xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Antônio Marcos - Por: Emerson Monteiro | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 outubro 2016

Antônio Marcos - Por: Emerson Monteiro

Por volta de 1968, quando os primeiros sinais de televisão chegaram ao interior cearense pelas ondas da Tupi, estação líder em audiência e carro-chefe dos Diários Associados, me achava trabalhando no Banco do Brasil em Brejo Santo, onde permaneceria até 1971. Nesse período, Flávio Cavalcanti apresentava dois programas de sucesso na emissora, Um instante maestro e Esta noite se improvisa.

No primeiro desses, vi pela primeira vez Antônio Marcos. Mostrava composições suas sob a égide daquele famoso apresentador. Magro, de cabeça raspada, expressão agressiva, originava-se do Movimento Artístico Universitário, grupo teatral que sofrera consequências repressoras do desmonte cultural de anos anteriores.

De feições ainda adolescentes, cantava e se acompanhava ao violão, inspiração talentosa e letras sentimentais, com personalidade deixava notar o êxito que conseguira no mercado fonográfico, conquistando a Jovem Guarda, junto de Roberto e Erasmo Carlos.

Suas aparições se repetiriam nos programas da Tupi, enquanto sua produção ganhava o rádio no País inteiro, levando-o ao estrelado, um dos símbolos da juventude, na década de 70. Quem viveu esse tempo lembra de Menina de trança, Porque chora a tarde, Sempre no meu coração, Seu eu pudesse conversar com Deus, Como vai você, Namorada, Sonhos de um palhaço, Sou eu, Última canção, Vamos dar as mãos e cantar, O Homem de Nazaré, Tenho um amor melhor do que o seu e outras mais.

Em 1969, Marcos deixaria o grupo Os Iguais, com quem gravara compactos e um lp de canções estrangeiras (Yesterday, California dreaming e Yellow submarine, dentre outras), para começar carreira solo no disco Antônio Marcos, responsável por vender mais de 300 mil cópias.

Depois, faria cinema como ator (Pais quadrados, filhos avançados, de J. B. Tanko) e teatro (Hair, peça dirigida no Brasil por Altair Lima), em 1970.

Uniões amorosas intensas caracterizariam a imagem do artista. Casaria com Débora Duarte, atriz de reconhecida fama e, após tempestuoso romance desfeito, seria o marido da cantora Vanusa, e, por fim, de uma filha do rei Roberto Carlos, Ana Paula.

Nos inícios da década de 80, eu retornara ao Crato, e vim a conhecer Antônio Marcos, no Hotel Municipal de Juazeiro do Norte, apresentado por Francis Vale. Realizara uma apresentação no Cariri e conversamos longamente à beira da piscina da residência de Benedito Braz de Almeida, situada na Lagoa Seca, enquanto ele bebia e cantava.

Na oportunidade ouvi dele algumas revelações pessoais, ao revelar que usara cocaína durante 17 anos. E seus amigos lhe diziam: - Tu és um verdadeiro cavalo, cheirar coca todo esse tempo e ainda estar aqui para contar a história.

Já havia vencido a batalha contra aquela droga terrível, porém cairia sob as garras do álcool, de quem se tornaria vítima, alguns anos depois. Antes disso, ainda visitaria o Cariri, dando vexame, cantando embriagado e fora de si na Iguatemi Shows, no Triângulo Crajubar, aonde planejei comparecer, mas que não pude fazê-lo, a fim de rever o ídolo popular de tão notória consagração.

Eram os meses finais e melancólicos da brilhante carreira artístico-musical do moço triste, que eu conhecera através do vídeo menos de um quarto de século atrás. Em 05 de abril de 1992, vítima de parada cardíaca em função de uma insuficiência hepática fulminante, morreria em São Paulo, com apenas 47 anos de idade.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30