xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/11/2016 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 novembro 2016

Um outro céu de nós mesmos - Por: Emerson Monteiro

A vontade cresceu de esquecer os primeiros passos nesse chão e encontrar o século das luzes. Foram infinitas cavalgadas em lombo de animais esquisitos, dóceis no entanto impacientes de achar o caminho onde eles nunca existiriam. E nisso transcorreu o tempo suficiente a descobrir pistas necessárias e encontrar a Si no meio do Universo misterioso. Noites e noites. Horas vazias de sentido, porém alimentos de permanecer aqui e dar continuidade aos projetos e revelar o seres vivos dentro da alma. Solidões incomparáveis diante do tudo. Vezes sem conta e dores atrozes que invadiram o coração. O motivo ninguém jamais saberá.

No tal processo de esgotamento das expectativas, nas produções materiais do grupo social, tão só razão de sobreviver essa espécie vaidosa, o que explica quase nada do jogo que se repete ao infinito, longe de levar a lugar algum. Aves noturnas gritam pavor nas horas mortas dos seres humanos.

Prudentes parceiros do destino, raros buscadores insistem continuar a luta de certa vez descobrir o segredo de ser feliz. Mas são poucos, entretanto. Persistem nem eu sei por quê. Nem eles talvez possam justificar as ações de seus passos no lombo das cavalgaduras e animais esquisitos. Padecem das travessias solitárias e acrescentaram uma fé inabalável nos ditames do futuro.

Andam que andam, vagam nas longas madrugadas. E ainda assim nutrem o desejo inesgotável de satisfazer o coração e chegar na paz. Sustentam a força de persistir e obter o sucesso ansiado. Somam as experiências de inúmeros fracassos, contudo sabem de Si quais frutos de todos os amores. Veem com ânimo forte o objetivo a que determinaram as vidas e o sonho.

Decerto serão eles os primeiros a usufruir da esperança transformada em luz, recolhidas as redes e os peixes dessa praia gloriosa e benfazeja.

Empresa do Uber faz entrega de cerveja com caminhão que dirige sozinho nas estradas



Veículos autônomos estão, aos poucos, ganhando as ruas. A NuTonomy, startup que surgiu no MIT e opera em Singapura, iniciou os testes públicos de uma frota de táxis autônomos em agosto e o Uber também já realiza algumas corridas na cidade americana de Pittsburgh. Agora, a Otto – empresa recém-adquirida pelo próprio Uber – fez uma entrega de 50 mil latas de cerveja com caminhão que dirige sozinho nas estradas.

• Todo carro elétrico da Tesla terá hardware para dirigir de forma totalmente autônoma
• Como é fazer uma viagem em um dos carros autônomos do Uber

A primeira corrida do caminhão autônomo foi da cidade de Fort Collins até Colorado Springs, numa viagem de quase 200 quilômetros. Um motorista estava atrás do voltante e assumiu uma pequena parcela do trajeto: apenas nos trechos urbanos, onde há pedestres, sinais de parada, cruzamentos e outros cenários de imprevisibilidade. Assim que o veículo chegou na estrada, o piloto automático tomou o conta de tudo: mantendo uma distância segura e alternando de faixas só quando necessário. O veículo é equipado com hardware e software avaliado em US$ 30 mil e que pode ser instalado em qualquer caminhão com transmissão automática. As câmeras, radares e sensores LIDAR garantem autonomia nível 4, que dispensa o motorista na maior parte do tempo.  A NHTSA (órgão federal americano de segurança no trânsito), classifica a autonomia veicular em alguns níveis, que variam de 0 a 5:

Nível 0: ausência de autonomia;
Nível 1: autonomia em uma ou mais funções específicas (cruise control, por exemplo);
Nível 2: autonomia em pelo menos duas funções primárias que agem em conjunto (cruise control com tecnologia para manter o veículo na pista, por exemplo);
Nível 3: autonomia completa na maior parte do tempo, exigindo a presença de um motorista;
Nível 4: autonomia completa na maior parte do tempo, menos em condições adversas como em chuva forte, exigindo a presença de um motorista;
Nível 5: autonomia completa, dispensando a necessidade de um motorista – basta apenas inserir o destino desejado, ou o caminho a seguir.

