xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/07/2016 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 julho 2016

A um amigo - Por: Emerson Monteiro

E depois de tudo ainda ser feliz diante das impiedades de nós seres humanos em evolução. Nesse exato meridiano entre a dor e o sacrifício ali vem o amigo. Ilha na tempestade mais cruel, repousa sobre a sempiterna elevação de todas as cordilheiras, braços abertos e coração leve, olhos aflitos nas nossas aflições, ameno desejo de paz face aos gestos desesperados, pouso das mais largas perfeições, brisa das puras manhãs de primavera e luz das radiosas alvoradas.

Que fortuna a existência do amigo verdadeiro, sem subterfúgio, corajoso e santo... Bálsamo de todas as crises, vistas de toda a escuridão, está a postos face a eternidade, braços e mãos disponíveis a mitigar sede e fome de sinceridade e apreço. Longe das agruras das fraquezas que corrompem, estendem aos nossos percalços a possibilidade do novo renascer.

Quão divinas virtudes os amigos incondicionais têm a oferecer, peças chave da infinita maravilha da natureza prodigiosa e sã, bênçãos dos alentos e da esperança, tecidos resistentes da realidade sagrada, dos alimentos sadios e das alegrias da fé restauradora.

Amigos, sonhos da felicidade em crescimento, sementes das sinfonias imortais e dos melhores contos, instrumentos da sublime criação na forma da imagem de Deus à sua semelhança, destarte eles, os amigos, suprem as carências de todos os desesperos e equilibram toda injustiça, ao sabor inigualável dos frutos de galáxias e paraísos inimagináveis.

Digo com gosto aos meus filhos que os dedos de uma só mão já sobram a contar o tanto de amigos verdadeiros que uma única vida bem pode nos oferecer, porquanto ter amigos faz nascer da conquista que realizemos, das flores que plantemos e do amigo que a eles um dia fomos até cativá-los definitivamente à única certeza de amor.

A amizade é uma longa estrada de dois sentidos. A cada conquista da amizade genuína acede uma estrela nos céus dos nossos corações, algo de perene, inviolável, superior.  

Onde estão as notícias do BLOG DO CRATO ? - No Facebook, Ué !!! Temos 25.000 seguidores.



Vocês já perceberam que o site do Blog do Crato tem estado com poucas notícias e o motivo é que a vida se renova. Temos mais de 30 mil publicações relativas ao Crato e ao Brasil aqui, mas precisamos inovar. O Blog do Crato hoje está presente em todas as redes sociais: Twitter, Instagram, Facebook, Whatsapp, etc. A fonte principal de notícias é o Facebook quando atingimos às vezes, de 100 mil a 1 milhão de visitas. Portanto, um número superior de visitas do próprio site, que hoje está está em torno de 80 mil visitas ao mês. 

Quero convidá-los a visitar a nossa página no Facebook, que existe há 4 anos, e tem muita gente que nos acompanha lá. Estou trabalhando no sentido da unificação de todos os conteúdos, mas principalmente, em projetos secretos, que quando for em tempo oportuno, toda a cidade comentará.

Um grande abraço a todos os leitores do Blog do Crato
Desde 2005 registrando todo dia a história do Crato para a posteridade







PSDB realiza a maior convenção partidária de todos os tempos ( segundo os organizadores ), na cidade do Crato na noite da última sexta-feira.














O PSDB e uma coligação de mais 13 partidos, que incluem, PSB, PPS, PTN, PR, PV, SOLIDARIEDADE, DEM, PMDB, PRB dentre outros, realizaram convenção no Crato Tenis Clube na noite da última sexta-feira a fim de lançar os nomes de Samuel Araripe e Tales Macedo para disputar as próximas eleições em Crato. 

O evento foi bastante divulgado nas redes sociais, e aconteceu com palco, som e luz de grande profissionalismo. No evento, estiveram presentes os senadores Tasso Jereissati, Lúcio Alcântara, Roberto Pessoa, deputados cabo Sabino, Raimundo Gomes de Matos, e outras lideranças políticas. O senador Eunício Oliveira também estava escalado para o evento, mas segundo os organizadores, teve que comparecer a um outro de órdem familiar e não pôde vir, mas sua foto figurou no cartaz oficial da campanha, e o pré-candidato Samuel Araripe tem viajado extensamente à Brasília a fim de se reunir com Eunício. 

