xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/08/2016 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 agosto 2016

Crise e oportunidade - Por: Emerson Monteiro

Àqueles desenhos da escrita chinesa chamam ideogramas. Pois bem, o mesmo ideograma que os chineses utilizam a significar crise também significa oportunidade. Porquanto difíceis, as crises oferecem meios de mudança que transbordam de novas possibilidades. Desgarrar da praia levará ao mar profundo. Sair da flor das águas e achar os recantos íntimos do largo oceano, eis a lei fundamental da coragem de fazer acontecer. Sair, transferir as perspectivas de dentro ao horizonte. Erguer os olhos ao seguimento dos acontecimentos. Deixar ferver de dentro a pressão das transformações quais razão da sobrevivência.

No entanto raramente essa leitura é feita diante dos dramas humanos. De comum evitar o luto passar a representar apego desesperado aos postulados que o Tempo impõe e disso queremos fugir a todo custo. Há, na aceitação das contingências, o conforto da aceitação, a entrega incondicionada. Passo a passo crescem as estradas, os destinos. E que justificaria o confronto das determinações que impõem só pequenas modificações no fluir das normas?!

Nietzsche deixa bem claro quando afirma: - Incrível a força que as coisas parecem ter quando têm que acontecer. Por que, então, restringir as ocorrências às próprias determinações, conquanto quase nada do que podemos consta do cardápio do futuro?! Fluir, verbo das horas sem fim.

Igualmente o gosto do inesperado, a riqueza da inspiração dos artistas e gênios. Menos esperar e vem logo a correnteza da história e determina o pulsar dos corações. Demasiados exemplos de casos fortuitos e força maior a todo o momento ocorrem. Ansiedade maior não existe além do instinto de vencer o desconhecido do depois, porém restrita à marca das crises. Daí o imenso poder de respeitar a força dos acontecimentos e a ela prestar reverência. Convicções permitem que seja desse modo, nas fibras do coração. Acrescentar sentimento aos pensamentos e vibrar com emoção o querer do melhor. Viva a fé e o agir com amor!

Parte do PDT adere à candidatura de Samuel Araripe em Crato





A reuniao de Adesão será no próximo dia 12, sexta-feira, às 19:30
Como se sabe, o PDT em Crato está dividido. Uma parte apóia a candidatura do Dep. Zé Ailton Brasil e outra parte, que inclui o Dep. Sineval Roque apoiará a candidatura de Samuel Araripe.
Local: Rua Monsenhor Rubens Lóssio, 39, Novo Lameiro, Crato.
Por trás do Mik Eventos e Buffet. De frente à escola Rotary.

Mapa do local do evento:



www.blogdocrato.com



Professores do Ceará encerram greve de 107 dias


Os professores da rede estadual do Ceará decidiram encerrar a greve da categoria após 107 dias. Em assembleia feita no último dia 9 em Fortaleza, o Sindicato dos Professores e Servidores do Ceará (Apeoc) anunciou o fim do movimento após votação que reuniu cerca de 2 mil professores. Segundo o presidente da entidade, Anízio Melo, as negociações com a Secretaria da Educação (Seduc) resultaram em ganho médio de 9% na remuneração dos professores, além de compromissos de melhorias nas estruturas das escolas e na merenda escolar. Essas duas reivindicações também foram encampadas por alunos da rede estadual, que promoveram ocupações em escolas da capital e dos municípios do interior.

“A proposta aceita não foi satisfatória, nós queríamos mais, mas decidimos encerrar a greve pelo contexto das condições de uma greve de mais de cem dias, do refluxo das escolas, da necessidade dos estudantes e do pleito dos pais. Também finalizamos a paralisação para que o governo do estado não tenha desculpa para não implementar a nova carreira dos professores”. Em nota, a Seduc informa que cerca de R$ 140 mil foram destinados a benefícios para os professores e para as escolas e que está assegurada a assinatura do decreto que regulamenta o novo modelo de carreira do magistério. Iniciada em 25 de abril, a greve ocorreu após os profissionais não receberem proposta de reajuste pelo governo do estado. A data-base da categoria é 1º de janeiro e era exigido aumento de 12,67%.