Atualmente a Otto tem seis caminhões de teste e continua aprimorando seu software. A solução da companhia parece ser mais imediata do que carros de passeios autônomos: estimativas apontam que há um déficit de 50 mil caminhoneiros nos EUA em relação a demanda atual. A empresa fechou uma parceria com a InBev afirma que "está animada para transformar o transporte comercial".  O Uber comprou a Otto no ano passado por US$680 milhões e afirma que pretende manter as operações das marcas independentes. 

Fonte: MSN Notícias



FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


A Fonte Musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:


Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais


Um verdadeiro supermercado da música



Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.

Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri

200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com

SOBRE A LUCIDEZ - Por: Jorge Emicles - Advogado


José Saramago, do alto de sua perspicaz genialidade, entre sua extensa produção literária escreveu um romance chamado Ensaio sobre a Lucidez. Em poucas linhas, trata do caso de um país fictício onde os eleitores acorrem às urnas em cumprimento a seu dever cívico, porém conscientes do verdadeiro processo eleitoral (bem mais sórdido que o revelado na estética propaganda eleitoral ou nos candentes discursos dos palanques) resolve maciçamente votar em branco. A história conta o caos que se instalou nesse país pela quebra total do sistema de democracia representativa, a pedra de toque de toda estrutura ideológica do ocidente pós-segunda grande guerra. Ainda mais que a falácia do nosso sistema político, o escritor revela a maldade da elite política, senhora das rédeas do Estado e seu descompromisso com os reais interesses da população.

Vendo o resultado das eleições municipais de outubro de 2016 no Brasil, foi inevitável não retomar a memória das lições, e sobretudo, dos questionamentos que o escritor português trouxe à tona com seu romance. Num país onde é condição inevitável para a eleição a qualquer cargo o exercício do abuso do poder (seja o econômico, o político ou mesmo de outras espécies), não se pode alimentar a esperança de que a saída para as crises econômica, política, cultural e, quiçá, até mesmo de identidade, venha através da realização de eleições. A corrupção no Brasil tem início na própria estruturação partidária e se entranha nas nuances mais profunda do seu Estado, de maneira que nem a substituição total de todos os ocupantes de cargos eletivos será suficiente para dar combate a suas mazelas já conhecidas publicamente.

A mudança precisa ser mais profunda. Do próprio modelo de Estado. É preciso conceber um Estado menos hipócrita, que para muito além de simplesmente afirmar um inteligente e racional conjunto de valores e direitos, efetivamente os pratique e efetive. Mas, antes disso, é imprescindível que a sociedade se modifique profundamente, fazendo-se responsável pela afirmação, difusão e prática desses valores que sejam verdadeiramente construtivos, que ao final requalifiquem o conceito de dignidade humana. Tal propósito ainda não será possível, porém, se antes disso não se modificarem as famílias, fortalecendo reciprocamente os laços de amor, ternura e compreensão, criando o ambiente necessário ao desenvolvimento, desde a família, mas também na própria sociedade, de todas as potencialidades do homem. Mais que tudo isso, entretanto, é necessário que cada ser humano, a partir de sua própria consciência, seja capaz de compreender que a família, a sociedade e o próprio Estado são potências

coletivas de sua própria individualidade e que, portanto, é exclusivamente a partir dele mesmo, a começar pelo seu pensamento, que todas as coisas se modificam e melhoram.

Não há soluções mágicas e cômodas. Não existem salvadores da pátrio. Existe a consciência da realidade; a lucidez, responsabilidade e o compromisso que encadeiam o fazer humano desde o pensamento até o resultado, necessariamente perpassando pelo incansável trabalho do tornar real o novo.

Ver que em vários rincões do país, a exemplo do que aconteceu no Rio de Janeiro, que a quantidade de não-votos (é dizer, as abstenções de eleitores às urnas, acrescida dos votos nulos e brancos) foi superior ao número de sufrágios do candidato eleito, de alguma forma paradoxal nos alimenta a esperança de que será possível sim, em algum dia de um futuro promissor, mas talvez ainda distante, se implementar a verdadeira mudança de que não apenas o Brasil, mas toda a humanidade estão a necessitar urgentemente.

