20 outubro 2017

De uma lenda romena - Por: Emerson Monteiro

Esse gosto de contar histórias nunca perderá oportunidade. Achou pretexto, traz à tona o tema. E lendo, outro dia, num dos livros que me tocam as mãos, ora que encontro o enredo desta lenda no livro Sobre a rocha, de Mark Finley.

Viviam, no interior da Romênia, vizinhos de terra, dois proprietários da gleba, agricultores e criadores de gado. Um de maior porte, que ansiava o dia quando tomaria de chofre a terra do parceiro do lado, esse de menor porte e de menos poder aquisitivo, que ele desse qualquer vacilo.

Noite escura, contratou agregados para tanger aos seus domínios os poucos animais do vizinho menor. De manhã, estavam a pastar nos campos do rico as poucas reses do pobre. Aquele que é que fez, correu à aldeia próxima e denunciou a invasão, e exigiu indenização correspondente às posses do responsável pelos bichos invasores.

Julgado em praça pública, viu-se o pobre sem mais vintém. Enquanto o ricaço, além de lhe tomar os poucos bens, ainda cuspiu na sua face, deixando-o arrasado e tendo que mendigar a sobrevivência nos desvãos da sorte.

Alguns tempos depois, eis que vem o Rei em visita à pequena povoação. Num descuido da escolta, o esmolé obtém conversar de perto com Sua Majestade e conta toda sua desdita, detalhe a detalhe, o que confirma o governante de junto dos cidadãos, no lugar. Sensibilizado, honesto, o Rei logo julgou e sentencia restituir o prejuízo do pobre camponês, ofertando de sobra parcelas em ouro a que começasse de novo a vida. Na ocasião, magnânimo, desce do estrado real e beija no rosto o agricultor, dizendo: − Conte para todos que, no lugar em que aquele homem mau cuspiu, o rei beijou. Com este beijo, você está livre de toda vergonha.

Assim, o autor do livro faz analogia com a presença de Jesus na Humanidade, que veio até nós reverter o quadro de injustiças e dramas, e somos beijados em ambas as faces pelo Rei do Universo, nisto a permitir nova e feliz existência. Bonita história.

(Ilustração: Arte rupestre, EUA).

Enquanto Crato, a "Capital da Cultura", está com museus fechados, Juazeiro do Norte revitaliza o Museu Vivo do Padre Cícero com apoio das Tintas Sherwin-Williams

Fonte: http://www.redepress.com.br/noticias/2017/10/17/horto-do-padre-cicero-e-revitalizado-com-acao-social-promovida-pela-tintas-sherwin-williams/
Na busca por uma profissão, qualificação e reciclagem das técnicas de pintura, jovens a partir dos 18 anos de idade, residentes do Juazeiro do Norte, no Ceará, participaram do Projeto Social Horto do Padre Cícero, apoiado pela Tintas Sherwin-Williams. Após aulas teóricas e treinamentos práticos, todos se uniram para a revitalização e pintura do Casarão e Estátua do Padre Cícero. A ação foi uma mistura de troca de experiências, dedicação, fé e devoção ao padroeiro Padim Ciço.
Contando com as tintas da empresa e com o suporte dos técnicos da Sherwin-Williams, José Andrade Pinho, Alexsandro Vinezof e Claudenir Souza, e o gerenciamento de José Humberto Souza, os alunos realizaram o mapeamento das áreas a serem pintadas, aprenderam a forma correta de: analisar as condições das superfícies, homogeneizar as tintas, diluir cada produto, manusear as ferramentas, preparar as superfícies, aplicar as tintas e muito mais.

