xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/01/2016 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 janeiro 2016

“OPERAÇÃO MEDELLÍN” Polícia Civil cumpre 70 mandados de busca e Apreensão domiciliar e 40 mandados de Prisão em Crato



O nome da operação "Medellín", é uma alusão ao Cartel de Medellín. A polícia civil através da sua página no facebook divulgou os nomes de alguns presos e os bairros onde os mesmos residem. 

São esses:

Arnor Holanda(são miguel), Juberlita(centro), Juliana Aparecida(vila alta), Yuri(centro), Cicinha(seminário), Roseleny(mutirao), Henrique(mutirão), Nubia( lider comunitária do Conj. Novo Crato), Fabiana(Bia)(seminário), Tcheska(gesso), Ravena(São Miguel), Auricio( V. Cheiro)(são francisco), Roberto (Palmeiral), Roberto da Oficina(mirandao), Gessica do Beco do Cachimbo, Eduardo(Dudu), Cinthia Galdino(vila alta), Edvanio(Vila São Francisco), Kayo Hamon(vila lobos)...


Um comboio formado por 40 viaturas, o apoio do Helicóptero da CIOPAER e um total de 130 policiais incluindo 10 delegados, escrivães e inspetores percorreu diversos bairros de Crato no final da madrugada e início da manhã desta quinta-feira. Eles amanheceram o dia nas ruas cumprindo 42 mandados de prisões preventivas e mais 70 mandados de buscas e apreensões expedidos pela justiça cratense.


A operação deflagrada recebeu o nome de “Medellín no Cariri” numa alusão à capital colombiana, cujo país detém fama mundial no submundo do narcotráfico. A coordenação coube ao Delegado Regional de Polícia Civil de Crato, Giuliano Vieira Sena, e o resultado foi a prisão de dezenas de acusados do tráfico de drogas no município, bem como armas e substâncias entorpecentes lotando a delegacia.

Segundo ele, os mandados estão relacionados com investigações da Polícia Civil que remontam há seis meses em todos os bairros da cidade com o intuito de “quebrar o tráfico de drogas” no município. Esse foi o alvo principal da operação, pois, na observação do delegado, é o propulsor da maioria dos crimes de furtos, roubos, lesões corporais e homicídios que ocorrem nos dias de hoje. Doutor Giuliano reafirmou que a polícia de Crato tem procurado trabalhar com afinco no combate ao crime organizado.

O resultado da operação foi a prisão de dezenas de acusados do tráfico de drogas no município, bem como armas e substâncias entorpecentes lotando a delegacia.

Com informações da Polícia Civil e do Site Miséria. Fotos: Cícero Valério.


Marina diz que Dilma não tem mais liderança e defende processo de cassação do TSE


A ex-senadora e ex-candidata a presidente da República Marina Silva (Rede) retomou as críticas à presidente Dilma Rousseff (PT) e afirmou, em entrevista à Rádio Gaúcha, que a adversária “não tem mais a liderança política no País nem maioria no Congresso”.

Marina disse que Dilma e o vice-presidente Michel Temer (PMDB) são os responsáveis pelos desmandos geradores, na avaliação dela da crise brasileira e defendeu o processo de cassação da chapa vitoriosa das eleições de 2014 como forma de afastá-los do cargo. “No meu entendimento, o melhor caminho para o Brasil é o processo que está no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), porque teria a cassação da chapa com a comprovação de que o dinheiro da corrupção foi usado para a campanha do vice e da presidente”, afirmou Marina. Como já tinha feito, a ex-senadora procurou não defender o processo de impeachment que tramita na Câmara dos Deputados, mas discordou da tese do governo de que o procedimento aberto pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é golpe.

“Impeachment não é golpe. Está previsto na Constituição, foi feito contra (o ex-presidente da República e atual senador, Fernando) Collor, foi pedido pelo PT várias vezes e eles achavam que não era golpe”, afirmou. Marina disse que a Dilma “não disse a verdade” durante a campanha a presidente em 2014 sobre a economia brasileira, o que apenas agravou a situação do País no ano passado, o primeiro do segundo mandato dela.

