xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Dura lex, sed lex? – por José Luís Lira | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 dezembro 2016

Dura lex, sed lex? – por José Luís Lira


Ao repetir o brocardo romano "Dura Lex, sed Lex" (A Lei é dura, mas, é a Lei), vou dizer também exceto pro "homem" das Alagoas, "Renan...", que, por erro sabe-se lá de que ordem, ocupa uma cadeira no Senado Federal que em outros tempos representava a Casa da Sabedoria, mesmo lembrando que o cavalo Incitatus, de Calígula, foi Senador quando seu dono era Imperador Romano.
Acho que Incitatus respeitava mais as leis que o atual senador Renan.
Comentário de Armando Lopes Rafael:


Conta a história que o tirano Imperador Romano Calígula incluiu o nome de Incitatus no rol dos senadores de Roma e chegou a cogitar fazer daquele cavalo cônsul.Incitatus (que em latim significa “Impetuoso”) era o cavalo preferido de Calígula, um corrupto administrador do Império Romano que reinou de 37-41 D.C.O escritor Suetônio, autor de uma biografia sobre Calígula, dá destaque em sua obra ao cavalo Incitatus. Segundo Suetônio existiam cerca de dezoito criados para cuidar de Incitatus. Aquele cavalo era enfeitado com um colar de pedras preciosas, coisa que nem a mulher do ex-governador Sérgio Cabral possui. Consta que Incitatus dormia no meio de mantas de cor púrpura (a cor púrpura era destinada somente aos trajes imperiais, ou seja, era um monopólio real). Foi-lhe também dedicada uma estátua em tamanho real de mármore com um pedestal em marfim. (Fonte: Wikipédia)
Existe uma afinidade entre a indicação de Incitatus para o Senado de Roma e a forma como os Presidentes da República do Brasil indicam os ministros para o Supremo Tribunal Federal. No Supremo Tribunal Federal existe um ministro que era advogado do PT, fez duas vezes concurso para ser Juiz de Direito em São Paulo e foi reprovado, mas como era amigo do peito de Lula da Silva ganhou a indicação para a Suprema Corte. É mole?
Incitatus era o cavalo preferido do imperador Calígula, e este, para desmoralizar o Senado Romano daquela época (cheio de corruptos e aduladores), nomeou seu quadrúpede preferido para alinhar à estatura dos senadores romanos. Incitatus, o quadrúpede senador do Imperador, não recebia verbas extras e se contentava com feno e alfafa de boa qualidade. Ou seja, custava barato, muito barato, o seu mandato, pois não se envolveu em nenhum recebimento de propinas e saiu da vida pública com a ficha limpa. Teve seus inconvenientes no luxuoso Senador Romano, é verdade. Vez ou outra, vertia uma urina fétida e ácida, e também sujava o ambiente com fezes. Às vezes  relinchava  em hora não apropriada. Tirante isso,  saiu de cena sem deixar nenhum inquérito onde figurasse como réu.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30