xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/03/2016 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 março 2016

A fome do ouro - Por: Emerson Monteiro


Midas era um rei que adorava Dioniso, o deus do vinho, nos mistérios de quem lhe instruíra o poeta Orfeu. Devido a isso, achava-se portador de alguma sabedoria. Num certo tempo, trazido por camponeses do reinado, veio ao palácio Sileno, sátiro velho e bêbado, amigo do seu deus de devoção.

Deveras impressionado com a visita inesperada, Midas cuidou de oferecer largos festejos ao visitante, logo transformado em objeto da admiração e do afeto de toda a corte, que o cercava de mimos e banquetes diários. Semanas seguidas e o rei se detinha a ouvir as longas histórias que o estrangeiro passou a transmitir nos salões admiráveis do reino. Dentre essas narrativas, Sileno deu notícia de, em algum lugar, existirem dois rios, num dos quais crescia árvore cujos frutos envelheceriam quem os utilizasse. No outro, do contrário, haveria, por sua vez, árvore de frutos rejuvenescedores, história contada e recontada pelo ancião. Até que um dia o sátiro resolveu convidar Midas para conhecer de perto Dioniso, ambos seguindo nesse propósito caminhando pelas margens do rio Pactolo. Chegados ao destino, o deus, feliz com o retorno do amigo, permitiu a Midas declinar qual o seu desejo maior e o satisfaria. De logo, o rei chegou a pensar nos frutos daquela árvore da juventude da história que ouvira do sátiro, porém escolheu mais riqueza, e pediu o dom de transformar em ouro tudo aquilo em que viesse a tocar.

Daí, o desejo se concretizou, motivo de euforia do soberano satisfeito, que viajou de volta aos seus domínios cheio da calorosa empolgação que nele despertara o atributo adquirido. Tocasse em pedras, gravetos, espigas de milho, o que fosse, transformava-os em ouro puro. No palácio, bem na chegada, tocou nos pilares, portões, móveis, e tudo reluzia de causar espanto aos súditos boquiabertos. Contudo, quando sentado à mesa, na hora da refeição, assustou-se por conta dos primeiros percalços da habilidade adquirida, porquanto ao pegar e levar à boca os alimentos, tão só mastigava peças ríspidas do metal precioso em que se transformavam pelo mínimo contato das suas mãos. Mesmo os dentes ofereciam igual resultado aonde penetrassem. Na verdade, por isso, uma aflição descomunal abalava o reino e o ânimo de Midas quando, descuidoso, abraçou o filho querido, virando-o de repente em estátua dourada. No auge do desespero devido a tudo à função, o rei buscou outra vez as posses do deus Dioniso, a qualquer custo; reclamava cancelar o dom e reaver o estado de pessoa comum que perdera. Após observar tais resultados práticos da lição da cobiça na vida do devoto, o deus acatou a postulação e ensinou que ele procurasse o rio Pactolo e ali banhasse o corpo durante longas horas. Em consequência, as águas corriam rebrilhantes, recamando de pepitas de ouro margens e barrancos. Exausto, triste, Midas perfez o caminho de casa, a lembrar saudoso da família e dos transtornos que causara. Ao recolher-se nos cômodos reais, inobstante, vejam o que sobreveio: Vivinho da silva, o filho, sorrindo, correu-lhe ao encontro, proporcionando o mais extremoso dos abraços ao velho pai realizado.

Por: Emerson Monteiro
www.blogdocrato.com



Compre o Gás de cozinha e ganhe grátis a água mineral ! - PROMOÇÃO QUALIGÁS



A empresa Cratense QUALIGÁS faz uma promoção que já é sucesso em todo o Cariri. Você compra um botijão de gás e recebe grátis a sua água mineral. 

A QUALIGÁS, empresa Cratense, do Sr. Valdemir Correia de Sousa, faz entrega em domicílio, e a promoção é válida enquanto durar o período de seca no Ceará. Ligue agora mesmo para a QUALIGÁS nos telefones da foto e solicite o seu botijão. Além disso, a Qualigás também disponibiliza um cadastro para que seus consumidores possam pagar com até 30 dias. Para o cadastro, são necessários 4 documentos: Carteira de identidade, CPF, Comprovante de residência, e Comprovante de renda, mas isso é apenas se você desejar pagar com 30 dias. Para as compras normais, basta telefonar e pedir o seu botijão. A água mineral é grátis !

Organização: Valdemir Correia de Sousa
www.blogdocrato.com


08 de Março - Dia internacional da Mulher - Os nossos parabéns !



