xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/03/2016 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 março 2016

Nutrir as sombras que passam - Por: Emerson Monteiro

Nuns tempos lá atrás, quando inércia pareceu ganhar o jogo e ajuntar nos cantos o prazer dos lixos transformando sonhos em ilusão, naquela vez desgosto invadiu a tela da memória e causou espanto de rios cheios, sim, isto aconteceu, pode crer. Inutilidade crônica dominara o cérebro, espécie de bicho fraqueza que cresceria nos tamancos e sustentara o placar durante quase todo primeiro tempo. Ninguém que merecesse menor elogio, por mais insistisse, venceria nas urnas e chegaria ao poder. Era só fome misturada com fastio, prato indigesto das sopas sujas. Orgulho entranhado nas muralhas da ingratidão, arrogância de omissão encangada nos carrapichos.

Mas de nada serviu tudo aquilo a não arrependimento que pudesse revirar as folhas secas e delas virar adubo que se obtinha. Fases de vacas magras, aparente juventude. Olhava em torno e o espaço apodrecia nas fibras dos desejos mórbidos de estultícia (qualidade ou particularidade de quem se comporta com estupidez).

Bem na frente, ouviria dizer: - O castigo do vício é o próprio vício. O mérito da virtude é a própria virtude, - e casava no vazio do passado que atirara na lama dos grotões que ficariam perdidos na história que poderia ser bonita.

Onde viveriam as qualidades morais, os princípios essenciais da ética e do caráter, ninguém soube ninguém viu. Isso passou, sumiu, escafedeu.

Contudo, depois somado aos depois, houve que reconstruir cada parcela da soma uma a uma, rejuntar nuvens do firmamento da alma meio morta, que renasceu pouco a pouco. Grudar de novo o instinto de vencer o desânimo, o desassossego e as depressões, deixados nos atos falhos da longa estrada vazia, portas da perdição que deram em nada.

Quanta força necessária de reconstruir melhor humildade, trabalho honesto, a dedicação a causas justas e postulados da religiosidade que mora acesa na consciência das criaturas humanas.

Só imaginar facilidades, ganhações, malandragens e sabedorias pai d’égua, o arco da visão torna traste inútil o troco de encher a existência de farrapo e negações de si mesmo.

Agora, há que ser inteligente e usar a verdade na confecção das possibilidades, horas ricas nas mãos da gente a tecer cortinas e revelações do amor de Deus sempre intenso na face da Esperança.

Notícias & comentários (por Armando Lopes Rafael)

Será aberto hoje o 4º encontro da Associação de Ex-alunos do Seminário São José


Nesta 6ª feira, 11 de março, acontecerá às 19:00h, no Crato Tênis Clube, a abertura de mais um mais um encontro da Associação de Ex-alunos do Seminário São José–ADSUM. Na ocasião será lançado o último livro do escrito e ex-aluno João Teófilo Pierre, com o título: “Crato, Europa, França e Bahia”. Serão lançados, também, outros livros escritos pelos ex-alunos do Seminário São José de Crato, escritos por Antônio Vicelmo do Nascimento, José Linhares Filho, J.B.Serra Gurgel, Francisco Itami Campos e Ivonildo Dias da Silva. O encontro será encerrado no próximo domingo, dia 13 do corrente mês.

Primeira Abadessa do Ceará renuncia


Primeira Abadessa do Ceará, Madre Maria Aparecida Menezes do Couto, (foto ao lado) renunciou ao seu ofício abacial, na Abadia de Nossa Senhora da Vitória, localizada em Juazeiro do Norte. Em comunicado à Diocese de Crato, a prioresa Irmã Inês Valentim de Oliveira, informou que a Madre vai deixar a administração da Abadia.  “Ao completar 70 anos, a Superiora deve apresentar sua renúncia ao ofício de Abadessa ou Prioresa Conventual. Madre Maria Aparecida, ainda Prioresa conventual assim fez, mas a comunidade pediu que ficasse até a idade limite, ou seja, 75 anos”, explicou. A eleição da nova Abadessa será feita nesta 5ª feira, dia 10, sob a presidência do Abade do Mosteiro de São Bento, do Rio de Janeiro,  Dom Filipe da Silva.
Quem é a primeira abadessa
Madre Maria Aparecida do Couto nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, em 1940. Entrou para a vida monástica aos 23 anos. Foi eleita prioresa do Mosteiro Nossa Senhora da Vitória, em Juazeiro, em oito de junho de 2000 e, como abadessa, em 18 de março de 2014. No Brasil, pertencentes à Ordem Beneditina , existem sete mosteiros masculinos e 13 femininos. O Mosteiro de Juazeiro do Norte foi desmembrado da Abadia de São Cristóvão, em Sergipe, e elevado à condição de Abadia, sendo a primeira do Estado do Ceará.

