xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Duas dimensões e uma só realidade - Por: Emerson Monteiro | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 janeiro 2017

Duas dimensões e uma só realidade - Por: Emerson Monteiro

Quanta divisão nesse mundo de tantas guerras. Pronde se vira, alguém espreita a vitória pelas armas sobre todo mundo. Ninguém quer ser do tamanho que tem. Quantos equívocos à procura da paz sonhada. Tudo, porém, fruto da mesma realidade. Uns veem de um jeito diferente do jeito que outros veem, e tome rock pauleira nos ouvidos desavisados, nas matas virgens, nos rios e mares. São os frutos do pomar da ingratidão desse bicho homem, disposto a mandar no sítio que não conhecem ainda e destruir em nome da dominação, da ganância. Nem importa o custo que acarreta, querem prevalecer.

Bom, mas pretendo nisso encontrar a outra dimensão, bem diferente dessa, no entanto presa a tais vinculações. Aqui do lado, ligada nessas vacilações dos mandachuvas, existe outro aspecto. Menos egoísta, menos agressivo. Equilibrar o barco, pedir clemência e viver a felicidade... Largar de fora o desejo só do prazer e cuidar do que seja proporcional à largura dos passos. O ego, também de dentro da pessoa humana, merece o seu lugar, contudo posto nas horas certas da virtude. Um ego virtuoso, hegemônico, feliz. Dizem os místicos que ele, o ego, é ótimo servo, entretanto péssimo senhor. Exatamente o contrário do Eu espiritual, a seu turno ótimo senhor e péssimo servo.

Esquecêssemos a cólica infeliz do prazer desordenado, e acharíamos, logo ali na primeira esquina, os motivos da esperança dos dias melhores de que falam desde o Paraíso. Víssemos o gosto de viver com sabedoria, e teríamos há tempos edificado o grande edifício da realização do Ser por meio da fraternidade e justiça social.

Será assim, então, produzir o próprio universo das luzes nascido da alma da gente. Desvendar o painel das certezas de que andaremos na estrada perfeita, à medida dos princípios e valores da boa vizinhança. Apenas estirar as mãos aonde existe realidade, e surgirá espontâneo o sonho explícito de justa proporção e amabilidade sem fim.

(Ilustração: Vicent van Gogh).

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30