xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Há 249 anos, Crato festeja Nossa Senhora da Penha | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 agosto 2017

Há 249 anos, Crato festeja Nossa Senhora da Penha

Fonte: Site do Hotel Encosta da Serra, de Crato
Os festejos em homenagem a Nossa Senhora da Penha já são tradicionais há 249 anos na cidade do Crato. Contados quase dois séculos e meio de realização da festa está conta com especial importância pois além de instrumento de socialização, vem a divulgar a capacidade empreendedora e artística da cidade. No dia 22 de agosto, abertura do novenário à Rainha e Padroeira dos  cratenses é notável a apresentação de artistas da terra e grupos folclóricos.
A realização da festa vem ainda a contribuir com a manutenção da cultura popular, como por exemplo com a preservação das cantigas de roda, lendas, histórias e mitos do Homem do Cariri. Sendo no 1º de Setembro o dia dedicado a padroeira a cidade segue em procissão com participação de mais de 30 mil fiéis. Esta devoção é antiga e segue junto a fundação da cidade.
São conhecidas pelos moradores da cidade várias lendas envolvendo Nossa Senhora da Penha e a história do Crato, a exemplo do mito da Penha na Pedra. Contam que a imagem da santa desaparecia misteriosamente da capela da Missão do Miranda e posteriormente aparecia em uma pedra distante da localidade. Esta foi a motivação para que o centro do povoado se transferisse da M issão do Brejo do Miranda para onde hoje está instalada a Igreja da Sé.
Muitos cratenses acabam por enfeitar as imagens que mantém em suas casas com flores e as expõem nas janelas acreditando que com o passar do andor da Santa esta poderá vir a abençoar suas residências e suas vidas, momento em que se presencia a fé do povo desta cidade.
O Crato encontra-se em festa e louvor a sua padroeira, a tradição mais uma vez se repete e tantos outros anos virão. É momento de agradecimento e fé. Por que toda Nossa Senhora chama-se Maria e é Mãe de todos.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30