Imprensa: direito de informar, mas com responsabilidade
Uma boa notícia: a Lei do Direito de Resposta, recém-aprovada pelo Congresso e sancionada pela presidente Dilma Rousseff, afirma, no seu artigo 7º, que o Juiz de Direito, nas 24 horas seguintes à citação, tenha ou não se manifestado o responsável pelo veículo de comunicação, poderá deferir o direito de resposta de uma pessoa ofendida – por publicações na mídia – em até dez dias se tiver justificado receio de ineficácia do provimento final. O direito de resposta será proporcional à ofensa divulgada.

Imprensa nanica do Cariri deve por a barba de molho
Na Região Metropolitana do Cariri são impressos dois jornais que se enquadram nesse mister (ambos distribuídos gratuitamente à população, ambos com sede em Juazeiro do Norte) useiros e vezeiros em publicar acusações falsas. Um deles já foi condenado duas vezes pela Justiça, na Comarca de Crato, enquanto aguarda o julgamento de outros processos. O outro jornal tem processos em julgamento, na Comarca de Juazeiro do Norte.

Triste sinal dos tempos
O professor universitário Dimas de Castro Silva Neto, escreveu, tempos atrás – num jornal que se edita em Juazeiro do Norte: “Nos dias de hoje, o mal parece coisa normal, aceitável. Suportável numa sociedade que não se assusta mais com a sua presença. Quem faz, sabe que pode. Quem assiste não se espanta nem se revolta. No dicionário, vergonha significa: sensação de perda de dignidade ou de falta de valor pessoal, humilhação, rebaixamento. Portanto, penso que perdemos a vergonha. Há, hoje, a verdadeira sensação de que fazer o mal é uma opção sem maiores consequências ou punições”. É verdade! A massa ignara parece não perceber isso. Também não percebe que o povo brasileiro está sendo duramente castigado por uma série de acontecimentos que passam despercebidos no dia a dia da população.

Igreja Católica: cidade de Barro também tem sua “Porta Santa”
O Jubileu Extraordinário da Misericórdia foi convocado pelo Papa Francisco através da Bula “Misericordiae Vultus” (O rosto da Misericórdia). A primeira Porta Santa da Diocese de Crato foi aberta no dia 13 de dezembro de 2015, na catedral de Crato. A segunda foi aberta na Basílica Menor de Juazeiro do Norte, na última Romaria das Candeias, em 02 de fevereiro último. No próximo dia 2 de abril será aberta a última Porta Santa da Diocese de Crato. Será no Santuário da Divina Misericórdia, na cidade de Barro.

Barro fez bonito!
 Em Barro a Prefeitura está erguendo um arco, à entrada da cidade, onde será instalada uma escultura de Jesus Misericordioso, medindo cerca de seis metros de altura (foto ao lado). Os monumentos, como se sabe, são marcos indeléveis e perenes que caracterizam uma cidade. Crato tem o Cristo Redentor numa de suas praças e a estátua de Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro do mesmo nome. Juazeiro do Norte tem a celebre estátua do “Padim” Cícero. Agora chegou a vez da cidade do Barro...
Processo de beatificação da menina Benigna
A Congregação para a Causa dos Santos, órgão do Vaticano que trata de processos de beatificação e canonização dos futuros santos da Igreja Católica fez novo pedido ao bispo de Crato: quer novos depoimentos sobre a mártir Benigna Cardoso da Silva. Dom Fernando pediu ao Prof. Plácido Cidade Nuvens e ao Pe. Neri Feitosa, para fazer esses relatórios. No próximo mês de maio o bispo de Crato fará a entrega dessa  documentação em Roma.
Na foto abaixo o monumento feito para Benigna, colocado numa praça de Santana do Cariri, mas - antes disso - exposto no Cariri Shopping

