xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/08/2016 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 agosto 2016

Nunca confunda TRISTEZA com DEPRESSÃO ( Por: Dihelson Mendonça )


No mundo moderno, em meio a tantos desenvolvimentos tecnológicos, ainda não se conseguiu descobrir com exatidão as causas ( e curas definitivas ) para certas enfermidades que afligem o homem desde as mais remotas eras, sendo uma delas a depressão, que ao contrário do que muitos pensam, não se resume a uma simples tristeza do cotidiano. 

É preciso nunca confundir TRISTEZA com DEPRESSÃO. Tristezas e algumas melancolias são próprias do humor, afinal de contas, ninguém pode manter-se alegre durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Uma certa dose de melancolia é até benéfica quando nos serve para parar e refletir sobre a vida e tudo que a cerca, ou justificável quando ela é causada por um fato real ( E quando falo aqui a palavra real, refiro-me também às muitas realidades da mente ), como a perda de um ente querido, dívidas, problemas conjugais, problemas de saúde em si e em pessoas próximas, etc. Já a DEPRESSÃO é uma doença, e pode tornar-se grave a ponto de ameaçar a vida do indivíduo. 

As depressões são classificadas em diversos tipos e subtipos, inclusive algumas de origem endógena, sendo que a teoria prevalente é de que sejam causadas por um desequilíbrio neuroquímico ocorrido no cérebro, entre as substâncias que regulam o humor. O tratamento normalmente consiste em tentar retornar o nível dessas substâncias aos padrões considerados "normais". A depressão se caracteriza, dentre outros sintomas, por um profundo sentimento de perda do sentido de viver ( luto ), perda de qualquer sensação de prazer em atividades antes prazerosas, retração social, sentimentos de culpa, dificuldade para realizar tarefas simples, fadiga constante, distúrbios do sono, desânimo, irritabilidade, um profundo desânimo e perda total da motivação. O indivíduo deprimido, muitas vezes, passa dias e dias retraído, sem querer contato com outros, e sem interesse algum por qualquer atividade. 

O quadro é grave e exige imediato acompanhamento médico e de outros profissionais, além de uma mudança na conduta familiar, a fim de adotar-se medidas práticas para evitar que o paciente venha a cometer suicídio, que é a mais grave consequência das depressões. Ao contrário do que muitos pensam, os pacientes com depressão não costumam ir ao médico queixar-se de que desejam cometer suicídio, ( a não ser no início do problema ), pelo contrário, evitam contato com outras pessoas e longe de todos, tramam o fim da própria existência, para dar fim ao imenso sofrimento que somente eles sentem. 

É preciso muito cuidado ao se usar o termo "depressão". Hoje em dia, encontra-se banalizado,  sendo usado para descrever qualquer tristeza de grau maior. Ouve-se com cada vez mais frequência, frases do tipo: "Hoje eu estou deprimido", quando na verdade, o indivíduo está apenas triste, e logo se reanima. Um paciente com depressão clínica não se consegue tratar com conversas e muito menos com conselhos ou presentes; Ele se torna quase inacessível e só acredita naquilo que vivencia em sua mente. 

Portanto, tenhamos mais cuidado ao usar os termos "tristeza" e "depressão", bem como observar o comportamento das pessoas queridas, estando atento aos primeiros sinais de alerta, pois a maioria das depressões podem ser tratadas convenientemente, e consegue-se fornecer uma vida de qualidade a essas pessoas, trazendo-lhes de volta o prazer de viver e a paz interior, que é a priori, a grande meta do ser humano, e o que se chama comumente de felicidade, algo definitivamente inexistente em todas as pessoas deprimidas. 

( Por: Dihelson Mendonça )




Fagner participa de ato pró-Sérgio Moro em Curitiba



Um ato de apoio ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, ocorreu na tarde desta segunda-feira (8) em frente à Justiça Federal de Curitiba. Artistas estavam entre os manifestantes. As atrizes Susana Vieira e Luana Piovani, o ator Victor Fasano e o cantor Fagner, que já escreveu uma música em homenagem a Moro, participaram do ato.