Ação social promovida pela Tintas Sherwin-William
Durante os trabalhos, eles puderam também contar com o apoio do técnico spray source e responsável pelo sistema Airless Graco, Lucas Nascimento, que enriqueceu o conhecimento de todos com a técnica de pintura por aparelho, e ensinou como acelerar o andamento dos projetos fazendo uso da ferramenta. Para os trabalhos, a equipe dos Pincéis Atlas forneceu os acessórios para a execução das atividades.
A ação social foi coordenada também por João Bosco e gerenciada por José Assis, ambos da Loja Sherwin-Williams de Juazeiro do Norte, localizada na Rua São Pedro, 1.611, em Salesianos. No final do projeto, todos os alunos receberam um certificado de qualificação profissional. Vale lembrar que a pintura do monumento do Padre Cícero foi realizada por funcionários da prefeitura local, pois a altura exigia andaimes e equipamentos específicos de segurança e proteção. A Estátua do Padre Cícero foi pintada com a tinta de alta performance Super Paint da Tintas Sherwin-Williams, que tem super cobertura e lavabilidade, altíssima resistência e durabilidade, conta com um poderoso antimofo e, se chover, após 30 minutos da aplicação, a tinta não irá escorrer.
“Participar de uma ação como esta é maravilhoso para todos nós. O envolvimento de todos foi muito positivo e saber que depois do curso eles pintariam o Horto do Padre Cícero, foi ainda mais emocionante. A fé que Juazeiro, o Ceará, e todo o Nordeste têm pelo Padim Ciço é muito bonita, e fazer parte de um projeto social como este, para a Tintas Sherwin-Williams, é muito especial também. Os alunos estão de parabéns e o resultado ficou excelente. Esperamos que todos os visitantes possam se sentir abraçados e muito bem recepcionados pelas cores da empresa”, disse José Humberto Souza, gerente da assistência técnica da Tintas Sherwin-Williams.

(Baseado na postagem do site "Portal de Juazeiro")

Coisas da República: Planalto fará nova campanha publicitária:Temer é Tite e Dilma, Felipão

Fonte: jornal "Estado de Minas", 20-10-2017.

Campanha do governo vai comparar os presidentes aos técnicos em diferentes momentos da Seleção Brasileira
Do alto de uma aprovação de apenas 3% dos brasileiros, o governo Michel Temer (PMDB) prepara uma agressiva campanha publicitária nas redes sociais em que vai se comparar a Tite – técnico da Seleção Brasileira que assumiu o comando do time em junho do ano passado, em situação complicada nas Eliminatórias da Rússia’ 2018, e garantiu a classificação antecipada na 14ª rodada do Mundial.
Ao mesmo tempo, a campanha vai atacar a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), comparando-a ao ex-técnico Luiz Felipe Scolari – técnico da Seleção na memorável derrota para a Alemanha por 7 x 1, na Copa do Mundo realizada no Brasil há três anos. Ao sugerir que Dilma é o Felipão e Temer o Tite, o Planalto quer dar uma ideia de reviravolta no país, assim como ocorreu na seleção canarinho depois da mudança do técnico. A informação foi veiculada ontem pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Depois de ser eliminado da final da Copa do Mundo, o grupo do Brasil ainda perdeu a disputa do terceiro lugar na competição para a Holanda. Na Era Tite, a Seleção já acumula 11 vitórias e dois empates nas Eliminatórias, é a líder isolada e foi a primeira a garantir uma vaga na Copa com quatro rodadas de antecedência, ao lado da Rússia, que já tinha vaga garantida por ser a sede da Copa.
Felipão, que atualmente comanda o Guangzhou Evergrande, da China, já avisou que pode acionar o governo federal judicialmente caso se sinta ofendido pela campanha. Ele afirmou que vai esperar o lançamento nas redes sociais para avaliar o conteúdo. Em nota, a assessoria de imprensa do técnico informou que “se a campanha usar o nome do treinador, ou mesmo sua imagem, de forma pejorativa, ele responderá pública e judicialmente contra o governo Temer”.
A assessoria de imprensa da Presidência da República negou a existência da campanha. “Não há nada nesse sentido nem haverá.” A CBF também foi procuradas pela reportagem para comentar o assunto, mas não respondeu à solicitação até o fechamento desta edição. (Com agências)

CRATO - Previsão do tempo para hoje, dia 20 de outubro de 2017, sexta-feira.


Bom dia, Crato !

Como é costume, estamos em plena época de calor aqui na cidade do Crato. Nada de chuvas nos últimos meses, a não ser um pequeno chuvisco ocorrido na madrugada do último dia 17. Seria a famosa chuva do caju. Temperaturas altas, em torno dos 30 graus fazem parte da rotina dos Cratenses. E a previsão para hoje não é diferente, máxima de 34 e mínima de 22, segundo o site climatempo, um dos maiores especialistas em previsão do tempo. Mas a bem da verdade, 22 graus nessa época só é talvez atingida à noite e em plena Chapada do Araripe. E olhe lá...

