xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Presente do Papa Francisco marca abertura da terceira e última Porta Santa da Diocese de Crato (por Patrícia Mirelly) | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

03 abril 2016

Presente do Papa Francisco marca abertura da terceira e última Porta Santa da Diocese de Crato (por Patrícia Mirelly)

Aberta solenemente na manhã deste sábado, dia 02 de abril, a terceira e última Porta Santa da Diocese de Crato, localizada no Santuário Diocesano da Divina Misericórdia, na cidade do Barro, ganhou um presente especial vindo de Roma. Trata-se de um dos tijolos usado para serrar a Porta Santa da Basílica Papal de São Pedro, no Vaticano, colocado à época do Jubileu do ano 2000, pelo então Papa João Paulo II, e retirado por ocasião da abertura da mesma porta, realizada em 08 de dezembro do ano passado, pelo Papa Francisco, no início do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia de 2015-2016. O anúncio foi feito, ao final da missa, pelo Reitor do Santuário, Padre Arnaldo Pereira do Nascimento, ratificado, em seguida, pela leitura de uma carta assinada pelo prelado (autoridade eclesiástica) da Basílica de São Pedro, Angelo Cardeal Comastri. O texto diz que o presente foi ofertado “como sinal de profunda comunhão com o Papa, sucessor do apóstolo Pedro e de participação dos benefícios espirituais do Jubileu”.
O raro presente, dado que poucos Santuários do mundo o recebem, foi viabilizado pelas Irmãs Filhas de São José, de modo especial, pela superiora geral da Congregação, em Roma, Madre Maria Paula, e Irmã Neusa, que é natural do Barro. Para o Padre Arnaldo, tanto o presente quanto a abertura da Porta Santa, representam “um tempo de grande graça para o Santuário”, uma vez que “cada detalhe, cada momento, cada situação foi muito abençoado pela misericórdia de Deus”. “A gente viu quantas respostas Deus deu de misericórdia (durante todo o processo)”, disse.
Santuário repleto de fieis. (Foto: Patrícia Silva)
A preparação para a terceira e última Porta Santa a ser aberta às vésperas da Festa da Divina Misericórdia, começou em setembro, quando foram vistas as formas e os detalhes que a comporiam. Depois, um grande trabalho foi iniciado junto à paróquia e toda comunidade do Barro.
Aos moldes do Vaticano, a feitura da Porta, de cedro, com passagens bíblicas em fibra de vidro e folhada a ouro, deve-se ao artista sacro Rubens Furtado Landim, natural da cidade vizinha, Milagres. Ele conta que buscou inspiração nas portas da Basílica de São Pedro e São Paulo – Extramuros —, bem como as demais Basílicas da cidade santa. E o resultado, segundo ele, foi um presente. “Eu nunca imaginei que fosse abrir uma porta aqui no Barro e ser eu o autor. Então, foi uma alegria muito grande”, afirmou.
Flores oferecidas a Dom Fernando Panico. (Foto: Clarissa Botelho)
A manhã deste sábado também reservou boas surpresas para o pastor Diocesano de Crato, Dom Fernando Panico. Saudado com longas e calorosas palmas em sua chegada ao Santuário, o Bispo também assistiu a apresentação artística do grupo “Bacamarteiro da Paz”, de Juazeiro do Norte, que, vestidos de cangaceiros, dançaram o xaxado, ritmo típico do nordeste brasileiro.
Ao final da solenidade Dom Fernando foi presenteado com flores e uma mitra.
Festa da Divina Misericórdia
Com a Porta Santa e celebração da Missa, também foi aberta no Santuário a Festa da Divina Misericórdia. Às três horas, está marcada para acontecer a “Hora Solene da Misericórdia”. Já às 19h, Missa e exposição do Santíssimo Sacramento dão início à noite de vigília em preparação para este domingo, dia 03, cuja programação conta com celebração eucarística presidida pelo Padre Acurcio de Oliveira Barros, às 9h.
             

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31