearização do mundo inteiro", mas que o país não poderia assinar o Tratado de Banimento de Armas Nucleares devido a ameaças por parte dos EUA. O diplomata acrescentou que "nenhum país do mundo foi sujeitado a uma ameaça nuclear tão extrema e direta pelos Estados Unidos por tanto tempo". Kim In-ryong também alertou que os EUA estariam ao alcance dos mísseis da Coreia do Norte: "Se os Estados Unidos ameaçarem invadir o nosso território sagrado - nem que seja por um milímetro - eles não escaparão de uma punição severa nossa em qualquer parte do globo."

DIÁLOGO DIRETO

Em visita a Tóquio, o subsecretário de Estado dos EUA, John Sullivan, afirmou nesta terça-feira (17/10) que a Casa Branca "não descarta" a possibilidade de dialogar de forma direta com a Coreia do Norte, apesar do contexto de tensão que envolve os dois países. O vice-ministro das Relações Exteriores americano defendeu assim a via diplomática para resolver a crises na região, após reunião com seu homólogo japonês, Shinsuke Sugiyama. Sullivan realiza atualmente uma viagem por países asiáticos com foco na questão norte-coreana.
"Ainda que estejamos concentrados em elevar a pressão [sobre a Coreia do Norte], não descartamos a possibilidade de empreender conversas diretas", afirmou Sullivan após encontro com Sugiyama, em declarações gravadas pela emissora estatal NHK. "Nossa ênfase é na diplomacia para resolver este problema. Mesmo assim, devemos estar preparados para o pior junto a nossos aliados Japão e Coreia do Sul, entre outros, caso a diplomacia falhe", disse Sullivan. As tensões na Península da Coreia tiveram uma escalada nos últimos meses com a guerra retórica iniciada pelo presidente americano Donald Trump e pelo ditador norte-coreano Kim Jong-un, que ameaçaram destruição mútua.
As declarações de Sullivan reafirmam a recente aposta no diálogo pelo governo Donald Trump antes da próxima viagem do presidente americano à Ásia. Ele deverá visitar Coreia do Sul, Japão e China e assegura que segue buscando uma solução diplomática antes de optar pela via militar, tal como afirmou no fim de semana o secretário de Estado, Rex Tillerson. No domingo, Tillerson disse à rede de TV CNN que os esforços diplomáticos para resolver a crise da Coreia do Norte "continuarão até a primeira bomba". A China insistiu na necessidade de negociações diretas entre Washington e Pyongyang para resolver a situação, enquanto tanto os EUA quanto seu aliado Japão vêm recusando a via diplomática —a menos que o regime liderado por Kim Jong-un renuncie ao desenvolvimento de mísseis balísticos e bombas nucleares. Além de mostrar disposição ao diálogo, Washington aumentou a implementação de ativos estratégicos em torno da Península Coreana para intimidar Pyongyang. As ações incluem o início de manobras navais conjuntas com Seul. Por seu lado, a Coreia do Norte ameaçou novamente na última sexta-feira atacar a ilha de Guam, sede de uma das maiores bases militares norte-americanas no Pacífico.

Pyongyang realizou diversos testes de mísseis e dois testes nucleares no último ano, violando resoluções da ONU. Após a conclusão do sexto teste nuclear pela Coreia do Norte em setembro, o Conselho de Segurança da ONU ampliou as sanções já vigentes contra o país.

Folhapress
VIA BLOG DO CRATO


Governo do Ceará sanciona lei que incentiva instalação de empresas em unidades prisionais


O governador Camilo Santana sancionou a lei incentiva a instalação de empreendimentos no interior de unidades prisionais ou casas de privação provisória do Estado, administradas pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus). A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (20).

O decreto nº 32.395 objetiva proporcionar trabalho aos detentos internos das unidades. Os empreendimentos interessados devem se comprometer a ofertar no mínimo 90% das vagas de empregos aos internos dos Complexos Penitenciários do Estado do Ceará. A mensagem governamental – aprovada no dia 20 de junho pela AL – promove uma alteração na Lei que instituiu o Fundo de Desenvolvimento do Ceará (FDI), beneficiando, com a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), as empresas que se instalarem nos locais. O Estado também oferta a estrutura necessária para a instalação dos empreendimentos. “Somos o primeiro estado a ter uma lei que trate sobre o Fundo Rotativo. Isso é um ganho para a administração prisional, visto que buscaremos mais fortemente atrair o investimento privado para dentro das unidades e, com esses recursos, fazermos as melhorias que se fazem necessárias”, pontua a secretária da Justiça e Cidadania do Estado, Socorro França.