Fonte: Climatempo
Por: Dihelson Mendonça
BLOG DO CRATO - Desde 2005 registrando a história do Crato para a posteridade



Justiça Federal cancela bloqueio de bens dos irmãos Batista


O Tribunal Regional Federal da 1ª região, com sede em Brasília, liberou, nesta quinta-feira (19), os bens de Joesley e Wesley Batista. A decisão que favorece os irmãos donos da JBS foi tomada pelo desembargador federal Olindo Meneses. Os bens dos empresários foram bloqueados no início do mês pela 10ª vara federal do Distrito Federal.

Olindo Meneses anulou a ampliação de bloqueio de bens alegando que o acordo de delação premiada continua em vigor, já que a rescisão só é válida se for decidida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, o desembargador também autorizou a retomada das transações financeiras das empresas que pertencem aos irmãos Batista. O bloqueio de bens dos empresários havia sido pedido pela Polícia Federal, com o aval do Ministério Público Federal (MPF). Inicialmente, a Justiça tinha bloqueado R$ 60 milhões dos empresários. A defesa de Joesley informou que a decisão do desembargador foi acertada. Segundo o advogado do grupo, não existia motivo para o bloqueio dos bens e que a suspensão beneficia um grupo empresarial que gera cerca de 200 mil empregos. O bloqueio atingia cerca de 20 pessoas, entre elas, parentes de Joesley e Wesley e outros empresários do grupo J&F. Quando bloqueou inicialmente os bens, o juiz Ricardo Leite 10ª vara federal –DF informou que os irmãos Batista continuavam praticando crimes, mesmo com o acordo de delação premiada.

Fonte: Agência Brasil
Via BLOG DO CRATO


Juazeiro do Norte deve receber a Carajás Home Center até março de 2018




Um empreendimento que deverá gerar 650 empregos diretos e indiretos em Juazeiro do Norte, com mais de R$ 40 milhões em investimentos e um prazo de 30 anos para permanecer na cidade, está mais perto de ser iniciado. O empreendimento do Grupo Carajás Home Center conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte. O Prefeito Arnon Bezerra já se reuniu com os empresários para tratar sobre a contrapartida para a municipalidade. Com isso, um dos bairros mais carentes do Município, o Campo Alegre, será contemplado com equipamentos sociais, que estarão beneficiando diretamente a comunidade local.

Desapropriação

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou, na tarde desta terça-feira, 17, a proposta da Prefeitura que prevê a desapropriação da Rua Dídio Lopes de Oliveira, para a instalação da empresa Carajás Home Center. A mensagem havia sido enviada ao legislativo no início deste mês de outubro. Com a desapropriação, a empresa ficará obrigada a construir em áreas definidas pelo Município, um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) no valor de R$ 750 mil e um Centro de Esporte, no valor de R$ 285 mil. Uma das áreas apontadas para implementação dos equipamentos públicos, como contrapartida da administração, é o Campo Alegre. A desapropriação destina-se a unificação das quadras A e B do loteamento, a fim de torná-las um só espaço imobiliário. De acordo com o projeto, o local compreende uma área total de 1.023,41m2, dentro dos seguintes limites: ao Norte, onde mede 102,10 m, com a quadra B do já referido loteamento, ao Sul onde mede 102,10 m com a quadra A, ao Leste onde mede 10,00 m, com a Rua Francisco Martins de Souza, e ao Oeste com a Rua Projetada, ainda sem denominação oficial.



Pioneirismo

Juazeiro do Norte é a primeira cidade do Estado do Ceará a receber empreendimento do grupo alagoano, que já possui forte atuação nos estados de Alagoas e Paraíba. O potencial local na área comercial para a região e estados vizinhos foi um dos aspectos que chamou a atenção dos empresários. A empresa a ser instalada comercializa mais de 55 mil itens, principalmente materiais relacionados à construção civil. Equipamentos eletroeletrônicos, utilidades, pisos, revestimentos, tintas, material elétrico, móveis e artigos para casa, estão inseridos no rol de produtos a serem ofertados pela empresa. A Carajás tem mais de quatro décadas de atuação e cerca de 2.500 funcionários, nos estados em que atua.