A santidade de Benigna
Pe. Neri Feitosa já enviou o seu relatório. Ele começa assim: “Cheguei a Santana do Cariri, como pároco, em 1979. Na primeira viagem que fiz à capela da comunidade de Inhuma, acompanhou-me como cicerone o cidadão Francisco Agostinho. Na estrada, vi uma cruz ao lado esquerdo enfeitada com flores, coroas, terços, velas e ex-votos que davam a impressão de um evento lembrado pelo povo. O Sr. Francisco Agostinho explicou-me que era a cruz da jovem Benigna, assassinada em 1941, em defesa de sua virtude. Aquilo me chamou o interesse e a atenção. Era um caso digno de estudo. Vi que não era pouca gente que recorria à intercessão da jovem Benigna. Francisco Agostinho informou-me que o assassino de Benigna, Raul, ainda era vivo e que tinha o endereço dele. Cuidei logo de comunicar- me – tímida e educadamente – com Raul.  Recebi resposta dele em carta que guardei como quem guarda uma joia: Raul se acusava do crime; mostrava arrependimento; declarava confissão já feita e vontade de vir pedir perdão à família da menina que ele assassinara em 1941. Como demorei, como pároco, apenas três anos em Santana do Cariri, só depois soube que ele de fato Raul veio àquela cidade e pediu perdão aos familiares de Benigna. Graças a Deus!”.
Coisas da ré–pública”
Não há mais limite para esse magote lulopetista que tomou conta do poder no Brasil!  Luiz Inácio da Silva, que incorporou o apelido “Lula” ao nome, (também conhecido no submundo das propinas como “Brahma” ou “51”e, ultimamente, como “rabo de jararaca”) retorna triunfante ao Palácio da Alvorada onde mora atualmente o seu “poste “Dilma. Não bastou a visita dela a São Bernardo queimando os impostos dos contribuintes?. Noticiou-se que Lula da Silva poderá ser nomeado para um ministério (seria o da Cultura ou o da Educação?) ou uma embaixada (Cuba, Venezuela, Coreia do Norte???), com o escuso propósito de livrá-lo da Operação Lava Jato e dos processos a serem encaminhados a Justiça comum, além do processo em curso no Ministério Público de São Paulo por conta do tríplex e do sítio de Atibaia, aliviando as consequências do próximo julgamento. Um ministério –  qualquer que seja – dá  foro privilegiado ao ex-presidente, que seria julgado no STF.. O que o medo do Juiz Sérgio Moro não faz... Só não se pode acreditar é que dêem ao Lula o Ministério da Justiça, justo ele que está enrolado na Justiça. Mas tudo é possível no Brasil...Ô republicazinha desmoralizada...
A propósito
No seu périplo triunfante por Brasília, Lula da Silva esteve na mansão do Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). À saída, Renan Calheiros presenteou o ex-presidente da república com um exemplar da Constituição Federal. Bem que Lula poderia ler nossa carta magna começando pelo artigo 5.º, onde consta: “Todos são iguais perante a lei”... Lula, reconheça-se, é bom em iludir o povo e os ingênuos. Mas sua luta a partir de agora é com a polícia e com a Justiça..
“Este é o Cara!”
Com a modéstia e preparo intelectual que o caracteriza, Lula declarou em tom de bravata: “Se me prenderem, eu viro herói. Se me matarem, viro mártir, e, se me deixarem solto, viro presidente de novo”. Que nada Lula, se prepare para curtir as duas coberturas de São Bernardo do Campo, passar fins-de-semana no tríplex, ou curtir o lago e as pescarias do sítio de Atibaia... Enquanto isso, Zé Dirceu, Vaccari e demais “cumpanêros” continuam presos...
Enquanto isso
Fernando Henrique Cardoso (aquele que deixou uma herança bendita) está em Lisboa como convidado de honra para a posse do novo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Como dizia Ibrahim Sued: “Sorry periferia. Os cães ladram e a caravana passa”... São as voltas que o mundo dá!

