xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Lula vira réu pela terceira vez | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 dezembro 2016

Lula vira réu pela terceira vez



O ex-presidente Lula virou réu pela terceira vez. A acusação é de ter beneficiado a Odebrecht em contratos do BNDES. Nesse caso, em troca de propina. O ex-presidente e outras dez pessoas foram denúnciados na segunda-feira (10) e agora o juiz responsável pelo caso abriu ação penal contra todos eles.

A denúncia foi aceita pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília. Com isso, o ex-presidente Lula passa a ser réu em três ações penais, duas em Brasília e uma no Paraná. Além de Lula, a denúncia atinge o sobrinho da primeira mulher dele, Taiguara Rodrigues dos Santos, o empresário Marcelo Odebrecht e outras oito pessoas. Nesta ação, todos são acusados de participar de fraudes em contratos de financiamento do BNDES. Segundo o Ministério Público Federal, Lula atuou junto ao banco e a outros órgãos públicos para favorecer a Odebrecht em empréstimos para obras realizadas em Angola. Em troca, ainda de acordo com o Ministério Público, a empreiteira teria pago cerca de R$ 20 milhões em propina. Segundo a denúncia, o esquema funcionou entre 2008 e 2015. De acordo com os procuradores, até o fim de 2010, Marcelo Odebrecht, Lula e Taiguara aliaram-se para praticar crimes de corrupção ativa e passiva.

Depois que deixou a presidência, Lula teria feito tráfico de influência. Ao longo da denúncia, Lula também é acusado de participar de organização criminosa e de 44 operações de lavagem de dinheiro.
Segundo o juiz do caso,  "se trata de denúncia plenamente apta, não se incorrendo em qualquer vício ou hipótese que leve à rejeição, até por descrever de modo claro e objetivo os fatos imputados aos denunciados, individualmente considerados, em organização criminosa, lavagem de capitais e corrupção." Além da condenação dos acusados, o Ministério Público Federal pediu a reparação de danos materiais e morais no valor mínimo de R$ 21 milhões, atualizados pela inflação.

O juiz deu dez dias de prazo para que a defesa dos réus apresente documentos e indique provas e testemunhas que deseja que sejam ouvidas.  Os advogados de Lula disseram que ele é vítima de uma guerra de manipulação com o uso de acusações absurdas e sem provas. Segundo os advogados, Lula jamais interferiu na concessão de qualquer financiamento do BNDES.

A defesa de Marcelo Odebrecht não quis comentar.
A defesa de Taiguara dos Santos disse que vai se manifestar nos autos do processo.
A suposta propina teria sido repassada por meio da empresa de Taiguara dos Santos e da contratação de palestras do ex-presidente.

Fonte: G1



0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31