xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Paróquia de Santana do Cariri também festejará centenário da sua criação | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 janeiro 2017

Paróquia de Santana do Cariri também festejará centenário da sua criação



Autor: Assessoria de Comunicação da Diocese de Crato


Segundo as definições do Documento 100 da CNBB (Comunidade de comunidades), a paróquia deve ser compreendida como ‘comunidade de fé’, o lugar onde os fieis ouvem e praticam a vontade de Deus. A comunidade paroquial também pode ser vista como ‘casa’, lugar onde os cristãos encontram abrigo e se fortalecem na sua caminhada para a pátria definitiva.
Nessa perspectiva a comunidade de fé do município de Santana do Cariri-CE, celebrará cem anos de instituição canônica. A Paróquia Senhora Sant’Ana foi criada em 30 de Janeiro de 1917 por Dom Quintino Rodrigues, primeiro bispo da Diocese de Crato.
Delimita-se territorialmente com as paróquias dos municípios de Araripe, Potengi, Assaré, Altaneira, Nova Olinda, Crato e Exu. Com uma área de cerca de 856km quadrados, possui diversas comunidades, vinte e cinco delas com capela.
Durante o ano de 2016, diversos momentos e celebrações prepararam o primeiro centenário da paróquia. A abertura do Ano Jubilar ocorreu em 31 de Janeiro de 2016. De Fevereiro a Junho do mesmo ano houve a peregrinação com a imagem da padroeira pelas comunidades rurais. Já no dia 29 de Maio a paróquia foi consagrada ao Imaculado Coração de Maria na Coroação de Nossa Senhora. No mês de Julho, no período de 16 a 26 a comunidade celebrou a festa da padroeira em clima de jubileu. Em 24 de outubro aconteceu a 12ª Romaria da Serva de Deus Benigna Cardoso. Em Dezembro foram realizadas as celebrações de Crisma na sede e em algumas comunidades.
Concluindo as atividades do Ano Jubilar, agora em Janeiro de 2017 haverá a Semana Eucarística entre os dias 15 e 22, um tríduo nos dias 26,27,28 e no dia 29 a Celebração do Centenário às 17:00 horas no patamar da Igreja Matriz de Santana do Cariri-CE.

Origem da comunidade:
A história da Paróquia Senhora Sant’Ana remonta às origens do município de Santana do Cariri-CE. O Vale do Rio Cariús, antes habitado pelos índios Buxixés foi colonizado pela família Feitosa que aqui erigiu uma capela e disseminou a devoção a Santa Ana.
Com o transcurso dos anos o lugar recebeu o nome de Santana do Brejo Grande, um aglomerado familiar que em 1838 foi elevado à categoria de Freguesia. Entretanto, essa primeira experiência paroquial findou tragicamente após o assassinato do primeiro padre, José Galdino Teixeira, morto em 1844.

(Réplica da primeira imagem da padroeira. Foto: Reprodução)
Após o acontecimento, Santana voltou a ser capela, vinculada agora a Freguesia de Nossa Senhora das Dores de Assaré. Permaneceu nesta condição por um bom tempo. Até que em 1886, com a visita pastoral do então bispo do Ceará, Dom Joaquim José Vieira, os fieis da paróquia pediram ao bispo que a paróquia fosse restaurada, o que não aconteceu. Porém, Dom Joaquim permitiu que os Padres de Assaré, morassem a partir dessa data em Santana.
Como estava possuindo privilégios de paróquia, com a presença de sacerdotes a comunidade conseguiu construir a atual Igreja Matriz. Demoliram a antiga e já deteriorada capelinha em 1896 e começaram a construção de um imponente templo, somente concluído em 1911, após 15 anos de muito trabalho. A inauguração do relógio e a benção dos sinos da nova matriz se deu em 28 de maio de 1911.
Vendo o desenvolvimento do município de Santana do Cariri, Dom Quintino resolveu então restaurar a paróquia. A mesma foi oficialmente inaugurada em 04 de fevereiro de 1917.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31