xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Barbalha preserva a tradição cívica do desfile de 7 de Setembro – por Armando Lopes Rafael | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 setembro 2017

Barbalha preserva a tradição cívica do desfile de 7 de Setembro – por Armando Lopes Rafael

   Neste 2017, o Colégio Santo Antônio de Barbalha  manterá sua bonita tradição de realizar o desfile cívico de 7 de setembro, quando comemora 70 de existência. O Colégio Santo Antônio foi fundado em 1947 com o nome de Ginásio Santo Antônio. Aquele educandário foi administrado desde sua fundação até 1999 pelos Padres Salvatorianos. Recentemente, passou a ser dirigido pelo professor Giuseppe Sampaio,  que vem preservando a beleza Parada Cívica da Semana da Pátria.
   Ao invés das músicas de pagodes, forrós e lambadas (adotadas atualmente  nos desfiles escolares de outras cidades), os estudantes barbalhenses  desfilarão pelas ruas ao som de músicas cívicas,  como o Hino de Barbalha, Hino da Independência, canções militares, culminando com a execução do Hino Nacional Brasileiro, ao fim do desfile.
   Em Crato o destaque da Semana da Pátria será a realização do “Grito dos Excluídos”, iniciativa da ala da Teologia da Libertação da Igreja Católica, cujo 1º Grito foi realizado em setembro de 1995, com o objetivo de aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade daquele ano, que tinha como lema “Eras tu, Senhor”. Aliás, a partir de 1999 esse “Grito” rompeu fronteiras e estendeu-se para países como a Venezuela, Bolívia, Equador.
   Quantas saudades sentimos dos antigos “Desfiles Cívicos de 7 de Setembro” realizados nas cidades caririenses... Esses desfiles – também chamados “Paradas do Dia da Pátria” – enchiam as nossas ruas com os alunos dos  colégios e ginásios – com suas fardas de gala –  desfilando ao som das bandas  marciais – compostas por tambores e clarins – que eram  precedidas pelas “balizas”, as mocinhas bonitas e garbosas que manejavam um bastão... Havia, ainda, a figura do Porta-Bandeira a conduzir o pavilhão brasileiro, símbolo maior da nossa Pátria.
    Infelizmente já não se fazem no Cariri os desfiles de 7 de Setembro de antigamente!
    Voltemos à Parada de 7 de Setembro em Barbalha. Lá predomina as cores verde-amarelas – as cores da nossa bandeira – enquanto noutras cidades do Cariri os desfiles escolares são feitos por “pelotões” de alunos com camisas de times de futebol, ou com a farda surrada do dia-a-dia, em meio à algazarra e desorganização.
      Parabéns ao Colégio Santo Antônio de Barbalha que não cedeu às exigências da dita “modernidade”,  que outra coisa não é senão a  decadência do civismo, acrescido de “novidades” que destruíram a beleza e o significado das antigas paradas de 7 de Setembro...

Nas fotos abaixo, o desfile de 7 de setembro, de anos anteriores, na cidade de Barbalha  

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31