xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Em Crato, dom Gilberto visita mais duas paróquias da Cidade de Frei Carlos – por Patrícia Silva | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

29 setembro 2016

Em Crato, dom Gilberto visita mais duas paróquias da Cidade de Frei Carlos – por Patrícia Silva

Padre Edimilson falando sobre o local onde provavelmente o padre Cícero foi batizado. (Foto: Patrícia Silva)
Hoje, dia 28 de setembro, dom Gilberto continuou seu calendário de visitas aos padres da diocese de Crato. Pela manhã esteve com o pároco da Paróquia Sagrada Família, padre José Josias Gomes Araújo, e a tarde com o pároco da Catedral Nossa Senhora da Penha, padre Francisco Edimilson Neves Ferreira, ambos na cidade de Crato.
Chegando a Paróquia Sagrada Família o bispo foi acolhido por alguns membros da comunidade que elogiaram a dinâmica de visitas de dom Gilberto. “Gostei desse bispo. Achei ele simples no contato com o povo e moderno em sua dinâmica de trabalho”, afirmou Fabiana Eulina Correia, que estava indo trabalhar, mas parou na paróquia para conhecer o bispo coadjutor.
Logo após o padre Josias apresentou a Igreja Matriz, levou o bispo até o túmulo do padre José Adauto de Alencar que foi pároco desta paróquia por vinte e dois anos e faleceu dia vinte e sete de fevereiro de 2016. Como forma de homenageá-lo, padre Adauto foi sepultado dentro da Igreja Sagrada Família. Dom Gilberto ainda conheceu o salão paroquial e a secretaria, sendo em seguida encaminhado para a Capela Nossa Senhora dos Pobres, onde funcionou por muito tempo a Matriz da paróquia.
Dom Gilberto com o padre Josias e alguns membros da comunidade que o acolheram na chegada a paróquia. (Foto: Patrícia Silva)
Já na Igreja Mãe da diocese, a Catedral Nossa Senhora da Penha, a visita foi iniciada com a apresentação dos funcionários e voluntários. Na verdade esta Igreja para o bispo já lhe era familiar, pois foi nela em que ele foi apresentado aos diocesano de Crato como bispo coadjutor de dom Fernando Panico, em 17 de julho. Dom Gilberto também presidiu algumas celebrações na Catedral, mas ainda não havia tido a conversa de aprofundamento sobre a vida do pároco.
Após a apresentação dos funcionários, o Padre Edimilson mostrou ao bispo os detalhes da Catedral, explicando sua importância histórica a começar pela a cadeira episcopal, que segundo ele é a mesma desde o primeiro bispo da diocese, dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva. “A Madre Feitosa fala pra gente que esta cadeira era da Capela de Santa Teresa, localizada em frente ao Palácio Episcopal, e o dom Quintino trouxe ela para cá onde está até hoje” disse o padre. O bispo elogiou o formato do móvel em especial os detalhes que tem os apóstolos Pedro e Paulo, baluartes da Igreja Católica, um de cada lado.
Dom Gilberto ainda foi até a pia batismal onde provavelmente o padre Cícero Romão Batista recebeu o sacramento do batismo, passeou pelos altares que arrodeiam a Catedral e fez a experiência que todo romeiro faz ao chegar na Igreja da Sé, que é tirar o papel com um número para verificar na coluna, logo acima de onde fica os papéis, qual a sua frase do dia. A frase do dom Gilberto foi: “Se Deus é por nós quem será contra nós”.

Dom Gilberto passando pela Porta Santa com o padre Edimilson. (Foto: Patrícia Silva)
O bispo conheceu também as capelas do Santíssimo Sacramento e da Ressurreição. Passou pela porta Santa da Misericórdia e conheceu a lojinha da Sé e a secretaria. O momento foi concluído com a conversa particular com o padre Edimilson e a celebração da Santa Missa.


0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31