“Nós estamos defendendo ele [Sérgio Moro]. Então, meu amor, se ninguém sabe, nós estamos defendendo a integridade dele. A nossa cara tá junto do Moro. Eu acho que é isso. E a nossa grande preocupação é que as coisas mudem”, disse Susana Vieira. Escute o que falou a atriz Susana Viera no vídeo abaixo. Antes do protesto, os artistas almoçaram com o juiz.

Via portal G1


Os milhões da Odebrecht e os pilares do novo dia do novo tempo que começou


Uma juíza de São Paulo foi condenada a prisão sob a acusação de vender sentenças a grandes empresas, entre elas o maior frigorífico do país.

Um cheque apreendido pela Operação Alba Branca demonstra, segundo a Polícia Civil, que a cooperativa suspeita de fraudar licitações da merenda em São Paulo pagou propina a ex-assessores do então presidente tucano da Assembleia Legislativa paulista. O deputado mais votado no estado de São Paulo corre o risco de ser declarado inelegível e ficar fora da eleição para prefeito da capital, da qual desponta como favorito, por suspeita de usar verba da Câmara para pagar o salário de uma gerente de sua produtora particular de vídeos. O terceiro deputado mais votado do estado de São Paulo, que defende castração química para estupradores e nega haver cultura de estupro no país, é suspeito de assediar e tentar violentar uma jovem militante de seu partido que agora acusa a equipe do parlamentar de comprar seu silêncio com dinheiro e ameaça. O segundo deputado mais votado é o palhaço Tiririca. Ex-governador de São Paulo, o novo chanceler que promete acabar com a politicagem da política externa é acusado de receber R$ 23 milhões via caixa dois da maior empreiteira brasileira. Ligado ao chanceler e ex-governador que não gosta de politicagem, o engenheiro responsável pela construção das rodovias no estado de São Paulo na gestão tucana é citado na delação da mesma empreiteira, por acaso responsável pela maior obra viária do governo estadual no período. Presidente interino, o primeiro paulista a ocupar o posto mais alto da República em 110 anos é citado pela mesma empreiteira, pivô da Lava Jato, como autor de um pedido de R$ 10 milhões ao seu partido durante um jantar na residência oficial quando era ainda vice-decorativo.

Parte do dinheiro, contabilizado numa planilha carinhosamente chamada de Departamento da Propina da empreiteira, foi para o bolso do novo ministro da Casa Civil. Outra parte, para o presidente da Federação das Indústrias que queria ser governador em São Paulo e se tornou uma das principais lideranças dos protestos pró-impeachment que beneficiaram seus colegas de partido. O mesmo partido ajudou a bancar as despesas dos jovens revolucionários que organizaram as manifestações a partir do coração de São Paulo e impulsionaram a ascensão do novo presidente - que, conforme ouvimos e lemos por aí, assumiu o posto para colocar a economia nos trilhos, noves fora o impacto dos reajustes para a elite do funcionalismo, e acabar com a roubalheira montada pela antecessora que contou com a letargia de uma população, sobretudo a dos estados mais pobres, pia em promessas mágicas (e caras) e acomodada em bolsas e esmolas de todo tipo em troca de votos e do silêncio.

Nessas horas, lembro dos meus colegas de Hotel Fazenda de quem já falei por aqui numa crônica recente e concluo: é bom ver os representantes da locomotiva do Brasil, que conduz, não é conduzida e não aceita aquele tipo falcatrua movida a mortadela dos anos Lula/Dilma, reassumirem o protagonismo dos tempos em que a nação andava nos trilhos e servia de exemplo. 
Graças a eles, hoje as instituições voltaram a funcionar normalmente, ninguém precisa impedir ou reprimir nenhum tipo de protesto ou manifestação e as panelas podem descansar em paz nas prateleiras dos itens de utilidades domésticas, não mais públicas, das melhores famílias. 

Matheus Pichonelli




Especialistas descobrem “relógio interno” do girassol



Resolvido o mistério do girassol: o que faz a planta acompanhar a posição do sol, do leste ao oeste, é um relógio biológico interno sincronizado com o ciclo circadiano, ou seja, que tem 24 horas de duração. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade Davis, da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada pela revista especializada Science.