Fonte: PMJN
VIA BLOG DO CRATO



Sessão que vai apreciar denúncia contra Temer começa às 9h de quarta-feira, dia 25


Aliados do governo trabalham para garantir um quórum alto para a votação na próxima quarta-feira (25) do parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) pela inadmissibilidade da denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência. De acordo com roteiro da Mesa da Câmara, a apreciação do parecer ocorrerá em sessão deliberativa extraordinária marcada para iniciar às 9 horas do dia 25 de outubro.
Mesmo afirmando que caberá à oposição colocar a maioria no plenário para a votação, o vice-líder e um dos principais articuladores do governo, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), disse que o núcleo do governo está trabalhando firme para que os deputados estejam em Brasília para a votação. “Quem tem que pôr número, a maioria, é a oposição, e ela não tem. Mesmo assim, os governistas estão convocando os deputados para virem votar. Além do núcleo do governo, os líderes dos partidos da base estão envolvidos no trabalho para ter o maior número de votos pró-governo”, disse Perondi.

Roteiro da sessão

As normas divulgadas para a sessão de votação determinam que a abertura da sessão se dará com 51 deputados e a Ordem do Dia será iniciada com o registro de presença no painel eletrônico do plenário de 52 deputados. Iniciada a Ordem do Dia, o relator do parecer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, deputado Bonifácio de Andrada, terá 25 minutos para falar. Em seguida os advogados de defesa do presidente Temer e dos ministros terão cada um também 25 minutos para suas defesas. Os deputados que se inscreverem para discutir a matéria terão o tempo de cinco minutos, alternando-se entre contrários e favoráveis ao parecer. Após quatro deputados falarem, já é possível ser apresentado requerimento de encerramento da discussão, que poderá ser colocado à deliberação do plenário, desde que haja pelo menos 257 deputados registrados no painel. Encerrada à discussão passa-se à fase da votação, que somente poderá ser iniciada com a presença registrada no painel de, no mínimo, 342 parlamentares. Será franqueada a palavra por até 5 minutos a dois oradores contrários e a dois favoráveis ao parecer, alternadamente, para o encaminhamento da votação. Na fase seguinte, os líderes partidários terão assegurados até 1 minuto para orientar suas bancadas como devem votar. O parecer da CCJ será colocado à votação pelo processo de chamada nominal dos deputados, que responderão sim, não ou abstenção, conforme aprovem ou rejeitem o sentido do parecer de Andrada. A chamada dos deputados para a votação será em ordem alfabética, por estado, alternadamente do Norte para o Sul e vice-versa. Concluída a votação e tendo votado ao menos 342 parlamentares, será proclamado o resultado. Para que a Câmara autorize o Supremo Tribunal Federal (STF) a iniciar as investigações contra o presidente da República e os ministros, são necessários no mínimo 342 votos contrários ao parecer do relator Bonifácio de Andrada.

Fonte: Agência Brasil


Série de ataques criminosos amedronta a população de Fortaleza



Série de arrastões deixou a população fortalezense com medo durante a noite dessa quinta-feira (18). Principalmente para quem passava pelos bairros Lagamar, Aerolândia e São João do Tauape.

Em nota a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) comunica que “a Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) vem realizando o crescimento do policiamento ostensivo na região do Lagamar, no bairro São João do Tauape, a partir do patrulhamento com forças especializadas e permanentes. A ação criminosa ocorrida nesta quinta-feira (18), é uma vingança à ocupação policial no território, que trabalha no combate às práticas ilícitas na comunidade. Além do patrulhamento já existente, que é realizado por viaturas do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e Força Tática, composições do Comando Tático Motorizado (Cotam) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) foram enviadas para auxiliar na segurança”.

A SSPDS informa ainda que a área é atendida pelos 4° e 13° Distritos Policiais da Polícia Civil do Estado do Ceará. Diligências estão em andamento no intuito de identificar os partícipes dos crimes.

Fonte: O Estado
VIA BLOG DO CRATO


Operação policial em Quixadá realiza a maior apreensão de munição no Ceará em 2017




Operação realizada pela polícia nesta quinta-feira (19), no centro de Quixadá em depósitos de empresários da cidade foram estourados pelos policiais da Regional de Quixadá e Divisão Policial do Interior Sul – DPI. Nos primeiros levantamentos pode ser considerada a maior apreensão de munição no estado do Ceará neste ano de 2017.

Durante toda a tarde e início da noite várias viaturas policiais e os agentes de segurança realizaram em depósitos ao lado da agência da Caixa Econômica Federal a remoção dos artefatos, outro ponto onde também foi encontrado outra parte em uma residência no bairro do Alto São Francisco.


