xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/12/2016 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 dezembro 2016

Empresa Gráfica Ltda. - Por: Emerson Monteiro

Dela hoje só restam as paredes externas que dão à Rua Dom Quintino, vizinhas da Capela do Colégio Santa Teresa, defronte ao Palácio do Bispo, em Crato. Mas dos fins da década de 60 até os anos 80, fora ponto importante de produção dos serviços gráficos da Região e oficinas do jornal A Ação, da Diocese do Crato. Ali formamos a nova equipe do semanário que inovaria a linguagem do jornalismo caririense de 1966 a 1968, aos moldes do boom mundial que significou a transformação da ordem antiga nos moldes contemporâneos desta Era Eletrônica.

Lembramos o parque gráfico e seus fieis empregados. As máquinas vieram da Alemanha, doadas pelo Miserior, programa dos católicos em favor dos países em desenvolvimento, obtidas pelos esforços de DomVicente Araújo Matos, bispo de largos serviços prestados à Igreja nas terras cearenses.

Eram duas linotipos operadas por Sebastião e Ferreira e as coleções de tipos móveis operadas por Chiquinho, Seu Chico, Carmélio e Clen, este que também operava a rotativa onde eram confeccionado o jornal e, nos intervalos, livros de autores regionais. Na administração, funcionavam Padre Honor e José Matos, sobrinho de Dom Vicente.

A redação do jornal era formada por Huberto Cabral, Antônio Vicelmo, Pedro Antônio, Armando Rafael e eu, secundados pelos colunistas Orlando Moura, Aglézio de Brito, Wilson Duarte e, mais adiante, depois do trágico desaparecimento de Orlando, por Nilo Sérgio, o seu substituto na coluna social.

Uma festa a Empresa Gráfica. Ali passaram dezenas de conhecidos ligados à intelectualidade cratense, bem como vinculados à cúpula da Igreja em Crato, dentre esses Padre Edmilson Macedo e Padre Gonçalo, gerente da Rádio Educadora do Cariri, eles também vinculados à comunicação eclesiástica.

Quisesse alguém acompanhar o dia a dia noticioso, ouvisse um pouco as conversas que circulavam no lugar, foco de convergência de tudo que ocorresse no mundo inteiro.

Os tempos, no entanto, movimentaram as engrenagens e tudo muda a todo instante. Assim desapareceriam das nossas lendas urbanas aquela mídia impressa, gravada com saudade nas páginas da memória dos que a conheceram de perto.

Um ser que ama - Por: Emerson Monteiro

Bem dentro de tudo vive um ser que ama, quer ser feliz e salvar o mundo, na essência do que existe. Razão da ordem universal, descobrir essa partícula representa existência em si e determina quantos fenômenos irão significar o tão desejado sucesso. Todos correm visando algum motivo. Uns e muitos, a riqueza material, consequência do bem estar social. Outros, os prazeres sórdidos no sexo desesperado, nas drogas, na fama, rasgando as convenções e atropelando os valores.

A Humanidade vive, pois, essa busca de descoberta. Escolhe investir no vencer a qualquer custo, nada importando, muitas vezes, o preço que sujeita acarretar na vida alheia. Animais inconsequentes, instinto e brutalidade, avançam sobre os semelhantes, e daí as marcas deixadas pelo caminho.

Porém algo, além disso, demonstra o quanto de possibilidades compreendem os segredos do Universo. A intenção da cultura, da civilidade, da evolução, oferece meios de o homem reverter o mundo e a si mesmo, vencendo a fera que ainda habita seu coração. Ciência, filosofias, psicologias, religiões, demonstram essa disposição positiva de salvar e se salvar.

Lastro de muitas vitórias são os registros do pensamento. Apesar do descaso em destruir a esperança, o triunfo das motivações favoráveis indica um Ser Superior que rege a presença. Fruto das buscas extremas, avança no horizonte da imperfeição humana, Sol das revelações, inteligência suprema e criadora,

vive dentro das pessoas esse campo de batalha da transformação definitiva onde dois entes desenvolvem os níveis da compreensão. De um dos lados o ego, infância de primeiros passos, senhor da matéria. De outro, o Eu Verdadeiro, a espiritualidade, que virá integrar eles dois em bloco único, na sonhada Salvação e causa de tudo quanto acontece no drama das existências.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30