xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Crato antigo | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 fevereiro 2017

Crato antigo

Na foto abaixo, como era o conjunto arquitetônico que formava a Casa Mãe da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, nos anos 50 do século passado. Infelizmente a primeira parte do conjunto – onde ficava o auditório – foi destruída para dar lugar à Empresa Gráfica Ltda. cujo prédio também foi destruído, nos anos 80.
Hoje, no local, ergue-se um estacionamento para veículos. E assim foi sendo destruído o patrimônio arquitetônico de Crato.
Como surgiu a Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus na cidade de Crato
    Uma carta escrita por Dom Quintino, primeiro bispo de Crato,  para Anna Álvares Couto (a futura Madre Ana Couto, co-fundadora da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus), mais conhecida como Naninha Couto – residente na cidade de Jardim – expressa bem os anelos e sentimentos de Dom Quintino buscando criar, em Crato, um colégio para jovens do sexo feminino. Dom Quintino, pela própria experiência, era conhecedor de que Deus oferece a quem n’Ele confia coisas melhores do que as solicitadas em orações. Transcrevemos a seguir um texto daquela carta:

“Crato, 23 de janeiro de 1923
Naninha Couto:
Deus seja bendito!

(...) “Por uma carta da provincial das Ursulinas, publicada no jornal “A Região” (que eu lhe tinha mandado dentro da carta) vê-se que falhou o acordo que ela fez comigo, em fins de julho último, de virem instalar-se aqui em Crato, nesse corrente mês.
        Este insucesso, que me contrariou, reavivou em meu espírito aquela ideia, que já tive ocasião de lhe expor, e que já não havia realizado porque convinha esperar, tentando primeiro outra solução, isto é, a instalação de uma congregação aqui.
        Não o tendo conseguido até hoje, entrei a pensar: não será Deus servido que se faça experiência com os fracos elementos de que dispomos?
         É isto o que tenciono fazer com o seu concurso e de mais algumas moças piedosas, duas, três, quatro, que me parecem animadas do espírito de Deus.
          Assim, pois, resolvi fundar um colégio que terá diretoras externas e colaboradoras para o ensino das alunas, mas cuja administração interna ficará a cargo das futuras religiosas, que não é necessário que sejam instruídas para o desempenho de sua missão, bastando apenas que tenham espírito.
            Digamos como Pedro Eremita “Deus o quer, e vamos ver o que podemos com a sua graça”.
            Mas isto tem de ser logo! A abertura do Colégio Santa Tereza de Jesus está anunciada para o dia 15 de fevereiro próximo”.

   Na verdade, a data programada por Dom Quintino, para o início das atividades do Colégio Santa Teresa de Jesus, sofreu um pequeno atraso de apenas dez dias. Partiu, também, do primeiro Bispo de Crato a escolha de Santa Teresa de Jesus, para denominar a nova congregação religiosa e o novo colégio por ele fundados em Crato. Dom Quintino, desde seminarista, era grande devoto dessa santa espanhola, a quem se deve a reforma da Ordem Carmelita. Fundadora dos Carmelitas Descalços, Santa Teresa d’Ávila (ou Santa Teresa de Jesus, como também é conhecida) foi proclamada, em 1970, Doutora da Igreja pelo Beato Papa Paulo VI.

             

1 comentários:

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Caro Armando
Sei que nossa tristeza com o descuido que nossa terra vem sofrendo há mais meio século é comum a você e a mim também. Mas é impressionante uma coisa que eu vi no inicio de Janeiro último. Vi o Crato de um ângulo que póucos cratenses ou visitantes ja tenham presenciado. Há um bifêt bem mais acima e à esquerda do local da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Na volta desse bifêt, vi uma imagem da cidade do Crato em toda sua extensão. Pela minha avaliação notei um aglomerado urbano de cerca de 150 mil pessoas. Estarei em Crato no final deste mês em curso e vou lhe levar lá. Um abraço.

10 de fevereiro de 2017 09:22

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30