“Se (Dilma) tivesse trabalhado com a verdade, assumiria que corríamos grave risco em relação aos inúmeros problemas que tivemos desde 2008. É engraçado porque (enquanto) países do mundo correram atrás para resolver a crise, disseram que era apenas uma marolinha e chegaram a dar lição de moral até para a Alemanha”, afirmou a ex-senadora, em uma crítica também ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma das favoritas à eleição presidencial em 2018, segundo as mais recentes pesquisas de intenção, Marina disse que ainda não tem clareza se será novamente candidata. No entanto, ela voltou a criticar os ataques sofridos por ela durante o pleito de 2014, principalmente pelo PT, seu ex-partido político, e pela presidente Dilma.

“Diziam que, se eu ganhasse, o governo não teria maioria no Congresso e hoje a presidente não tem maioria. Diziam que, se eu ganhasse, eu iria tirar alimentos das pessoas pobres e isso ocorre com a inflação que atinge a mesa dos brasileiros. Diziam que, se eu ganhasse, iria acabar com Pronatec e Prouni e isso o atual governo está fazendo. As pessoas projetam em você o que vão fazer”, concluiu.

Fonte: Estadão Conteúdo
Foto: G1
Via www.blogdocrato.com 




NÃO PAGA A GENTE VIVA - Servidores do Crato estão há 75 dias em greve !




Presidente do Sindicato dos servidores Municipais de Crato, Junior Matos concede entrevista sobre o atraso do pagamento dos temporários e sobre os 75 dias de greve na saúde e ação social.

Segundo Júnior Matos: "Nossa luta hoje nos mais de 75 dias de greve, e juntando a nossa solidariedade aos servidores contratos principalmente das endemias que estão 2 meses sem receber salários."

www.blogdocrato.com






Crato - DP desencadeia megaoperação na manhã desta quinta-feira no bairro Pinto Madeira


E já prendeu esses aí...



Para cumprir 42 prisões
70 buscas e apreensão
41 viaturas da Polícia estão na operação
130 policiais
10 delegados
E o Helicóptero da Ciopaer
São polícia de toda Região

Haverá coletiva as 14:00 desta quinta feira na DP Crato acerca da operação desencadeada nesta manhã no bairro Pinto Madeira

Fonte: Facebook - Perfil - José Flaviano - Página no Facebook Cariri 24 Horas









PCdoB lança manifesto em apoio à Coreia do Norte, que desenvolveu Bomba de Hidrogênio.



São Paulo - O PCdoB divulgou em seu site oficial uma carta em apoio à Coreia do Norte. Segundo o partido, o documento foi assinado ainda por PT, PSB e 16 movimentos sociais e meios de comunicação de esquerda. O texto responsabiliza os Estados Unidos e a Coreia do Sul por uma "campanha de guerra nuclear" contra a vizinha do norte. O PT e o PSB, porém, negaram apoio ao manifesto.

Em nota divulgada nesta manhã pela assessoria de imprensa, o presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, negou que o PT tenha assinado qualquer documento sobre o assunto. O mesmo foi feito pelo vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, no fim da tarde de hoje. Diante da negativa oficial petista hoje cedo, o PCdoB não se manifestou sobre a divergência: apenas acrescentou na mesma página do comunicado original que o PT havia negado a assinatura nesta segunda-feira. O texto foi enviado à embaixada norte-coreana, em Brasília, na semana passada, com uma "declaração de solidariedade" à nação de Kim Jong-un. A mensagem de solidariedade do PCdoB garante à Coreia do Norte "apoio total, irrestrito e absoluto" contra o que chamam de "imperialismo belicista". Segundo o PCdoB, a carta também é assinada por grupos como MST, UNE, CUT, entre outros. 