Jorge Emicles



Aeroporto de Guarulhos recebe nesta segunda o maior avião do mundo



O Antonov 225, maior avião do mundo e único em operação, vai pousar nesta segunda-feira (14) às 23h30 no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo e decolar para o Chile na terça-feira (15) às 8h. Esta é a segunda vez que ele vem ao Brasil. A primeira foi em fevereiro de 2010. Com 84 metros de comprimento, 88 metros de envergadura (distância entre as pontas das asas) e 175 toneladas sem carga e sem combustível, o avião tem capacidade para transportar 250 toneladas de carga em longas distâncias. Ele vai transportar um gerador de 150 toneladas até Santiago e antes de chegar a Guarulhos, fará uma escala em Campinas para pegar uma peça que servirá de suporte. Essa é a segunda maior carga a ser transportada na história da aviação, de acordo com a assessoria do aeroporto de Guarulhos. O aeroporto planejou uma operação especial para receber o Antonov e para carregar o gerador até o porão da aeronave. Foram contratados um guindaste, um pórtico e trilhos para transportar o equipamento.A aeronave ficará estacionada no pátio do Terminal 2. A operação vai ocupar sete posições de estacionamento.

G1
Via www.blogdocrato.com



Superlua poderá ser vista hoje antes da meia-noite


Nesta segunda (14), será possível observar a maior superlua em quase 70 anos. Neste dia, a lua se encontrará a 48,2 mil quilômetros mais próxima da Terra do que quando esteve recentemente no seu apogeu – que é o ponto mais distante da órbita. O satélite não chegava tão perto assim desde 1948 e não voltará a fazê-lo até 2034. A superlua, contudo, não será no momento do perigeu, que ocorrerá às 9h21 (horário de Brasília). O fenômeno por definição ocorre no momento da lua cheia, que será às 11h54 – nesta hora, o satélite estará a 363.338 km da Terra. Com exceção do eclipse da Superlua de 2015, não houve nem haverá por muito tempo uma lua cheia tão especial, mesmo que curiosamente tenhamos tido três Superluas consecutivas em três meses, a anterior ocorreu em 16 de outubro e a última será no dia 14 de dezembro.

Fonte: Agência Brasil




Quadrilha vazou gabarito e ditou questões do Enem



Um grupo de Minas Gerais que vazou o gabarito de provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) foi descoberto em investigações conjuntas feitas pela Polícia Federal e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A ação, divulgada neste domingo pelo Fantástico da TV Globo, mostra a quadrilha informando as respostas para candidatos, por ponto eletrônico. Todo o gabarito foi ditado em menos de 7 minutos.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que as fraudes descobertas não colocam em risco o Enem. "O calendário está mantido. As (descobertas de) fraudes são resultado de uma ação de inteligência articulada entre PF e Inep. Os responsáveis serão punidos e os candidatos envolvidos na ação fraudulenta, excluídos." De acordo com o delegado que conduziu as investigações, Marcelo Freitas, a quadrilha teria uma atuação em três Estados. Duas pessoas foram presas. O pagamento pelo gabarito variava entre R$ 40 mil e R$ 50 mil. De acordo com a denúncia, um dos candidatos dispostos a fraudar o Enem foi Antônio Rodrigues, ex-secretário municipal de Alto Santo (CE), que disputava uma vaga de Medicina. Trata-se do segundo vazamento divulgado somente no exame deste ano. Semana passada, foram identificadas fraudes no Amapá e no Ceará. Na operação, 14 pessoas foram presas. Com um dos candidatos foram encontrados o tema e o texto da redação pronto para ser transcrito. Esse mesmo candidato recebeu o gabarito por celular. A exemplo da fraude divulgada nesta semana, o candidato utilizou um ponto eletrônico. As investigações de PF e Inep estão concentradas em dois grupos, cuja atuação ocorre nas Regiões Norte e Nordeste. Eles são acompanhados há alguns meses. De acordo com integrantes do Inep, a estratégia consistia em monitorar os suspeitos até a prova, para que fosse possível realizar o flagrante e chegar a outros envolvidos. Matrícula. As investigações levam também a fraudes ocorridas em outras edições do Enem. Está prevista para esta semana uma operação para cancelar a matrícula de um estudante de Medicina que teria também fraudado o exame e estaria cursando Medicina em uma faculdade do Sudeste. O aluno ingressou no curso pelo sistema público de seleção (Sisu). 


