xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> O Cinema e o Crato - Por: Valdemr Correia de Sousa | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 janeiro 2017

O Cinema e o Crato - Por: Valdemr Correia de Sousa




Como é do conhecimento geral, o Crato foi um dos primeiros municípios do ceará a inaugurar um cinema. Há alguns anos, a praça Siqueira Campos era a top de linha da  cidade, existiam aqui 3 ( três ) cinemas: O da Rádio Educadora, o Cine Cassino e o Cine Moderno. sem citar o do SESI, que também exibia filmes para os seus associados na sua sala de projeção. 
Nessa época ainda não existia a televisão, por isso a juventude do Crato e o povo em geral, se divertiam, indo passear nas praças, onde começavam os namoros ou então, iam às matinês  da  AABB, ou então, às tertúlias do Crato Tenis Clube. A televisão chegou, e acabou-se o movimento das praças, dos clubes, e todo mundo ficou grudado  na  TV em casa, assistindo as novelas, como a primeira que foi exibida: "O direito de nascer".  ( Uma  história criada em Cuba, com o  principal personagem  Albertino  Limonta ), e haja choro. Mas o tempo é  inexorável, passa e desgasta tudo. Hoje, a pessoa não  precisa mais assistir  TV  em casa, pois pode fazê-lo num pequeno celular. E as praças  ressuscitaram, e como exemplo, temos  a  Praça  da  Sé, hoje o  principal  point do Crato, com lanchonetes, drugstore,  pizzarias, só  faltando mesmo, mesmo, mesmo, um cinema ! 

A instalação de um cinema não é difícil, faltando apenas boa vontade. A "educadora" está lá com o seu auditório com 600 cadeiras, o antigo cine moderno, transformado em teatro, todo pronto,  faltando  apenas os  equipamentos  para  projeção,  que  são  muitos  simples,  conforme afirma Bola Bantim. e a sala do SESI, sobre o qual no ano passado, iniciei uma campanha para reabertura, cuja sala de equipamentos e o auditório estão em bom estado de conservação. 

Portanto, esta turma jovem, que assumiu tudo que é moderno, façam um movimento junto às autoridades,  e vamos  voltar às nossas telas  tradicionais,  para  lembrar  o tempo  em  que passava filmes  tais  como : "E o vento levou",  "Matar ou Morrer",  "Por quem os sinos dobram"  ou "Sete homens e um destino". Sei que quem está lendo este pequeno artigo vai dizer:  Mas que cara cafona, sim, cafona sim,  Mas aqueles filmes marcaram época na minha geração, como hoje, o homem aranha bate recorde de bilheteria, que por sinal fui assistir num teatro em Nova York, paguei U$ = 240,00 dólares e sai antes de terminar. Achei uma bomba, não gostei. Mas aproveito a oportunidade  para dizer que no Ceará, em cidades de menos porte que o Crato, como é o caso de Aracati, Quixeramobim, sem falar nas maiores  como Sobral, Maracanaú, estão já com 6 ( seis ) cinemas funcionando a todo vapor. Vamos em frente, e logo, logo estaremos comprando nosso pacote de pipoca,  uma uma coca-cola de um litro, e assistindo a um filme nas casas de projeções do nosso querido Crato. Se o trem voltou, embora apenas para Juazeiro do Norte, porque o cinema também não poderá voltar ? Só tempo dirá.

Por: Valdemir correia de sousa
Crato-Ceará
Foto 1 - Dihelson Mendonça
Blog do Crato
Desde 2005 registrando a história do Crato para a posteridade




0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30