xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/02/2017 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 fevereiro 2017

Programa Rapadura Culturart homenageará o poeta Geraldo Urano - por Carlos Rafael


O programa Rapadura Culturart, apresentado por Jorge Carvalho, prestará uma homenagem ao poeta cratense Geraldo Urano, falecido no último dia 5 de fevereiro. Será neste sábado, dia 18, a partir das 8:30 horas, na praça Siqueira Campos, centro do Crato.
A homenagem contará com a presença de amigos e familiares de Geraldo Urano, com recital de poesias e canções interpretadas por Abidoral Jamacaru, Luís Carlos Salatiel, Carlos Rafael, Lupeu Lacerda e Wilson Bernardo, dentre outros. Na ocasião, serão sorteados exemplares do último livro de Geraldo Urano, "O ferrolho do abismo", que reúne grande parte de sua produção poética, incluindo os livros "Vaga-Lumes" e "O belo e a fera", lançados originalmente na década de 1980.
Além do tributo a Geraldo Urano, o programa Rapadura Culturart trará uma mostra de fotografias e letras de marchinhas de carnavais antigos do Crato e do Brasil, além da presença da Banda de Música do Crato, que executará um repertório carnavalesco, marcando o primeiro grito do Carnaval da Saudade, baile tradicional que será realizado na noite deste sábado no Crato Tênis Clube.

Papa Francisco nomeia o Cura da Sé de Crato, Monsenhor Edimilson Neves, como bispo para diocese de Tianguá (CE)

 Acolhendo o pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Tianguá (CE), apresentado por dom Francisco Javier Hernandez Arnedo, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico, o papa Francisco nomeou padre Francisco Edimilson Neves Ferreira como novo bispo da diocese. Atualmente, o reverendo é pároco e cura da catedral e consultor da diocese de Crato (CE).
Padre Francisco Edimilson Neves Ferreira nasceu aos 3 de outubro de 1969, em Jardim (CE). Ingressou no seminário em Crato e cursou Filosofia e Teologia no Seminário Regional de Parainha, em Fortaleza (CE). O sacerdote é licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. A ordenação presbiteral do novo bispo de Tianguá foi em 12 de dezembro de 1997.
Entre as atividades desenvolvidas na caminhada sacerdotal de padre Francisco Edimilson estão os serviços de pároco, professor, diretor espiritual no Seminário diocesano São José. Também foi coordenador diocesano de Pastoral por 14 anos e gerente executivo da Fundação Padre Ibiapina. É membro do Instituto Cultural do Cariri, cadeira Monsenhor Rubens Lóssio.

(Fonte: Serviço de Imprensa do Vaticano)

Blog do Crato sempre reconheceu o trabalho de Padre Edimilson Neves 

Ao longo do tempo este Blog sempre deu destaque ao trabalho de Pe. Edimilson frente à Catedral de Crato.
Em 2010, para citar um único ano,  publicamos em duas oportunidades as notas abaixo:

-- 1 --
"Faça-se justiça ao atual Cura da Sé (o nono na sequência dos curas), Padre Edmilson Neves, responsável pela remodelação da casa paróquial e construção das duas novas capelas na Catedral (as da Ressurreição e a do Santíssimo Sacramento), além da restauração da Capela Batismal, incluindo a histórica pia batismal.

Padre Edmilson dotou ainda a Sé cratense de novo piso, restaurou todas as imagens daquele templo e adquiriu dois belíssimos vitrais (um com a Mãe do Belo Amor e outro com o co-padroeiro de Crato, São Fidelis de Sigmaringa, suprindo a lacuna que existia na cidade quanto à memória deste santo).

Revitalizou, o dinâmico Cura, a festa da Coroação de Nossa Senhora que acontece no dia 31 de maio. Restaurou a artística Cátedra do Bispo (Sólio Episcopal) que foi adquirida por Dom Quintino e a imagem do Senhor Morto que sai nas Procissões da Semana Santa. Recuperou o Auditório Monsenhor Rubens e a pracinha interna da Catedral.

Depois de Monsenhor Rubens Gondim Lóssio quem mais trabalhou pela Catedral foi o Padre Edmilson. Aliás, ambos nasceram na cidade de Jardim. Que o Padre Edmilson construa agora o altar de pedra (exigência para as catedrais) e um nicho para colocar – na Sé de Crato – uma réplica da imagem da Mãe do Belo Amor, e embaixo uma placa homenageando o fundador de Crato e primeiro evangelizador do Vale do Cariri, Frei Carlos Maria de Ferrara...