Confira o comunicado na íntegra:

"Senhor Embaixador da República Popular e Democrática da Coreia; A campanha de uma guerra nuclear desenvolvida pelos Estados Unidos contra a República Democrática Popular da Coreia passou dos limites e chegou à perigosa fase de combate real. Apesar de repetidos avisos da RDP da Coréia, os Estados Unidos tem enviado para a Coréia do Sul os bombardeios nucleares estratégicos B-52 e, em seguida, outros meios sofisticados como aeronaves Stealth B-2, dentre outras armas. Os exercícios com esses bombardeios contra a RDP da Coréia são ações que servem para desafiar e provocar uma reação nunca antes vista e torna a situação intolerável. As atuais situações criadas na península coreana e as maquinações de guerra nuclear dos EUA e sua fantoche aliada Coréia do Sul além de seus parceiros que ameaçam a paz no mundo e da região, nos levam a afirmar:

1. Nosso total, irrestrito e absoluto apoio e solidariedade à luta do povo coreano para defender a soberania e a dignidade nacional do país;
2. Lutaremos para que o mundo se mobilize para que os Estados Unidos e Coréia do Sul devem cessar imediatamente os exercícios de guerra nuclear contra a RDP da Coréia;
3. Incentivaremos a humanidade e os povos progressistas de todo o mundo e que se opõem a guerra, que se manifestem com o objetivo de manter a Paz contra a coerção e as arbitrariedades do terrorismo dos EUA.
Conscientes de estarmos contribuindo e promovendo um ato de fé revolucionária pela paz mundial, as entidades abaixo manifestam esse apoio e solidariedade.

Brasília, 02 de abril de 2013.

Fonte: Revista EXAME




Camilo Santana assina decreto criando Colégio Militar com sede em JUAZEIRO DO NORTE ( Crato entra pelo cano ).


Porquê não no Crato, cidade onde tudo já está sendo levado para Juazeiro do Norte ? E engraçada essa notícia, já que o Governador é Cratense. Imagina se não fosse, hein ?

DECRETO Nº31.869, de 30 de dezembro de 2015.


DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO 2º COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art.88, incisos IV e VI, da Constituição Estadual, e com fundamento na Lei Estadual nº12.999, de 14 de janeiro de 2000, CONSIDERANDO a importância de interiorizar os colégios militares estaduais, atendendo a demanda escolar no ensino fundamental e médio, CONSIDERANDO o interesse público no incentivo ao ensino das crianças e jovens do Estado, DECRETA:

Art.1º Fica criado, nos termos da Lei nº12.999, de 14 de janeiro de 2000, o 2º Colégio da Policia Militar do Ceará, com sede em Juazeiro do Norte.

Art.2º O Colégio Militar de que dispõe o art.1º absorverá o corpo de alunos atualmente matriculado no Centro de Referência Educacional Almirante Ernani Vitorino Aboim Silva.

Art.3º As vagas para ingresso no 2º Colégio da Policia Militar do Ceará, excepcionalmente para o ano letivo de 2016, serão preenchidas com observância das seguintes regras:

I – primeiramente, com todos os alunos matriculados no Centro de Referência Educacional Almirante Ernani Vitorino Aboim Silva;

II – as demais vagas remanescentes serão preenchidas pelos dependentes legais de policiais militares, bombeiros militares e policiais civis de carreira do Estado do Ceará;

III – havendo, ainda, vagas ociosas, estas serão preenchidas pelos demais alunos.

Art.4º Aplica-se na criação e no funcionamento do 2º Colégio da Policia Militar do Ceará o disposto no Decreto Estadual nº26.052, de 10 de novembro de 2000.

Art.5º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Camilo Sobreira de Santana
GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ

Fonte: Roberto Moreira


Banco Mundial diz que PIB do Brasil vai cair 2,5% em 2016


O Banco Mundial cortou as projeções de crescimento do Brasil. Para a instituição, o País deve encolher 2,5% neste ano, o pior desempenho entre as principais economias mundiais, de acordo com o relatório "Perspectivas Econômicas Globais", divulgado nesta quarta-feira (6). A expectativa dos economistas da instituição é de que o País só volte a crescer em 2017, com expansão de 1,4%.

