xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Já está circulando nova edição da "Cariri Revista" | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 dezembro 2016

Já está circulando nova edição da "Cariri Revista"

Já está sendo distribuída em todo o Cariri e na capital do Estado a mais recente edição da Revista Cariri, cuja matéria principal é uma grande homenagem ao médico Napoleão Tavares Neves. 
Um depoimento importantíssimo sobre sua vida, seus amores entre família, cidadania, hábitos e gostos. Leitura imperdível, especialmente para conhecer de perto o universo desse homem extraordinário, um servidor impenitente da sua profissão em busca do bem estar do seu próximo. 
Um grande contador de histórias é este caririense de muitos costados, um pesquisador nato da sua própria nordestinidade. De parabéns a redação de Cariri Revista por esta edição primorosa, especialmente por esta imagem de capa que é de grande fidelidade não só pelos traços fisionômicos, mas porque ela traduz na sua postura a simplicidade de um grande homem. 
(Postagem original "Coluna do Renato", no Portal do Juazeiro)

Quem é Napoleão Tavares Neves, na opinião de Emerson Lacerda

"Ele, um médico escritor, age com fidelidade no exercício dos seus talentos e logo na juventude foi chamado ao ofício da preservação do cotidiano. Apóstolo do que executa, cumpre propósitos de preservar a história da província caririense qual fez tão bem Afonso Daudet, no sul da França da segunda metade do século 19.

Dr. Napoleão, aos moldes do autor francês, por meio de crônicas e estórias desenvolvidas com habilidade, narra detalhes da época quando testemunha fiel, com técnica prudente e amadurecida.

Hoje nome destacado de nossas letras, desde as origens, no município de Barbalha, vindo de família tradicional dos engenhos, visualiza a riqueza da história ligada ao Ciclo da Cana de Açúcar, entremeada nas movimentações circunstanciais dos pés de serra onde passara a meninice.

Olhos clínicos, enxerga a poética da zona rural qual poucos artistas, o que esmera sob refinada qualidade e privilégio, em favor das gerações atuais e vindouras, sob leveza fluência digna dos registros que elabora. No empenho, pois, de substanciar esses aspectos essenciais do tempo nas letras, sustenta vivências num clima de carinho e estilo elegante, comunicativo e linheiro.

Além de publicar nos livros, revistas e jornais, também colabora amiudadamente no Jornal do Cariri, noticiário matinal da Rádio Educadora, em Crato, da responsabilidade do radialista Antônio Vicelmo, dono de larga audiência. Sempre traz a público novidades bem propositais, páginas eternizadas com inspiração.

Nessa religiosidade fruto da literatura pessoal dos interiores, vence o aprendizado das pessoas e a escrita oferece função de conservar os elementos principais das épocas, continuando aquilo que os séculos de comum triturariam. Porém o esforço sobre-humano dos autores detém a voracidade do desaparecimento na forma das obras da cultura humana.

O exercício do papel importante na interpretação e no acondicionamento desse material valioso da memória cabe aqui aos escritores, entre os quais, dizemos por dever de reconhecimento, que impera no Cariri o Dr. Napoleão Tavares Neves".
 

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31