Dólar sobe mais de 1%; Banco Central volta a atuar


Após encerrar a última semana com uma alta superior a 5%, o dólar mantém a trajetória de valorização sobre o real, com o mercado ainda sob o efeito da eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos. Na manhã desta segunda-feira (14),a moeda norte-americana operava em alta de mais de 1% sobre o real. Por volta das 12h (horário de Brasília), o dólar avançava 1,13%, sendo vendido a R$ 3,4305. Até o momento, na máxima do dia, a moeda norte-americana bateu R$ 3,4752, com alta de 2,44%. Neste cenário, o Banco Central (BC) voltou a atuar no câmbio, por meio de swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares. No pregão desta segunda-feira, a instituição financeira vendeu 15 mil contratos para rolar os swaps que vencem no dia 1º de dezembro. O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, já afirmou que continuará atuando no mercado de câmbio.

Última Hora






Samsung anuncia compra de empresa de áudio para carros por US$ 8 bilhões



A Samsung anunciou nesta segunda-feira (14) que vai comprar a Harman International Industries por US$ 8 bilhões, a maior aquisição no exterior já feita pela empresa sul-coreana.

A compra da Harman, que fabrica sistemas conectados de áudio para automóveis, ilustra os esforços da Samsung para encontrar novas áreas de crescimento, à medida que o segmento principal de smartphones desacelera depois do recall do Galaxy Note 7. "A Samsung está usando seu enorme caixa para sair na frente de rivais no mercado de tecnologia automotiva. Mas ainda não se sabe se poderá crescer a ponto a competir com Bosch e Continental", comentou Park Jung-hoon, gestor de fundos da HDC Asset Management. O grupo sul-coreano firmou acordo para compra da Harman por US$ 112 por ação, em dinheiro, o que representa um prêmio de 28% em relação ao preço de fechamento da sexta-feira (11). Os produtos da Harman são usados em mais de 30 milhões de automóveis fabricados por montadoras como BMW, Toyota e Volkswagen, de acordo com o site da empresa. A Harman, que conta com cerca de 30 mil funcionários, vai operar como uma subsidiária da Samsung e seguirá sob o comando de seu presidente executivo, Dinesh Paliwal, de acordo com o grupo sul-coreano.




Google Play Music recebe atualizações e sugere músicas de acordo com o ouvinte


O Google Play Music, aplicativo para streaming de música da empresa norte-americana, passará a levar em conta informações como localização do usuário, clima e atividade que ele está fazendo para dar sugestões de músicas e listas personalizadas.
Os aplicativos começam a ser atualizados nesta semana em 62 países (incluindo Brasil), tanto nos aparelhos com sistema operacional Android (do Google) como também iOS (dos dispositivos da Apple). A companhia informa que a atualização incorpora ferramentas de "machine learning" (aprendizado de máquinas) no serviço. Ou seja, o aplicativo passa a aprender mais com as interações do usuário com ele. Assim, é possível que o sistema entenda qual o estilo musical que cada usuário gosta de ouvir quando vai para a academia ou quando estudando e quer música para se concentrar, diz Elias Roman, gerente de produto do Google Play Music. Roman afirma que, em geral, as pessoas tendem a ouvir um número limitado de artistas quando escolhem o que querem ouvir. As indicações baseadas em preferências e contexto fariam com que a música certa chegasse ao ouvinte sem ele ter de se preocupar, diz.