Uma bela chuva no Crato na madrugada desta sexta-feira, 11 de Março de 2016



Incrível, né ? Ao escrever esta pequena matéria, procurei rapidamente em minha mente a data de hoje e me dei conta de que já estamos em 2016...Parece que foi ontem, quando eu costumava fazer a previsão do tempo, e o tempo passou,,,2005, 2006, 2008, 2010...2012...2015... como diz a velha musiquinha do Chico Buarque, "o tempo rodou num instante, nas voltas do meu coração". E estamos cada vez mais velhos, mais atentos e mais surpresos com este mundo onde a cada dia nos deparamos com as novidades. Bom, mas deixemos isto para uma outra hora.

O que eu gostaria de dizer realmente, é que todos aqui em Crato estamos muito contentes com uma maravilhosa chuva que caiu durante toda a madrugada de hoje, banhando de vez o nosso cariri. Os Cratenses já estavam desanimados pelo fato de só termos tido chuvas no início do ano, e tudo se aquietou, como se nunca mais fosse chover. Mas eis, que tudo se renova, chuva bela e boa cai neste momento por todo o cariri. Recebo notícias de que o sertanejo está feliz por toda parte. É lindo ver a Chapada do Araripe ali pela janela, verdinha, as aves tão alegres que poderiam até incomodar o dia todo. E o sol, entreaberto, lança o seu brilho dourado por entre os pingos da chuva. Teremos um dia ainda chuvoso ? Esta deveria ser até uma previsão do tempo...mas hoje eu vou deixar a ciência de lado. Por enquanto, que tal apenas contemplar a natureza e deixá-la tomar conta do futuro, e permiti-la decidir sabiamente, se teremos mais um belo dia desses chuvosos e lindos, em que toda a vida se renova... Inclusive, eu.

Bom dia, Crato !

Dihelson Mendonça


Chuvas animam produtores rurais


Pelo segundo dia consecutivo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva superior a 100 mm em pelo menos um município cearense. Entre as 7 h de quarta-feira e 7 h de ontem, choveu em 79 cidades. Ipaumirim, na região do Cariri, teve o maior volume do Estado, com 109 mm, seguido por Quixeramobim (83 mm), Baixio (79 mm) e Salitre (75 mm). Neste último município, que faz divisa com o Estado do Piauí, não chovia há 35 dias. A chuva mudou a rotina de agricultores que já davam como certa a perda quase total da lavoura de feijão e mandioca. "Começou a chover no início da madrugada e só parou agora de manhã, foi chuva forte, coisa que há muito tempo não acontecia aqui em Salitre. Corri pra roça na esperança de colher alguma coisa ainda nesse inverno", comemorou Sebastião Oliveira.

Segundo o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, as chuvas continuam a ser ocasionadas pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Para os próximos dias, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões. Apesar delas, o volume dos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hidrícos (Cogerh) continua em queda, com apenas 12,4%. O Caldeirões (Saboeiro) voltou a sangrar e há mais cinco com volume superior a 90%. Outros 128 continuam abaixo de 30%.

Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Dihelson Mendonça



Ceará é o primeiro estado do país em transplantes de fígado



O Ceará tem a melhor taxa de transplantes de fígado do Brasil, é o terceiro em transplantes de órgãos de doadores falecidos e também o terceiro em doadores efetivos por milhão da população (pmp). Os dados são do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), na nova publicação da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) relativa ao ano de 2015. “Estado com cerca de nove milhões de habitantes e mais de 17 mil leitos hospitalares, cerca de mil de terapia intensiva. Realiza todas as modalidades de transplantes, ocupando posições de liderança no cenário nacional, com média de doadores e transplantes muito superior à média da região Nordeste. É o Estado líder nacional em número de transplantes hepáticos por milhão da população e também realiza nove transplantes de medula óssea pmp”, atesta o RBT sobre o desempenho do Ceará na captação de órgãos e realização de transplantes.