Segundo Samuel, será através dos senadores Eunício Oliveira e Tasso Jereissati que grandes obras poderão ser realizadas no Crato num eventual governo. Já em sua fala, o senador Tasso Jereissati destacou o panorama de corrupção que assola o país. Logo mais, a cobertura completa do evento pela WebTV Chapada do Araripe.

www.blogdocrato.com
Cobertura fotográfica: Dihelson Mendonça





Cientistas desvendam segredo das mudanças no cérebro durante a adolescência


Áreas do cérebro relacionadas ao pensamento complexo são aquelas que mais se alteram durante esse período, revela pesquisa.

Uma equipe da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, identificou as áreas do cérebro que mais se alteram durante a adolescência. Tomografias cerebrais mostraram que são áreas associadas a processos de pensamento complexo. Os pesquisadores também descobriram uma ligação entre o desenvolvimento do cérebro do adolescente e doenças como esquizofrenia. A pesquisa foi publicada na revista especializada PNAS (Proceedings of the National Academy of Science, no original em inglês). O time do departamento de psiquiatria de Cambridge escaneou os cérebros de 300 jovens entre 14 e 24 anos. Enquanto as áreas associadas com o funcionamento básico do corpo, como visão, audição e movimento, estão totalmente desenvolvidas na adolescência, as partes ligadas ao pensamento complexo e tomada de decisões ainda estão mudando. Tais áreas são centros nervosos com várias conexões a outras partes essenciais do cérebro. Você pode imaginar o cérebro como uma malha aérea global, formada por pequenos aeroportos pouco utilizados e grandes centros de conexão como o aeroporto de Heathrow (Londres), onde há muito tráfego. O cérebro usa um arranjo semelhante para coordenar nossos pensamentos e ações. Durante a adolescência, essa rede de grandes centros é consolidada e fortalecida. É um pouco como os grandes aeroportos se tornaram gradativamente mais movimentados ao longo dos anos. Os pesquisadores então analisaram os genes envolvidos no desenvolvimento desses "hubs" cerebrais e descobriram que são similares àqueles associados com muitas doenças mentais, incluindo esquizofrenia. A descoberta corrobora o fato de que muitas enfermidades mentais se desenvolvem durante a adolescência, afirma a pesquisadora Kirstie Whitaker.

"Nós revelamos um caminho da biologia das células pelo qual pessoas no final da adolescência podem ter seus prímeiros episódios de psicose", afirmou à BBC. Muitos estudos já mostraram que, além de fatores genéticos, o estresse durante a infância e adolescência está ligado à ocorrência de doenças mentais. Os novos achados indicam que maus tratos, abusos e negligência podem continuar a prejudicar o desenvolvimento de importantes funções cerebrais durante os cruciais anos da adolescência, contribuindo para a emergência de problemas mentais. O coordenador da pesquisa, Ed Bullmore, diz acreditar que a descoberta de um elo biológico entre o desenvolvimento cerebral do adolescente e o início de doenças mentais possa ajudar cientistas a identificar grupos de risco para essas enfermidades. "Ao entendermos mais sobre o risco de esquizofrenia, isso nos dá uma oportunidade de tentar identificar indivíduos com possibilidade de se tornar esquizofrênicos no futuro próximo, nos dois ou três anos seguintes, e talvez oferecer algum tratamento útil para prevenir o aparecimento de sintomas clínicos."
O estudo também ajuda a compreender melhor as mudanças de comportamento e humor do adolescente durante o desenvolvimento cerebral normal. "As regiões que mudam mais são associadas ao pensamento complexo e tomada de decisões. Isso mostra que adolescentes estão numa jornada rumo à vida adulta, para se tornarem alguém capaz de conectar todos esses fragmentos de informação", afirma Whitaker. "É uma etapa muito importante. Você provavelmente não gostaria de ser criança por toda a vida. É uma fase poderosa e importante que devemos passar para nos tornarmos o melhor e mais capacitado adulto que possamos ser."