"Queremos tirar o ouvinte de sua zona de conforto, apresentando a ele coisas que deve gostar, mas que não descobriria sozinho." Roman afirma que o trabalho das máquinas não substitui a curadoria de humanos no serviço. O que os algoritmos da empresa fazem é entender quais as listas de músicas criadas por especialistas que se adequam melhor para cada pessoa em cada momento, diz.

Inteligência

O aprimoramento do serviço faz parte da busca da companhia por se diferenciar no mercado de streaming, no qual a inteligência artificial é uma das apostas das companhias. O Spotify, por exemplo, usa inteligência artificial para sugerir álbuns relacionados ao conteúdo que o usuário costuma ouvir em seção do aplicativo chamada "Descobrir". Já o Deezer permite ao usuário acessar uma playlist personalizada, baseada em seu histórico de uso da plataforma, acessando o recurso "flow". A nova atualização também modifica o layout do aplicativo, que passa a ter um número menor de "cards", com indicações de artistas ouvidos recentemente, preferidos e semelhantes a algum que o ouvinte costuma gostar. Por vezes essas sugestões indicam que o artista ou estilo de música costuma ser bom para ele em determinado contexto. Para momentos sem internet, o Google Play Music passará a contar com uma playlist sempre disponível off-line com músicas que o usuário ouviu recentemente.



Sobrinha-neta de Sarney é encontrada morta no MA


Sobrinha-neta do ex-presidente da República José Sarney (PMDB) Mariana Costa foi encontrada em seu apartamento em São Luís com sinais de asfixia na noite deste domingo (13). Segundo informações preliminares da polícia, ela teria sido achada pelas filhas de 11 e 9 anos em sua cama. Mariana chegou a ser levada a um hospital particular da capital maranhense, mas não resistiu aos ferimentos. O principal suspeito de ter cometido o crime é o cunhado dela, o empresário Lucas Leite Porto, casado com a irmã da vítima. De acordo com a perícia da Polícia Civil, o empresário foi ao prédio para deixar a própria Mariana e as duas filhas após participarem de um culto. Porém, ele subiu uma segunda vez ao apartamento da cunhada e, após descer em definitivo, efetuou longas ligações no hall do edifício.
Segundo a polícia, as câmeras do Condomínio Garvey Park foram fundamentais para efetuar a prisão - Porto foi autuado em flagrante. Após prestar depoimento, ele foi encaminhado para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Ainda de acordo com a polícia, Porto tinha marcas de arranhões no corpo e no rosto. As câmeras do prédio o mostraram saindo correndo pelas escadas do prédio. Além de sobrinha-neta de Sarney, Mariana era casada com Marcos Renato, empresário do ramo de laticínios no Maranhão. Porto é filho dos donos do grupo Planta Engenharia.

Última Hora
Via www.blogdocrato.com



ONU diz que haverá novo recorde mundial de temperatura em 2016


A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou nesta segunda-feira que o mundo deve voltar a bater o recorde de temperatura em 2016, com uma média de 1,2ºC a mais em relação ao nível da era pré-industrial. A temperatura é próxima do limite estabelecido pelo Acordo de Paris, assinado no ano passado, que tem como limite um aumento entre 1,5ºC e 2ºC acima do nível da era pré-industrial. De acordo com a organização, que é subordinada às Nações Unidas, a temperatura deste ano foi influenciada pelo evento climático El Niño. A OMM também afirma que 2016 superou a temperatura de 2015 e que 16 dos 17 anos mais quentes ocorreram neste século.

Estadão Conteúdo



Seleção Brasileira é celebrada pelos peruanos e elogiada pela imprensa



A chegada da Seleção Brasileira a Lima deu o tom da força que a camisa amarela tem no exterior. Duas centenas de torcedores foram ao hotel que está servindo de concentração à equipe para recepcionar os jogadores na noite de domingo. Neymar foi o mais celebrado, e chegou a ser agarrado por um peruano que conseguiu furar o bloqueio da segurança. Nesta segunda, a imprensa local destaca o grande momento vivido pela equipe brasileira nas Eliminatórias.

A recepção foi bem diferente daquela vista em Belo Horizonte uma semana antes, quando praticamente ninguém esteve no hotel para recepcionar a seleção. Ao longo da semana, a presença de torcedores também acabou sendo tímida, aumentando apenas na sexta-feira, após a vitória sobre a Argentina.