Num grupo de 23 países apresentados no relatório do Banco Mundial, além do Brasil, só a Rússia deve ter contração na economia em 2016, de 0,7%. A previsão é que a economia mundial tenha expansão de 2,9%. Os países em desenvolvimento devem crescer 4,8% e a América Latina, 0,1%. A Índia deve ser o destaque, com alta de 7,8% no Produto Interno Bruto (PIB). As perspectivas do Banco Mundial para o Brasil são bem piores do que as presentes no relatório anterior, divulgado em junho de 2015. Naquele documento, a expectativa era de que o PIB brasileiro fosse ter alta de 1,1% este ano e de 2% em 2017. Para 2015, a aposta era de contração mais suave, de 1,3%, número que foi revisado para 3,7%.  No novo relatório, foi acrescentada projeção para 2018, ano em que o Brasil deve crescer 1,5%. Durante a reunião anual da instituição junto com o Fundo Monetário Internacional (FMI) em outubro, em Lima, no Peru, os economistas do banco falaram na possibilidade de o País encolher 0,61% neste ano e 2,5% em 2015.

Os economistas do Banco Mundial mencionam várias vezes o Brasil ao longo das 286 páginas do relatório e citam que a situação piorou no País desde a divulgação do documento de junho. O Brasil tem passado por um "severo ajuste" em meio a desafios domésticos e internacionais e aumento do risco político, afirma o documento. Enquanto a economia russa teve de lidar com a forte queda do preço do petróleo e sanções da Europa e Estados Unidos por causa do conflito da Ucrânia, o Brasil tem elevada incerteza política, que contribui para manter a confiança de empresários e consumidores em níveis historicamente baixos, diz o documento. Além disso, o aperto na política fiscal e monetária, para conter a inflação, acabaram tendo reflexo na atividade. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Via www.blogdocrato.com



R$ 38 bilhões para as olimpíadas e o povo morrendo no SUS do Rio e em todo o Brasil



"Esse é o retrato de um Brasil 'ferrado e mal pago'. Com os bilhões torrados na copa e nas olimpíadas daria para reformar e equipar quase todos hospitais, melhorar os Samu´s, comprar mais medicamentos e pagar melhor médicos e funcionários. Mas...R$ 38 bilhões, do que é sabido, fora a roubalheira já estão metidos nas Olimíadas do RJ. E o RJ, como todo o Brasil, tem epidemia de dengue, zika e chikungunya, microcefalias aos montes, além dos que diariamente morrem no SUS literalmente abandonado. A pergunta que sempre se faz: até quando o povo vai tolerar tais abusos criminosos? E vai continuar a votar, em urnas venezuelanas, nos ladrões indicados por ladrões? É ano de eleições, que vai ser?"

Por: Folha Centro Sul - http://folhacentrosul.com.br/



CRATO - Tentativa de assalto a Mercantil deixa um morto na tarde da última quarta-feira



No final da tarde de ontem ( 06 ), aconteceu uma tentativa de assalto ao Mercantil Compre mais e Pague Menos ( próximo à praça da Prefeitura ). Segundo relatos, os dois indivíduos após anunciarem o assalto, foram alvejados por um desconhecido, e um deles, Clodoaldo de Araújo Guedes foi morto, e seu comparsa, de nome Fábio, foi ferido e acabou sendo preso pela polícia. Os bandidos usaram uma moto Honda 125 vermelha. Nas redes sociais foi postado um vídeo em que um dos bandidos lamentou a morte do colega.

www.blogdocrato.com
Com fotos fornecidas por Macedo


Crato realiza cortejo no dia de reis





O Dia de Reis em Crato foi comemorado com um grande cortejo dos grupos de tradição, que aconteceram a partir das 17 horas da última quarta-feira, 6,  com uma concentração na praça Siqueira Campos. A secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, destacou importância de manter essa data com os festejos, que considera emblemática no Município. Grupos de Reisado, como o do mestre Aldenir, e Irmãos Anicetos estiveram se apresentando nas ruas do Centro da cidade.