Fonte: BBC
Via www.blogdocrato.com




Samsung amplia vantagem sobre Apple no mercado de smartphones



A Samsung ampliou sua vantagem sobre a rival Apple no mercado mundial de smartphones no segundo trimestre, segundo dados divulgados nesta quinta-feira por duas pesquisas do setor. A sul-coreana comercializou 77 milhões de smartphones, 5,5% a mais do que no segundo trimestre de 2015, alcançando uma parcela de mercado de 22,4%, afirmou a consultoria de pesquisa IDC. Já as vendas de iPhones caíram 15% no mesmo período, o que deixa a Apple com 11,8% do mercado mundial do setor. A Samsung está em plena ascensão desde que os modelos Galaxy S7 e Edge S7 foram colocados à venda, disse a IDC. A Apple, apesar do lançamento do iPhone SE, não conseguiu manter seu ritmo e relatou vendas mais fracas em comparação a um ano. 

Uma pesquisa realizada pela Strategy Analytics apresentou uma estimativa parecida com a IDC, dando à Samsung uma fatia de mercado de 22,8% e à Apple 11,9%. Neil Mawston, diretor-executivo de Strategy Analytics, disse que os lucros da Samsung podem crescer ainda mais neste ano. "Com os rumores de que o novo modelo Galaxy Note 7 pode estar a caminho, a Samsung poderá fortalecer sua liderança nos smartphones na segunda metade do ano", disse Mawston. "O novo modelo iPhone SE da Apple foi capaz de frear essa tendência", comentou.

AFP
Via www.blogdocrato.com




Governo libera R$ 790 milhões para ações de combate à seca no Nordeste


O presidente interino Michel Temer assinou hoje (29) uma medida provisória (MP) abrindo crédito extraordinário de cerca de R$ 790 milhões para ações e despesas emergenciais de combate à seca em estados do Nordeste. O montante, no valor total de R$ 789.947.044, foi creditado em favor do Ministério da Integração Nacional e, além das ações de combate à seca, também poderá ser usado em situações de emergência e desastres naturais. O texto deve ser publicado no Diário Oficial da União de segunda-feira (1º). Antes de editar a MP, Temer chegou a encaminhar uma consulta junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para saber se poderia editar uma medida provisória de relevância e urgência para liberar crédito extraordinário ou se deveria liberar os valores de outra maneira. 

O objetivo era evitar uma possível acusação de crime de responsabilidade por editar decreto de crédito suplementar sem autorização do Congresso Nacional, argumento utilizado como base do pedido de impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff.

As informações são da Agência Brasil.
Via www.blogdocrato.com




Desemprego vai a 11,3%, renda cai e Brasil fecha 2ª tri com 11,6 mi de pessoas sem trabalho



A taxa de desemprego brasileira subiu a 11,3 por cento no segundo trimestre deste ano, renovando a máxima da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, iniciada em 2012, ao mesmo tempo em que a renda média voltou a cair, indicando que o mercado de trabalho ainda sofre com a forte recessão econômica do Brasil e sem sinais de mudança de tendência. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também informou nesta sexta-feira que o país tinha 11,586 milhões de desempregados no trimestre passado.

A expectativa em pesquisa da Reuters era de que a taxa de desemprego atingisse 11,3 por cento no segundo trimestre, segundo a mediana das projeções, contra 11,2 por cento nos três meses até maio. Na comparação com o mesmo trimestre de 2015, o quadro negativo fica ainda mais claro, quando a taxa de desemprego foi de 8,3 por cento. Segundo o coordenador da pesquisa do IBGE, Cimar Azeredo, no primeiro trimestre há dispensas sazonais, com temporários, mas isso não ocorre no segundo trimestre. "Não tem Carnaval ou algo que justifique a dispensa (no segundo trimestre). Era de se esperar uma recuperação do mercado", disse a jornalistas. A Pnad Contínua mostrou que a renda média mensal de todos os trabalhadores foi a 1.972 reais entre abril e junho, frente aos 1.997 reais vistos no trimestre até maio. Sobre o segundo trimestre de 2015, a queda foi ainda mais expressiva, de 4,2 por cento. Além da contração da atividade econômica, o Brasil também sofre as consequências da inflação elevada, que corrói o rendimento. Os 11,586 milhões de desempregados no país no final de junho representavam um salto de 38,7 por cento sobre um ano antes, ou 3,2 milhões de pessoas a mais buscando emprego. No trimestre até maio, havia 11,44 milhões de desempregados, e era o recorde até o momento, desbancado pelo resultado de junho.

