xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Notícias & comentários (por Armando Lopes Rafael) | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 março 2016

Notícias & comentários (por Armando Lopes Rafael)

Será aberto hoje o 4º encontro da Associação de Ex-alunos do Seminário São José


Nesta 6ª feira, 11 de março, acontecerá às 19:00h, no Crato Tênis Clube, a abertura de mais um mais um encontro da Associação de Ex-alunos do Seminário São José–ADSUM. Na ocasião será lançado o último livro do escrito e ex-aluno João Teófilo Pierre, com o título: “Crato, Europa, França e Bahia”. Serão lançados, também, outros livros escritos pelos ex-alunos do Seminário São José de Crato, escritos por Antônio Vicelmo do Nascimento, José Linhares Filho, J.B.Serra Gurgel, Francisco Itami Campos e Ivonildo Dias da Silva. O encontro será encerrado no próximo domingo, dia 13 do corrente mês.

Primeira Abadessa do Ceará renuncia


Primeira Abadessa do Ceará, Madre Maria Aparecida Menezes do Couto, (foto ao lado) renunciou ao seu ofício abacial, na Abadia de Nossa Senhora da Vitória, localizada em Juazeiro do Norte. Em comunicado à Diocese de Crato, a prioresa Irmã Inês Valentim de Oliveira, informou que a Madre vai deixar a administração da Abadia.  “Ao completar 70 anos, a Superiora deve apresentar sua renúncia ao ofício de Abadessa ou Prioresa Conventual. Madre Maria Aparecida, ainda Prioresa conventual assim fez, mas a comunidade pediu que ficasse até a idade limite, ou seja, 75 anos”, explicou. A eleição da nova Abadessa será feita nesta 5ª feira, dia 10, sob a presidência do Abade do Mosteiro de São Bento, do Rio de Janeiro,  Dom Filipe da Silva.
Quem é a primeira abadessa
Madre Maria Aparecida do Couto nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, em 1940. Entrou para a vida monástica aos 23 anos. Foi eleita prioresa do Mosteiro Nossa Senhora da Vitória, em Juazeiro, em oito de junho de 2000 e, como abadessa, em 18 de março de 2014. No Brasil, pertencentes à Ordem Beneditina , existem sete mosteiros masculinos e 13 femininos. O Mosteiro de Juazeiro do Norte foi desmembrado da Abadia de São Cristóvão, em Sergipe, e elevado à condição de Abadia, sendo a primeira do Estado do Ceará.

Imprensa: direito de informar, mas com responsabilidade
Uma boa notícia: a Lei do Direito de Resposta, recém-aprovada pelo Congresso e sancionada pela presidente Dilma Rousseff, afirma, no seu artigo 7º, que o Juiz de Direito, nas 24 horas seguintes à citação, tenha ou não se manifestado o responsável pelo veículo de comunicação, poderá deferir o direito de resposta de uma pessoa ofendida – por publicações na mídia – em até dez dias se tiver justificado receio de ineficácia do provimento final. O direito de resposta será proporcional à ofensa divulgada.

Imprensa nanica do Cariri deve por a barba de molho
Na Região Metropolitana do Cariri são impressos dois jornais que se enquadram nesse mister (ambos distribuídos gratuitamente à população, ambos com sede em Juazeiro do Norte) useiros e vezeiros em publicar acusações falsas. Um deles já foi condenado duas vezes pela Justiça, na Comarca de Crato, enquanto aguarda o julgamento de outros processos. O outro jornal tem processos em julgamento, na Comarca de Juazeiro do Norte.

Triste sinal dos tempos
O professor universitário Dimas de Castro Silva Neto, escreveu, tempos atrás – num jornal que se edita em Juazeiro do Norte: “Nos dias de hoje, o mal parece coisa normal, aceitável. Suportável numa sociedade que não se assusta mais com a sua presença. Quem faz, sabe que pode. Quem assiste não se espanta nem se revolta. No dicionário, vergonha significa: sensação de perda de dignidade ou de falta de valor pessoal, humilhação, rebaixamento. Portanto, penso que perdemos a vergonha. Há, hoje, a verdadeira sensação de que fazer o mal é uma opção sem maiores consequências ou punições”. É verdade! A massa ignara parece não perceber isso. Também não percebe que o povo brasileiro está sendo duramente castigado por uma série de acontecimentos que passam despercebidos no dia a dia da população.

Igreja Católica: cidade de Barro também tem sua “Porta Santa”
O Jubileu Extraordinário da Misericórdia foi convocado pelo Papa Francisco através da Bula “Misericordiae Vultus” (O rosto da Misericórdia). A primeira Porta Santa da Diocese de Crato foi aberta no dia 13 de dezembro de 2015, na catedral de Crato. A segunda foi aberta na Basílica Menor de Juazeiro do Norte, na última Romaria das Candeias, em 02 de fevereiro último. No próximo dia 2 de abril será aberta a última Porta Santa da Diocese de Crato. Será no Santuário da Divina Misericórdia, na cidade de Barro.