No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data 

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
  
Marcos das Conquistas das Mulheres na História 

- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas.
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres.
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças.
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina.
- 1893 - a Nova Zelândia torna-se o primeiro país do mundo a conceder direito de voto às mulheres (sufrágio feminino). A conquista foi o resultado da luta de Kate Sheppard, líder do movimento pelo direito de voto das mulheres na Nova Zelândia.
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.
- 1951 - a OIT (Organização Internacional do Trabalho) estabelece princípios gerais, visando a igualdade de remuneração (salários) entre homens e mulheres (para exercício de mesma função).

Você sabia?

- No Brasil, comemoramos em 30 de abril o Dia Nacional da Mulher.
- Hattie Mcdaniel foi a primeira atriz negra a ganhar uma estatueta do Oscar. O prêmio, recebido em 1940, foi pelo reconhecimento de sua ótima atuação como atriz coadjuvante no filme " E o vento levou ...".

Fonte: Sua Pesquisa



TCM desaprova contas do ex-presidente da Câmara do Crato, Florisval Coriolano e indica improbidade administrativa



O setor jurídico da Câmara Municipal do Crato recebeu na manhã desta segunda-feira (7), cópia do parecer Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), referente a gestão do ex-presidente Florisval Sobreira Coriolano, ano 2012. No parecer, os conselheiros da Segunda Câmara do órgão, são por unanimidade  a favor da desaprovação, considerando várias irregularidades. Na decisão, o TCM também aplica  multa no valor de R$ 10.641,00 e ainda com indicação de improbidade administrativa contra Florisval Coriolano, que tem prazo de 30 dias para recorrer. A decisão foi publicada o Diário Oficial do Tribunal de Contas no dia 2 de março.

Via Flávio Pinto


FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


A Fonte Musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:


Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais


Um verdadeiro supermercado da música



Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.

Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri

200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com

Seca no Ceará - Chuvas 94,7% abaixo da média



A primeira semana de março foi desoladora para o sertanejo que ainda nutre alguma esperança. Nos sete primeiros dias do mês a chuva pouco apareceu no Estado. Entre as 7h de domingo às 7h de ontem choveu apenas no município de Cruz, no Litoral Norte, com volume de somente 2mm.

O quadro de escassez já havia sido observado na semana passada, quando, na quarta-feira (02), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) não registrou precipitação em nenhum dos 184 municípios cearenses. Março já acumula um desvio negativo de 94,7%. A média no Estado, até o momento, é de apenas 10.8 mm, enquanto a média histórica do Estado para março é 203.4 mm. Nos últimos dez anos, apenas em 2008 e 2009 março apresentou desvio positivo. Em 2008, a média foi de 332.5mmm, com desvio positivo de 63.5%. No ano seguinte, choveu 2.2% a mais do que a média histórica. Segundo o meteorologista da Funceme, Raul Frtiz, as poucas chuvas dos últimos dias decorrem do distanciamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no Estado entre fevereiro e maio. Para os próximos dias, no entanto, a previsão é de que volte a chover em algumas regiões do Ceará.

Fonte: DN
Foto ilustrativa: Rádiocambira






Ceará tem dois abalos induzidos pelo Castanhão


Os dois tremores de terra registrados na tarde de domingo (6), nos municípios de Solonópole e Jaguaribe, foram provocados por sismicidade induzida por reservatórios. Na região, próximo ao epicentro, está o Açude Castanhão, o maior do Estado, construído entre 1995 e 2003. A explicação foi dada pelo chefe do Núcleo de Sismologia da Comissão Estadual de Defesa Civil (Cedec), Francisco das Chagas Brandão Melo. "Isso é uma realidade. Não é teoria", frisou.

Brandão explicou que há um ramo da sismologia trata dos tremores relacionados à construção de grandes reservatórios. "Isso é natural. Após 2004, houve um disparo de sismicidade na região e na Bacia do Castanhão e, da mesma forma, ocorreu em Açu, no Rio Grande do Norte", disse. Ele disse que os tremores induzidos pela ação humana têm magnitudes suportáveis. Na tarde de anteontem, foram registrados dois tremores, entre os municípios de Solonópole e Jaguaribe. O epicentro foi o mesmo, próximo à localidade de Feiticeiro. Os abalos foram observados pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). O primeiro ocorreu às 17h08, com magnitude de 3.1 na Escala Richter e o segundo, às 17h29, de magnitude 3.4. O raio foi de 50Km.