Entre os artefatos muita munição de diversos calibres, fogos de artifícios entre outros produtos de venda proibida sem licença especial. Moradores de apartamentos que residem acima de um dos depósitos firam assustadas com que foi encontrado sobre suas residências. Segunda uma moradora ao chegar em casa e perceber uma grande quantidade de viaturas e policiais que teriam estourado a agência bancária da Caixa Econômica.


A Polícia ainda não fez nenhum pronunciamento oficial, estão sendo realizados diversos procedimentos na Delegacia Regional, um dos empresários encontra-se preso em flagrante. Segundo um policial que participou da ação informou que foram muitas viagens para poder levar todo o material apreendido para a Delegacia e o potencial de fogo poderia causar um grande tragédia caso chegasse a explodir.

Fonte: Site: Sertão Alerta
VIA BLOG DO CRATO


Ceará - Esquema na Secretaria da Saúde é desarticulado


As provas colhidas, ontem, na primeira fase da 'Operação Medicar', que investiga esquema criminoso de compra de medicamentos e materiais médico-hospitalares pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), serão analisadas pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), o Ministério Público de Contas do Ceará (MPC) e a Polícia Civil. Durante a ofensiva foram efetuadas prisões de dois suspeitos e apreensão de documentação e material eletrônico. A investigação estipula que o rombo aos cofres públicos seja de, aproximadamente, R$ 48 milhões. As apurações tiveram início a partir de uma suspeita do MPC, em 2015. Empresas farmacêuticas, empresários e servidores da Sesa estariam envolvidos com o esquema, que teria sido implantado há, pelo menos, cinco anos. De acordo com o Ministério Público, os produtos eram adquiridos pela Secretaria por preços superfaturados, muitos tinham qualidade inferior à contratada e alguns não tinham sequer registro nos órgãos de vigilância sanitária. A organização criminosa ainda promovia troca de materiais irregularmente e liberava pagamentos aos fornecedores, sem a entrega de muitas mercadorias que foram compradas. A servidora da Sesa Walécia Diana Gadelha Maia e o empresário Francisco Reginaldo Alencar Costa foram presos temporariamente, ontem, através de mandados judiciais. Outro empresário, que também teve a prisão decretada, não foi localizado e permanece foragido, segundo informações do promotor de Justiça Rinaldo Janja.

Os presos foram levados ao Departamento de Polícia Especializada (DPE), da Polícia Civil, e, após a expedição das guias de detenções e da realização dos exames de corpo de delito, acabaram sendo transferidos para a Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), onde ficarão à disposição das autoridades para prestarem esclarecimentos.

Crimes

Os suspeitos podem responder pelos crimes de organização criminosa, inserção de dados falsos em sistema de informação, falsidade ideológica e fraude à licitação. Também foram cumpridos mandados judiciais de busca e apreensão nas residências dos investigados, na empresa 'Regifarma' e em setores da Sesa, como o Centro de Distribuição de Medicamentos e o Núcleo de Aquisição de Insumos. Equipes das Polícias Civil e Federal colaboraram com o cumprimento dos mandados. Segundo o promotor, a quadrilha se aproveitava da especificidade do ramo do serviço público. "Empresa farmacêutica é um nicho muito específico. Eles faziam a licitação para facilitar para essas empresas. O esquema ocupava todos os órgãos de controle. Adulteravam a qualidade do produto, anotavam como se a entrega tivesse sido feita", citou.

Conforme o MPCE, as práticas criminosas contaram com o apoio de servidores da Pasta, que geriam contratos como se fossem 'cartas de crédito', por meio das quais demandavam outros produtos aos fornecedores e lançavam informações falsas nos sistemas de controle. A investigação apontou a aquisição de material e medicamentos por diversas Prefeituras do Ceará, em condições semelhantes. A Sesa disse em nota que "reafirma o compromisso com a transparência" e "que está colaborando com as investigações".