Barro fez bonito!
 Em Barro a Prefeitura está erguendo um arco, à entrada da cidade, onde será instalada uma escultura de Jesus Misericordioso, medindo cerca de seis metros de altura (foto ao lado). Os monumentos, como se sabe, são marcos indeléveis e perenes que caracterizam uma cidade. Crato tem o Cristo Redentor numa de suas praças e a estátua de Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro do mesmo nome. Juazeiro do Norte tem a celebre estátua do “Padim” Cícero. Agora chegou a vez da cidade do Barro...
Processo de beatificação da menina Benigna
A Congregação para a Causa dos Santos, órgão do Vaticano que trata de processos de beatificação e canonização dos futuros santos da Igreja Católica fez novo pedido ao bispo de Crato: quer novos depoimentos sobre a mártir Benigna Cardoso da Silva. Dom Fernando pediu ao Prof. Plácido Cidade Nuvens e ao Pe. Neri Feitosa, para fazer esses relatórios. No próximo mês de maio o bispo de Crato fará a entrega dessa  documentação em Roma.
Na foto abaixo o monumento feito para Benigna, colocado numa praça de Santana do Cariri, mas - antes disso - exposto no Cariri Shopping

A santidade de Benigna
Pe. Neri Feitosa já enviou o seu relatório. Ele começa assim: “Cheguei a Santana do Cariri, como pároco, em 1979. Na primeira viagem que fiz à capela da comunidade de Inhuma, acompanhou-me como cicerone o cidadão Francisco Agostinho. Na estrada, vi uma cruz ao lado esquerdo enfeitada com flores, coroas, terços, velas e ex-votos que davam a impressão de um evento lembrado pelo povo. O Sr. Francisco Agostinho explicou-me que era a cruz da jovem Benigna, assassinada em 1941, em defesa de sua virtude. Aquilo me chamou o interesse e a atenção. Era um caso digno de estudo. Vi que não era pouca gente que recorria à intercessão da jovem Benigna. Francisco Agostinho informou-me que o assassino de Benigna, Raul, ainda era vivo e que tinha o endereço dele. Cuidei logo de comunicar- me – tímida e educadamente – com Raul.  Recebi resposta dele em carta que guardei como quem guarda uma joia: Raul se acusava do crime; mostrava arrependimento; declarava confissão já feita e vontade de vir pedir perdão à família da menina que ele assassinara em 1941. Como demorei, como pároco, apenas três anos em Santana do Cariri, só depois soube que ele de fato Raul veio àquela cidade e pediu perdão aos familiares de Benigna. Graças a Deus!”.
Coisas da ré–pública”
Não há mais limite para esse magote lulopetista que tomou conta do poder no Brasil!  Luiz Inácio da Silva, que incorporou o apelido “Lula” ao nome, (também conhecido no submundo das propinas como “Brahma” ou “51”e, ultimamente, como “rabo de jararaca”) retorna triunfante ao Palácio da Alvorada onde mora atualmente o seu “poste “Dilma. Não bastou a visita dela a São Bernardo queimando os impostos dos contribuintes?. Noticiou-se que Lula da Silva poderá ser nomeado para um ministério (seria o da Cultura ou o da Educação?) ou uma embaixada (Cuba, Venezuela, Coreia do Norte???), com o escuso propósito de livrá-lo da Operação Lava Jato e dos processos a serem encaminhados a Justiça comum, além do processo em curso no Ministério Público de São Paulo por conta do tríplex e do sítio de Atibaia, aliviando as consequências do próximo julgamento. Um ministério –  qualquer que seja – dá  foro privilegiado ao ex-presidente, que seria julgado no STF.. O que o medo do Juiz Sérgio Moro não faz... Só não se pode acreditar é que dêem ao Lula o Ministério da Justiça, justo ele que está enrolado na Justiça. Mas tudo é possível no Brasil...Ô republicazinha desmoralizada...
A propósito
No seu périplo triunfante por Brasília, Lula da Silva esteve na mansão do Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). À saída, Renan Calheiros presenteou o ex-presidente da república com um exemplar da Constituição Federal. Bem que Lula poderia ler nossa carta magna começando pelo artigo 5.º, onde consta: “Todos são iguais perante a lei”... Lula, reconheça-se, é bom em iludir o povo e os ingênuos. Mas sua luta a partir de agora é com a polícia e com a Justiça..
“Este é o Cara!”
Com a modéstia e preparo intelectual que o caracteriza, Lula declarou em tom de bravata: “Se me prenderem, eu viro herói. Se me matarem, viro mártir, e, se me deixarem solto, viro presidente de novo”. Que nada Lula, se prepare para curtir as duas coberturas de São Bernardo do Campo, passar fins-de-semana no tríplex, ou curtir o lago e as pescarias do sítio de Atibaia... Enquanto isso, Zé Dirceu, Vaccari e demais “cumpanêros” continuam presos...
Enquanto isso
Fernando Henrique Cardoso (aquele que deixou uma herança bendita) está em Lisboa como convidado de honra para a posse do novo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Como dizia Ibrahim Sued: “Sorry periferia. Os cães ladram e a caravana passa”... São as voltas que o mundo dá!

1 comentários:

Armando Rafael disse...

Amanhã milhões de brasileiros vão às ruas de 243 cidades brasileiras protestarem contra o governo lulopetista caótico e corrupto. São os “babacas” como foram tachados por Roberto de Brito. Só na Avenida Paulista teremos mais de 1 milhão de “babacas”. No Ceará os protestos ocorrerão em Fortaleza (Praia de Iracema) e Juazeiro do Norte (Praça do Triângulo Crajubar) protestando, inclusive, contra a maldita “inteligência de tamanha grandeza” de Lula, “comparável à de Patativa do Assaré” (este que era honesto, deve estar se revirando no túmulo) E o amigo Roberto vai ver as multidões o povo nas ruas através da sua potente televisão???

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30