xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Um cearense de destaque: Prof. José Luís Lira – por Armando Lopes Rafael | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

31 janeiro 2017

Um cearense de destaque: Prof. José Luís Lira – por Armando Lopes Rafael

Na foto, o intelectual José Luís Lira


Consta do rol de meus amigos, um jovem que não conheço pessoalmente. No entanto, nutro por ele muita admiração e apreço. Trata-se do escritor e professor do Curso de Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú–UVA, José Luís Araújo Lira.  Nossos contatos começaram quando li, por acaso, na Internet, uma postagem desse Doutor da UVA, ocasião em que ele se encontrava em Roma para assistir à canonização do menino-mártir mexicano, São José Luís Sanchez del Rio.
Como sou grande devoto deste grande “Santito Cristero”, entrei em contato com o Prof. Lira (que estava em Roma, como disse) e informei que gostaria de adquirir o livro dele, “Nunca foi tão fácil ganhar o Céu– memória de José Sánchez del Rio”. O escritor garantiu-me que, quando voltasse ao Brasil, enviar-me-ia o livro. E cumpriu a promessa. 

Fez mais: enviou-me também dois santinhos do menino-mártir e por ocasião do Natal, retribuiu meu  cartão de Boas Festas  presenteando-me com uma pequena medalha de São José Luís e uma relíquia indireta da Beata Soror Ana de los Angeles, uma santa peruana, do século XVII, cuja face foi reconstruída pelo especialista em computação gráfica Cícero Morais, juntamente com o Prof. José Luís Lira.
Foi o meu melhor presente de Natal!
José Luís é autor de mais de uma dezena de excelentes livros. É poeta, cronista do jornal “Correio da Semana”, da Diocese de Sobral. Foi o fundador das duas Academias de Hagiologia (tanto a do Brasil como a do Ceará), pertence a diversos institutos culturais e academias de letras do Brasil. E também é importante dizer: é admirador do Padre Cícero e da Mártir da Pureza, a menina Benigna Cardoso da Silva.
Abra, logo abaixo, o link “Comentários” onde transcrevo, nota divulgada pela Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, sobre o Prof. José Luís Araújo Lira.

Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

1 comentários:

Armando Rafael disse...

Nota divulgada pela Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, sobre o Prof. José Luís Araújo Lira.

“O professor do Curso de Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), pesquisador e especialista em santos católicos, José Luís Lira, está engajado em novo trabalho que busca revelar como seria a face de mais um santo da Igreja Católica: São Valentim. O trabalho de reconstituição tem a participação do especialista em computação gráfica Cícero Morais, que fez a reconstituição dos rostos de Santo Antônio, de Santa Maria Madalena e, mais recentemente, o de Madre Paulina, a primeira santa brasileira. Ao todo este trabalho reconstruiu a face de nove santos e beatos católicos.
“A reconstituição facial de São Valentim está sendo feita a partir do crânio existente na Basílica de Santa Maria em Cosmedin, em Roma, pelo designer 3D, Cícero Moraes, de Mato Grosso. Durante viagem para acompanhar a canonização do Beato Mexicano José Sánchez del Rio, em outubro de 2016, Luís Lira obteve permissão do Reitor da Basílica, Padre Mtanious Hadad, que o autorizou a fazer imagens da relíquia para a reconstituição. “Foram mais de 250 fotos que, no mesmo dia, enviei por e-mail a Cícero Moraes, no Brasil”, lembra o professor José Luís Lira. “Com as imagens, Cícero Moraes utilizou um software que faz o dimensionamento espacial, resultando em uma imagem em três dimensões do crânio”, explica o prof. José Luís Lira.
“O Professor Lira explica que o método empregado por Cícero Moraes “é totalmente científico, sendo feito o cruzamento das imagens do crânio com as informações sobre a ancestralidade do indivíduo, identificadas nos ossos, produzindo a partir de um padrão os demais tecidos que foram consumidos pelo tempo, como pele, músculos, cartilagens e olhos”.
“O crânio também foi avaliado pelo perito do Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro, Dr. Marcos Paulo Salles Machado. “Sem saber de que se tratava das relíquias de São Valentim, o Dr. Marcos Paulo constatou que o crânio, abrigado em Santa Maria de Cosmedin, pertenceu a uma pessoa do sexo masculino, europeu com mais de 55 anos”, afirma José Luís Lira.
“Considerado na Europa como o santo protetor dos namorados, São Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano de 270, por realizar casamentos entre cristãos, no período em que o imperador romano Cláudio II (século III) proibiu a realização de casamentos. A data do martírio ficou sendo reconhecida como Dia de São Valentim e nela passou-se a comemorar o dia dos namorados na Europa e nos Estados Unidos.
O trabalho de reconstrução ou reconstituição facial de São Valentim deverá ser apresentado pelos pesquisadores até o dia da festa do Santo, 14 de fevereiro próximo”.

Parabéns ao talentoso professor da UVA, José Luís Lira,

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30