xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 17/01/2017 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 janeiro 2017

Roberto Pessoa no Cariri - Por: Valdemir Correia de Sousa


Sexta feira, 06 de janeiro do corrente, o Roberto  Pessoa ofereceu um  coquetel à imprensa caririense , que ocorreu na praça do giradouro, no bairro Crajubar em Juazeiro do Norte. Convidado, cheguei lá às 7:00 horas da noite, e quase não consegui estacionar o carro, tamanha era multidão. Vislumbrei na ocasião, dezenas de antigos políticos, que misturados aos novos, ocupavam a praça. Voltei 51 anos no tempo, que foi quando conheci o Roberto Pessoa, na exposição do Crato e desde este tempo, ou seja 51 anos consecutivos, nunca faltou nenhuma vez. é uma pessoa magnífica, solidária em qualquer situação, cujo prestígio atinge todo o Estado do Ceará. Para se ter uma  idéia, quando ele foi candidato a deputado federal, foi votado em 183 dos 184 municípios que compõem o estado. Eleito em duas legislaturas, ocupou por muito tempo a liderança da bancada nordestina, com o apoio de todos os partidos. 

Amigo nas horas difíceis e incertas, poderia citar aqui dezenas de atos praticados pelo mesmo, porém vou citar aqui apenas dois: Há muitos anos, eu morava em frente ao Crato Tenis Clube, no bairro pimenta. Era noite de festa, clube cheio, e o Roberto foi estacionar o carro em nossa garagem. Neste exato momento, entra no jardim um rapaz de uns 18 anos com uma mochila nas costas,  aos  prantos e  senta-se no banco, aproximei-me  e perguntei o que acontecia. Ele contou que tinha vindo para a casa de um amigo passar a exposição e não conseguiu encontrá-lo. Estava com pouco dinheiro e sofrendo uma dor horrível na virilha.  Como nossa casa ficava a 100 metros do hospital e antes que Roberto Pessoa estacionasse o carro, eu pedi para irmos até ao hospital.  Lá  chegando,  na  sala de plantão,  o  médico diagnosticou  que  o  rapaz   estava  com apendicite  supurada, e  que  se  não operasse  imediatamente,  ele poderia morrer. 

O médico  cirurgião  chegou e disse que não tinha mais condições de efetuar aquela cirurgia e que o rapaz fosse transferido  com  a máxima urgência para Fortaleza. O  rapaz, coitado, nas terras estranhas, sem conhecer ninguém, sem dinheiro, começou a chorar convulsivamente e nisto Roberto Pessoa pediu para fazer uma ligação ( naquele tempo não tinha celular ) e ligou para o piloto do seu avião que  fosse imediatamente para o aeroporto, levar um paciente para Fortaleza. O piloto disse que não podia decolar, pois o aeroporto não tinha iluminação, o que foi resolvido de pronto com  o envio de vários táxis para iluminar a pista. Levamos o rapaz, que embarcou à meia noite, Lá chegando, foi direto para a sala de cirurgia, onde foi feita a operação. Esse rapaz era  de  Aracati-CE,  e  veio para o crato passar a exposição a pedido da mãe, porque fazia 07 ( sete ) dias que o pai tinha falecido afogado no rio Jaguaribe em Aracati, sendo o rapaz filho único.

Pois bem, o rapaz foi para Fortaleza, chegou a a tempo de ser  atendido, salvou-se,  e muitos  anos depois, conversando com o Roberto Pessoa, este falou que só viu o rapaz naquela noite, e nunca mais. Sempre que vou à fortaleza, logo cedo vou  tomar  o café  da manhã  na casa  do Roberto Pessoa. É uma verdadeira romaria, gente de toda parte do ceará. Ele atende todo mundo com a maior alegria. Na última eleição, de outubro, ele venceu em Maracanaú, a terceira cidade do ceará, e a segunda em arrecadação, com um total de 73% dos votos. 

Voltando ao assunto anterior, ou seja nos benefícios que Roberto Pessoa já fez para o Ceará, incluo-me  entre  um dos que foram beneficiados. Estava eu internado no hospital São Mateus em Fortaleza há 20 dias, com uma febre contínua de 40 graus. No 21º dia, o médico que me  acompanhava mandou que me levassem para casa,  pois não tinha nada mais a ser feito por mim. Neste  mesmo dia  recebi  a famosa  unção  dos enfermos, ou seja a popular extrema unção.  Quando estavam preparando as minhas  roupas para levar para casa, chega Roberto Pessoa, às 11:00 da noite, para me levar para São Paulo, para ser atendido no hospital Sírio Libanês,  A  UTI  já  estava pronta  num  jato,  e  dr. David uip,  agendado para me atender às 8:00  horas da manhã. Graças a deus que neste  momento  crucial de minha vida, chega ao hospital  o dr. George Magalhães, que só em ver o estado em que me encontrava  diagnosticou  minha doença, chamada febre maculosa, ou seja, a febre do carrapato; Mandou  buscar  medicamentos  no hospital  de Messesjana,  e após 02 ( dois ) dias, minha febre normalizou. Nunca esqueço, porém, a presteza com que o Roberto Pessoa agiu, pois sem nada avisar, programou toda a minha remoção. Devo-lhe este imenso favor e o tenho como um dos meus melhores amigos. Fico feliz em vê-lo andando por este Ceará e sendo bem recebido em todos os lugares em que passa. Para complementar esta minha pequena homenagem ao grande líder empresarial e político, o Jornal  do Cariri, edição  do  dia  10  do corrente, dedicou 1 ( uma ) página inteira ao mesmo.
          
