xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Roberto Pessoa no Cariri - Por: Valdemir Correia de Sousa | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 janeiro 2017

Roberto Pessoa no Cariri - Por: Valdemir Correia de Sousa


Sexta feira, 06 de janeiro do corrente, o Roberto  Pessoa ofereceu um  coquetel à imprensa caririense , que ocorreu na praça do giradouro, no bairro Crajubar em Juazeiro do Norte. Convidado, cheguei lá às 7:00 horas da noite, e quase não consegui estacionar o carro, tamanha era multidão. Vislumbrei na ocasião, dezenas de antigos políticos, que misturados aos novos, ocupavam a praça. Voltei 51 anos no tempo, que foi quando conheci o Roberto Pessoa, na exposição do Crato e desde este tempo, ou seja 51 anos consecutivos, nunca faltou nenhuma vez. é uma pessoa magnífica, solidária em qualquer situação, cujo prestígio atinge todo o Estado do Ceará. Para se ter uma  idéia, quando ele foi candidato a deputado federal, foi votado em 183 dos 184 municípios que compõem o estado. Eleito em duas legislaturas, ocupou por muito tempo a liderança da bancada nordestina, com o apoio de todos os partidos. 

Amigo nas horas difíceis e incertas, poderia citar aqui dezenas de atos praticados pelo mesmo, porém vou citar aqui apenas dois: Há muitos anos, eu morava em frente ao Crato Tenis Clube, no bairro pimenta. Era noite de festa, clube cheio, e o Roberto foi estacionar o carro em nossa garagem. Neste exato momento, entra no jardim um rapaz de uns 18 anos com uma mochila nas costas,  aos  prantos e  senta-se no banco, aproximei-me  e perguntei o que acontecia. Ele contou que tinha vindo para a casa de um amigo passar a exposição e não conseguiu encontrá-lo. Estava com pouco dinheiro e sofrendo uma dor horrível na virilha.  Como nossa casa ficava a 100 metros do hospital e antes que Roberto Pessoa estacionasse o carro, eu pedi para irmos até ao hospital.  Lá  chegando,  na  sala de plantão,  o  médico diagnosticou  que  o  rapaz   estava  com apendicite  supurada, e  que  se  não operasse  imediatamente,  ele poderia morrer. 

O médico  cirurgião  chegou e disse que não tinha mais condições de efetuar aquela cirurgia e que o rapaz fosse transferido  com  a máxima urgência para Fortaleza. O  rapaz, coitado, nas terras estranhas, sem conhecer ninguém, sem dinheiro, começou a chorar convulsivamente e nisto Roberto Pessoa pediu para fazer uma ligação ( naquele tempo não tinha celular ) e ligou para o piloto do seu avião que  fosse imediatamente para o aeroporto, levar um paciente para Fortaleza. O piloto disse que não podia decolar, pois o aeroporto não tinha iluminação, o que foi resolvido de pronto com  o envio de vários táxis para iluminar a pista. Levamos o rapaz, que embarcou à meia noite, Lá chegando, foi direto para a sala de cirurgia, onde foi feita a operação. Esse rapaz era  de  Aracati-CE,  e  veio para o crato passar a exposição a pedido da mãe, porque fazia 07 ( sete ) dias que o pai tinha falecido afogado no rio Jaguaribe em Aracati, sendo o rapaz filho único.

Pois bem, o rapaz foi para Fortaleza, chegou a a tempo de ser  atendido, salvou-se,  e muitos  anos depois, conversando com o Roberto Pessoa, este falou que só viu o rapaz naquela noite, e nunca mais. Sempre que vou à fortaleza, logo cedo vou  tomar  o café  da manhã  na casa  do Roberto Pessoa. É uma verdadeira romaria, gente de toda parte do ceará. Ele atende todo mundo com a maior alegria. Na última eleição, de outubro, ele venceu em Maracanaú, a terceira cidade do ceará, e a segunda em arrecadação, com um total de 73% dos votos. 

Voltando ao assunto anterior, ou seja nos benefícios que Roberto Pessoa já fez para o Ceará, incluo-me  entre  um dos que foram beneficiados. Estava eu internado no hospital São Mateus em Fortaleza há 20 dias, com uma febre contínua de 40 graus. No 21º dia, o médico que me  acompanhava mandou que me levassem para casa,  pois não tinha nada mais a ser feito por mim. Neste  mesmo dia  recebi  a famosa  unção  dos enfermos, ou seja a popular extrema unção.  Quando estavam preparando as minhas  roupas para levar para casa, chega Roberto Pessoa, às 11:00 da noite, para me levar para São Paulo, para ser atendido no hospital Sírio Libanês,  A  UTI  já  estava pronta  num  jato,  e  dr. David uip,  agendado para me atender às 8:00  horas da manhã. Graças a deus que neste  momento  crucial de minha vida, chega ao hospital  o dr. George Magalhães, que só em ver o estado em que me encontrava  diagnosticou  minha doença, chamada febre maculosa, ou seja, a febre do carrapato; Mandou  buscar  medicamentos  no hospital  de Messesjana,  e após 02 ( dois ) dias, minha febre normalizou. Nunca esqueço, porém, a presteza com que o Roberto Pessoa agiu, pois sem nada avisar, programou toda a minha remoção. Devo-lhe este imenso favor e o tenho como um dos meus melhores amigos. Fico feliz em vê-lo andando por este Ceará e sendo bem recebido em todos os lugares em que passa. Para complementar esta minha pequena homenagem ao grande líder empresarial e político, o Jornal  do Cariri, edição  do  dia  10  do corrente, dedicou 1 ( uma ) página inteira ao mesmo.
          
Por: Valdemir correia de sousa
Crato-Ceará
Editado por: Dihelson Mendonça
Blog do Crato - Desde 2005 registrando todo dia a história do Crato para a posteridade
www.blogdocrato.com




0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30