No Peru, a Seleção é bastante celebrada pelos locais e principalmente pela imprensa. A maioria dos jornais apresenta o Brasil a partir de um "Neymar e companhia", deixando claro quem foi eleito o principal jogador da equipe. O "La República" chama o jogador de "Ás do Barcelona" e diz que "nada no Brasil lembra a crise futebolística a qual estava submersa a seleção". O jornal pontua ainda que a chegada de Tite "devolveu ao Brasil o jogo de toque de bola e fantasia que levou a seleção a cinco títulos mundiais".

O periódico "El Comercio" destaca a "abismal diferença econômica" entre as equipes. Segundo a publicação, os titulares da seleção peruana valem 16,77 milhões de euros (R$ 61,21 milhões), enquanto o valor de transferência dos titulares do Brasil chegaria a 280,7 milhões euros (R$ 1,02 bilhões).

Apesar disso, os peruanos estão confiantes em um bom resultado na partida desta terça-feira (início da madrugada de quarta no Brasil). Todos os ingressos para a partida que será realizada no Estádio Nacional foram vendidos. E o técnico argentino Ricardo Gareca, que treina a seleção peruana, tem sido taxativo nas entrevistas: "O Peru pode ganhar de qualquer seleção".

Fonte: Agência Brasil


Coisas da República: Marechal Deodoro é pouco conhecido na sua terra natal

Fonte: Site Terra - Odilon Rios - Direto de Maceió 
 Na cidade onde nasceu o proclamador da República, o marechal Deodoro da Fonseca, a população pouco conhece ou nunca ouviu falar do primeiro presidente do Brasil, que assumiu o cargo após a derrubada do Império há exatos 127 anos, em 15 de novembro de 1889.
O município de Marechal Deodoro fica a 25 km de Maceió, às margens da Lagoa Mundaú, e tem uma das praias mais visitadas e belas do Brasil, o Francês. No lugar, navios da Segunda Guerra Mundial foram afundados pelas tropas alemãs, piratas franceses tentaram invadir o Brasil pelo mar durante o período colonial e igrejas em restauração guardam mistérios: túmulos de famílias influentes de Alagoas foram descobertos durante as escavações.
A casa onde nasceu e viveu o marechal é um museu. Há três dias, a cidade está em festa em comemoração à Proclamação, mas o pescador Chagas da Silva, 64 anos, desconhece o porquê de tanta gente que vai e vem pelas ruas e praças de Deodoro. "Sei não, é por causa do governador que tá vindo para cá?", pergunta.
Ivanildo Santos da Silva sabe da Proclamação. "Ouvi falar do Marechal Deodoro, mas, o que é mesmo esse período da História brasileira?", questiona. "Sei lá, tem a ver com um representante aqui da cidade", responde a sua própria indagação.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marechal Deodoro, o município, tem 45.141 habitantes. Cerca de 65% da população é pobre; 6.292 habitantes são analfabetos e apenas 99 pessoas recebem acima de 20 salários mínimos. Por causa do alto índice de assassinatos, duas favelas receberam nomes de países em conflito: Iraque e Israel. O "Iraque" de Marechal Deodoro chama-se hoje Conjunto Esperança.
Na última semana, a movimentação nas escolas era considerada acima do normal. Os alunos preparavam-se para o desfile militar, as bandas de fanfarra conferiam as partituras e treinavam as músicas para o dia festivo. Há 177 anos Marechal Deodoro deixou de ser a capital de Alagoas e, por três dias, depois de um decreto legislativo, o governador transfere para a cidade do proclamador a chefia do Executivo Estadual em comemoração a este dia"
Deodoro da Fonseca
Marechal Deodoro da Fonseca nasceu em 5 de agosto de 1827 em Alagoas. Entrou na política em 1885. Era um dos homens mais próximos ao imperador Dom Pedro II. Em 15 de novembro de 1889, proclamou a República. Iniciou a República das Espadas, porque dois marechais ocuparam a presidência: Deodoro e, logo depois, o também alagoano Floriano Peixoto, isso antes de dar início a República Velha, com presidentes civis.