O Diário do Nordeste divulgou, com exclusividade, na noite de domingo, os tremores, que provocaram medo entre os moradores das localidades de Maretas, Bom Jardim, Nova Olinda, Alto Verde e São Luiz de Solonópole e nos distritos de Nova Floresta, Feiticeiro e na localidade de Palha, em Jaguaribe. Na manhã de hoje (8), técnicos da Cedec vão se reunir com moradores, agentes de endemias e da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Solonópole e de Jaguaribe, com o objetivo de esclarecer e acalmar a população. "Esse é o nosso trabalho", frisou Brandão. O encontro será no distrito de Feiticeiro. "Vamos distribuir cartilhas educativas e tirar dúvidas". Ele lembrou que outros tremores podem ocorrer na região, mas não se sabe quando e nem que magnitude terão. Os dois tremores de domingo foram os primeiros registros significativos verificados neste ano. "Há relatos de que os moradores sentiram outros tremores de menor intensidade, na localidade de Alto Verde. São os chamados abalos secundários", disse Brandão. Em Bom Jardim, zona rural de Solonópole, houve rachadura nas paredes de algumas casas e outros moradores contaram que o telhado tremeu. "A gente ouviu um estrondo muito forte, parecia um trovão, mas o céu estava limpo, sem nuvens. O chão estremeceu e as telhas rangiam", contou o agricultor Francisco das Chagas, 66.

Os técnicos do LabSis concordam com a possibilidade de os dois tremores de anteontem terem sido induzidos por reservatório, no caso, o Açude Castanhão, mas defendem a mais pesquisas e continuidade de monitoramento da região. De janeiro a outubro de 2015, foram registrados dez tremores no Ceará, de magnitude entre 2.2 e 3.2 graus, sentidos pelas pessoas nas áreas atingidas, e mais 30 secundários, muitas vezes não perceptíveis. A maior incidência naquele período foi em Irauçuba. 

Mais informações:
Cedec - Telefones: (85) 3101-2115 / 3101-4620
LabSis/UFRN - Telefone: (84) 3215-3796

Fonte: Diário do Nordeste
Fonte da foto: DNOCS




Rússia denuncia ameaças norte-coreanas



A Rússia considerou nesta segunda-feira "totalmente inaceitáveis" as ameaças norte-coreanas de ataques nucleares preventivos contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos, e chamou, uma vez mais, todas as partes à "moderação".

"Vemos como totalmente inadmissíveis as declarações públicas ​​(da Coreia do Norte) ameaçando os seus adversários com ataques nucleares preventivos", declarou o ministério das Relações Exteriores russo em um comunicado. "Pyongyang deve perceber que, fazendo isso, a comunidade internacional vai certamente dar as costas e criará uma base jurídica para o uso da força militar contra si", ressalta o comunicado. A Rússia pede a todas as partes a "dar provas de prudência e moderação" para evitar que a situação degenere em conflito armado na península coreana. A Coreia do Norte ameaçou realizar ataques nucleares "a cegas" contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos se estes dois países concretizarem os exercícios militares conjuntos planejados a partir desta segunda-feira. Estas ameaças ocorrem poucos dias depois de o Conselho de Segurança das Nações Unidas impor uma nova série de duras sanções à Coreia do Norte após os últimos testes nucleares e balísticos realizados pelo regime comunista. A Rússia já havia expressado na sexta-feira sua "profunda preocupação" e pediu "contenção", após a ameaça lançada pela Coreia do Norte.

Fonte: Yahoo



Planos de saúde perderam 766 mil usuários em 2015, diz instituto


Os planos de saúde médico-hospitalares perderam 766 mil usuários em 2015, de acordo com o boletim Saúde Suplementar em Números, do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), divulgado hoje (7). Em 2014, eram 50,50 milhões. No ano passado, o número caiu para 49,73 milhões, o que equivale a uma diminuição de 1,5%.

Segundo o levantamento, a queda foi puxada principalmente pelos contratos coletivos empresariais, aqueles oferecidos pelas empresas aos seus funcionário. Nesse segmento houve queda de 404,8 mil vínculos, uma diminuição de 1,2% em relação a 2014. Isso significa que somente os planos coletivos empresariais responderam por 52,85% de todos os usuários que deixaram de ter plano de saúde em 2015.

Os planos coletivos por adesão, que são aqueles firmados por intermédio de entidades de classe, por exemplo, registraram a saída de 128,7 mil usuários, ou seja, uma queda de 1,9% do total de vínculos em 2015, em comparação a 2014. Já o total de usuários de planos individuais ou familiares caiu 1,6%, o que representa 158,6 mil vínculos a menos que em 2014.

“A saúde suplementar, da mesma forma que toda a economia brasileira, passa por um momento difícil por conta da crise econômica", diz o superintendente-executivo do IESS, Luiz Augusto Carneiro, em nota à imprensa. De acordo com ele, a queda no número de usuários acompanha uma alta dos custos no setor. Até junho de 2015, a Variação de Custos Médico-Hospitalares (VCMH) apurada pelo IESS teve alta de 17,1% em 12 meses.

O boletim mostra ainda que os planos de saúde exclusivamente odontológicos foram os únicos que não apresentaram queda no total de beneficiários. Na comparação entre 2014 e 2015, o segmento cresceu 3,8%, registrando a adesão de 795,1 mil vínculos.

