xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/08/2017 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 agosto 2017

A Doutrina dos Espíritos - Por: Emerson Monteiro

Em 18 de abril de 1857, em Paris, França, fora lançado O livro dos Espíritos, obra esta que daria início à Doutrina dos Espíritos, ou Doutrina Espírita, da autoria de Hippolyte Léon Denizard Rivail, sob o pseudônimo Allan Kardec. À época de sua divulgação, ao ser analisada pelos membros da Sociedade de Ciências de Paris, receberia o parecer que ali estavam respondidas todas as perguntas que qualquer cientista de sã consciência faria sobre a vida após a morte.

Em O livro dos Espíritos se encontra a base de nova concepção que, além de científica, também se propõe a ser filosófica e religiosa, porquanto aborda princípios universais da Fé e busca responder as três principais questões da Filosofia: donde vem a Humanidade, aonde ela vai e o que está fazendo aqui neste mundo.

Graduado em Ciências e Letras, Allan Kardec voltou-se à Educação, inclusive tendo trabalhado junto ao cientista Johann Heinrich Pestalozzi, no Instituto de Yverdun, na Suíça, durante parte de sua existência.

Ao conhecer o fenômeno das Mesas Girantes, que galvanizaria as atenções dos franceses depois que surgira nos Estados Unidos, com as Irmãs Fox, em 1848, Kardec dirigiria atenções ao aprofundamento da matéria, visto considerar que por trás de fenômenos inteligentes decerto há causas inteligentes, seguindo os estudos das primeiras evidências mediúnicas.

Elaborou perguntas, que apresentava aos espíritos que se comunicavam através da psicografia, e recolheu as respostas cujo conteúdo formaria O livro dos Espíritos, posteriormente lançado com 1.019 perguntas e respostas.

Adiante traria a público outras obras, sendo as principais, O Evangelho segundo o EspiritismoO livro dos MédiunsO Céu e o Inferno e A Gênese, as quais, somadas ao primeiro livro, estabelecem o chamado Pentateuco Kardequiano, em que reúne os conceitos da doutrina que se propagaria desde aquela data.

No frontispício de O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec fez constar o dístico que Fé inabalável é aquela que pode encarar a razão face a face em qualquer época da Humanidade.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30