12 novembro 2017

Conhecendo os santuários ecológicos do Cariri: Pedra Branca, um espaço ecológico e religioso no município de Porteiras

Muitas lendas cercam a história da localidade de Pedra Branca, localizada no município de Porteiras, no Cariri cearense.  Pedra Branca fica localizada na divisa entre as comunidades dos Vieiras e Jatobá, zona rural de Porteiras.
Antes de chegar à Pedra Branca, encontra-se uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Aos pés daquela imagem,  um pequeno altar onde o Padre Vileci Basílio Vidal, filho de Porteiras (e atual Pároco de Araripe--CE) preside à Missa do terceiro domingo do mês de janeiro, evento que já se tornou tradição em Porteiras.
Imagem de Nossa Senhora no caminho da Pedra Branca. (Foto: Patrícia Silva)
No último dia 9, o Bispo Diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, acompanhado do Pe. Vileci e do Pároco de Porteiras, Pe. José Sampaio, foi até Serra Branca, onde presidiu à sagração e bênção do novo altar da capela de São Francisco, orago e protetor daquela comunidade.
Aos pés da Pedra Branca. (Foto: Patrícia Silva)
Um Santuário Ecológico
Segundo Padre Vileci, está sendo discutido um projeto para que este espaço de preservação, conhecido como Santuário Ecológico, seja acompanhado pelo Geossítio,do Geopark Araripe,  territorializando a área ambiental.
Ali, com uma visão panorâmica da Chapada do Araripe, Dom Gilberto e os padres Vileci e Sampaio agradeceram a Deus pela terra, pela natureza, que deve ser cuidada como nossa casa comum.
Abaixo, fotos da Pedra Branca, no município de Porteiras (CE):

(Baseado em postagem da jornalista Patrícia Silva, originalmente publicada no site da Diocese de Crato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.