As ruas foram interditadas para o desfile dos grupos de reisados. Ao todo, foram oito grupos desfilando pelas ruas, incluindo reisados, maneiro pau, banda cabaçal, coco, entre outros. “É uma reverência a santo reis, de forma espontânea”, diz ela, ao citar o exemplo de Mestre Aldenir, que aos 82 anos sai às ruas para cumprir com humildade e consciência um trabalho em louvor a Dia de Reis.

Com informações da Assessoria de Imprensa da PMC
Fotos: Macedo
www.blogdocrato.com



CRATO - Chuva com ventos, arranca árvores e causa preocupação aos moradores



A cidade do Crato ( CE ) foi surpreendida na madrugada desta quinta-feira ( 07 ) com uma chuva forte que provocou estragos, arrancando árvores e entupindo esgotos.

Com o calor dos últimos dias no cariri, onde os termômetros registraram temperaturas de até 38 graus em algumas localidades, as chuvas que costumeiramente abrem a temporada de "inverno" já eram aguardadas. O dia de ontem se manteve nublado a maior parte do tempo, e mesmo à noite, com temperaturas acima da média. Durante a madrugada, choveu como há muito não se via. Chuva breve, mas de grande intensidade no centro da cidade e em alguns bairros. A primeira chuva do ano causou estragos, arrancando árvores, derrubando muros e entupindo galerias de esgotos. O canal do Rio Grangeiro não chegou a encher totalmente, mas viu-se um grande volume d'água. Ruas ficaram inundadas e pela força da chuva, causou preocupação, principalmente na população que reside próxima ao Canal, apelidado de "Canal do medo", onde a cada chuva, teme-se pela volta das inundações que quase o destruíram em 2011. Depois do susto, moradores e curiosos saíram de suas residências para conferir os estragos e fotografar.  



Embora os órgãos oficiais de meteorologia anunciem que 2016 ainda não será um ano de boas chuvas, e portanto, permanece a seca que já dura 5 anos, a chuva de hoje deixou a cidade na expectativa de que a estação invernosa seja boa, porém, sem o susto causado por chuvas repentinas e fortes, a exemplo da ocorrida hoje.

PREVISÃO DO TEMPO:

Todos os sites de meteorologia indicam chuva a qualquer momento para o dia de hoje em Crato, com temperaturas variando entre 24 a 31 graus. Umidade relativa do ar média de 60%.



www.blogdocrato.com
Foto Thiberio Cesar

PROIBIDA A REPRODUÇÃO E REUTILIZAÇÃO DA MATÉRIA POR OUTROS SITES E ESTAÇÕES DE RÁDIO SEM AUTORIZAÇÃO.



Coreia do Norte diz ter feito teste com bomba de hidrogênio bem-sucedido


A Coreia do Norte afirmou ter feito um teste bem-sucedido com uma miniatura de bomba de hidrogênio nesta quarta-feira (6). Foi o quarto teste com arma nuclear feito pelo país e teria sido o primeiro usando uma bomba de hidrogênio, que pode ser até 50 vezes mais potente que a bomba atômica. Outros testes ocorreram em 2006, 2009 e 2013.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reúne nesta quarta para sanções contra a Coreia. Os Estados Unidos e o Japão solicitaram consultas emergenciais ao Conselho de Segurança, segundo a porta-voz da missão dos EUA na ONU, Hagar Chemali.

O anúncio do teste com um artefato nuclear de hidrogênio em miniatura foi feito pela TV estatal. "Após o pleno sucesso da nossa bomba H histórica, nos juntamos ao grupo dos Estados nucleares avançados", disse a apresentadora. "Este último teste, produto da nossa tecnologia e da nossa mão de obra, confirma que os recursos tecnológicos que desenvolvemos recentemente são eficientes e provam cientificamente o impacto da nossa bomba H miniaturizada", destacou a apresentadora da TV estatal. O teste surpresa da bomba H foi autorizado pessoalmente pelo ditador norte-coreano, Kim Jong-un, dois dias antes do seu aniversário, anunciou a TV. O dirigente norte-coreano deu a entender, no mês passado, em uma inspeção a uma unidade militar, que seu país havia concluído a montagem de uma bomba de hidrogênio.