Fonte: Verdes Mares
VIA BLOG DO CRATO


Ceará cria 2,1 mil empregos; melhor setembro em 3 anos


O Ceará chegou, em setembro, ao quatro mês consecutivo de geração de empregos formais e atingiu o melhor resultado para o mês dos últimos três anos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho. Com 30,7 mil admissões 28,6 mil desligamentos, o Estado registrou um saldo positivo de 2,1 mil postos, superando os números de setembro de 2016 (993) e de 2015 (-1,5 mil), mas ainda aquém do registrado em igual mês de 2014 (10,1 mil). No ranking do Nordeste, o Ceará teve o quarto melhor resultado, sendo superado por Bahia (2,2 mil), Alagoas (7,4 mil) e Pernambuco (13,9 mil), que teve o maior saldo não apenas da região, mas de todo o País. Sergipe teve o pior desempenho do Nordeste, com saldo negativo de 584 postos de trabalho. Na classificação nacional, o Ceará apresentou o sétimo melhor resultado. Após Pernambuco, o melhores saldos de emprego foram de Santa Catarina (8 mil), e Alagoas.

Mudança

Após quatro meses consecutivos em que mais se contrata do que se demite no Ceará - os resultados positivos ocorrem desde junho (133)-, o coordenador de Estudos e Análises de Mercado do Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Erle Mesquita, sinaliza que o mercado de trabalho cearense segue a tendência natural do segundo semestre, tradicionalmente melhor do que o primeiro, mas demonstra sinais de saída da crise.

"Além da sazonalidade, há a necessidade de recomposição da força de trabalho. Nos últimos dois anos (2015 e 2016), o Estado fechou 70 mil postos de trabalho", salienta. No acumulado de janeiro a setembro, entretanto, o Ceará perdeu 3,9 mil vagas de emprego, resultado de 292 mil contratações e 295,9 mil demissões. "Em igual período do ano passado, tínhamos um saldo negativo de 27,9 mil, o que mostra que a situação não está favorável, mas que houve uma evolução menos negativa", analisa Mesquita. No acúmulo dos últimos 12 meses até o mês de setembro de 2017, o resultado também permanece negativo (-13,7 mil). O coordenador do IDT prevê que, diferentemente dos dois anos anteriores, o Estado deve atingir um resultado positivo de empregos no fechamento de 2017, embora pequeno. "A tendência é que nós possamos fechar, se não houver mais nenhuma turbulência (no cenário político e econômico), com mais admissões do que demissões", prevê.

Setores

Dois oito setores da economia cearense que integram o levantamento do Ministério do Trabalho, apenas dois deles mais demitiram do que admitiram no nono mês deste ano. Nos serviços, o saldo, entre contratações e demissões, foi de 179 postos de trabalho a menos. Na atividade extrativa mineral, houve relativa estabilidade (-9). O setor que mais gerou emprego no Ceará, mesmo com a seca, foi a agropecuária (767), seguida por indústria de transformação (639), comércio (523), construção civil (205), serviços industriais de utilidade pública(159) e administração pública (59).

Fonte: Última Hora - Verdes Mares
VIA BLOG DO CRATO


Governador sanciona lei que cria Programa para Superação da Extrema Pobreza Infantil


No mês em que se comemora o Dia da Criança, o governador Camilo Santana sancionou lei que garante a criação do Programa para Superação da Extrema Pobreza Infantil no Ceará (Lei nº 172/2017). A assinatura aconteceu nesta terça-feira (17) durante transmissão ao vivo, realizada de Brasília, na página do Facebook do governador. Além disso, o chefe do Executivo anunciou a criação, em breve, do Instituto Cearense de Idiomas (ICI) em seis municípios do Estado. O governador Camilo Santana antecipou, ainda, que o resultado do concurso público para agente penitenciário (edital nº 001/2017) será divulgado nesta quarta-feira (18), no site do Governo do Ceará.

Fonte: Governo do Estado do Ceará


Crato - Sesc realiza oficinas gratuitas para geração de trabalho e renda


No período de 23 de outubro a 13 de novembro, o Sesc*, braço social do Sistema Fecomércio-CE, por meio do Desenvolvimento Comunitário realiza o projeto Sesc FormAção, com oficinas de geração de trabalho e renda para a comunidade. As atividades são gratuitas e abertas à comunidade. Para participar, basta confirmar inscrição pelo telefone (88) 3586.9174. A programação conta com Oficina de Pintura em Tecido, que acontece de 23 a 25/10, na Associação Arte e Vida, das 14h às 17h, e Oficinas de Produção de Cordel e Produção de Xilogravura, com duas turmas que acontecem nos dias 23 e 30/10, a primeira turma e de 6 e 13/11, a segunda turma. As oficinas têm duração de 3 horas, iniciando às 14h, na Unidade Sesc do Crato. O objetivo do projeto é incentivar o desenvolvimento, aprimoramento e a difusão de saberes e práticas, contribuindo com os fazeres dos trabalhos manuais, do artesanato, da reciclagem e do empreendedorismo através da efetivação de oficinas formativas.

