xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Corações ao alto e venha a nós o Teu Reino. Dom Gilberto Pastana é apresentado como Bispo Coadjutor de Dom Fernando Panico – por Aline Salustiano | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 julho 2016

Corações ao alto e venha a nós o Teu Reino. Dom Gilberto Pastana é apresentado como Bispo Coadjutor de Dom Fernando Panico – por Aline Salustiano

A celebração solene de apresentação canônica de Dom Gilberto Pastana de Oliveira como bispo coadjutor de Dom Fernando Panico, aconteceu na manhã deste domingo, dia 17 de julho, na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato.
A celebração foi presidida por Dom Fernando Panico e teve como concelebrantes, além do bispo coadjutor, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza; Dom Ângelo Pignoli, Bispo de Quixadá; Dom Edson Castro Homem, Bispo de Iguatu; Dom José Haring, Bispo de Limoeiro do Norte; Dom Magnus Henrique Lopes, Bispo de Salgueiro (PE); Dom Severino Batista de Franca, Bispo Emérito de Nazaré da Mata (PE) e Monsenhor Agripino Ferreira de Assis, administrador da Diocese de Cajazeiras (PB). O clero da Diocese de Crato, e presbíteros da Diocese de Imperatriz (MA), onde Dom Gilberto esteve como bispo diocesano, também concelebraram. Também estiveram presentes na celebração religiosas e leigos da Diocese de Crato, e fiéis da Diocese de Imperatriz com os familiares de Dom Gilberto Pastana.
Momento da oração eucarística. (Foto: Patrícia Silva)
Após o rito inicial da celebração, o chanceler da Diocese de Crato, Armando Lopes Rafael, apresentou ao colégio dos consultores e ao povo presente, a Bula Papal pela qual o Papa Francisco nomeou o bispo coadjutor para a igreja diocesana de Crato. Em seguida o Padre Benedito Evaldo Alves, representando o clero da Diocese, fez a acolhida a Dom Gilberto Pastana.
Durante a homília Dom Fernando relatou a alegria em receber Dom Gilberto para somar  na condução do seu pastoreio. “No ano do Jubileu da Misericórdia é dado a nossa Diocese de Crato receber a visita de Deus. Um Deus Trindade que em sua benevolência nos abençoa com a chegada de um bispo coadjutor. Bendito seja Deus! Bendito seja quem vem em nome do Senhor! Essa celebração eucarística marca a chegada de Dom Gilberto Pastana de Oliveira, o irmão tão esperado que vem caminhar conosco. Dom Gilberto hoje vem para fazer parte da história viva desta Igreja Particular”. Dom Fernando falou sobre o seu problema de saúde e a importância da presença do bispo coadjutor.
O desafio de atuar como bispo coadjutor e as expectativas de ajudar no pastoreio junto a Dom Fernando, tiveram destaque nas palavras de Dom Gilberto. “Foi unicamente confiando no Senhor que humildemente aceitei mais esse desafio de, a partir de hoje, somar junto a Dom Fernando no pastoreio desta diocese missionária e romeira de Crato. Diocese marcada pela importante presença de tantos romeiros, de tantos leigos e consagrados, homens e mulheres de Deus que por aqui passaram deixando as marcas da evangelização, sinal da misericordiosa presença de Deus nesta abençoada terra do “padim” padre Cícero. Que Igreja bonita eu encontro! Espero humildemente, junto com Dom Fernando, continuar o legado de todos esses predecessores”, disse.
Homenagens a Dom Gilberto
No final da solenidade Dom Gilberto Pastana recebeu homenagens de autoridades, do clero e leigos de Imperatriz. A Secretária de Políticas para a Mulher, Maria da Conceição Medeiros, representando o Prefeito de Imperatriz, Sebastião Torres Madeira, leu uma carta em nome do poder executivo municipal.  O jovem Ítalo Mateus, representando os leigos, também prestou sua homenagem. Em seguida o representante do Clero de Imperatriz, Padre Antônio José Souza Carvalho, e o Coordenador de Pastoral, Padre Francisco Lima Soares, também direcionaram suas homenagens a Dom Gilberto Pastana.
Bispo Coadjutor
Segundo o Código de Direito Canônico, no cânon 403, o “Bispo Coadjutor é um auxiliar com direito à sucessão, constituído pela Santa Sé, quando esta julga oportuno”.
Dom Gilberto Pastana de Oliveira foi nomeado como bispo coadjutor de Dom Fernando Panico no dia 18 de maio, pelo Papa Francisco, e estará na Diocese de Crato para auxiliá-lo até a sua renúncia.
O lema episcopal de Dom Fernando é “Corações ao alto” e o de Dom Gilberto é “Venha o teu reino (Mt 6, 10a)”.
Trajetória de Dom Gilberto Pastana
Dom Gilberto Pastana de Oliveira, nascido dia 29 de julho de 1956, em Boim- PA, tem cinquenta e oito anos, sendo trinta anos dedicados aos sacerdócio. Estava como Bispo da Diocese de Imperatriz, Maranhão. É Mestre em Teologia com especialização em Teologia Espiritual, Roma-Itália. Foi ordenado Bispo dia vinte e oito de outubro de 2005.
Dentre as atividades desenvolvidas antes do episcopado, Dom Gilberto já foi Reitor do Seminário São Pio X (1987-1990); Coordenador Diocesano de Pastoral (1993-1996 e 2002); Vice-Reitor do Seminário Maior Interdiocesano São Gaspar, Belém-PA (1996); Coordenador do Departamento de Filosofia e Teologia no Instituto de Pastoral Regional-IPAR, Belém-PA (1996-1998); Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Belém, PA (1997-1998); Diretor da Rede Vida de Televisão (2000-2005).
Ao final da solenidade, a imagem histórica de Nossa Senhora da
Penha,  a Imperatriz de Crato e Padroeira da Diocese, entrou
solenemente na Catedral, emocionando a todos.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30