xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Pacientes da região do Cariri esperam há meses por uma cirurgia de catarata | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 abril 2017

Pacientes da região do Cariri esperam há meses por uma cirurgia de catarata



Mais de 500 pacientes da região do Cariri estão na fila de espera por uma cirurgia de catarata. Segundo informações do correspondente do Jornal Alerta Geral (Expresso 104,3 FM – Grande Fortaleza e Região Metropolitana + 20 emissoras do Interior do Estado) Franzé Sousa, as dividas atrasadas do Sistema Único de Saúde (SUS) da região impedem que os hospitais especializados realizem os procedimentos. Caso parecido foi noticiado ontem pelo correspondente do Jornal, Alverne Lacerda, que disse que a população do Inhamuns reclama da falta de mutirões para realizar as cirurgias. A produção do Alerta enteou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado que afirmou que os mutirões e procedimentos são de responsabilidade da administração municipal. Confira a nota da Secretária na integra e o áudio do Franzé Sousa com mais informações:

Nota de Esclarecimento

O serviço de cirurgias de catarata é de competência municipal. Ou seja, os municípios têm gestão plena dos serviços de média e alta complexidade. Nesse caso, o município que faz a gestão e controle das cirurgias de catarata. Para obter mais informações, você pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde do Município. Da rede pública do Governo do Estado do Ceará, há no município de Tauá a Policlínica Regional, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Centro Especializado de Odontologia (CEO) regional. Essas unidades de saúde do governo estadual atendem à população da região dos Inhamuns. A Policlínica Regional de Tauá atende os habitantes de Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá. Inaugurada em 2011, o equipamento realizou 261.027 atendimentos até 2016. São oferecidas na Policlínica Tipo I as seguintes especialidades médicas: Oftalmologia, Otorrino, Clínica Geral, Cardiologia, Ginecologia, Mastologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Urologia, Traumato-ortopedia. Com apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência social e ouvidoria. Os Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico serão: Radiologia Convencional, Mamografia, Ultrassonografia, Endoscopia Digestiva, Ecocardiografia, Ergometria, Eletrocardiograma, Audiometria e coleta de Patologia Clínica.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tauá foi inaugurada em 2014 e já realizou 150.303 atendimentos até 2016. A população tem na UPA 24 horas acesso a exames de raio-x, eletrocardiograma e exames laboratoriais. Os pacientes podem tratar de doenças como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Já o Centro Especializado de Odontologia (CEO) regional de Tauá realizou 25.535 atendimentos em 2016, atendendo os habitantes dos municípios de Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá. Na rede de urgência e emergência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 atua em Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.

Atenciosamente,
Helga Rackel
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Fonte: Ceará Agora
Via www.blogdocrato.com



0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31