xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Decreto do Vaticano confirma Padre Acúrcio Barros “Missionário da Misericórdia” na Diocese de Crato por tempo indeterminado | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

04 julho 2017

Decreto do Vaticano confirma Padre Acúrcio Barros “Missionário da Misericórdia” na Diocese de Crato por tempo indeterminado

Fonte: Assessoria de Comunicação da Diocese de Crato
Padre Acurcio com a Bula de Nomeação. (Foto: Patrícia Silva)

A Diocese de Crato foi agraciada com a nomeação do padre Acúrcio Barros (então Reitor do Seminário São José) como “Missionário da Misericórdia”. O serviço já lhe havia sido confiado durante o Ano Santo (realizado entre 2015 e 2016), entretanto, após avaliar os frutos do Jubileu, o próprio Papa Francisco decidiu prolongar, ou melhor, instituir a figura do missionário na Igreja. O documento, datado do dia 26 de abril, foi recebido no último dia 13 de junho.
Padre Acúrcio explica que, em contato com o Vaticano, foi informado que as faculdades concedidas à época (a possibilidade absorver pecados antes reservados apenas ao perdão do Papa, como é o caso do aborto, da violação do Sacrário e da quebra do sigilo da confissão) não havia sido suspensas. Com a decisão do papa, anunciada por meio de decreto, o sacerdote ficará disponível para exercer a função de missionário em toda a Igreja. “Onde os bispos solicitarem, buscar ajudá-los”, pontua.
Entre as funções a serem desempenhadas está a de “fomentar” a importância do sacramento da reconciliação (isto é, a confissão dos pecados), levando o penitente a fazer desse lugar privilegiado, que é o confessionário, uma ponte para “a experiência profunda com a misericórdia de Deus”, além da promoção de outros trabalhos como missões populares e formação. “A ideia é trabalhar a dimensão da misericórdia como algo inerente à fé”, enfatiza padre Acúrcio, acrescentando que, para o próximo ano, o Papa Francisco já convocou encontro no Vaticano, no qual serão avaliados os frutos da missão, bem como o planejamento dos próximos passos.

Enfermeiro das almas 
Quando proclamou o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o Papa Francisco claramente expressava o seu desejo de que todas as pessoas tivessem acesso ao perdão de Deus. E nomeou alguns sacerdotes para serem “sinal vivo de como o Pai acolhe todos os que procuram o seu perdão”.
Como “pregador da Misericórdia”, padre Acurcio visitou presídios, hospitais, promoveu formações e pregou retiros. Sobretudo durante a Quaresma, ouviu confissões de enfermos e idosos em suas casas. Com a confirmação do Vaticano, pretende dar continuidade ao serviço de missionário atuando, principalmente, com os romeiros em Juazeiro do Norte, propiciando às paróquias que os acolhem, momentos de encontros e palestras.
“Ajudá-los a fazer uma boa confissão, como se prepararem, e, como o papa sugere, em situações específicas, utilizar o missionário que tem a faculdade da Santa Sé, para aplicar uma ‘absolvição geral’ dos pecados, que compreende deste o dia em que a pessoa passou a ter consciência do uso da razão, como diz a Igreja, até aquele momento em que ela está se confessando, além da aplicação da indulgência plenária”, explica o padre.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30