xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> No próximo ano Paróquia de N.Sra. de Fátima de Crato completará 50 anos (por Armando Lopes Rafael) | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 maio 2017

No próximo ano Paróquia de N.Sra. de Fátima de Crato completará 50 anos (por Armando Lopes Rafael)

A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, da cidade de Crato, foi criada por iniciativa do terceiro bispo da nossa diocese, Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, através de decreto de ereção, com data de 11 de fevereiro de 1968

A ereção da Paróquia de Nossa Senhora atendeu a dois objetivos de Dom Vicente Matos
Primeiro, assinalar, oficialmente, na Diocese de Crato os 50 anos das Aparições de Nossa Senhora na localidade de Fátima (Portugal) cujo cinquentenário foi comemorado pelos católicos de todo o mundo no dia 13 de maio de 1967.
 Segundo, ampliar a assistência da Igreja aos católicos residentes na cidade de Crato, através da criação desta Paróquia, bem como da criação de outras paróquias urbanas, a saber: Nossa Senhora Aparecida (no bairro Batateiras), São Francisco (no bairro Pinto Madeira), São Miguel Arcanjo (no bairro São Miguel), Sagrada Família (no bairro Vilalta) e São José (com sede do Seminário São José) posteriormente extinta e relocalizada como a nova Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, do Conjunto Novo Crato e adjacências.
Quando Dom Vicente Matos resolveu criar a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima a capela iniciada no bairro Pimenta, por iniciativa de Mons. Rubens Gondim Lóssio ainda estava nos alicerces. Por isso a capela de São José do Lameiro foi escolhida para ser a sede provisória da nova paróquia até que se construísse a capela no bairro Pimenta.
O primeiro Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima foi Pe. José Edmilson de Macedo, hoje residente na Arquidiocese de São Salvador da Bahia. É bom lembrar que a planta da atual Igreja-Matriz de Fátima foi trazida de Roma, por Pe. Lurildo Linhares, mas não manteve a originalidade, pois o projeto previa o altar no centro da Igreja, e os fiéis seriam acomodados em três laterais. Hoje só três laterais são utilizadas para os fiéis, pois a quarta foi remodelada para servir de altar para as celebrações.
Por fim é bom informar que a única Paróquia que tem Nossa Senhora de Fátima como Padroeira, na Diocese de Crato, é a existente nesta cidade, cuja Igreja-Matriz hoje fica praticamente no centro da cidade. Trata-se de uma Paróquia urbana e rural, em cujo território ficam diversos bairros como: Ossian Araripe, Sossego, Parque Grangeiro, Novo Horizonte, Grangeiro, Zacarias Gonçalves, Lameiro, Franca Alencar, Novo Lameiro, Belmonte, além de bairros periféricos do Conjunto Pantanal e Coqueiros, todos com grande densidade populacional.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31