15 de novembro de 1889 – As verdades que a República esconde (Parte I)

Fonte: Site Veja
Como a República foi implantada por um golpe militar
 O marechal Deodoro da Fonseca, no Campo de Santana, no Rio, reúne 600 militares e uns poucos civis para destituir a Monarquia brasileira, sem derramar uma gota de sangue. Em cerimônia improvisada na Câmara Municipal carioca, a República é proclamada. Chegado o momento das comemorações, constata-se que não há símbolos para celebrar a mudança de regime. Canta-se "A Marselhesa", hino da França, e é hasteada uma bandeira com desenho semelhante à americana nas cores verde e amarelo. É urgente, percebem os republicanos, substituir os símbolos do regime.
Como narram os jornais da época, o povo brasileiro mal entendia o que se passava. Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto, Benjamin Constant, Quintino Bocaiúva, Silva Jardim, protagonistas do movimento republicano que Brasil, eram pouco conhecidos dos brasileiros. "Ninguém parecia muito entusiasmado", anotou o correspondente do New York Times. "O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que aquilo significava", escreveu Aristides Lobo no Diário Popular.
Na tentativa de conquistar o apoio da população até então alheia a troca de regime, os republicanos esforçaram-se nos meses seguintes para criar e difundir marcas da República – e apagar vestígios do Império de Dom Pedro II. Cidades se encheram de estátuas e outros monumentos à República. Ruas, praças e repartições com referências à monarquia mudaram de nome. Mas as grandes apostas de exaltação da República seriam: uma nova bandeira, um novo hino e um novo herói – ou quase isso.

15 de novembro de 1889 – As verdades que a República esconde (Parte II)

Fonte: Site Veja
As mentiras sobre a atual Bandeira do Brasil
 
Bandeira imperial

•    Verde - A Casa de Bragança (Dom Pedro I)
•    Amarelo - A Casa de Habsburgo (Dona Leopoldina)
•    Losango - Remete às bandeiras do exército napoleônico
•    Brasão azul com a esfera armilar - Presente desde a bandeira do Principado do Brasil, remete à tradição portuguesa
•    Cruz vermelha - Referente à ordem de Cristo
•    Anel azul carregado com 20 estrelas de prata - Referentes às 20 províncias do Brasil
•    Dois ramos - um de café, o outro de tabaco, representando a agricultura brasileira

Bandeira republicana

•    Verde e amarelo - Interpretações a posteriori atribuíram as cores às riquezas naturais e minerais do país. Essa explicação, porém, não constava da justificativa de Teixeira Mendes para a nova bandeira
•    Estrelas no céu azul - Reprodução do céu do Rio de Janeiro na manhã de 15 de novembro de 1889, com as estrelas representando os Estados da Federação
•    "Ordem e Progresso" - A influência dos positivistas na proclamação da República. Augusto Comte (1798-1857), principal ideólogo do positivismo, escreveu: “O amor por princípio, a ordem por base, e o progresso por fim”. No caso brasileiro, deixaram de fora o amor

América para os Americanos - Trump promete deportação imediata de três milhões de imigrantes


Donald Trump cumprirá sua promessa de deportar milhões de imigrantes em situação ilegal nos Estados Unidos - afirmou o presidente eleito em uma entrevista que será transmitida neste domingo, afirmando ainda que cerca de três milhões serão deportados depois que ele assumir o cargo.

"O que estamos fazendo é pegar essa gente que é criminosa e suas fichas criminais, membros de gangues, traficantes, que totalizam dois, talvez três milhões. E vamos tirá-los do país e vamos fazer com que sejam presos", declarou Trump em um trecho veiculado da entrevista que será exibida pelo programa 60 Minutes da CBS. Trump fez da segurança na fronteira entre México e Estados Unidos um dos pontos centrais de sua campanha eleitoral. Na entrevista à CBS, o magnata revela que o muro que prometeu fazer na fronteira com o México não será apenas de tijolos, e sim terá cercas em alguns trechos. "Poderá haver cercas", afirmou Trump em sua primeira entrevista na televisão depois de eleito. "Mas, para certas áreas, um muro é mais apropriado. Sou muito bom nisso", disse à CBS.