A bomba de hidrogênio ou termonuclear utiliza a fusão do átomo em cadeia e provoca uma explosão mais potente que a chamada bomba atômica, que utiliza a fissão nuclear. A bomba de hidrogênio (fusão) é mais poderosa e mais difícil de construir. Já a bomba A (fissão) é semelhante à utilizada em Hiroshima.

Dúvidas

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou um terremoto de magnitude 5,1 na zona de testes nucleares do país. A agência de espionagem sul-coreana, no entanto, contesta que a Coreia do Norte tenha testado uma bomba de hidrogênio, segundo Lee Cheol Woo, integrante do comitê de inteligência do Parlamento, segundo a AP. O tamanho relativamente pequeno da onda sísmica levantou a suspeita. A agência sul-coreana de inteligência diz que esta ainda seria uma bomba de fissão. Lee diz que mesmo uma detonação que falhou de uma bomba de hidrogênio poderia ter provocado o mesmo impacto que o mencionado. Fontes de inteligência dos Estados Unidos disseram à agência Reuters que pode demorar alguns dias para que se determine com mais precisão que tipo de artefato nuclear foi testado pela Coreia do Norte. "A comunidade de inteligência dos EUA está ciente de um evento sísmico com características explosivas na Coreia do Norte, e estamos avaliando todas as informações relevantes", disse uma autoridade da inteligência dos EUA à agência.
Local do teste nuclear

Terremoto foi sentido a cerca de 50 km de Kilju, na Coreia do Norte
O anúncio surpresa sinaliza que os esforços para frear o impulso do país para colocar um arsenal nuclear em funcionamento têm sido pouco eficientes.

Registro do terremoto
O sismo foi registrado por volta das 10h no horário norte-coreano (23h30 no horário de Brasília).
O Instituto Geológico explicou que o epicentro do tremor foi registrado no nordeste da Coreia do Norte, a cerca de 50 km de Kilju, na mesma zona onde se encontram instalações nucleares, informou a agência France Presse. Um funcionário da agência meteorológica da Coreia do Sul disse que acreditava que o terremoto foi provocado artificialmente, sem entrar em detalhes. A confirmação se deu após o anúncio da Coreia do Norte.

Reações pelo mundo
É provável que um teste com bomba de hidrogênio faça a ONU impor novas sanções à Coreia do Norte, de acordo com a AP.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou uma enérgica condenação ao teste nuclear e convocou Pyongyang a deter seu programa nuclear. "Condeno de forma inequívoca (o teste). E peço à RPDC (Coreia do Norte) que cesse qualquer outra atividade nuclear", declarou Ban aos jornalistas antes de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança para abordar o tema.
Ban disse que o teste nuclear subterrâneo era "profundamente inquietante" e "profundamente desestabilizador para a segurança regional". Destacou ainda que o teste era uma violação de muitas resoluções do Conselho de Segurança que proíbem Pyongyang de se envolver em atividades nucleares. O chefe da Organização do Tratado de Proibição Total de Testes da ONU, que monitora o mundo todo na questão de testes nucleares, diz que, se o anúncio da Coreia do Norte for confirmado, seria uma violação do tratado e uma grave ameaça à paz e segurança internacionais. A prova nuclear realizada pela Coreia do Norte é uma séria ameaça à segurança do nosso país e não podemos, absolutamente, tolerar isto"

Shinzo Abe, primeiro-ministro japonês
Para o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, o teste nuclear "mina a segurança regional e internacional". “O teste de armas nucleares anunciado pela Coreia do Norte mina a segurança regional e internacional, e é uma clara violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU", destacou em um comunicado. A União Europeia considerou no caso uma grave violação das resoluções da ONU e uma ameaça à paz.