Fonte: Governo do Estado do Ceará



A Partilha - Por Carlos Eduardo Esmeraldo


Vivemos num mundo capitalista, onde o principal valor é o ter. As pessoas geralmente são valorizadas pelo que têm e não pelo que realmente são. Há séculos que é assim! Sem que se perceba, os filhos vão sendo formados impregnados do desejo de acumular riquezas. E a afeição filial, a preocupação com os pais já idosos chegam a ser colocadas em segundo plano.
Há cerca de quinze anos, eu li num dos jornais de Fortaleza uma história ocorrida no final do século dezenove, que não me recordo quem foi o autor, mas que ficou guardada em minha memória. Reproduzo-a aqui ao meu modo:

Numa tarde quente de verão do final do século XIX, Mundico Silveira Barbosa, sentado na porteira do curral, observava meia dúzia de vaquinhas magras. Sentia na alma um grande vazio pelo desprezo a que fora submetido por seus doze filhos, após a partilha de todos os seus bens. No passado, Mundico fora um dos maiores donos de terra daquela ribeira e um grande criador de gado. Quando completou setenta anos, sentindo-se cansado e provavelmente próximo do fim, não querendo deixar motivo de intrigas para os filhos, resolveu antecipar a herança que lhes deixaria. Ficou apenas com pouco mais de cem tarefas de terra e umas cinquenta reses, que aos poucos foram minguando. Agora ele e Madalena, sua velha, passavam por necessidades nunca antes experimentadas. A produção da terra era insuficiente para alimentação do casal idoso e os bois que escapavam da falta de pastagem, foram aos poucos sendo vendidos para assegurar a manutenção da fazenda. Mas o que mais doía no coração de Mundico era a falta dos filhos. Há mais de três anos que nenhum deles fazia sequer uma visita aos pais.

Estava Mundico imerso nesses pensamentos, quando ouviu ruídos do trotear de um cavalo. Era seu vizinho, compadre e grande amigo, o coronel Rondon Brandão. Sabedor da ingratidão dos filhos do compadre Mundico e das dificuldades pela qual ele passava, resolveu encontrá-lo, para comunicar ao amigo um modo de fazer com que os filhos passassem a visitar os pais. Ao apear-se do cavalo, o coronel Brandão foi direto ao assunto, fazendo a seguinte proposta: O compadre vai oferecer um almoço para os seus filhos no próximo domingo. Pois sendo pra comer todo mundo vem! É o seguinte: vou lhe dar um boi e mandar meus empregados para matar o danado e preparar o almoço. Depois vou lhe emprestar um saco de moedas, contendo duzentas libras de ouro. O compadre ainda tem um cofre?

Sim. - Respondeu Mundico.

No dia do almoço você vai mandar colocar o cofre na sala de jantar, num lugar que fique bem à vista de todos. Depois mande quebrar um bocado de garrafas em pedacinhos do tamanho de moedas. Com esses cacos de vidro, o compadre vai encher saquinhos iguais aos das moedas. Bote tudo dentro do cofre, de modo que ele fique bem abarrotado, com o saco das moedas de duzentas libras bem na frente. Na hora do almoço vai chegar um portador meu com uma carta lhe pedindo duzentas libras de ouro emprestado. Leia a carta em voz alta. Eu lhe garanto que as visitas dos seus filhos não irão faltar. Conforme o combinado, os filhos, genros, noras e netos compareceram todos ao almoço. No momento em que estavam sentados à mesa do banquete, chegou o portador do coronel Brandão com a carta que foi lida em voz alta. Os filhos ficaram atentos, observavam o cofre cheio e se entreolhavam num misto de curiosidade e satisfação. A tudo assistiam com redobrada atenção. Ao retirar o saquinho contendo as duzentas libras de ouro, Mundico disse ao portador: Avise ao meu grande amigo, compadre e irmão, coronel Brandão, que não se preocupe com o pagamento. Ele paga quando puder e quiser. Terminado o almoço, os filhos por lá ficaram a tarde toda, somente se retirando ao por do sol. No dia seguinte, logo pela manhã, três filhos chegaram para uma visita. Pois graças ao coronel Rondon Brandão, Mundico Silveira pode receber outras tantas visitas dos seus filhos, genros, noras e netos. Até o final de seus dias.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo
Nota: Os nomes dos personagens são fictícios.
Na foto: Carlos Eduardo Esmeraldo ( Por: Dihelson Mendonça ).