PROGRAMAÇÃO

OFICINA DE PINTURA EM TECIDO
Período: 23 a 25/10
Horário: 14h às 17h
Local: Associação Arte e Vida, Bairro Muriti Crato/CE
Informações: 88. 3586.9150 - ramal 224

OFICINA DE PRODUÇÃO DE CORDEL
Período: 23 e 30/10 e 6/11 e 13/11
Horário: 14h às 17h
Local: Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)
Informações: 88. 3586.9150 - ramal 224

OFICINA DE PRODUÇÃO DE XILOGRAVURA
Período: 23 e 30/10 e 6/11 e 13/11
Horário: 14h às 17h
Local: Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)
Informações: 88. 3586.9150 - ramal 224

SERVIÇO
Projeto FormAção
Oficinas de geração de trabalho e renda
Datas: 23 e 25/10 – 23 e 30/10 – 6 e 13/11
Horário: 14h às 17h
Local: Associação Arte e Vida, Bairro Muriti Crato/CE e Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)
Informações: 88. 3586.9150 - ramal 224
Atividades gratuitas


CRATO - Jovens participam de aula inaugural do programa Empreendedor Criativo


Na noite da última quarta-feira, dia 18, na Escola Profissionalizante Violeta Arraes, foi realizada a aula inaugural do curso Empreendedor Criativo no município do Crato.

O programa, que tem como palavras chave oportunidade, crescimento e potencial é de iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e no município do Crato conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS). Em parceria com a associação Junior Achievement Ceará (JA Ceará), o Empreendedor Criativo visa proporcionar experiência prática na organização e na operação de uma empresa, preparação para o mercado de trabalho e competências desejadas, perspectivas e gestão de carreira e planejamento financeiro para o sucesso pessoal e profissional.

Durante a aula inaugural, o representante da JA Ceará, Rafael Augusto, explicou como será o processo de ensino utilizado durante as aulas do Empreendedor Criativo, onde segundo ele, o projeto adotado e suas disciplinas consistem na metodologia Aprender-Fazendo. “Com essa metodologia, os alunos irão vivenciar de fato como é gerir um negócio, conhecer as suas práticas, o que tem para ser melhorado, como o produto deve ser apresentado no mercado de trabalho, entre outros mecanismos”, ressaltou Rafael. A gestora da SMTDS, Águeda Duarte, apresentou os equipamentos que fazem parte da secretaria, e também os projetos, programas conquistados na atual gestão, como a Brinquedopraça, a Areninha e a Praça Mais Infância. A secretária destacou em especial, a vinda do Empreendedor Criativo, onde o município do Crato foi contemplado com duas turmas, cada uma com 30 alunos. “Quem iniciar esse curso, persevere, vá até o final. Tenha força de vontade, coragem. Seja participativo”, conclamou Águeda, aos jovens presentes parabenizando a iniciativa de se inscreverem no curso, e ressaltando a importância do compromisso com o estudo. No município do Crato, o curso terá início amanhã, 20 de outubro, no Centro Vocacional Tecnológico (CVTEC), das 18h às 21h, com a duração de 100h/a, equivalente a um ano.

A aula inaugural do Empreendedor Criativo contou também com a apresentação de grupos de dança do município e com as presenças da Coordenadora da Área do Trabalho da SMTDS, Elisangela Nepomuceno; a Supervisora do Núcleo do Cadastro Único e Bolsa Família, Vladiana Menezes; e o Gerente Geral do Senai, Maurício da Silva.

Fonte: PMC


Crato vai entregar mais de 700 títulos de terra a produtores rurais



A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário estará realizando no próximo sábado, dia 21, as 9h na Quadra Bicentenário, a entrega de 717 títulos de terra a produtores rurais do município. A entrega dos títulos é uma parceria do Governo do Estado e município do Crato, que irá legalizar a situação dos agricultores com os títulos, que tiveram sua medição realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará – IDACE. 

A lista dos nomes dos produtores rurais contemplados está afixada na Prefeitura do Crato e em várias entidades, bem como disponível no site www.crato.ce.gov.br.