"A industria é setor que mais percebe a crise e o ambiente recessivo que temos hoje", resumiu Azevedo. Entre o segundo trimestre de 2015 e o segundo trimestre deste ano foram perdidos 1,44 milhão de empregos no setor. Já a população ocupada como um todo mostrou queda de 1,5 por cento sobre um ano antes, somando 90,8 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2016. Somente em junho o Brasil fechou 91.032 vagas formais de trabalho, acumulando no primeiro semestre perda líquida de 531.765 empregos formais, de acordo com dados do Ministério do Trabalho. As informações são da agência Reuters.

Via www.blogdocrato.com




Lula e mais cinco viram réus por tentar obstruir Lava Jato


A Justiça Federal aceitou hoje (29) denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral, e mais cinco acusados pelo crime de obstrução das investigações da Operação Lava Jato. 

Com a decisão, Lula e Delcídio passam à condição de réus na ação penal, além do ex-controlador do Banco BTG André Esteves, Diogo Ferreira, ex-chefe de gabinete de Delcídio; o empresário José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai, e o advogado Edson Ribeiro. Todos os envolvidos são acusados de tentar impedir o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró de assinar acordo de delação premiada com a força-tarefa de investigadores da Operação Lava Jato. Na semana passada, o MPF reiterou a denúncia contra os acusados, que já haviam sido denunciados ao Supremo Tribunal Federal (STF), pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. 

No entanto, no dia 24 de junho, o ministro Teori Zavascki remeteu o processo para a Justiça Federal em Brasília, por entender que a suposta tentativa de embaraçar as investigações ocorreu na capital federal. Além disso, com a cassação do mandato de Delcídio do Amaral, nenhum dos envolvidos permaneceu com foro privilegiado na Corte.

Fonte: Agência Brasil



Delegado responsável pela investigação da morte do prefeito de Nova Olinda considera estranhos certos fatos relacionados à morte do prefeito.


O delegado Diogo Galindo, que investiga a morte do prefeito da cidade de Nova Olinda, Ronaldo Sampaio, considera estranhos certos fatos relacionados ao acontecimento, como por exemplo, a posição em que o corpo foi encontrado. Em entrevista ao repórter Marcos Carvalho, o delegado considerou que a primeira linha de investigação continua sendo a de suicídio, mas alguns questionamentos tem sido feitos até por membros da polícia civil, como a posição com que o corpo foi encontrado, e há algumas dúvidas com relação ao trajeto do prefeito a partir do Crato, que estava em companhia de sua chefe de gabinete, quando parou o veículo e pediu para sair, quando horas depois, seu corpo foi encontrado sem vida.

Segundo informações divulgadas na imprensa, o prefeito Ronaldo Sampaio estava passando por grande problemas, e estaria sofrendo de depressão. Havia sido afastado do cargo durante a sessão do dia 20 de junho da Câmara Municipal de Nova Olinda, e já havia sido afastado do cargo por decisão judicial em 10 de maio por um prazo de 120 dias. O prefeito recorreu da decisão, e em 17 de junho, conseguiu retornar ao cargo por decisão monocrática da presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-CE), desembargadora Iracema do Vale. Em 22 de julho, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar determinando a suspensão do afastamento de Ronaldo Sampaio. De acordo com Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), Ronaldo Sampaio contratou a namorada como funcionário "fantasma". Além do prefeito, outras quatro pessoas são investigadas pela prática de improbidade administrativa. O corpo do prefeito foi velado em Nova Olinda, e foi sepultado em Antonina do Norte, sua cidade natal.

