xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Instituições desacreditadas?"– por Pedro Henrique Chaves Antero (*) | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 fevereiro 2017

Instituições desacreditadas?"– por Pedro Henrique Chaves Antero (*)

Em meio à movimentação incessante dos que compõem a elite política brasileira, no sentido de amordaçar o juiz Sérgio Moro e seu grupo de trabalho, identificamos que as instituições políticas do Brasil caem no descrédito da opinião pública. Há uma nítida vontade solidária dos partidos políticos de destruir o que foi construído nos últimos tempos em Curitiba. Já à época do governo Dilma, Lula sentia-se à vontade para ameaçar a existência daquilo que ele mesmo chamava de “República de Curitiba”. Hoje, segundo a revista Veja, há uma cegueira moral, uma surdez oportuna e um silêncio cúmplice por parte dos atuais atores da vida pública.
 Infelizmente, nenhuma pesquisa de opinião foi realizada nos últimos tempos acerca das nossas instituições. Com certeza, Senado, Câmara dos Deputados e Presidência da República não receberiam uma boa avaliação, pois as denúncias de corrupção nesses poderes se arrastam desde o tempo do Mensalão. Por sua vez, a Suprema Corte poderá ter perdido também a admiração e o respeito dos brasileiros, em face do que vem ocorrendo. Todos lembram-se, certamente, da engenhosa decisão conjunta dos presidentes do Senado e do Supremo Tribunal acerca da manutenção dos direitos políticos de Dilma, após seu impeachment.
A erosão ética ocorrida nos três poderes da República abre espaço para o enfraquecimento da democracia e para o surgimento de movimentos autoritários, em busca da segurança social, política e econômica. Essa experiência já foi experimentada na Europa e em inúmeros países da América do Sul, inclusive o Brasil. Aqui destaco os eventos de 1930 e de 1964 como os mais expressivos.
Esperamos que o povo saiba reagir à podridão política do momento e eleja políticos jovens com disposição de continuar o saneamento da desordem deixada pelos atuais líderes partidários, particularmente os do PT e do PMDB. Esses souberam fazer chegar à excelência prática, que, de certa maneira, já havia acontecido no passado.

(*) Pedro Henrique Chaves Antero – Professor de Ciências Políticas – E-mail: phantero@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30