-- 2 --
Por iniciativa do padre Edmilson Neves Ferreira, Cura da Catedral de Nossa Senhora da Penha, a Sé de Crato vai ganhar dois novos melhoramentos: um moderno sistema de som e nova Capela do Santíssimo Sacramento. O sistema de som - adquirido por mais de vinte mil reais - já será entregue a população na quinta-feira da Semana Santa, dia 1º de abril.
A nova Capela do Santíssimo
Com um projeto feito pelo arquiteto Waldemar Arraes Farias Filho, a nova capela do Santíssimo Sacramento – ainda em construção – deve ser inaugurada no dia 24 de abril, data consagrada a São Fidelis de Sigmaringa. A capela está localizada no lado direito da catedral de Crato. Terá ambiente climatizado para maior conforto dos fiéis que ali forem rezar.
O projeto arquitetônico prevê um altar de madeira – em estilo colonial – sobre o qual será colocado o antigo sacrário utilizado durante décadas no altar-mor da Sé cratense. Esse sacrário foi totalmente recuperado e se constitui numa peça sacra de grande valor. É feito em níquel branco-prateado, com motivos dourados na porta. A nova capela do Santíssimo será dotada ainda de dois vitrais, ora em confecção no estado de Minas Gerais.
Um desses vitrais terá a imagem da Mãe do Belo Amor, resgatando a mais antiga devoção mariana da região do Cariri: uma estatueta de madeira do século 18, com cerca de quarenta centímetros, ainda hoje existente, venerada desde 1740, ou seja, nos primórdios da Missão do Miranda, origem da cidade de Crato. O outro vitral resgata São Fidelis de Sigmaringa (foto à esquerda) – modelo de leigo e advogado católico, de religioso e mártir – escolhido co-padroeiro de Crato em 1745, por escolha de frei Carlos Maria de Ferrara, fundador desta cidade. É bom lembrar que até hoje não existia nenhuma referência ao co-padroeiro de Crato na igreja a ele co-consagrada. Com esse vitral a lacuna será sanada.
A nova capela do Santíssimo Sacramento terá ainda dois afrescos – que serão localizados ao lado dos vitrais – contendo pinturas eucarísticas.
Desde que assumiu a administração da Catedral de Nossa Senhora da Penha, padre Edmilson Neves Ferreira, vem – a cada ano – introduzindo melhoramentos naquele templo, além de restaurar o valioso acervo artístico-religioso da mais importante igreja da diocese de Crato.

Um depoimento sobre Monsenhor Francisco Edimilson Neves Ferreira – por Armando Lopes Rafael

Se fôssemos obrigados a definir o recém-nomeado bispo de Tianguá com apenas três palavras, eu não titubearia: Um bom padre!
É isto o que Mons. Francisco Edimilson tem sido há 19 anos e dois meses completados no último domingo, 12 de fevereiro, desde que foi ordenado presbítero.

Aliás, o lema episcopal de Mons. Francisco Edimilson resume bem sua atuação como padre: “O zelo pela tua casa me consome” (Salmo 69, 9). Oportuno é transcrever aqui este versículo 9 completo: “Pois o zelo pela tua casa me consome, e os insultos daqueles que te insultam caem sobre mim”.

Mons. Francisco Edimilson Neves Ferreira possui as características exigidas para um Sucessor dos Apóstolos: uma pessoa familiarizada com Jesus, amigo d'Ele, seu íntimo confidente e interlocutor. Nisto consiste o segredo do êxito do ministério episcopal e sua bênção maior. Mons. Edimilson ainda é daqueles padres preocupados com a santificação do seu rebanho. E esta virtude lhe cai como uma luva, pois além da missão de evangelizar e de orientar, os Bispos têm o dever de conduzir o Povo de Deus por aqueles caminhos seguros, não raro, estreitos, que levam à santidade.

Ademais, o novo Bispo de Tianguá é prudente, ético e zeloso ao extremo com a conservação dos templos católicos que administrou. Entretanto, inegavelmente, a maior virtude deste novo bispo é a lealdade que ele tem para com as pessoas do seu círculo de convivência. Tenho guardadas, na mente e no coração, as várias ocasiões em que presenciei atos de lealdade de Mons. Edimilson, tanto para com o seu ordinário superior, como para seus colaboradores, quando estes e aquele foram injustiçados através da maledicência e da calúnia.

Na solenidade dos novos Néo-ordenados Bispos, a bênção final, reza: "Ó Deus, considerai com bondade os dons que de vossa bondade recebi... Fazei, que eu vos agrade por minhas boas obras. Dirigi o coração do povo fiel e do Bispo, para que não falte ao pastor a obediência das ovelhas e nem às ovelhas o cuidado do pastor!".

Quando proferir estas palavras, Dom Francisco Edimilson não repetirá frases formais. Ele falará do mais profundo da sua vivência e do seu coração como um bom padre que tem sido há mais de 19 anos.

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31