Por: Valdemir correia de sousa
Crato-Ceará
Editado por: Dihelson Mendonça
Blog do Crato - Desde 2005 registrando todo dia a história do Crato para a posteridade
www.blogdocrato.com




O Cinema e o Crato - Por: Valdemr Correia de Sousa




Como é do conhecimento geral, o Crato foi um dos primeiros municípios do ceará a inaugurar um cinema. Há alguns anos, a praça Siqueira Campos era a top de linha da  cidade, existiam aqui 3 ( três ) cinemas: O da Rádio Educadora, o Cine Cassino e o Cine Moderno. sem citar o do SESI, que também exibia filmes para os seus associados na sua sala de projeção. 
Nessa época ainda não existia a televisão, por isso a juventude do Crato e o povo em geral, se divertiam, indo passear nas praças, onde começavam os namoros ou então, iam às matinês  da  AABB, ou então, às tertúlias do Crato Tenis Clube. A televisão chegou, e acabou-se o movimento das praças, dos clubes, e todo mundo ficou grudado  na  TV em casa, assistindo as novelas, como a primeira que foi exibida: "O direito de nascer".  ( Uma  história criada em Cuba, com o  principal personagem  Albertino  Limonta ), e haja choro. Mas o tempo é  inexorável, passa e desgasta tudo. Hoje, a pessoa não  precisa mais assistir  TV  em casa, pois pode fazê-lo num pequeno celular. E as praças  ressuscitaram, e como exemplo, temos  a  Praça  da  Sé, hoje o  principal  point do Crato, com lanchonetes, drugstore,  pizzarias, só  faltando mesmo, mesmo, mesmo, um cinema ! 

A instalação de um cinema não é difícil, faltando apenas boa vontade. A "educadora" está lá com o seu auditório com 600 cadeiras, o antigo cine moderno, transformado em teatro, todo pronto,  faltando  apenas os  equipamentos  para  projeção,  que  são  muitos  simples,  conforme afirma Bola Bantim. e a sala do SESI, sobre o qual no ano passado, iniciei uma campanha para reabertura, cuja sala de equipamentos e o auditório estão em bom estado de conservação. 

Portanto, esta turma jovem, que assumiu tudo que é moderno, façam um movimento junto às autoridades,  e vamos  voltar às nossas telas  tradicionais,  para  lembrar  o tempo  em  que passava filmes  tais  como : "E o vento levou",  "Matar ou Morrer",  "Por quem os sinos dobram"  ou "Sete homens e um destino". Sei que quem está lendo este pequeno artigo vai dizer:  Mas que cara cafona, sim, cafona sim,  Mas aqueles filmes marcaram época na minha geração, como hoje, o homem aranha bate recorde de bilheteria, que por sinal fui assistir num teatro em Nova York, paguei U$ = 240,00 dólares e sai antes de terminar. Achei uma bomba, não gostei. Mas aproveito a oportunidade  para dizer que no Ceará, em cidades de menos porte que o Crato, como é o caso de Aracati, Quixeramobim, sem falar nas maiores  como Sobral, Maracanaú, estão já com 6 ( seis ) cinemas funcionando a todo vapor. Vamos em frente, e logo, logo estaremos comprando nosso pacote de pipoca,  uma uma coca-cola de um litro, e assistindo a um filme nas casas de projeções do nosso querido Crato. Se o trem voltou, embora apenas para Juazeiro do Norte, porque o cinema também não poderá voltar ? Só tempo dirá.

Por: Valdemir correia de sousa
Crato-Ceará
Foto 1 - Dihelson Mendonça
Blog do Crato
Desde 2005 registrando a história do Crato para a posteridade




Aguentar sofrer - Por: Emerson Monteiro

Por si só somos a Eternidade... E pensar nisso é mera ilusão. Sustentar esses padrões de continuidade diante dos impasses de sentido nas peças que caem constantes das prateleiras da sorte, e sorrir definitivamente de olhos acesos na real felicidade, dia após dia, hora após hora de prêmios acumulados. Seguir na marcha batida dos condenados, porém soltos ao vento do prazer quais atores dos improvisos. Achar que levou a melhor durante o cerimonial da morte dos outros enquanto não chegava a própria morte, enganados de curto prazo a responder aos mesmos relatórios das casas de detenção.

Uns vestem as túnicas de sacerdotes, mestres do ritual da prestação de contas. Outros manuseiam os instrumentos de prolongar o desejo de pretensos contemplados na loteria do futuro que nunca virá vez que tudo é hoje e pronto. Mas, no fundo, bem no fundo, todos trajando os véus da ingenuidade artificial. Acreditam andar fora do sofrimento, que, no dizer de uma cigana, seja apenas aprendizado. Descobrir a porta de saída que permite sair os atores e tomarem café na praça esperando o momento de também serem executados na roleta da feira.

Se eu não aprender dessa vez não aprendo nunca mais, mas aprendo sim, porque logo na frente há um pelotão de fuzilamento aguardando a chegada dos retardatários, daqueles que se imaginam isentos de topar face a face com o drama das praças de execução. Porquanto o Universo inteiro gargalha nas nuvens da precisão dos mortais de lá desenvolver a decantada realização da paz nos corações.

Serão noites e noites de angústia, música, expectativa de tranquilidade no âmbito aberto dos sentimentos, vida longa aos seres que esperam localizar o milênio da paz na caverna dos encantos. Todos vêm e vão, vão e vêm, função espontânea das camas e muitas vidas sucessivas, à busca de cumprir o roteiro feliz da jornada em ritmo de silêncio e justiça para sempre.

(Ilustração: Pieter Bruegel, o Velho).

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31