Com a aprovação da lei, 25% do salário pago pelas empresas instaladas nas unidades será direcionado ao Fundo. “Esse instrumento significará um salto de gestão dentro das nossas unidades prisionais”, completa.

Fonte: Governo do Estado do Ceará



O mágico Mister M está com câncer terminal



Alguém se lembra do Mister M? É aquele mágico famoso, que no programa Fantástico da Globo ensinava como eram feitos os truques mais famosos. Pois bem, ele está passando dificuldades por causa de um câncer terminal na próstata. O artista norte-americano de 61 anos,  O mágico, que se chama Leonard Montano e adotou o nome artístico Val Valentino, foi alertado pelos médicos que teria somente mais um ano de vida e precisa de R$ 45 mil para fazer uma cirurgia e comprar medicamentos.

Com informações, Gente de Mídia
Via Wilson Gomes


Ceará pode fechar o ano com 5 mil assassinatos, um recorde da violência em sua história



Coincidência ou não? No mesmo dia em que o Estado incorpora mais 1.350 novos soldados aos quadros da Polícia Militar para o combate ao crime, o estado registra o número de quatro mil homicídios em 10 meses incompletos de 2017. A média diária de Crimes Violentos, Letais e Intencionais no Ceará já é de 15. As projeções são de que o ano chegará ao fim registrado mais de cinco mil assassinatos, o que representaria um recorde da violência na história cearense. Persistindo essa média/dia, o número exato será de 5.080 crimes. A maior taxa aconteceu até hoje em 2014, com 4.439 crimes.

A falta de uma política nacional de Segurança Pública e a inexistência de um plano operacional de Segurança local são alguns dos fatores preponderantes para se chegar a esta triste e lamentável situação de violência e criminalidade que domina, atualmente, o Ceará. Some-se a isto, a demora do governo em admitir que as facções criminosas de outras estados brasileiros estavam se infiltrando no Sistema Penitenciário local. Foi necessário um violento episódio acontecer para que o governo admitisse o problema e começasse a buscar soluções. Isso ocorreu em maio do ano passado, quando as quadrilhas decidiram deflagrar uma grande rebelião simultânea em todos os presídios da Grande Fortaleza, por conta da suspensão de visitas provocada pela greve dos agentes prisionais. Após a destruição completa das cadeias e uma matança cujo número real de vítimas ainda não foi esclarecido, as autoridades se viram forçadas a aceitar a realidade, isto é, admitir que as facções já  estavam fincando suas raízes no Ceará.  PCC, GDE, CV e FDN. Tudo isso formou um verdadeiro caldo apimentado com leis frouxas e Justiça inoperante para o Ceará mergulhar no caos da insegurança.

Fernando Ribeiro
VIA BLOG DO CRATO


Condomínio vai gerar energia elétrica e fornecer à rede pública, em Fortaleza



Em abril deste ano, a Enel, em parceria com o condomínio residencial Alphaville Fortaleza, no Eusébio, começou a gerar e fornecer energia à rede pública por meio de um sistema híbrido de geração, solar e fotovoltaico. Até o momento, o sistema opera no modelo de geração distribuída, mas a expectativa da empresa é que até o fim do ano, o condomínio se torne a primeira microrrede de smart grid do País. "Toda a microrrede já foi instalada, e agora estamos na fase de instalação das baterias", diz José Nunes, diretor de relações institucionais da Enel.
Inicialmente, o projeto piloto irá beneficiar 10 casas de alto consumo (média de 780 kWh/mês), além de áreas comuns (áreas de lazer, portaria e vias internas do empreendimento). E, futuramente, a ideia é contemplar as 300 unidades habitacionais do condomínio. O objetivo, segundo a Enel, é transformar a estrutura elétrica interna do empreendimento em uma microrrede autônoma, capaz de funcionar conectada ou não à rede elétrica da distribuidora.
"Hoje, estamos falando de um condomínio, mas no futuro pode ser em uma residência. A tendência é que o consumidor saia dessa relação unidirecional, com a energia que sai da geradora para a sua residência, para entrar numa rede com várias conexões", diz Nunes. "Com esses sistemas, se falta energia em algum ponto da cidade, outros clientes podem ser incentivados a colocar energia na rede".