Oposição

Professores que fazem oposição ao sindicato não aceitam a decisão tomada durante a assembleia. Após a votação e o anúncio de encerramento da greve, houve confusão entre os presentes. O professor Luiz Fabrício, que faz parte do movimento de oposição, diz que a maioria das pessoas na assembleia votaram pela manutenção da greve, mas o presidente da Apeoc declarou a paralisação encerrada à revelia da contagem dos votos. “O presidente do sindicato declarou que a greve estava encerrada sem nem mesmo contabilizar os votos. O correto seria pegar os crachás ou separar o grupo, com a parte a favor indo para um lado e a parte contrária, para o outro – algum mecanismo que fosse rápido para saber qual a decisão da assembleia. No entanto, o presidente, autoritariamente, declarou encerrada da greve, o que causou um sentimento de ira.” Anízio Melo disse que repudia a confusão gerada na assembleia e que a entidade sempre vai valorizar a decisão da maioria. “Esperamos que esses fatos melancólicos possam ser uma lição para toda a categoria.” A Seduc informa que o retorno às aulas nas escolas em greve será imediato. Segundo a secretaria, o semestre letivo começou no dia 1º de agosto com 91% das escolas do estado funcionando normalmente.

Fonte: EBC
Via www.blogdocrato.com




Brasil ganha quatro medalhas em olimpíada de química na Geórgia


No total, Brasil alcançou duas medalhas de prata e duas de bronze. A olimpíada foi realizada durante dez dias e terminou em 1º de agosto.


A equipe brasileira conquistou quatro medalhas na Olimpíada Internacional de Química realizada em Tbilisi, na Geórgia. Todos os quatro estudantes participantes saíram premiados. No total, o Brasil recebeu duas medalhas de prata e duas de bronze. A olimpíada ocorreu durante dez dias e terminou em 1º de agosto. 

Os estudantes Vitor Pires e Pedro Seber ficaram na 58ª e 64ª posições, respectivamente, e trouxeram uma prata cada um de volta ao Brasil. Já Gabriel Amgarten e Davi Aragão terminaram a competição no 89º lugar e no 95º lugar, respectivamente, e conquistaram medalhas de bronze. No total, 270 estudantes de 80 países participaram do evento, e 170 conquistaram medalhas: 30 de ouro, 57 de prata e 83 de bronze, além de nove menções honrosas.  Essa foi a 48ª edição da Olimpíada Internacional de Química. A próxima edição do evento será realizada na Tailândia. 

Yahoo Notícias





Grupo ataca agência bancária em Senador Pompeu. Um assaltante é morto




Um grupo fortemente armado atacou e explodiu a agência do Banco do Brasil – antes houve tentativa na agência da Caida, por volta de 2h40min da madrugada desta quarta-feira, em Senador Pompeu (Sertão Central). Houve confronto com a Polícia e um dos assaltantes, de identidade ainda não revelada, tombou morto. De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), o confronto dos assaltantes foi com policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). Um dos assaltantes tombou morto no local. Não se sabe a quantia levada. Ninguém, até agora, foi preso. Um cerco policial foi formado na região.


Fonte: O Povo Online
Fotos: Enviados por leitor do Blog em Senador Pompeu.
Edição: www.blogdocrato.com




Arena da Amazônia se despede com empate entre Brasil e África do Sul


A Arena da Amazônia ficou lotada no último dia de jogos do torneio olímpico de futebol em Manaus, no Amazonas. A partida mais esperada da noite dessa terça-feira (9), entre as seleções femininas do Brasil e da África do Sul, terminou em 0 a 0. No primeiro tempo, o técnico Vadão decidiu poupar as jogadoras titulares Marta, Formiga e Fabiana. Com uma lesão na coxa, Cristiane foi substituída por Debinha.

A falta de gols fez a torcida gritar várias vezes o nome de Marta. No segundo tempo, o apelo do público foi atendido. A jogadora entrou em campo, no lugar de Tamires e fez a alegria das mais 42 mil pessoas presentes no estádio, público divulgado pelo governo do Amazonas. Thaisa também foi substituída por Fabiana, mas as mudanças não foram suficientes. Apesar do 0 a 0, as meninas do Brasil saíram do campo aplaudidas pela torcida. Para a bancária Patrícia Silva, valeu a pena ter assistido a partida. “Nós queríamos que tivessem feito pelo menos um gol, mas não foi possível. Mas também foi um jogo emocionante. É isso aí. E vamos para frente Brasil”. A assistente social de São Paulo, Talita Ribeiro, tem a mesma opinião. “Achei um jogo bem interessante, faltou o gol, mas foi um jogo bem dinâmico. As duas equipes jogaram bem, mas o Brasil se mostrou bem superior. Deu para aproveitar bastante o espetáculo”
Com duas vitórias e um empate, a seleção ficou em primeiro lugar no grupo E e avança para as quartas de final. O próximo jogo será contra a Austrália, na próxima sexta-feira, dias 12, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