O fenômeno só ocorre quando os girassóis ainda estão em fase de crescimento, porque o lado que recebe menos luz cresce mais e isso faz que o caule incline. "Este é o primeiro exemplo, na natureza, onde o relógio interno modula o crescimento", disse Stacey Harmer, a pesquisadora que liderou o projeto. Depois de se tornarem plantas adultas e florescerem, elas param de seguir o sol e se posicionam apenas para o leste. Isso acontece porque as flores buscam a primeira luz da manhã, assim se esquentam mais rápido e atraem cinco vezes mais os insetos polinizadores, fator essencial para a reprodução da espécie. Experimentos feitos com girassóis plantados em vasos dentro de locais fechados, induzindo as flores ao lado 'errado', mostraram ainda que é possível bloquear seu acompanhamento à posição do sol.

Fonte: Agência Brasil 
Foto: Site: Belas orquídeas






Impeachment: Lewandowski pede coragem e independência a senadores


O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, coordena sessão do Senado que analisa processo de impeachment Foto: Geraldo Magela/Agência SenadoGeraldo Magela

Ao iniciar hoje (9) a sessão no plenário do Senado que vai decidir se a presidenta afastada Dilma Rousseff será levada a julgamento por crime de responsabilidade, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, explicou que sua função será apenas de coordenação e, por isso, não vai intervir nas discussões “nem tampouco emitir opinião ou juízo de valor sobre o mérito”. Ele lembrou que os senadores assumem hoje o papel de juízes do processo, “razão pela qual deverão agir com coragem e independência pautando-se exclusivamente pelo ditame das respectivas consciências e pelas normais constitucionais e legais que regem a matéria”. Lewandowski, que preside os trabalhos no Senado, pediu que os senadores ajam com "coragem e independência", se pautando pela lei. Antes de passar o comando do plenário ao presidente do Supremo, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) fez um apelo. “Apenas quero lembrar a gravidade da decisão que tomaremos logo mais. Que a façamos, tanto quanto possível, despidos de nossas convicções político-partidárias e imbuídos da responsabilidade advinda do papel de juízes que a Constituição Federal nos outorga”, disse.

Regras

Sobre as regras da sessão, definidas em reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e líderes na última quinta-feira (4), Lewandowski anunciou que responderá as questões de ordem – limitadas a 5 minutos - em bloco, ou seja, ouvirá todos os questionamentos e as contraditas de partes opostas e, só ao final, responderá todas. A decisão foi a primeira contestada pelos defensores do mandato de Dilma Rousseff que pediram que as respostas fossem dadas de imediato. Apesar disto, o ministro manteve o procedimento. O presidente do Supremo disse, ainda, que como a expectativa é de uma sessão longa - com mais de 20 horas de duração – será rigoroso no tempo de 10 minutos que dará para que cada senador possa se manifestar. Ele também lembrou que - a cada 4 horas - pretende interromper a sessão por um período de uma hora. A primeira suspensão ocorrerá às 13h de hoje.

Fonte: Agência Brasil


Brasil tem dia de ginástica feminina e Marta na Olimpíada


Um dia depois de conquistar a primeira medalha de ouro, com a judoca Rafaela Silva, o Brasil terá mais um dia com destaque femininos nesta terça-feira nos Jogos Olímpicos, com Marta em campo e as meninas da ginástica na prova por equipes.

Diante da decepção com a seleção masculina de futebol, um dos cantos que entraram na boca da torcida é "Marta é melhor que Neymar". Em Manaus, a Rainha tentará liderar a equipe rumo aos 100% de aproveitamento, depois das vitórias arrasadoras sobre China (3-0) e África do Sul (5-1). O adversário da vez é a África do Sul, cuja seleção masculina segurou o empate sem gols com Neymar e companhia na estreia. Outra grande atração do dia será a final por equipes feminina da ginástica artística, depois dos homens terem obtido um ótimo sexto lugar na segunda-feira. Será muito difícil conquistar medalha, mas a prova dará uma ideia melhor do potencial das meninas, que podem almejar pódios individuais com Rebeca Andrade e Flávia Saraiva. No judô, Victor Penalber (até 81 kg) e Mariana Silva (até 63 kg) esperam seguir na onda de Rafaela Silva, que amenizou a decepção dos dois primeiros dias ao inaugurar em grande estilo a contagem de medalhas brasileira nos tatames da Arena Carioca 2. Penalber é visto como real chance de medalha, enquanto Mariana corre por fora, embora tenha obtido bons resultados recentemente. Na natação, Marcelo Chierighini fará sua estreia individual nos 100 m nado livre, com boa expectativa de chegar à final. Já a seleção masculina de basquete, que estreou com derrota para a Lituânia em jogo emocionante, terá outra parada duríssima pela frente, diante da Espanha.
A equipe feminina, que iniciou sua campanha com duas derrotas, enfrenta Belarus. No handebol masculino, o Brasil mede forças com a Eslovênia, depois de surpreender a todos ao derrotar a Polônia, terceira colocada no último Mundial.