Fonte: Agência Brasil



Desembargador derruba decisão que suspendeu nomeação de ministro


Para magistrado do TRF-1, suspensão trazia 'grave lesão à ordem pública'.
STF também deverá analisar impedimento de Wellington César nesta quarta.

O desembargador federal Cândido Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), derrubou nesta segunda-feira (7) decisão liminar da última sexta (4) que suspendeu a nomeação, pela presidente Dilma Rousseff , do novo ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva. Com isso, o novo ministro pode permanecer no cargo. A decisão atende a recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) contra decisão liminar (provisória), da juíza federal Solange Salgado, que havia suspendido a nomeação a partir de uma ação do deputado Mendonça Filho (DEM-PE). A oposição sustenta que a Constituição Federal proíbe membros do Ministério Público de exercerem outra função pública, salvo a de professor. A questão será submetida ainda a julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), em julgamento marcado para a próxima quarta (9). Em sua decisão, Cândido Ribeiro entendeu que a suspensão do ministro em decisão provisória, pode "acarretar grave lesão à ordem pública" e "envolve interferência em ato de Governo, com subjacente impacto nas condições de governabilidade da Chefe do Poder Executivo".

Ação e recurso

Na ação, o deputado do DEM argumentou que a nomeação de Wellington César “contraria frontalmente os comandos da Lei Maior, além de caracterizar um grave ato contra a moralidade administrativa”, considerando que um promotor afastado, em razão de sua "independência funcional" para investigar, só pode trabalhar fora do MP para ser professor. No recurso, a AGU alegou que muitas das atribuições do Ministério da Justiça, como a promoção da Justiça, dos direitos humanos, da cidadania e da segurança pública são perfeitamente compatíveis com as previstas para membros do Ministério Público. A AGU também alegou que o próprio Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), órgão de controle da instituição, já permitiu que promotores assumissem secretarias estaduais e já editou resolução, em 2011, permitindo o afastamento de membro do Ministério Público para exercício de outro cargo público. "A decisão deixa sem comando, do dia para a noite, um ministério que tem como responsabilidade direta a segurança pública, as garantias constitucionais e a administração penitenciária, entre outros assuntos de extrema relevância", diz o recurso. Em sua decisão, Solange Salgado diz que Wellington César Lima e Silva poderá ser novamente nomeado no cargo “desde que haja o necessário desligamento (por exoneração ou, se for o caso, aposentadoria) do cargo que ocupa, desde 1991, no Ministério Público do Estado da Bahia”. Ex-procurador de Justiça da Bahia, ele está atualmente afastado do cargo.

Fonte: G1


Avião cargueiro faz pouso de emergência no aeroporto do DF


Um avião cargueiro da companhia aérea venezuelana Solar teve de fazer um pouso de emergência no Aeroporto de Brasília na manhã desta segunda-feira (7). De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o piloto comunicou à torre de controle "problemas técnicos" e pediu autorização para pousar, por volta das 11h45. A FAB não informou que tipo de problema afetou o avião. Uma imagem obtida pelo G1 mostra que os flaps (equipamento na asa que serve para aumentar o atrito com o ar, causando a desaceleração do avião) não estavam abertos pouco antes do pouso. Inicialmente, o órgão havia informado que havia sete tripulantes a bordo, mas depois disse que o número não estava confirmado. Ninguém ficou ferido. O voo vinha de Caracas, capital da Venezuela, e tinha como destino final Brasília. Após o pouso, a aeronave teve de ficar parada na pista para passar por avaliação. De acordo com a Inframerica, consórcio que administra o aeroporto, os bombeiros do terminal ficaram de prontidão no momento da aterrisagem. Não houve atrasos em pousos e decolagens por conta do incidente. Procurada, a companhia Solar não se manifestou até a publicação desta reportagem.

Fim de decolagens simultâneas

Na última quarta-feira (2), a FAB suspendeu decolagens simultâneas no Aeroporto JK. Áudio da conversa entre um piloto da Gol e a torre de comando aponta que um erro de digitação quase provocou a colisão entre dois aviões naquele dia. Foi a segunda vez em nove dias que, por interferência do controlador de voo, um acidente do tipo foi evitado. O áudio foi obtido pelo repórter da TV Globo Fabiano Andrade. A Gol informou que preza pelos mais altos padrões de segurança e que está em contato com as autoridades aeronáuticas para esclarecer o que aconteceu. O piloto que fala na gravação estava no comando do voo comercial da Gol GLO 1402, para Palmas. O incidente foi por volta das 10h. A outra aeronave era da empresa Avianca, que fazia o voo ONE 6291, com destino a Goiânia. Minutos após a decolagem, o piloto da Gol – que deveria seguir reto – fez uma curva à direita e invadiu a rota do voo da Avianca.

Fonte: G1





Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30