xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Paróquia de Santana do Cariri também festejará centenário da sua criação | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 janeiro 2017

Paróquia de Santana do Cariri também festejará centenário da sua criação



Autor: Assessoria de Comunicação da Diocese de Crato


Segundo as definições do Documento 100 da CNBB (Comunidade de comunidades), a paróquia deve ser compreendida como ‘comunidade de fé’, o lugar onde os fieis ouvem e praticam a vontade de Deus. A comunidade paroquial também pode ser vista como ‘casa’, lugar onde os cristãos encontram abrigo e se fortalecem na sua caminhada para a pátria definitiva.
Nessa perspectiva a comunidade de fé do município de Santana do Cariri-CE, celebrará cem anos de instituição canônica. A Paróquia Senhora Sant’Ana foi criada em 30 de Janeiro de 1917 por Dom Quintino Rodrigues, primeiro bispo da Diocese de Crato.
Delimita-se territorialmente com as paróquias dos municípios de Araripe, Potengi, Assaré, Altaneira, Nova Olinda, Crato e Exu. Com uma área de cerca de 856km quadrados, possui diversas comunidades, vinte e cinco delas com capela.
Durante o ano de 2016, diversos momentos e celebrações prepararam o primeiro centenário da paróquia. A abertura do Ano Jubilar ocorreu em 31 de Janeiro de 2016. De Fevereiro a Junho do mesmo ano houve a peregrinação com a imagem da padroeira pelas comunidades rurais. Já no dia 29 de Maio a paróquia foi consagrada ao Imaculado Coração de Maria na Coroação de Nossa Senhora. No mês de Julho, no período de 16 a 26 a comunidade celebrou a festa da padroeira em clima de jubileu. Em 24 de outubro aconteceu a 12ª Romaria da Serva de Deus Benigna Cardoso. Em Dezembro foram realizadas as celebrações de Crisma na sede e em algumas comunidades.
Concluindo as atividades do Ano Jubilar, agora em Janeiro de 2017 haverá a Semana Eucarística entre os dias 15 e 22, um tríduo nos dias 26,27,28 e no dia 29 a Celebração do Centenário às 17:00 horas no patamar da Igreja Matriz de Santana do Cariri-CE.

Origem da comunidade:
A história da Paróquia Senhora Sant’Ana remonta às origens do município de Santana do Cariri-CE. O Vale do Rio Cariús, antes habitado pelos índios Buxixés foi colonizado pela família Feitosa que aqui erigiu uma capela e disseminou a devoção a Santa Ana.
Com o transcurso dos anos o lugar recebeu o nome de Santana do Brejo Grande, um aglomerado familiar que em 1838 foi elevado à categoria de Freguesia. Entretanto, essa primeira experiência paroquial findou tragicamente após o assassinato do primeiro padre, José Galdino Teixeira, morto em 1844.

(Réplica da primeira imagem da padroeira. Foto: Reprodução)
Após o acontecimento, Santana voltou a ser capela, vinculada agora a Freguesia de Nossa Senhora das Dores de Assaré. Permaneceu nesta condição por um bom tempo. Até que em 1886, com a visita pastoral do então bispo do Ceará, Dom Joaquim José Vieira, os fieis da paróquia pediram ao bispo que a paróquia fosse restaurada, o que não aconteceu. Porém, Dom Joaquim permitiu que os Padres de Assaré, morassem a partir dessa data em Santana.
Como estava possuindo privilégios de paróquia, com a presença de sacerdotes a comunidade conseguiu construir a atual Igreja Matriz. Demoliram a antiga e já deteriorada capelinha em 1896 e começaram a construção de um imponente templo, somente concluído em 1911, após 15 anos de muito trabalho. A inauguração do relógio e a benção dos sinos da nova matriz se deu em 28 de maio de 1911.
Vendo o desenvolvimento do município de Santana do Cariri, Dom Quintino resolveu então restaurar a paróquia. A mesma foi oficialmente inaugurada em 04 de fevereiro de 1917.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30