Cientistas descobrem bactéria capaz de desintegrar plástico de garrafa PET



Microrganismo foi encontrado em usina de reciclagem de lixo no Japão.
Molécula da criatura pode ser usada para tratar problema de poluição sólida.

Cientistas japoneses anunciaram nesta quinta-feira (10) a descoberta de uma bactéria capaz de decompor completamente o polietileno tereftalato -- o plástico do qual são feitas as garrafas PET, um dos problemas mais graves de poluição no planeta. O microrganismo, que oferece uma perspectiva mais viável para tratar o acúmulo desse material no ambiente, foi encontrado em uma usina de reciclagem de lixo. A bactéria, batizada de Ideonella sakaiensis, se alimenta quase que exclusivamente de PET.
Segundo os cientistas, a descoberta é de certa maneira surpreendente, porque a bactéria aparenta ter adquirido a capacidade de degradar esse tipo de plástico em um processo que durou poucas décadas. Na escala da evolução biológica, é um piscar de olhos. Em estudo na revista "Science", o grupo liderado pelo biólogo Shosuke Yoshida, do Instituto de Tecnologia de Kioto, descreve como uma colônia microrganismo conseguiu degradar uma folha fina de PET em 6 semanas. Pode parecer muito tempo, mas é rápido para um tipo de plástico que leva centenas de anos para se decompor espontaneamente.

Para decompor o PET, a bactéria produz duas enzimas -- moléculas biológicas que promovem reações químicas -- cuja função específica é degradar esse plástico. O PET é composto por uma estrutura molecular de carbono altamente estável, que quando atacada pela bactéria se rompe em componentes menores, que podem ser incorporados ao ambiente sem problemas.
O trabalho dos cientistas japoneses envolveu a análise de 250 amostras de bactéria encontradas na usina de reciclagem. A descoberta é importante, afirmam, mas é preciso descobrir ainda meios práticos de produzir essas enzimas e usá-las em larga escala para tratar resíduos plásticos que poluem ambiente, sobretudo nos oceanos.

De um jeito ou de outro, estudos sobre a Ideonella sakaiensis devem acelerar esse processo, já que tudo o que se conhecia antes era alguns fungos capazes de decompor PET parcialmente. Usar bactérias que aniquilam totalmente o plástico para desenvolver um tratamento biológico para esse tipo de lixo deve ser bem mais fácil, dizem os cientistas. O planeta produz hoje cerca de 50 milhões de toneladas de PET por ano, e menos de 15% do material é reciclado. O que não é contido em aterros sanitários nem incinerado acaba indo parar em rios e mares -- fragmentado em pequenos pedaços -- e é extremamente nocivo para criaturas aquáticas.



Cientistas descobrem que colesterol ‘bom’ pode algumas vezes ser ruim


LONDRES (Reuters) - O chamado “bom” colesterol pode aumentar os riscos de ataque do coração em algumas pessoas, disseram pesquisadores nesta quinta-feira, numa descoberta que lança novas dúvidas sobre drogas fabricadas para aumentá-lo.

O colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL) é geralmente associado com riscos reduzidos para o coração, uma vez que ele costuma compensar os efeitos de obstrução de artérias ligados à forma de baixa densidade (LDL). No entanto, algumas pessoas têm uma rara mutação genética que leva a um alto nível de HDL no corpo, e esse grupo, paradoxalmente, apresenta um risco maior para doenças do coração, relataram cientistas no periódico Science. "Os nossos resultados indicam que algumas causas de HDL elevado na verdade aumentam os riscos de doenças do coração”, afirmou o pesquisador Daniel Rader, da Universidade da Pensilvânia. “Essa é a primeira demonstração de uma mutação genética que aumenta o HDL, mas aumenta o risco de doenças do coração.” Os cientistas descobriram que pessoas com a mutação apresentam um risco relativo maior de ter doenças coronárias, quase o equivalente ao risco causado por fumo. A descoberta pode ajudar a explicar por que drogas para aumentar o HDL não conseguiram até agora resultar nos benefícios esperados em testes clínicos. Peter Weissberg, diretor-médico da Fundação do Coração Britânica, que apoiou o estudo, afirmou que a nova pesquisa lança luz sobre um grande enigma e poderia abrir novas fronteiras para a medicina a longo prazo.