Newt Gingrich, um dos principais nomes ligados ao magnata, lançou dúvidas sobre se Trump obrigará o México a custear a construção desse muro. "Dedicará muito tempo a controlar a fronteira. Talvez não gaste muito tempo tentando fazer o México pagar por ele, mas foi uma grande estratégia de campanha", desconversou Gingrich, segundo The Washington Post. Em outros trechos antecipados pela emissora, Trump diz que manterá alguns pontos da reforma de Saúde promovida pelo presidente Barack Obama, a qual tanto criticou na corrida para a Casa Branca. Sua diretora de campanha, Kellyanne Conway, declarou, porém, ao canal Fox, neste domingo, que essa reforma, conhecida como "Obamacare", será "derrogada". Trump também confirmou que continuará usando sua conta no Twitter. Para ele, trata-se de uma grande ferramenta. A diferença agora é que o tom será mais moderado - explicou o empresário. Continua sendo uma incógnita quem será o chefe de gabinete de Trump na Casa Branca. No sábado, Conway disse que esse anúncio era "iminente" e confirmou que o presidente do Partido Republicano, Reince Priebus, está entre os candidatos. Seu presidente de campanha e dono do portal de notícias conservador Breitbart News, Stephen Bannon, é um dos que sonham com essa posição.

Fonte: AFP - Entrevista na CBS.
Via www.blogdocrato.com



15 de novembro de 1889 – As verdades que a República esconde (Parte III)

Fonte: Site  Veja 

Como foi mantido o Hino Nacional Brasileiro
                        
A manutenção do hino nacional monárquico foi uma vitória popular. Proclamado o novo regime, não havia uma composição oficial para glorifica-lo. A primeira adotada nos eventos oficiais foi A Marselhesa, emprestada da Revolução Francesa. O governo abriu então um concurso para a escolha de um novo hino. Mas um evento popular acabou mudando os rumos dessa história.
Em uma manifestação militar em 15 de janeiro de 1890, ao ouvir novamente A Marselhesa e outras marchas militares, a multidão começou a pedir, como quem pede "toca Raul!", pelo velho hino nacional. Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do Brasil, decidiu deixar rolar. Há relatos de que presentes até choraram de emoção.
Na audição pública do concurso que havia sido marcado, conta-se que a qualidade média das canções era sofrível. Resultado: se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, o hino fica. A composição de Francisco Manuel da Silva,de 1822, foi mantida e a ela foi acrescentada letra de Joaquim Osório Duque-Estrada.
Após a execução do novo hino da Proclamação da República, o povo puxou o hino nacional, como acontecera no evento militar dias antes. Não tinha para ninguém contra o maior hit do patriotismo brasileiro. 

15 de novembro de 1889 – As verdades que a República esconde (Parte IV)

Fonte: Site Veja
A invenção de um herói
 Os principais idealizadores da República, Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto e Benjamin Constant, não eram figuras conhecidas além dos círculos militares. A pouca participação popular tornava difícil a consagração de um mito, importante para a aceitação do novo regime. "Heróis são símbolos poderosos, encarnações de ideias e aspirações, pontos de referências, fulcros de identificação", escreveu o historiador José Murilo de Carvalho.
Tiradentes, único dos inconfidentes mineiros condenado à morte, surpreendentemente, caiu como uma luva para o papel de herói.
O mito em torno de sua figura foi criado após sua morte. O mineiro passara quase um século na obscuridade, como traidor da monarquia. Como não havia registros de sua imagem e seus pensamentos, a República teve liberdade para criá-los: tornou-se um idealista pela liberdade do Brasil e suas representações passaram a se assemelhar com as da figura de Cristo — cabelos longos, castanhos, olhar cândido, vestes brancas, crucifixo no peito.
A República se apropriou de Tiradentes como o mártir da República. Foi a mais eficaz das tentativas dos republicanos na construção de um imaginário para o novo regime.

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30