xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> O Estádio Romeirão - Por: Emerson Monteiro | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 maio 2017

O Estádio Romeirão - Por: Emerson Monteiro

Sim, Nicássio, eu estava lá naquele tarde do primeiro de maio de 1970, em meio a comemorações alusivas ao Dia do Trabalho, foi inaugurado, em Juazeiro do Norte, o Estádio Mauro Sampaio, depois consagrado sob a legenda de O Romeirão. Era numa dessas tardes cearenses agradáveis à prática do melhor futebol. No campo, duas escolas do futebol brasileiro, Fortaleza e Cruzeiro. Festa alegre, embandeirada, novidadeira por excelência. O Cariri afinal recebia sua primeira praça de esportes que mereceu o nome de estádio, graças aos esforços administrativos de quem o denominava, Dr. Mauro, então prefeito do Município.

No decorrer da pugna, lotadas que estavam todas as dependências de animado público em júbilo intenso, dos pés de Natal, o ataque cruzeirense marcaria o primeiro tento no novo gramado. Para além do bairrismo, se apresentara a maturidade do melhor dos times em campo, ainda que diante dos aguerridos craques cearenses, numa demonstração de relativo equilíbrio e boa qualidade técnica das duas forças no campo.

A sequência das tradições traria raros espetáculos futebolísticos que ora marcam a história do lugar. Valiosos atletas ali demonstrariam seus talentos, dentre outros os gênios fabulosos Pelé e Garrincha, de brilho imortal. Logo adiante, surgiriam as primeiras equipes profissionais do Cariri cearense, Guarani e Icasa, frutos da semente que se plantara.

Transcorridas algo em volta de cinco décadas, hoje permanece vigoroso o estádio juazeirense, palco de amplas possibilidades e emoções da prática esportiva. Mesmo que projetado a 15 mil, o estádio já chegou a comportar 24 mil pessoas, quando, em 27 de novembro de 1977, recebeu a visita do Fluminense carioca.

Naquele primeiro jogo a que assistíamos, o Cruzeiro faria mais dois gols, fechando em 3X0 o resultado da partida, hoje matéria de memória dos presentes qual evento de rara beleza e notoriedade, e início de fase adiantada do nosso esporte.  

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30