Fonte: Yahoo




Ministério Público pede prisão preventiva de Lula por lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e ocultação de patrimônio


Promotores dizem que, solto, Lula representa perigo contra a ordem pública.
Juíza decidirá se decreta ou não a prisão. Não há prazo para a decisão.

O Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mais seis pessoas na denúncia em que acusa o ex-presidente de esconder que é dono de um apartamento triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo. A defesa de Lula nega que ele seja proprietário do imóvel. A juíza Maria Priscila Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, decidirá se decreta ou não a prisão de Lula e se torna réus outros 16 acusados pelo MP na ação. A juíza não tem prazo para tomar essa decisão. O caso investigado está relacionado com a Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop) (entenda). O inquérito que corre em São Paulo não tem relação com a Operação Lava Jato, em Curitiba.

Fundamentos da prisão
Segundo os promotores, Lula precisa ser preso preventivamente porque, solto, é uma ameaça à ordem pública. Eles dizem que o ex-presidente tentou se valer de sua influência para frear as investigações e inflamar a população contra as investigações do MP e as decisões da Justiça. Além disso, que há risco de "evasão extremamente simples", pelo "poder" de ex-presidente que possui. Afirmam ainda que Lula e seus apoiadores fazem "manobras violentas, com defesa pública e apoio até mesmo da Presidente da República, medidas que somente tem por objetivo blindar o denunciado – erigindo-o a patamar de cidadão 'acima da lei', algo inaceitável no Estado Democrático de Direito brasileiro, pois é inadmissível permitir-se o tumulto do estado normal de trâmite das investigações e do vindouro processo crime".

Dilma oferece e Lula recusa ministério

Tão logo foi divulgada a notícia do pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por promotores de São Paulo, petistas do governo se apressaram a por em prática uma articulação da véspera: levar o ex-presidente a ocupar um ministério e, assim, evitar a possibilidade de ser preso. Em pouco tempo, o próprio Lula descartou a ideia. A presidente Dilma estava no Rio, em viagem oficial, e foi imediatamente acionada, enquanto no Palácio do Planalto, quatro ministros discutiam o assunto - Jacques Wagner, Ricardo Berzoini, José Eduardo Cardoso e Wellington Cesar Lima e Silva.  Eles trocavam telefonemas com o ex-presidente e auxiliares e, em determinado momento, tudo indicava que Lula iria ocupar um ministério com gabinete no Palácio do Planalto - Casa Civil ou Secretaria de Governo.  A presidente chegou a concordar com a proposta de ter Lula na equipe, mas a possibilidade foi descartada pelo próprio ex-presidente. Ele recomendou que recolhessem a proposta pois a presidente poderia ser acusada de tentativa de obstruir a Justiça. Por telefone, avisou a Jacques Wagner que não toparia o projeto. Na noite de terça-feira em Brasília, Lula chegou a discutir este assunto com Dilma e ministros, mas descartou a ideia porque, se ele iria conquistar a prerrogativa de foro e ser julgado pelo STF, sua família iria continuar sob a alçada do juiz Sérgio Moro. Ou seja, ele não resolveria seu problema - que é o risco de ter a prisão temporária determinada por um juiz. Nesta quinta, ao descartar a possibilidade de se tornar ministro, Lula ouviu uma avaliação de que o pedido dos promotores de São Paulo continha fragilidades. Até mesmo a oposição não embarcou no pedido dos promotores e pedia cautela. Segundo auxiliares, Lula não aceitará ocupar um ministério ainda que a juiza não determine a prisão dele.  Até porque, dizem esses auxiliares, há informações de que outro pedido semelhante pode ser feito pelos procuradores responsáves pela investigação da Operação Lava Jato.

Do G1, em São Paulo




Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30