xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Crato comemorou o bicentenário de nascimento de Dom Luís Antônio dos Santos – por Armando Lopes Rafael | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 março 2017

Crato comemorou o bicentenário de nascimento de Dom Luís Antônio dos Santos – por Armando Lopes Rafael


Promovido pela Associação dos ex-Alunos do Seminário São José de Crato–ADSUM, foi realizado nesta cidade, entre 10 e 12 de março corrente, mais um encontro dessa associação. Este ano constou da programação, a realização de um seminário com homenagens pelo bicentenário de nascimento do 1º Bispo do Ceará, Dom Luís Antônio dos Santos, o fundador do Seminário São José de Crato.
Na 6ª feira, à noite, na abertura, ocorreu uma palestra do Dr. Geová Lemos Cavalcante, membro do Instituto do Ceará, sobre episódios da vida de Dom Luís, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri, seguida da solenidade de posse de Dom Gilberto Pastana na Cadeira Dom Luís, do Instituto Cultural do Cariri.
No sábado pela manhã, no Seminário São José houve conferência sobre a vida, obra e relacionamento de Dom Luís Antônio com a cidade de Crato, a cargo do historiador e memorialista Armando Lopes Rafael. Teve também mesa redonda com exposição do professor Edilberto Cavalcanti, da Faculdade Católica de Quixadá.
Dentro da programação ocorreu, ainda, a inauguração da Praça Dom Luís Antônio dos Santos, construída pelo Governo do Ceará e localizada em frente ao Seminário São José, em Crato. No domingo, aconteceu a solenidade de encerramento do encontro da ADSUM, com a celebração de uma Missa de Ação de Graças, pelo bicentenário de nascimento de Dom Luís Antônio dos Santos e posse do novo Cura da Catedral de Nossa Senhora da Penha, Pe. José Vicente Pinto de Alencar.

Dom Luís e sua ligação com Crato

    Dom Luís nasceu no dia 17 de março de 1817, em Angra dos Reis, cidade localizada no Estado do Rio de Janeiro. Chegando ao Ceará em 1861, como seu primeiro bispo, Dom Luís encontrou uma província pobre, sem meios de comunicação e com um clero escasso.   Dom Luís Antônio dos Santos teve de começar praticamente do zero para montar a Diocese do Ceará.
     O Seminário São José de Crato foi fruto de um desejo de Dom Luís, com o objetivo de ampliar a divulgação da Boa Nova de Cristo e salvar almas, no território da sua vasta diocese, a qual, à época, compreendia todo o Estado do Ceará.
     Para conseguir tal intento, Dom Luís Antônio resolveu deslocar-se de Fortaleza para Crato, ficando ele próprio à frente dos trabalhos, por cerca de sete meses, tempo que residiu em nossa cidade.  Durante sua estada em Crato, foi-lhe preparada uma residência episcopal pelo seu grande amigo e compadre, coronel Antônio Luís Alves Pequeno, que arcou também com as despesas de cama e mesa de Dom Luís Antônio e sua comitiva.
      A residência ficava num sobrado localizado na esquina da atual Rua João Pessoa com Praça Juarez Távora. Como sempre, a população de Crato acolheu com festas, respeito e muita alegria o primeiro Bispo do Ceará. Pôs-se Dom Luiz à frente da construção, mas, dada a grandiosidade da obra, o Seminário São José foi inaugurado, em 07 de março de 1875, em barracões provisórios, feitos de taipa e cobertos de palha, enquanto a construção dos blocos de alvenaria tinha prosseguimento.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30