Veja mais detalhes no programa FATOS em FOCO pela WebTV Chapada do Araripe logo mais.

Foto: Elizângela Santos


Notas culturais (por Armando Lopes Rafael)

Livro “Judeus no Ceará”, um valioso resgate
Está tendo boa aceitação e muita repercussão o lançamento do livro Judeus no Ceará, fruto de exaustiva pesquisa do historiador, jornalista e ex-secretário da Cultura do Ceará, Nilton Melo Almeida. Doutor em História Moderna pela Universidade Nova de Lisboa, Nilton Almeida é também Mestre em História social pela Universidade Federal do Ceará.  Nilton Almeida tem ligações com Crato, pois é casado com a jornalista Germana Cabral, filha do radialista, jornalista e memorialista Huberto Cabral.

Sobre o livro
Até o lançamento deste livro, existia a ausência na historiografia local e brasileira da presença de judeus no Ceará, bem como da contribuição deles para o progresso e desenvolvimento do nosso Estado. O livro de Nilton Almeida resgata a vida e obra de Hubert Bloc Boris, nascido na França e que viveu a maior parte da sua vida na região do Cariri. Hubert Bloc Boris era formado em Agronomia e durante décadas administrou a Fazenda Serra Verde, latifúndio de sua família, com cerca de vinte e três mil hectares, na divisa de cinco municípios caririenses (Caririaçu, Crato, Farias Brito, Grangeiro e Várzea Alegre).

Sobre Hubert Bloc Boris
No livro, Nilton Almeida, informa que Hubert chegou ao Cariri entre 1946–1947 fixando residência em Crato onde fez largo círculo de amizades. Foi sócio do Rotary Clube do Crato, e chegou a ser agraciado com o título de "Cidadão Cratense", pela Câmara de Vereadores. Era extremamente social, bem humorado e juntamente com sua esposa, Janine, formava um casal hospitaleiro e de destaque na sociedade cratense. Hubert faleceu em 1985, em Fortaleza, onde se encontra sepultado.

Um cratense se destaca nas letras e pesquisas
O escritor cratense Francisco Augusto de Araújo Lima, autor do livro “Soares e Araújos no Vale do Acaraú”, vem de publicar – pela Expressão Gráfica de Fortaleza – mais uma obra. Aliás, uma mega-obra, em três volumes, contendo 2.300 páginas, com o título: “Siará Grande, uma província portuguesa no Nordeste Oriental brasileiro”. Trata-se de um livro sobre a origem dos cerca de dois portugueses pioneiros que colonizaram os diversos municípios do atual Estado do Ceará. 

Quem é o autor
Francisco Augusto nasceu em Crato. É Engenheiro Agrônomo, formado pela universidade Federal do Ceará. Apaixonado pela genealogia, iniciou suas pesquisas nos anos 80. É sócio correspondente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambucano e membro do Grupo de Genealogia do Ceará. Com muito sacrifício, Francisco Antônio de Araújo Lima montou uma respeitável biblioteca, onde reuniu autores que escreveram sobre o Ceará, nos séculos 19, 20 e 21. Dentre esses, os que pesquisaram sobre genealogia e publicaram seus trabalhos nas revistas do Instituto do Ceará e em Itaytera, órgão oficial do Instituto Cultural do Cariri, que tem sede na cidade natal do escritor, o Crato.

Um padre cratense que marcou a história de Brejo Santo
Padre Francisco Lopes Abath foi vigário da Paróquia de Brejo Santo – no final do século 19 e primeiros anos do século 20 –  e lá deixou sua marca de bom sacerdote. Hoje é nome de uma Escola e uma rua daquela cidade. Morreu com fama de santidade. Em 1925, o Álbum Histórico do Seminário de Crato fez constar a nota abaixo, em homenagem ao Pe. Francisco Abath:

(Texto e postagem de Armando Lopes Rafael)

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30