xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Relembramos a nossa grande feira – por Pedro Esmeraldo | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 novembro 2016

Relembramos a nossa grande feira – por Pedro Esmeraldo

      A antiga feira de Crato, ponto de convergência da população de todo o Cariri (foto da década 60)    
 
            Já tivemos o prazer de contemplá-la devido a sua movimentação, pois admirávamos e observávamos a grandeza das especiarias que nela existiam. Era volumosa e atraente. Trazia para o cidadão pobre uma movimentação turística que vinha complementar à sua economia. O tempo foi passando juntamente com o aprimoramento da tecnologia aplicada a todos os setores da vida. Era por certo, bem movimentada e às vezes tortuosa, visto que, alguns dos nossos administradores do passado, não compreenderam o avanço da tecnologia moderna e foram absortos, intolerantes e partiram para a queda virtuosa da economia cratense.
            No decorrer do meado do século passado, houve administradores incontroláveis, incongruentes, visto que não relevavam o ponto de destaque do Crato que era a feira semanal, pois a desprezavam  em suas movimentações turísticas e econômicas. Não produziam nenhuma vibração no contorno do desenvolvimento da cidade.
            Com o tempo, essa feira foi fracassando, caindo em grande depressão que se arrebentou acima da linha do comodismo exagerado dessa gente. Esse pessoal, não olhava para o Crato de amanhã, mas queria movimentar o clientelismo, onde prevalecia à falta de ânimo desses políticos derretidos pelo calor exagerado e da falsa ideia predestinada pela fraqueza de mentalidade, pois diziam que tudo era melhor assim. Caíram no desvario e deixava a população acabrunhada, já que não tinham ânimos para avançar na marcha no e caminho da dignidade e da honestidade.
            Por esses momentos apareceu a corrupção e o desânimo do povo, já que era sufocada pelo desvio do comportamento de políticos inescrupulosos, já que fugiam da raia e partiam para o lado negativo, visto que esses ditos governantes de outrora se esqueciam de lutar pelo Crato.
            Agora pedimos a boa movimentação do futuro administrador, solicitando que olhe para o Crato e não deixe se levar pelas conversas destoantes de pessoas mafiosas que por fim praticam tráfico de influência que é a retirada do Crato de seu património histórico e de sua força rígida para progredir que o Crato possuía nos tempos passados.
            Queremos que todos lutem pela movimentação de progresso acentuada e venha adequar a nossa antiga feira uma construção de um campo constituído de largueza e bom colhimento “a quem daria o nome de Feiródromo”. Seria o ponto de encontro dos nossos mascates e por certo (deixariam de ocupar as calçadas), o que alevantaríamos o progresso comercial do Crato no mesmo estilo da feira de antigamente, semelhante à de Caruaru.
            Por isso, pedimos ao prefeito eleito, faça tudo para não esquecer o Crato, não dê confiança a essa gente que quer transformar o Crato em cidade dormitório. Sabemos que é difícil, mas, é preciso lutar: vamos lutar “pela volta da Rádio Araripe”, se assim fracassarmos, consideramos como pessoas molengas que fogem da luta.

Não devemos esquecer a movimentação no Crato “na feira de antigamente”. Infelizmente amolecemos no tempo e no espaço, devido à fraqueza de nossos administradores, já que não tiveram coragem de enfrentar à luta persistente a fim de acompanhar o modernismo dos tempos atuais.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30