xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21 de Junho: 252º aniversário de criação do município de Crato – por Armando Lopes Rafael | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 junho 2016

21 de Junho: 252º aniversário de criação do município de Crato – por Armando Lopes Rafael

Apenas a imaginação pode atingir os lugares mais inacessíveis dos seres humanos.”
                                                                                                      (Germaine de Stäel)

    Interessante, o artigo abaixo escrito por Maria Otília (“Crato Amado”) onde a autora lamenta a ausência, hoje, de comemorações pelo Dia do Município de Crato. Antigamente, o 21 de Junho era festejado com desfiles escolares e competições esportivas. Até os prefeitos de antigamente tinham obras públicas novas para inaugurar neste dia.  Parece-me que tudo isso despareceu.
    E, no entanto, restou em nós uma saudade, ficou um vazio do conjunto das cerimônias cívicas que eram comemoradas pelos cratenses. E não me refiro somente ao 21 de Junho! Quem não se lembra da Semana da Pátria? Ou do desfile do Tiro de Guerra pelas ruas da então pacata cidade de Crato, no Dia da Bandeira, quando ocorria o juramento dos recrutas do Tiro de Guerra?  Ou, ainda, quem não guarda no escrínio do seu coração as festas e as comemorações cívicas inserida no calendário dos colégios e até nas escolas primárias públicas desta cidade de Crato?
    Outro dia li um artigo de uma professora de Santa Catarina, onde a autora arremata seu escrito com esta consideração: “A escola era, no período em análise, um dos locais fundamentais para a construção da identidade nacional e do conceito de nação, através de alguns processos como o livro didático e as comemorações cívicas, entre outros. O hino, a bandeira, as festas, as cerimônias cívicas, todos eles compõem a memória coletiva. São fatos ligados ao surgimento das nações e se tornam fundamentais para a construção da identidade nacional”.
      Sem tirar, nem por foi isso que ocorreu em Crato. Interessante que numa época onde se fala tanto em cidadania, esquecem que a pessoa precisa de noções de civismo para ser um autêntico cidadão ou cidadã.  Pois Civismo e cidadania são termos que têm afinidade. Ambos proporcionam  o estágio de conhecimento do cidadão para interagir na sociedade em que este vive.
             

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30