xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Vídeo - FATOS EM FOCO - Termina a Expocrato 2016 - Veja como foi a festa. | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 julho 2016

Vídeo - FATOS EM FOCO - Termina a Expocrato 2016 - Veja como foi a festa.


Terminou no último domingo, dia 17 de Julho, a 65º Expocrato, ou Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados. A expocrato é um dos maiores eventos agropecuários do Brasil, com oito dias de duração, realizado anualmente, no mês de julho, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, em Crato. O evento reúne feira agropecuária, desfile e leilão de animais, e durante os 8 dias em que se realiza, são vendidas comidas típicas, além de apresentações musicais.




Neste ano, a festa começou no dia 12 de Julho, com uma programação diversificada. A expocrato é a quinta maior deste tipo no país, e na abertura contou com as presenças do governador do Estado, Camilo Santana, do secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), Francisco José Teixeira; de deputados federais e estaduais e outras lideranças políticas da região do cariri. Durante a abertura do evento, o governador destacou o crescimento anual da festa, e ressaltou que o evento possibilita inúmeros negócios, além de atuar no lado social, na confraternização das pessoas.

O presidente grupo gestor do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, Luiz Gonzaga de Melo, espera uma movimentação financeira para este ano de mais de R$ 50 mi envolvendo todos os segmentos. Ao todo, foram expostos mais de 10 mil animais, quatro mil deles entre bovinos, equinos, caprinos e ovinos. 

HISTÓRIA DA EXPOCRATO

A primeira edição da Expocrato foi em 1944. Segundo o memorialista Huberto Cabral, o surgimento da idéia aconteceu no antigo Café Virgínia, em que se reuniram o então prefeito do Crato, Wilson Gonçalves e o professor Pedro Felício Cavalcanti, dentre outros. Segundo Cabral, Wilson Gonçalves disse que precisavam criar um evento para movimentar a cidade. E assim, nasceu a idéia da Exposição Agropecuária. Cabral recorda que, o prefeito Wilson Gonçalves foi a Fortaleza participar de uma audiência buscar apoio do governo do Estado, e conseguiu com fortes argumentos sendo saudado até com banda de música no seu retorno à cidade. Os organizadores foram à exposição de Uberaba (MG) para trazer um comboio de animais e compraram um vagão de animais de raça que veio de Uberaba até Fortaleza e de lá, até o Crato. O evento aconteceu no período de 4 a 7 de dezembro de 1944 e obteve grande sucesso. Porém, devido à segunda guerra mundial, que afetou também o Cariri, a segunda edição só aconteceria em 1950, quando o então prefeito Décio Teles Cartaxo, decidiu reativar a Exposição, mas somente na quinta edição, na administração do prefeito Ossian Araripe, ex-deputado federal e pai do ex-prefeito, Samuel Araripe, em parceria com o Governo do Estado, é que o evento foi transferido para o local atual.  A denominação Expocrato só se popularizou a partir da primeira década do século XXI, quando a exposição ganhou dimensão nacional, tornando-se um megaevento com programação de shows musicais. 

Hoje, a Expocrato é uma das maiores do Brasil. Movimenta a economia da região trazendo emprego e renda para diversos setores da sociedade atraindo muitos turistas do País e até do exterior. A exposição lidera a programação de férias na região, e é a festa mais esperada do ano, por crianças, jovens e adultos, e ajuda a projetar o nome do Crato no país e no mundo. 

Cercada de controvérsias, nos últimos anos, a expocrato tem sido alvo de constantes críticas quanto à decadente qualidade dos shows apresentados por bandas de forró eletrônico que segundo muitos, incitam os jovens ao alcoolismo e a alienação. Neste ano, o juiz José Flávio Bezerra Morais, da Vara da Infância e Juventude da Comarca do Crato proibiu a entrada e a permanência de crianças, com idade inferior a dez anos completos, mesmo acompanhada dos pais ou responsáveis, e 31 agentes de proteção das cidades de Crato e Barbalha trabalharam para cumprir esta meta.

A antiga tradição da expocrato enquanto festa cultural foi diminuindo, e os artistas locais perderam seu espaço no evento, que é mantido a preços exorbitantes praticados pelos comerciantes, que repassam os altos custos para manter seus negócios. Com a crise econômica que varre o Brasil em 2016, para este o ano, o volume de negócios deve cair em relação aos valores previstos anteriormente. 

Segundo diversos artistas e intelectuais, a expocrato precisa se renovar de diversas formas, extinguindo o monopólio, reduzindo os preços atualmente praticados, destituindo o atual grupo gestor do evento, e valorizando mais a cultura local, afinal de contas, a famosa exposição do Crato, sempre foi e sempre será a maior vitrine da cidade do Crato.

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com





0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30