Fonte: Última Hora



Ronaldo se aproxima do fim e "enterra" politicamente seu aliado Luiz Carlos Saraiva



No Crato, a população, ou melhor, os eleitores, já começaram a contar os dias para o início do ostracismo político que espera pelo prefeito Ronaldo Gomes de Mattos.

Sem legenda, Ronaldo anunciou oficialmente na sexta-feira (5), que não vai buscar a reeleição e declarou apoio à candidatura de Zé Aílton Brasil. O apoio faz parte de um acordo para salvar dois dos três vereadores que o seguiram fielmente a administração Ronaldo. A missão do prefeito passa a ser tentar terminar a péssima gestão que impôs ao Crato, até 31 de dezembro. O terceiro vereador, o ex-presidente da Câmara Municipal, Luiz Carlos Saraiva, por ter imagem ligada ao fenômeno não se livrou e vai pagar caro por ter servido tão bem a Ronaldo. Sem ser aceito nas coligações, Luiz Carlos foi obrigado desistir de concorrer ao legislativo.Mesmo declarando apoio a Zé Aílton é pouco provável que Ronaldo exerça alguma função na campanha do candidato do PP, pois a rejeição beirando os 80% faz do prefeito uma péssima companhia.

Por Flávio Pinto - Jornalista
Foto: Dihelson Mendonça




Crato – PDT racha e grupo anuncia apoio a Samuel Araripe


A campanha do deputado Zé Ailton Brasil (PP) à Prefeitura do Crato enfrenta duas crises internas após a sua convenção, na última quarta-feira (3).  A primeira envolve o PDT. Zé Ailton, que tem como seu vice André Barreto (PDT), não conseguiu assegurar a unidade da sigla. O PDT rachou e o grupo de lideranças ligado ao suplente de deputado Sineval Roque anunciou nesse sábado apoio à candidatura de oposição de Samuel Araripe (PSDB).

Outro problema apontado por setores da campanha foi a confirmação do apoio do prefeito Ronaldo Mattos (PSC), que durante a convenção do partido anunciou sua desistência de disputar a reeleição, confirmando apoio à candidatura Zé Ailton.

A decisão causou incômodo em setores da campanha, que defendiam o não apoio, por temer desgaste à chapa Ailton/André, pois a gestão de Ronaldo Mattos tem sido alvo de denúncias.

No ano passado, o Ministério Púbico Estadual do Ceará (MPCE) deflagrou,  operação ”Hora da Verdade”, com a investigação de licitações no município. Policiais militares e civis ocuparam o prédio da Prefeitura, o Palácio Alexandre Arraes, e o anexo do prédio da Câmara Municipal do Crato, cumprindo mandados de busca e apreensão.

Fonte: O POVO - Online


ATENÇÃO: Comunicado da SAAEC sobre a falta D'água na Vilalta


Inicialmente quero comunicar a todos vocês que o advogado Roberval Dias criou um grupo no Whatsapp para a discussão do problema da água na Vilalta. Todos os assuntos pertinentes à falta D´água e da sua qualidade serão discutidos nesse grupo. E através dele, recebemos um comunicado da SAAEC, que repasso a seguir:


Vamos torcer para que o fornecimento D'água na Vilalta se normalize, pois muita gente estava tendo que acordar às 4 da manhã para estocar água em baldes, bacias, panelas, já que a água vem com pouca pressão e não sobe até as caixas d'água, além de que, termina o fornecimento por volta das 08:00.

www.blogdocrato.com







Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30