O sistema de energia solar que abastece as áreas comuns do condomínio, fornecido pela Enel Soluções, é composto por 96 painéis fotovoltaicos, com potência de 24,96 kWp, capazes de gerar por ano 37,98 MW/h de energia. O sistema pode abastecer 21 residências. Segundo a Enel, no primeiro mês de funcionamento, foi registrada uma economia de 30% na conta de luz do condomínio. E além dos benefícios financeiros, a adoção de energia limpa nessas áreas irá evitar, a cada ano, a emissão de 4,78T de CO2 na atmosfera.

Monitoramento

Com o sistema em operação, os clientes poderão monitorar em tempo real a energia que está sendo gerada e consumida na unidade, por meio de aplicativos móveis para celulares e tablets, podendo controlar também as suas cargas remotamente. O volume de energia que não for consumido instantaneamente será armazenado em baterias, podendo ser enviado para a rede da Enel Distribuição Ceará, gerando créditos nas contas de luz dos moradores. Ao todo, a Enel o investimento no projeto piloto soma aproximadamente R$ 10 milhões, incluindo pesquisas e desenvolvimento dos equipamentos realizados desde 2014 até a entrada em operação prevista para o final este ano. Segundo Everardo Cabral, presidente da Associação Alphaville Fortaleza, se hoje o condomínio já percebe uma economia de 30%, a ideia é de que em dois anos seja possível gerar de 80% a 90% da energia consumida pelo empreendimento. "Esse é um sistema revolucionário, pois temos capacidade de não apenas gerar e jogar na rede, mas também de acumular energia nas baterias", ele diz. "Hoje, a gente sofre com os altos valores da conta de energia, mas vejo que isso é um caminho sem volta. O que queremos hoje é que os próprios associados adquiram essa cultura instalando, porque a geração de energia renovável já não é mais uma alternativa, é uma necessidade", diz. (BC)

Fonte: Portal Verdes Mares
VIA BLOG DO CRATO


Comentários do BLOG DO CRATO podem ser lidos na nossa página no Facebook e Twitter


Bom dia, Crato !



Muita gente pergunta como pode participar das matérias que são postadas no Blog do Crato. Muito simples: Devido ao tempo do site original ( 12 anos de existência em 2017 ), a tecnologia usada naquela época não é adequada para comentários rápidos da forma que se usa hoje em dia, nem era preparado para as redes sociais. O que fizemos: Criamos a página do Blog do Crato em cada rede social, bem como multiplicamos o número de acessos em DEZENAS de grupos. A nossa plataforma Blog do Crato, apenas, sem contar com a WebTV Chapada do Araripe e outros sites, conta atualmente, com pelo menos 50 mil pessoas atingidas, e cada vez mais crescendo. Basta dizer que cada postagem feita no Blog, atinge na primeira instância, 25 mil assinantes permanentes, fora os grupos e fora os compartilhamentos, que totalizam mais de 50 mil pessoas. Então...nós levamos a notícia até onde o povo está.

Portanto, com tanto espaço para divulgação nas redes sociais, não é interessante ficar postando comentários no site original, porque as matérias são replicadas via Whatsapp, Facebook, Twitter, Instagram, etc. Muito mais certo, deixar uma delas para os comentários, e isso é feito pelo Facebook, mas poderia ser por qualquer outra.

Se você deseja fazer um comentário em alguma de nossas postagens, visite a página do facebook:


E deixe o seu comentário.
Se desejar entrar em contato, faça-o pelo e-mail:  blogdocrato@hotmail.com

Bom fim-de-semana.

Dihelson Mendonça
BLOG DO CRATO. Desde 2005 registrando a história do Crato para a posteridade.