xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Luiz Gonzaga, um amigo sincero – Por: Pedro Esmeraldo | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 março 2016

Luiz Gonzaga, um amigo sincero – Por: Pedro Esmeraldo




Desde o período da minha vida, entre a infância e a adolescência, fui grande admirador do senhor Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”. Com muita frequência, sempre fascinado pela sua programação de alto nível artístico ouvia atentamente sua voz maviosa, em defesa do homem nordestino. Com muito cuidado em não perder suas apresentações na Rádio Nacional, ouvia suas músicas que deixavam muita gente inebriada e atraída pelos encantos das letras filosóficas, a quem aguardava admiração introduzir aspecto saudável na conservação do regionalismo. Em uma noite de domingo, ao ouvir a programação da Radio Nacional, deixava-me completamente encantado quando com muita satisfação, em voz estridente, saudava a cidade do Crato, elogiando-a com muito orgulho, dizendo que era sua segunda terra favorita. Muito perplexo e enaltecido, tive a ideia de escrever ao Presidente da Câmara Municipal do Crato solicitando que arranjasse um jeito de conseguir Lei que favorecesse um título de cidadania a esse grande artista nordestino. “A carta não foi escrita, mas ficou na minha memória o desejo de algum dia escrever, falando sobre isso, isto é, tentando conseguir titulo de cidadania a esse grande vulto da musica nordestina”. De vez enquanto, quando tomava conhecimento que o Rei do Baião viria ao Crato, não perdia a oportunidade, corria as léguas para acompanhar de perto o seu grande show artístico, em qualquer parte que se encontrasse. Um dia, tive a iniciativa de fazer uma cônica para a Rádio Educadora do Cariri, intitulada “Um grande amigo do Crato”, endereçada ao meu amigo Vicelmo solicitando aos Vereadores que dessem o título de cidadão cratense ao grande Rei do Baião.

A crônica foi lida com sucesso. Os vereadores amoleceram cogote e aprovaram a Lei por unanimidade, dando o título de cidadão cratense ao grande cantor popular do Nordeste (Luiz Gonzaga). Seu Luiz estava em Exu e ouviu a crônica. Ficou encantado e veio me agradecer. Um dia, trabalhando nos Correios e Telégrafos na sessão de serviços postais, quando ouvi um grito de alegria da colega dona Janete Tavares Militão. Pedrinho, oh Pedrinho sabe quem está aí com intuito com você? É seu Luiz Gonzaga o Rei do Baião! Fiquei pasmado, já que me orgulhava conhecer um cidadão de renome e de grande qualidade artística que foi o ilustre mestre das músicas regionais do nordeste, senhor Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
Nesse momento, ainda trêmulo de alegria abracei o Rei do Baião. Disse para ele que era seu grande admirador, pois considerava suas músicas filosóficas. Citei umas letras que eu achava o maior exemplo aos políticos populistas e antipatrióticos, já que não pensam em melhoria de qualidade de vida do cidadão comum, mas, só lutam para sí mesmo, se houver vantagem de usufruir os bens contribuídos pela massa sofredora do homem brasileiro. Relembrando ao pé da letra citei: Seu doutor uma esmola ao homem que é são, ou me mata de vergonha ou vicia o cidadão, pois considerava uma letra de cunho social e que seria exemplo para esses políticos que orientassem o povo nordestino em adquirir tecnologia agrícola. Mas esse povo é ludibriado, é enganado e se deixa levar pelas conversas destoantes dessa máfia organizada que assume o poder do Brasil.
Quando tomei conhecimento da morte de Luiz Gonzaga, fiquei muito triste, já que a região nordestina perdia uma das maiores figuras que procurava defender o cidadão comum a fim de lhes trazer melhores perspectivas e melhores índices de aumento de produtividade com emprego de tecnologia moderna.

Por: Pedro Esmeraldo
www.blogdocrato.com
Desde 2005 registrando todo dia a história do Crato para a posteridade



0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31