Estados Unidos x Colômbia

As seleções femininas de futebol dos Estados Unidos e da Colômbia protagonizaram a primeira partida da noite na Arena da Amazônia. O placar ficou em 2 a 2. O primeiro gol saiu de uma cobrança de falta da meio campo colombiana Usme aos 25 minutos. A goleira americana Hope Solo levou um “frango” ao deixar a bola passar entre as pernas. O gol de empate das americanas foi marcado aos 41 minutos do primeiro tempo pela atacante Dunn, após duas grandes defesas da goleira colombiana Sepulveda. Aos 13 minutos, a atacante Pugh, que entrou no lugar de Rapinoe, fez o segundo gol dos Estados Unidos. A Colômbia conseguiu igualar o placar aos 44 minutos do segundo tempo, de novo com Usme. O empate foi muito comemorado pelas jogadoras. Ao fim do jogo, elas aplaudiram a torcida como forma de agradecimento pelo apoio. Apesar do empate, os Estados Unidos, que venceram as duas partidas anteriores com a França e a Nova Zelândia, já estão classificados para a próxima fase do torneio olímpico de futebol.

Vaias

As americanas foram muito vaiadas pela torcida. Aos gritos de “zika”, o público manauara também não perdoou a goleira Hope Solo, como ocorreu nas últimas partidas da equipe dos Estados Unidos. Antes de vir ao Brasil, a atleta publicou uma foto polêmica em uma rede social usando uma máscara, semelhante ao protetor utilizado por apicultores e mostrando uma grande quantidade de repelentes que levaria ao país para se proteger do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus Zika, da dengue e da febre chikungunya. Assim que chegou ao Brasil, a goleira pediu desculpas pela foto.

Agência Brasil
Via www.blogdocrato.com




Primeiro-ministro italiano promete doar salários de senadores aos pobres


O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, prometeu doar aos pobres os 500 milhões de euros (R$ 1,75 bilhão) que ele acredita que serão economizados anualmente caso sua reforma constitucional seja aprovada em referendo popular. Entre outras coisas, o projeto acaba com o bicameralismo paritário no país, reduzindo drasticamente os poderes do Senado e diminuindo de 315 para apenas 100 o número de senadores, que também não receberiam mais salário. A iniciativa, já aprovada pelo Parlamento, será submetida à população no próximo mês de outubro e tem como objetivo, segundo o governo, simplificar e baratear a política italiana. "Se o referendo passar, os 500 milhões de euros economizados com o custo da política... Pense que bonito será colocá-los em um fundo contra a pobreza e dar-lhes aos nossos concidadãos", disse Renzi nesta terça-feira (9).

O primeiro-ministro está em plena campanha pela vitória do "sim" na votação e até já prometeu deixar o cargo caso o "não" vença. As últimas pesquisas mostram a população italiana bastante dividida sobre o tema. Renzi tem dado declarações para convencer os cidadãos sobre as "vantagens" da reforma constitucional, principalmente em relação à eficiência do sistema político. Recentemente, seu governo lançou um projeto que destinará até 400 euros (R$ 1,4 mil) por mês para famílias que vivem em situação de pobreza.

De acordo com ele, os recursos poupados com a extinção dos salários dos senadores poderiam ser aplicados no fundo que financia essa iniciativa.

Agência Brasil 
Via www.blogdocrato.com


Camilo Santana diz em comício que "pode perder as eleições em todos os municípios cearenses, menos em Sobral", terra dos Ferreira Gomes. Heitor Férrer critica fala do governador.


O Candidato à Prefeitura de Fortaleza, o deputado Heitor Férrer (PSB) criticou ontem uma declaração de Camilo Santana (PT) destacando importância da eleição de Sobral no pleito municipal deste ano. Em convenção que lançou candidatura de Ivo Gomes (PDT) à prefeitura da cidade na última sexta-feira, 5, o governador disse que poderia perder eleições “em todos os municípios cearenses, menos em Sobral”. Na Assembleia Legislativa, Heitor Férrer rebateu a fala: “O governador, no desejo de agradar à família Ferreira Gomes, se expressou como um babão. Despreza todas as cidades, deixando apenas uma, Sobral, porque lá tem um candidato que é irmão do ex-governador Cid Gomes, o Ivo Gomes”. “Ele teria várias outras maneiras de expressar essa tendência de bajulação à família Ferreira Gomes. Isso serve para que o povo faça reflexão”, concluiu. O deputado afirmou que a postura de Camilo não foi “correta”, uma vez que todos os municípios do Ceará deveriam ter a mesma importância.

