xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Dom Fernando Panico, 23 anos de ordenação episcopal | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 agosto 2016

Dom Fernando Panico, 23 anos de ordenação episcopal

Fonte: Assessoria de Comunicação da Diocese de Crato

Neste dia 14 de agosto, a Diocese de Crato amanheceu em festa pois nesta data Dom Fernando Panico, Missionário do Sagrado Coração de Jesus, celebra 23 anos de sua ordenação episcopal. A ordenação aconteceu na Diocese de Oeiras- Floriano, no Piauí, para qual ele foi nomeado bispo, em 1993, pelo então Papa João Paulo II.
Dom Fernando foi transferido, em maio de 2001, para a Diocese de Crato, assumindo a função de quinto bispo, onde até os dias atuais continua confirmando o seu projeto pastoral de caracterizar a Diocese como “Romeira e Missionária”, e tudo isso ficou ainda mais evidente após a reconciliação da Igreja com o Padre Cícero, fruto de dos seus insondáveis esforços.
Deve-se a Dom Fernando Panico também a iniciativa da abertura do processo pela beatificação da Serva de Deus, Benigna Cardoso da Silva, e a implantação da Fazenda da Esperança, destinada à recuperação de dependentes químicos, no município de Mauriti.
De seu pastoreio na Diocese de Crato nasceu, ainda, o curso Superior de Teologia no Seminário São José, administrado, por dez anos, pela Companhia dos Padres de São Sulpício (Sulpicianos). Com atenção dedicada também à saúde, entregou à Ordem dos Camilianos a administração do Hospital São Francisco de Assis (em Crato), que experimentou sucessivas melhorias no seu funcionamento. É obra de Dom Fernando, ainda, a reforma da Cúria Diocesana e a nova residência Episcopal, no bairro Granjeiro.
Também de seu pastoreio na Diocese de Crato foram criados três Santuários Diocesanos: o da Igreja-Matriz de Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte, o Santuário Eucarístico Diocesano (que funciona na igreja de São Vicente Férrer, em Crato) e o Santuário da Divina Misericórdia, na Igreja-Matriz de Santo Antônio, na cidade de Barro. Conseguiu, junto ao Vaticano, a elevação da Igreja-Matriz de Nossa Senhora das Dores à condição de Basílica Menor, hoje Basílica Santuário, além da criação de treze paróquias e a ordenação de quarenta e nove sacerdotes.
Foi o responsável pela vinda da Comunidade Boa Nova, que trabalha na recuperação de dependentes do álcool e de drogas, cuja unidade em funcionamento está localizada na estrada Crato-Santa Fé.  Trouxe para a Diocese instituições religiosas como a Ordem Camiliana, Companhia dos Padres de São Sulpício (Sulpicianos), Freiras Contemplativas da Ordem Fraternidade Missionárias (para a cidade de Crato), Monjas Contemplativas da Ordem de São Bento (Beneditinas), que construíram o Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória (Hoje primeira Abadia do Ceará) e as Irmãs Salesianas, que atuam na Colina do Horto, em Juazeiro do Norte; Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração (para Antonina do Norte) e Irmãs Filhas da Imaculada Conceição de Buenos Aires (para Lavras da Mangabeira).
A realização do 13º Encontro Nacional das Comunidades Eclesiais de Base-CEBS, evento realizado em Juazeiro do Norte entre os dias 07 e 11 de janeiro de 2014, considerado maior evento católico já realizado em terras do Cariri cearense, também é fruto do pastoreio desse bispo romeiro e missionário.
Por este e tantos outros motivos os fiéis tem muito a comemorar estes 23 anos de ordenação episcopal, e sua presença na Diocese de Crato. Parabéns Dom Fernando!


0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30