A Coreia do Sul declarou que o teste nuclear é um "grave desafio" para a paz mundial.
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, qualificou o teste de "grave desafio" aos esforços internacionais de não proliferação" de armas nucleares e uma "ameaça séria" à região. "Condeno firmemente" este teste, declarou. "A prova nuclear realizada pela Coreia do Norte é uma séria ameaça à segurança do nosso país e não podemos, absolutamente, tolerar isto."

Fonte: G1


Problemas em refinaria de Cubatão causam escassez de gasolina no Nordeste


RIO DE JANEIRO (Reuters) - A refinaria da Petrobras Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), segue operando com capacidade reduzida desde o final do ano passado devido a problemas operacionais, com reflexo no abastecimento de gasolina em diferentes Estados do Nordeste desde o fim de 2015.

Segundo uma fonte do setor de combustíveis, há registros de falta de gasolina na Paraíba, desde o Natal, devido à redução da produção da refinaria de Cubatão, com capacidade para processar 178 mil barris de petróleo por dia e que responde por 8 por cento da produção nacional de derivados.

Além da Paraíba, Pernambuco e Ceará também sofreram com desabastecimento.

"A situação melhorou em Pernambuco e Ceará e não esperamos mais problemas nestes Estados. Na Paraíba, ainda a situação é de atenção porque o próximo navio tem previsão para sábado e até lá as distribuidoras estão tentando deslocar volumes de Suape (PE) e Guamaré (RN) para reduzir os efeitos de mais um atraso", afirmou a fonte, na condição de anonimato. Nesta quarta-feira, o governo da Paraíba informou em nota que autoridades do Estado se reuniriam nesta tarde com o diretor de Abastecimento da Petrobras, Jorge Celestino, e representantes da estatal para discutir o problema causado pelo desabastecimento de combustível no Estado. A maior parte dos produtos da RPBC são destinados à capital paulista, mas uma parcela é direcionada para Baixada Santista e regiões Norte, Nordeste e Sul, segundo dados da Petrobras. Procurada nesta quarta-feira, a estatal não comentou a informação imediatamente. A ANP, órgão regulador do setor, também não comentou o assunto imediatamente. A assessoria de imprensa do sindicato das distribuidoras de combustíveis (Sindicom) disse que a expectativa é de que as entregas de combustíveis na Paraíba sejam normalizadas na segunda-feira. Entretanto, não informou os motivos para a escassez.

PROBLEMA

A RPBC passou por uma manutenção periódica entre outubro e novembro, quando ocorreu uma greve dos petroleiros, e ainda não conseguiu retomar plenamente suas atividades por problemas operacionais, disse nesta quarta-feira o diretor Sindipetro Litoral Paulista (Sindipetro-LP) Marcelo Juvenal. Na semana passada, a Reuters noticiou que um atraso na partida de uma unidade da RPBC após a manutenção e o aumento da demanda por combustíveis acima do esperado causaram escassez de gasolina no Nordeste do país, segundo uma fonte da Petrobras com conhecimento direto do assunto. Na ocasião, a Petrobras confirmou que houve atrasos nas entregas de gasolina em alguns locais de Pernambuco e Paraíba, em virtude de demora na atracação de navios de cabotagem. Mas não esclareceu se o motivo seria o atraso na RPBC. No entanto, o diretor do Sindipetro-LP afirmou que a refinaria está passando atualmente por problemas operacionais que vão além do atraso na retomada da unidade. Atualmente, a torre de fracionamento principal, que produz nafta, gasolina e diesel, enfrenta problemas, disse ele. Isso porque, segundo o sindicalista, a Petrobras teria decidido realizar os serviços de manutenção com equipes terceirizadas mesmo com a refinaria em greve e sem a presença de funcionários. Além da torre de fracionamento principal, outras unidades e equipamentos da RPBC também teriam passado por problemas operacionais ao longo último mês até agora, segundo Juvenal. "A parada de manutenção foi feita sem o devido acompanhamento (dos funcionários)", disse Juvenal à Reuters.

Por Marta Nogueira - Reuters ( Publicada no Yahoo Notícias )
www.blogdocrato.com




Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30