xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/07/2017 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 julho 2017

MEMORIAL DA IMAGEM E DO SOM DO CARIRI REGISTRA:

90 ANOS DE NASCIMENTO DE ARIANO SUASSUNA

Por Jackson Bantim, (Diretor do Memorial da Imagem e do Som do Cariri Luiz Gonzaga de Oliveira)



Calé Alencar (cantor e compositor), Ariano Suassuna (escritor) e Jackson Bantim (cineasta e produtor cultural) na IV Bienal do Livro do Ceará (Fortaleza, 2009)

O próximo dia 23 de julho marcará três anos de morte do escritor Ariano Suassuna. Nascido há 90 anos na Cidade da Parahyba, atual João Pessoa, Ariano imprimiu uma marca de vida consagrada pela sua brilhante e produtiva defesa da cultura nordestina brasileira. Dentre suas mais relevantes realizações nos campos literário e artístico destacam-se a idealização do Movimento Armorial e a autoria das obras Auto da Compadecida e O Romance d'A Pedra do Reino.
Sua morte deixou uma grande lacuna na cultura não só brasileira mas mundial, pois Ariano, com sua obra de grande qualidade e compromisso social, alcançou o patamar ocupado pelos grandes gênios da humanidade.

Crato está há quase um ano sem a Zona Sul -- por Armando Lopes Rafael

 Hoje faz 90 dias (06 de abril de 2017) que a Prefeitura de Crato anunciou solenemente que: "O estacionamento rotativo no Centro do Crato, conhecido como Zona Azul, será retomado ainda este mês. A medida visa dar mais agilidade ao trânsito nas principais ruas do Centro, a fim de beneficiar clientes e lojas".
“Espero que na próxima semana já tenhamos todo o protocolo de início de atuação”, afirmou o secretário de Segurança Pública Brito Junior. “Já estamos com as principais vias do Centro repintadas. A demanda da licitação está sendo encaminhada e acredito que já tenhamos concluído esse processo para que possamos adesivar as áreas de Zona Azul”,
acrescentou.
Campanhas educativas vão orientar os condutores de veículos no reinício da Zona Azul em Crato. “Todo o pessoal do Demutran está devidamente orientado que devemos iniciar com uma campanha educativa e, posteriormente, uma campanha mais ostensiva e incisiva para que possamos regular e dar tranquilidade maior ao comerciante”.

Pois sim!
Em julho de 2017, completam-se 11 meses (quase um ano!) que a Zona Azul deixou de existir em Crato, deixando o estacionamento dos veículos no centro desta cidade com 130 mil habitantes UM VERDADEIRO CAOS!
Parece que o problema é maior do que toda a força do Prefeito e da Prefeitura Municipal!
Acreditamos que só com a intervenção do Governo do Ceará (como fez recentemente com o asfaltamento de algumas ruas em vista da realização da ExpoCrato) é que a Zona Azul retornará à cidade de Crato.
Acorda, governador Camilo Santana.

6 de julho -- Santa Maria Goretti

Pureza na lama -- por Dom Fernando Arêas Rifan (*)

       A virtude da pureza está se tornando uma pérola rara e esquecida, em meio a essa onda de devassidão que assola o mundo de hoje. Por isso vale a pena recordar a vida da Santa cuja memória Igreja celebramos hoje: Santa Maria Goretti, mártir da pureza.
        Santa Maria Goretti, denominada a Santa Inês do século XX, foi assassinada em 6 de julho de 1902, com cerca de 12 anos de idade, porque preferiu morrer a ofender a Deus, pecando contra a castidade, como a queria forçar seu assassino. Ela era uma menina de família católica, de boa formação. Tive a graça de visitar, por duas vezes, o local do seu martírio.
      Dela disse o Papa Pio XII: “Santa Maria Goretti pertence para sempre ao exército das virgens e não quis perder, por nenhum preço, a dignidade e a inviolabilidade do seu corpo. E isso não porque lhe atribuísse um valor supremo, senão porque, como templo da alma, é também templo do Espírito Santo. Ela é um fruto maduro do lar cristão, onde se reza, onde se educam os filhos no temor de Deus e na obediência aos pais. Que o nosso debilitado mundo aprenda a honrar e a imitar a invencível fortaleza desta jovem virgem”.
        Seu assassino, Alessandro Serenelli, então com 20 anos, passou 30 anos na prisão e, graças às orações e ao perdão da santa, arrependeu-se e se converteu, morrendo santamente aos 89 anos num convento dos padres capuchinhos em 6 de maio de 1956.
        Ele escreveu o livro “O Punhal de tantos remorsos”, onde diz: “Aos 20 anos, cometi um crime passional, de que agora tenho horror só em recordá-lo. Maria Goretti, agora santa, foi o anjo bom que a Providência colocou no meu caminho para me salvar. Peço perdão ao mundo pelo ultraje feito à mártir Maria Goretti e à pureza. Exorto a todos a se manterem afastados dos espetáculos imorais, dos perigos e das ocasiões que podem conduzir ao pecado. Eu gostaria que os que lessem esta carta (seu testamento) aprendessem a fugir do mal e a fazer sempre o bem. Pensassem desde crianças que a religião, com seus preceitos, não é algo de que se possa prescindir, senão o verdadeiro alento, o único caminho seguro em todas as circunstâncias da vida, até as mais dolorosas”.
        Santa Maria Goretti e muitas outras santas e santos que viveram sua pureza e castidade são exemplo para todos, especialmente em meio à lama de impureza que nos cerca de todos os lados, especialmente pelos espetáculos e pelos meios de comunicação.
        Eu recordo as graves palavras do saudoso Dom Lucas Moreira Neves, acusando a Televisão, o que poderíamos aplicar também a certos sites da Internet, pela onda de impureza que traz para dentro dos lares: “Acuso-a de ministrar copiosamente a violência e a pornografia. A primeira é servida em filmes para todas as idades. A segunda impera, solta, em qualquer gênero televisivo: telenovelas, entrevistas, programas ditos humorísticos, spots publicitários e clips de propaganda. A TV brasileira está formando uma geração de voyeurs, uma geração de debilóides. Acuso-a de ser corruptora de menores”.

( * ) Dom Fernando Arêas Rifan é Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30