xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Sócrates não morre! - Por: Emerson Monteiro | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 dezembro 2016

Sócrates não morre! - Por: Emerson Monteiro

Consolaste-me: Sócrates, não morre
Com este corpo o espírito que o anima.
Já me não prendem dúvidas; fujamos
Do vil cárcere: a morte só é termo
Da vida, — da existência não... No íntimo
D'alma o pôz Deus, o sentimento vivo
Da eternidade.                                                          
                                                                        Almeida Garrett

Mito, lenda e tradição, existe narrativa de que, na derradeira noite, véspera de ser executado, Sócrates recebeu a visita clandestina de alguns discípulos seus. Haviam aliciado a guarda do cárcere e abriram as grades da masmorra. Vieram de junto dele e avisaram que estava livre para fugir, porquanto um barco o aguardava às margens de um rio das proximidades. E que tudo, assim, propiciava a que vivesse o quanto quisesse perante o exílio.

Nisso, surpreso daquilo que presenciava após os julgamentos a que fora submetido e condenado, causava surpresa os que propunham que buscasse a vida e a liberdade perdida de pouco.

- Face da condenação perante as leis de Atenas, resta que a elas submeta os meus sonhos de habitar a carne e aceite de bom grado o cumprimento sagrado das determinações impostas pela comunidade. Nenhum instrumento sobrará de que seja contraditório o que sentenciaram, pois.

- Mas, Sócrates, terás a chance de demonstrar a razão dos teus ensinos sábios, pelos quais ora sofres injustamente – argumentam os seguidores fieis. - Sabes do quanto podes contribuir ao futuro da juventude e à esperança do povo, causa principal de teus esforços de orientar as populações com método e consciência. Precisas viver, sobreviver a tudo, jamais render homenagens ao fim, ao desaparecimento.

- Alto lá, Sócrates não morre! – revidou cheio de eloquência. – Podem destruir este corpo, no entanto nunca eliminarão a essência de mim, da realidade definitiva da existência, o ser ciente que significa verdade e que impera na alma da pessoa e necessita tão só do conhecimento a chegar à Luz; esta, sim, a porta da plena Liberdade .

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31