xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> O Cinema e o Crato - Por: Valdemr Correia de Sousa | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 janeiro 2017

O Cinema e o Crato - Por: Valdemr Correia de Sousa




Como é do conhecimento geral, o Crato foi um dos primeiros municípios do ceará a inaugurar um cinema. Há alguns anos, a praça Siqueira Campos era a top de linha da  cidade, existiam aqui 3 ( três ) cinemas: O da Rádio Educadora, o Cine Cassino e o Cine Moderno. sem citar o do SESI, que também exibia filmes para os seus associados na sua sala de projeção. 
Nessa época ainda não existia a televisão, por isso a juventude do Crato e o povo em geral, se divertiam, indo passear nas praças, onde começavam os namoros ou então, iam às matinês  da  AABB, ou então, às tertúlias do Crato Tenis Clube. A televisão chegou, e acabou-se o movimento das praças, dos clubes, e todo mundo ficou grudado  na  TV em casa, assistindo as novelas, como a primeira que foi exibida: "O direito de nascer".  ( Uma  história criada em Cuba, com o  principal personagem  Albertino  Limonta ), e haja choro. Mas o tempo é  inexorável, passa e desgasta tudo. Hoje, a pessoa não  precisa mais assistir  TV  em casa, pois pode fazê-lo num pequeno celular. E as praças  ressuscitaram, e como exemplo, temos  a  Praça  da  Sé, hoje o  principal  point do Crato, com lanchonetes, drugstore,  pizzarias, só  faltando mesmo, mesmo, mesmo, um cinema ! 

A instalação de um cinema não é difícil, faltando apenas boa vontade. A "educadora" está lá com o seu auditório com 600 cadeiras, o antigo cine moderno, transformado em teatro, todo pronto,  faltando  apenas os  equipamentos  para  projeção,  que  são  muitos  simples,  conforme afirma Bola Bantim. e a sala do SESI, sobre o qual no ano passado, iniciei uma campanha para reabertura, cuja sala de equipamentos e o auditório estão em bom estado de conservação. 

Portanto, esta turma jovem, que assumiu tudo que é moderno, façam um movimento junto às autoridades,  e vamos  voltar às nossas telas  tradicionais,  para  lembrar  o tempo  em  que passava filmes  tais  como : "E o vento levou",  "Matar ou Morrer",  "Por quem os sinos dobram"  ou "Sete homens e um destino". Sei que quem está lendo este pequeno artigo vai dizer:  Mas que cara cafona, sim, cafona sim,  Mas aqueles filmes marcaram época na minha geração, como hoje, o homem aranha bate recorde de bilheteria, que por sinal fui assistir num teatro em Nova York, paguei U$ = 240,00 dólares e sai antes de terminar. Achei uma bomba, não gostei. Mas aproveito a oportunidade  para dizer que no Ceará, em cidades de menos porte que o Crato, como é o caso de Aracati, Quixeramobim, sem falar nas maiores  como Sobral, Maracanaú, estão já com 6 ( seis ) cinemas funcionando a todo vapor. Vamos em frente, e logo, logo estaremos comprando nosso pacote de pipoca,  uma uma coca-cola de um litro, e assistindo a um filme nas casas de projeções do nosso querido Crato. Se o trem voltou, embora apenas para Juazeiro do Norte, porque o cinema também não poderá voltar ? Só tempo dirá.

Por: Valdemir correia de sousa
Crato-Ceará
Foto 1 - Dihelson Mendonça
Blog do Crato
Desde 2005 registrando a história do Crato para a posteridade




0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30