Em Fortaleza, Camilo apoia candidatura de Roberto Cláudio (PDT) à reeleição, apesar do seu partido ter lançado a deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins (PT) ao cargo.
Eleição disputada

Berço político dos Ferreira Gomes, Sobral deve ter uma das disputas mais acirradas deste ano no Interior. Além de Ivo, caçula da família, estão no páreo o deputado federal Moses Rodrigues (PMDB) e Dr. Guimarães (PSDB).


Dilma Rousseff se torna ré após votação no Senado



O Senado decidiu na madrugada desta quarta-feira (10), por 59 votos, pela procedência da acusação da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Com isso, o julgamento final - do mérito do processo - será marcado. Eram necessários pelo menos 41 votos. Se fosse rejeitado, o processo seria arquivado e a petista reassumiria o cargo.

Na própria sessão, a acusação e a defesa foram intimadas para que oferecessem, no prazo sucessivo de até 48 (quarenta e oito) horas, respectivamente, o libelo acusatório e sua contrariedade, juntamente com o rol de até 5 (cinco) testemunhas legais e mais 1 (uma) extranumerária para cada uma das partes. O Palácio do Planalto e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), atuaram durante todo o dia para agilizar a votação da chamada pronúncia da presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), fase do processo de impeachment em que se decide se ela irá a julgamento. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandoswki, que assumiu ontem o comando do processo de impeachment, tornou-se um aliado inesperado, ao impor celeridade à sessão.

Última Hora 
Via www.blogdocrato.com






Dólar à vista cai 0,87%; Bolsa teve leve alta




A expectativa de novos ingressos de recursos ao País foi um dos principais fatores que levaram o dólar a mais uma desvalorização ontem (9). A moeda americana terminou o dia cotada a R$ 3,1420 no mercado à vista, em baixa de 0,87%, menor valor desde 15 de julho de 2015 (R$ 3,133). Na mínima, a cotação chegou aos R$ 3,1285 (-1,30%), intensificando as discussões sobre quanto ainda há de espaço para a queda. A votação no Senado do processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, foi um dos principais combustíveis do otimismo dos investidores. Apesar de o mercado já dar como certa a vitória do "sim", um ganho expressivo indicaria força do governo Temer para avançar nas medidas de ajuste fiscal no Congresso, aumentando a atratividade do Brasil perante os investidores estrangeiros.

Ibovespa

O Ibovespa encerrou ao redor da estabilidade pelo terceiro pregão seguido, terminando em leve alta de 0,09%, aos 57.689,41 pontos. Ontem, marcou baixa de 0,04% e, na sexta-feira (5), registrou discreto ganho de 0,12%. Em agosto, a Bolsa tem ganho acumulado de 0,67% e, no ano, de +33,08%.

Fonte: Última Hora




TRE receberá listas de gestores com contas rejeitadas pelo TCM e TCE



O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará receberá nesta sexta-feira, 12/8, às 10 horas, as listas de gestores que tiveram suas contas rejeitadas pelos Tribunais de Contas do Município e do Estado. A cerimônia de entrega acontecerá na Sessão da Corte do TRE-CE, presidida pelo desembargador Abelardo Benevides Moraes. Os presidentes do TCM e do TCE, conselheiros Francisco Aguiar e Edilberto Pontes, farão a entrega das listas ao presidente do TRE-CE, na presença dos membros da Corte da Justiça Eleitoral. 

Os gestores incluídos nas listas podem estar sujeitos ao indeferimento do registro de candidatura, caso pleiteiem concorrer aos cargos de prefeito ou vereador nas eleições municipais deste ano. A informação à Justiça Eleitoral é exigida pela Lei nº 9.504/97, que determina aos tribunais de contas disponibilizar, até o dia 15 de agosto, os nomes daqueles que tiveram suas contas, relativas ao exercício de cargo por funções públicas, rejeitadas por decisão irrecorrível dessas cortes. De acordo com as assessorias do TCM e do TCE, as listas com os nomes dos gestores estarão disponíveis nos sites dos dois tribunais, a partir da entrega ao TRE-CE.






Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31