xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/09/2016 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 setembro 2016

Histórias do Tatu (Release) - Por: Emerson Monteiro

Será lançado em Crato nesta quinta-feira (29 de setembro), às 20h, no auditório do Instituto Cultural do Cariri, o livro Histórias do Tatu, o qual aborda a vida do Sertão nordestino durante a segunda metade do século XX, tendo como cenário principal uma fazenda do município de Lavras da Mangabeira, Ceará. Seu autor, José Emerson Monteiro Lacerda, originário de família ligada às origens da colonização sertaneja, trata com afetividade a existência em meio às riquezas humanas do lugar, e reúne, nalgumas dezenas de narrativas curtas, aspectos diversos daquele universo remoto, distante da civilização urbana e industrial que hoje domina o mundo inteiro.

Em meio a relatos pessoais e preservação da gesta interiorana, esta obra oferece descrições pormenorizadas de tipos característicos das gentes e cenas que bem caracterizam mundo rural de heranças tardias do Ciclo do Couro, seguidas pela existência dos últimos engenhos de rapadura, do Ciclo do Açúcar, em retratos de memória recolhidos através da oralidade.

Tatu, eis o nome da povoação em torno da qual tudo acontecem, núcleo onde vivera a matriarca Fideralina Augusto Lima, trisavó de Emerson Monteiro, sob cuja legenda se formaria o clã dos Augustos, de Lavras, família vinculada à vida pública cearense e detentora de influência nos povos do Cariri e do litoral, e ainda agora ligada aos destinos estaduais.

Com 154 páginas, editado pela BSG (Bureau de Serviços Gráficos), de Juazeiro do Norte CE, o livro traz capa ilustrada pelo artista plástico Reginaldo Farias, cabendo aos intelectuais cearenses Dimas Macedo e Cristina Couto a apresentação do trabalho.

É este o mais recente trabalho de Emerson Monteiro, que já publicou Sombra e Luz, Noites de Lua Cheia, Cinema de janela e É domingo.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31